Baixe em PDF Baixe em PDF

Encontrou uma matéria que odeia? Todo mundo já passou por isso! Continue lendo para aprender a manter uma atitude positiva e sobreviver às aulas mais enfadonhas do semestre!

Parte 1
Parte 1 de 3:

Mantendo a positividade

Baixe em PDF
  1. Até mesmo a pior aula do mundo não precisa ser um martírio, basta desenvolver um pequeno ritual para se animar. O processo o deixará animado o suficiente para assistir a aula sem precisar querer morrer.
    • Ouça uma música animada. Aproveite a energia que conquistou e leve-a para a aula. Isso deve ajudá-lo a pelo menos chegar na metade do período sem morrer de tédio.
  2. Se não gosta da matéria ou do professor, é muito fácil tentar aproveitar o tempo que perderá dormindo, mas manter os níveis de energia fará com que seja mais fácil prestar atenção e manter-se ativo na aula. Quanto mais ativo, menos entediado. Quanto menos entediado, melhor a aula.
    • Durma ao menos oito horas antes das aulas, principalmente antes das aulas para as quais você não está nem um pouco animado. Tudo parece mais chato quando se está com sono.
    • Exercitar-se de leve antes da aula deve ajudá-lo a manter os níveis de energia. Corra até o banheiro e faça alguns polichinelos.
  3. A aula de matemática parecerá melhor quando se tem uma barra de chocolate na mochila esperando para ser comida. Dependendo das regras da escola, você pode aproveitar a aula para comer o chocolate, mas o ideal é deixar o aperitivo para o fim da aula, como uma recompensa por ter sobrevivido.
    • Os aperitivos processados e ricos em açúcar dão um pico de energia, mas "roubam" essa mesma energia mais tarde, dificultando a concentração nas últimas aulas. Em vez de comer apenas chocolates e balas, experimente uma fruta ou um punhado de castanhas.
  4. A aparência pode afetar as sensações: caso se vista como se não quisesse estar na aula, você se sentirá assim. Coloque uma roupa nova ou passe um tempo a mais se preparando antes das aulas que odeia para sentir-se confiante e renovado.
  5. Dê o seu melhor para decorar os cadernos, os livros didáticos — quando permitido, obviamente — e as anotações. Compre canetas coloridas e adesivos para dar um toque extra às divisórias do fichário. Mesmo se a aula for terrível , você ainda terá algo do qual gosta por perto.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Controlando o tédio

Baixe em PDF
  1. Nem todas as aulas são divertidas o tempo inteiro, mas é possível encontrar algo do qual goste e concentrar-se nisso durante o meio tempo. Não precisa ser algo da matéria: divirta-se com alguma coisa na sala, com algum amigo ou com seus próprios pensamentos.
    • Encontre um amigo ou uma paixonite na sala. Aproveite o tempo de tédio para pensar em bons assuntos para conversar na hora da saída.
    • Não ignore completamente o assunto da matéria. É preciso passar pelas aulas chatas de legislação para chegar nos momentos das batalhas épicas nas aulas de história.
  2. De vez em quando, divirta-se sonhando acordado sem sacrificar completamente a atenção. Um estudo recente descobriu que permitir devaneios controlados nos ajuda a focar a mente e reter informações. [1]
    • Invente histórias sobre as pessoas na turma: quem tem mais chances de ser um alien disfarçado? Quem tem uma quedinha pelo professor? Quem sobreviveria ao apocalipse zumbi?
    • Pense no que fará quando chegar em casa. Netflix e um queijo quente? Parece uma ótima ideia.
    • Pense em quais animais os outros alunos se parecem. Quem parece mais com um esquilo ou com um lobo? Esta brincadeira boba é bastante divertido.
  3. Em vez de matemática, pense na aula como um treinamento para ser astronauta que o ensine fórmulas para elaborar uma trajetória para a Lua. Em vez de uma aula de educação física, imagine-se em um centro de treinamento de atletas e gênios. Não importa o que o interessa, imagine que a aula é outra coisa para que o tempo passe mais rápido.
  4. As anotações o mantém ligado na aula, enquanto os desenhos e rabiscos ajudam a passar o tempo mais rápido. Muitas pessoas acham que ficar desenhando o distrairá da matéria, mas isso não é verdade.
    • Estudos recentes descobriram que as pessoas que desenham nas aulas ou reuniões retêm mais informações, pois elas se mantêm ativas. Ouvir é uma atividade passiva que pode acabar distraindo as pessoas. [2]
  5. Mantenha a mente ocupada bolando um jogo para passar o tempo. Disfarce bem a situação para não tomar uma bronca do professor e aproveite o momento para se distrair e sobreviver à aula.
    • Desmonte e monte sua caneta o mais rápido possível. Cronometre o progresso para melhorar sempre. Se possível, brinque com um amigo.
    • Sente-se perto da janela e observe o mundo lá fora. Conte pontos para cada pássaro ou carro que encontrar. Desafie amigos a fazer o mesmo.
    • Faça as coisas se moverem com a mente. Pense bastante e a menina sentada na sua frente coçará a testa através de seus comandos mentais. Bom, não custa tentar!
  6. Caso não goste da aula por sempre entrar em encrenca, você apenas piorará a situação comportando-se mal. A ideia é sobreviver à aula, portanto, aprenda a manter uma boa postura e se comportar. Se precisa dar uma de palhaço, seja sutil; tente passar a aula conversando com um amigo sem ser pego.
    • Provocar o professor não o levará a lugar algum. Não responda ou cause problemas na aula, pois você apenas piorará as coisas.
    • Caso odeie a aula por considerá-la difícil ou por não conseguir prestar atenção, converse com um adulto — um pai, um psicólogo ou até mesmo o professor. Talvez seja melhor mudar para outra turma.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Sobrevivendo ao semestre

Baixe em PDF
  1. Faça novos amigos . Uma aula chata ficará muito melhor no decorrer do semestre caso você encontre amizades. Encarar uma aula insuportável sozinho apenas piorará as coisas. Um amigo pode ajudá-lo a desabafar sobre as frustrações da aula.
    • Caso não conheça ninguém, invente um motivo para puxar assunto: "Bela camisa, qual seu nome?". Pronto!
  2. Faça as lições de casa, leve o material necessário e esteja disposto para enfrentar a aula. Os professores costumam pegar no pé dos alunos preguiçosos, o que apenas piora a experiência. Preste atenção na matéria para não ficar confuso e para manter-se ativo durante a aula. Por pior que seja fazer lição de casa, é preciso fazê-la.
    • Comece fazendo as lições das quais menos gosta. Você se livrará delas rápido e o resto será mais fácil.
    • Se possível, adiante a lição. Um dos melhores métodos para não ficar estressado com a lição é terminá-la ainda durante a aula, desde que o professor não reclame e isso não o impeça de prestar atenção na matéria atual.
  3. Não é preciso se matar para ser o melhor aluno da turma em uma aula chata. Obviamente, isso não significa que você deva relaxar a ponto de reprovar nas provas; lembre-se de que se você reprovar, terá que fazer a aula novamente!
    • Analise quais os requisitos mínimos para passar na matéria? Basta ultrapassá-los e aguardar o fim do semestre.
  4. Caso não consiga aproveitar a aula ou esteja ficando estressado por conta da matéria, converse com o professor. É bem provável que ele o ajude, principalmente se você realmente desejar passar na matéria sem causar problemas.
    • Converse com o professor após a aula. Diga algo como "Quero me sair bem na aula, mas estou com dificuldade para prestar atenção e aprender o assunto. O que posso fazer para melhorar"?
    • Caso aprenda melhor através dos visuais, pergunte se o professor não poderia incorporar utilizar mais diagramas e gráficos na matéria para facilitar o aprendizado. Caso aprenda através de atividades práticas, veja se o professor não consegue bolar mais lições práticas.
  5. Na faculdade é possível desistir de algumas matérias, desde que elas não sejam fundamentais para a sua formação. Em alguns casos é melhor desistir, trocar de professor ou deixar para cursar a matéria mais para a frente.
    • Assista a mesma aula com outro professor para ver se é possível se transferir sem causar problemas para todos.
    Publicidade

Dicas

  • Faça amizades na classe para que vocês enfrentem o tédio juntos.
  • Seja respeitoso com o professor, mesmo que não goste dele ou da aula.
Publicidade

Avisos

  • Você ficará encrencado caso provoque o professor.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 30 026 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade