PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Então, você acaba de acordar e dá de cara com um urso em sua barraca. Ter um predador enorme pairando sobre você é provavelmente um dos momentos mais horripilantes da vida, e com razão. Sobreviver a um ataque de urso é uma situação de vida e morte. Sua sobrevivência depende de uma avaliação rápida da espécie de urso, da atitude dele em relação a você e do seu extinto de fazer o que for preciso para sobreviver. Caso você tenha a infelicidade de encontrar um urso muito próximo e ele parecer determinado a atacar você, aqui estão algumas sugestões de como sobreviver a um ataque como este.

  1. Reconhecer a espécie de urso tem uma influência sobre como proceder em um ataque. Tenha em mente que a cor e o tamanho não são apenas os dois principais indicadores das espécies de ursos – mesmo as pessoas que estão familiarizados com os ursos podem ter dificuldade em determinar a diferença entre um urso-negro e um urso-pardo. Características comuns de algumas espécies de ursos são:
    • Urso-negro ( Ursus americanus ): O urso negro pode pesar de 56 a 300 kg. [1] A cor do urso-negro tende a variar entre o preto até o branco. O focinho do urso geralmente tem uma cor mais clara do que o corpo; muitos ursos-negros também possuem uma mancha branca em sua garganta ou no peito. O urso-negro tem cerca de 60-100cm de altura de quatro e de 1,20-2,10 metros de altura de pé sobre as patas traseiras. Observe outras características distintivas como focinho reto, uma linha reta nas costas, cabeça pequena e garras curtas e de cor escura.
    • Urso-pardo ( Ursus arctos e Ursus arctos horribilis ): Os ursos-pardos estão distribuídos por toda a Eurásia e América do Norte. Eles pesam entre 300 e 680 kg, sendo o urso-de-Kodiak o maior deles (competindo com o urso polar em tamanho). Há um debate sobre a quantidade de subespécies de ursos-pardos , mas geralmente são aceitas as características distintivas indicadas abaixo. O ursos-cinzentos podem pesar cerca de 250-450 kg quando vivem em áreas do interior, enquanto os que vivem nas regiões costeiras podem pesar até 680 kg no máximo. Mais uma vez, a coloração desta espécie pode ser qualquer uma entre o preto e o branco, com a mais habitual sendo o pelo com as pontas prateadas que parecem "grisalhos" (ou " com mechas grisalhas", daí o nome "urso-cinzento" ) . Quando em pé, um urso-pardo pode chegar a mais de 2,74-3,657 metros de altura. Observe essas características distintivas dos ursos-pardos, ursos-cinzentos e ursos-de-Kodiak como uma corcova proeminente sobre os ombros, linha das costas curva, focinho arredondado ou côncavo, cabeça grande e de cor mais clara do que o corpo, garras longas e curvas.
    • Urso-beiçudo ("Melursus ursinus"): os ursos-beiçudos são uma espécie noturna de ursos insetívoros encontrado nas áreas silvestres do subcontinente indiano. O urso-beiçudo tem pelagem desgrenhada e preta, focinhos curtos e de pelos mais claros, e garras longas e curvas que eles usam para escavar formigas e cupins. Um "V" ou um "Y" de cor creme costuma marcar o peito desta espécie. As narinas do urso-beiçudo podem se fechar, protegendo o animai contra poeira ou insetos enquanto ataca cupinzeiros ou colmeias de abelhas. A lacuna entre seus dentes permite que ele sugue formigas, cupins e outros insetos. O urso-beiçudo de pé atinge o comprimento de 150-180 cm, tem de 60-90 cm de altura de quatro e pesam de 55 kg (as fêmeas mais leves) a 140 kg (os machos mais pesados).
    • Ursos polares ( Ursus maritimis ): os ursos polares machos podem pesar cerca de 350-680 kg, e as fêmeas têm cerca de metade desse tamanho. [2] Encontrado no Círculo Polar Ártico, este urso se adaptou à vida na neve, no gelo e em águas frias. Ele é o maior carnívoro terrestre, a altura do urso polar de quatro é de aproximadamente 130-160 cm. A cor mais comum é a branca e o corpo desta espécie de urso é mais alongado do que o de um urso-pardo; também apresenta cabeça e focinho maiores.
    • Para saber mais sobre as regiões que as diferentes espécies de ursos habitam, veja a sessão “Dicas” abaixo.
  2. Tente perceber rapidamente se o urso na sua frente tem um comportamento defensivo ou está atacando você em busca de alimento (predatório). Isso é útil para saber o quanto você pode tentar convencer o urso de que você não é uma ameaça, para que ele vá embora (como, por exemplo, aumentar o seu tamanho, ser barulhento, fingir de morto etc.) Por outro lado, se você for visto como vítima e não como uma ameaça, o urso não vai parar de atacar você se se fingir de morto ou gritar, então, você precisa encontrar abordagens defensivas mais eficazes que podem ajudá-lo a escapar com segurança. Razões típicas para um urso se sentir ameaçado são: a necessidade de proteger seus filhotes, proteger alimentos ou carcaças escondidos, ser surpreendido ou estar confuso, medo, sentir que seu espaço foi invadido ou ter sua saída bloqueada. O comportamento predatório é geralmente provocado pela fome e pela apatia à sua condição humana. A maior percentagem de ataques de ursos-negros é de natureza predatória, ao contrário do que ocorre com os ursos-pardos, mas o ataque de ursos-pardos ou de ursos-cinzentos jovens pode ser predatório, uma vez que, ao serem abandonados por suas mães, eles estão aprendendo a encontrar alimento por si só, e pode ser muito tentador ver os seres humanos como alimentos. Lembre-se que, não importa qual a razão por trás do ataque de um urso, o urso é perigoso. Aqui estão algumas indicações gerais que mostram se o urso está agindo de forma defensiva ou predatória: [3]
    • Ataque defensivo do urso-negro: o urso que está se defendendo tende a dar golpe e tentar mordê-lo. No entanto, é menos provável que ele atinja a sua cabeça ou seu pescoço (a mordida fatal).
    • Ataque predatório do urso-negro: o urso que está faminto, muitas vezes, "encontra" você, e pode ter te perseguido. Ele vai morder direto na sua nuca e na parte superior da sua cabeça. Ele vai agarrá-lo em um "abraço de urso", enquanto te morde. Ele não vai desistir de continuar a atacá-lo.
    • Ataque defensivo do urso-pardo/cinzento: o urso pode fugir ou fazer uma série de ataques de blefe para testar a sua ameaça. A ferocidade do ataque pode ser determinada pela posição das orelhas. Quanto mais as orelhas do urso forem para trás, mais grave é a sua intenção de atacar. Outros indicadores de um ataque prestes a ocorrer são o pelo se levantando na parte de trás de seu pescoço e nas costas, e rosnados. Esteja ciente de que, se ele correr na direção do vento, pode ser um sinal de que ele quer sentir melhor o cheiro do intruso. Quando ele atacar, ele vai morder o topo da sua cabeça e a sua nuca e esmagar a sua medula espinhal com uma patada poderosa.
    • Ataque predatório do urso-pardo/cinzento: são os mesmos indicadores do ataque defensivo, com o aumento da gravidade da sua intenção (por exemplo, os ataques de blefe se transformam no urso de pé e tentando golpear ou mordê-lo). Se ele estiver sobre as quatro patas, a agressão ocorrerá quando ele balançar a cabeça de um lado para outro e bater os dentes ao abrir e fechar a boca.
    • Ataque do urso-beiçudo: os usos-beiçudos se alimentam quase exclusivamente de plantas, por isso, provavelmente, está atacando você para defender seus filhotes ou a si próprio. Ele geralmente vai tentar golpear e morder você, mas provavelmente não terá como alvo a sua cabeça ou seu pescoço.
    • Ataque do urso polar: Os ursos polares estão geralmente famintos e são perigosos. Já é conhecido há séculos que eles atacam os seres humanos e eles podem perseguir um ser humano por anos. Eles vão te morder na cabeça. [4] Assuma de uma vez que o ataque é predatório e que ele não vai parar de atacá-lo.
    • Ataque de qualquer espécie de urso no seu acampamento ou pior, na sua barraca: É mais provável que este urso, independentemente da sua espécie, tenha um ataque predatório e você precisa agir rápido para se defender fisicamente. Não aja como uma presa – mantenha a calma e lute com tudo (e todos) na barraca. Se você notar que algum urso está rondando o seu acampamento, entre em contato com as autoridades competentes imediatamente.
  3. Independentemente de saber se você está sendo atacado por razões predatórias ou defensivas, um urso é perigoso quando ele decide atacar. No entanto, o número um dos mecanismos para enfrentar um urso é manter a calma, por isso, acima de tudo, não entre em pânico. Se você entrar em pânico, sua mente fica bloqueada e você pode reagir como um animal de rapina, por puro medo, o que pode pôr a sua vida em perigo. Algumas coisas importantes para ajudá-lo inicialmente são:
    • Tente parecer maior do que você realmente é. Mantenha os braços acima da cabeça e, talvez, afaste as pernas um pouco (mas não de forma a se desequilibrar). Você também pode colocar o seu casaco acima de sua cabeça para dar a impressão de que é mais alto, mas esteja ciente de que isso pode significar menos proteção para o seu corpo e se, de repente, o urso atacar, você não vai poder colocá-lo novamente com a rapidez necessária. Não use o seu casaco se estiver de mochila (veja a seguir).
    • Se estiver usando uma mochila, deixe-a nas costas. É um pouco mais de proteção, especialmente se você precisa se "fingir de morto" (veja o próximo passo).
    • Evite fazer qualquer contato visual – o contato visual pode ser percebido pelo urso como uma ameaça e pode provocar uma série de ataques repetidos. Da mesma forma, nunca tire os olhos do urso – saiba o que ele está fazendo a todo momento.
    • Fazer barulho pode ou não piorar as coisas. Pequenos ursos, incluindo ursos-negros, podem ser afugentados com o barulho. Algumas pessoas acreditam que o barulho metálico afugenta os ursos porque é "não natural" e há exemplos documentados de ursos fugindo de barulhos de sons metálicos. [5] No entanto, qualquer ruído pode funcionar neste caso. Esteja ciente de que os ursos maiores, incluindo os grandes ursos-negros e os ursos polares, muitas vezes ficam simplesmente mais curiosos pelo barulho nesta situação e podem muito bem vir para cima do barulho (ou seja, você ) para verificá-lo.
    • Se for noite, use uma lanterna forte ou os faróis para ofuscar os olhos do urso, especialmente se um urso te surpreender em seu acampamento ou na sua barraca. Até mesmo um flash da câmera fotográfica pode cegar temporariamente um urso com pouca luz ou no escuro.
    • Evite movimentos bruscos e nunca corra. Os animais que perseguem uma presa para viver reagem ao movimento e à corrida como uma reação inata para caçar a presa até capturá-la. Um urso é capaz de correr a mais de 64 km/h, por isso, não tente despistar um urso!
    • Da mesma forma, nunca se esconda em algo tão frágil como uma tenda. Não se iluda pensando que o urso vai achar que você desapareceu e escapulir para se esconder pode muito bem acionar o instinto predador do urso para ir atrás de você como um alimento.
    • O melhor conselho para subir em uma árvore é – não suba. Isto porque os ursos (especialmente o urso-negro e o urso-beiçudo) podem subir em árvores muito rápido. Subir em uma árvore, porém, pode aumentar suas chances de sobrevivência, se estiver lutando contra um urso maior, como o urso-acinzentado. Mas alguns ursos-cinzentos podem subir também. Pode ser útil também quando um urso está blefando, pois pode indicar para o urso que você não é uma ameaça. Mas se você subir em uma árvore, certifique-se de que o urso não é forte o suficiente para derrubar a árvore, e que você tenha tempo suficiente para subir a uma altura que o urso não possa alcançar você se ele estiver de pé sobre as patas traseiras (o que ele pode fazer rapidamente). No entanto, se você for atacado por um urso-negro/beiçudo (a menos que ele seja muito grande) ou um urso menor, não suba em uma árvore, já que eles podem subir muito facilmente. Em último caso, se você se encontrar forçado a subir em uma árvore, suba muito alto, em um ponto em que mesmo um pequeno urso de 140kg não possa chegar sem quebrar os galhos.
    • Tente criar uma distância entre você e o urso – a distância é sua aliada enquanto você se defende. Fique de mãos vazias se não tiver nada à vista para machucar o urso sem que ele o capture primeiro. Faça o seu melhor para colocar algo grande entre você e o urso, como uma árvore ou uma pedra.
  4. Alguns ataques são testes ou blefes do urso para ver o que você vai fazer, ou se vai fazer alguma coisa. Mesmo que seja difícil, tente ficar perfeitamente imóvel e mantenha a sua posição quando um urso tentar atacar você. Alguns ursos ficam sem jeito com a falta de movimento e vão deixar de considerar você como uma ameaça. No entanto, esteja pronto para um ataque, prepare o spray de pimenta ou pedaços de pau etc. durante a ameaça. Não use o spray ou bata no urso a menos que você tenha certeza de que o urso está atacando – alguns ursos vão fazer vários ataques de blefe antes de decidir que não vale a pena o esforço, e você não vai querer despertar desnecessariamente a ira de um urso quando ele poderia simplesmente se cansar e ir perambular fora do local.
    • Depois de um ataque de blefe, fale baixinho, balance suas mãos lentamente acima de sua cabeça e recue lentamente.
    • Note que, se um urso se erguer sobre as patas traseiras – isto é muitas vezes uma tentativa de ver o que está acontecendo, em vez de um ataque imediato – fique quieto e deixe que ele avalie você; ele pode achar que você não é digno de mais interesse.
    • Um urso-cinzento vai tentar fazer uma ataque direto, enquanto um urso-negro pode ziguezaguear para atacar de surpresa. Acima de tudo, não corra ou você irá despertar os instintos caçadores do urso. É claro que, em se tratando de um ataque súbito de um urso, é mais fácil dizer do que fazer, mesmo assim, fique sempre alerta quando estiver em uma região que tenha muitos ursos.
  5. Se o urso mantém muito interesse em atacá-lo potencialmente ou efetivamente, fingir-se de morto pode ser uma opção se você está diante de um urso-pardo ou um urso-cinzento. Se tiver certeza da espécie que está diante de você, para se fingir de morto é só cair no chão, deitado de barriga para baixo. Afaste as suas pernas (para evitar que o urso te role mais facilmente) e cubra a nuca e o pescoço com as mãos, entrelaçando os dedos. Use os cotovelos para cobrir o seu rosto. Fique muito quieto e silencioso. Steve French, um médico familiarizado com lesões de ataques de urso, observou que as vítimas de ataques de ursos que se protegem dessa maneira e não reagem, tendem a sobreviver com ferimentos apenas superficiais. Se o urso conseguir te rolar, volte para a posição com a barriga para baixo, todas as vezes. A esperança é que o urso-pardo ou cinzento vai eventualmente ficar entediado com você e vai embora. Se o urso começar a sair, fique se fingindo de morto por algum tempo até ter certeza absoluta de que o urso foi embora e não está apenas esperando você se levantar.
    • Por outro lado, muitos especialistas em ursos recomendam que você nunca deve se fingir de morto se for atacado por um urso-negro. (Nem por um urso polar). Ao fazer isso, você pode estar se servindo como jantar para ele. No entanto, nem todos os especialistas concordam que se fingir de morto não funciona com ursos-negros e o autor de Bear Aware , Bill Schneider, sugere que, se você não conseguir identificar o urso, ainda é melhor se fingir de morto. [6]
    • Se o urso-cinzento ou pardo agitar você um pouco, fique deitado e em silêncio. No entanto, se ele começa a lamber suas feridas, pare de se fingir de morto; o urso está ficando decidido a te machucar (comer) e você terá de lutar de volta.
  6. Existem algumas coisas que você pode tentar fazer para diminuir as chances do urso de atacar você efetivamente. Primeiro, tente se defender em uma subida íngreme ou em um degrau; ao fazer isso, você pode garantir que qualquer urso vai, pelo menos, ter certa dificuldade de ficar de pé, reduzindo a sua força (na posição de pé, um urso pode se beneficiar apenas de usar o próprio peso para machucá-lo). Note que, os ataques laterais podem ser difíceis para o urso enxergar (os músculos do pescoço dos ursos e a estrutura da mandíbula dificultam o movimento de girar o pescoço, limitando o seu alcance de visão lateral), então, você vai pode tirar vantagem disso em se tratando de golpes. No entanto, esteja ciente de que um urso pode atacar horizontalmente também, o que vai inibir os seus golpes horizontais.
    • O ursos, até onde os cientistas podem provar, tem uma visão tão boa quanto à humana. Embora essa visão possa se deteriorar com a idade (como também acontece com os seres humanos), não se apoie em uma dificuldade de enxergar como um método de defesa (ou seja, não tente brincar de esconde-esconde na mira de um urso).
  7. Se você já tentou de tudo e o urso ainda estiver de pé, sua vida está em grave perigo e você vai precisar fazer o que puder para sobreviver. Alcance o que puder para lutar contra o urso. Paus, terra, pedras etc., podem ser jogados nos olhos do urso, enfiados nos olhos do urso, ou podem ser usados para acertá-lo em torno do focinho (uma parte muito sensível dos ursos). Só tome cuidado ao recuperar esses objetos, já que você, provavelmente, vai agachar ou curvar-se, o que pode fazer com que você pareça ainda menor, e você pode perder de vista as ações do urso quando estiver pegando os itens. Ao se defender, tenha em mente que para qualquer defesa contra um urso funcionar, você deve ser rápido, você deve tentar aumentar a sua distância do urso, deve ser agressivo e deve tentar evitar a força de um urso (o poder de ataque do urso), exatamente nesta ordem de importância.
    • Dê um chute frontal/no estômago do urso se precisar/conseguir. Os chutes frontais podem ser eficazes – este é o tipo de chute realizado pela polícia para arrombar uma porta. Chute e recolha a sua perna de volta rapidamente antes que o urso tenha a chance de golpear a sua perna (se o urso conseguir fazer isso, você está efetivamente desarmado). Se estiver em uma colina, no entanto, faça isso somente se o urso estiver mais baixo do que você, ele vai conduzir o ataque com a cabeça por causa das dificuldades de ficar de pé, então você precisa mirar o chute de acordo com a posição do urso.
    • O pescoço, o crânio e músculos rígidos da mandíbula de um urso, podem ser usados como uma forma de resistência. Se feito corretamente, um pontapé no meio do focinho pode causar hemorragia devido à resistência do urso, potencialmente causando uma contusão no pescoço.
    • Se tentar dar um soco em um urso, esteja ciente de como isso pode ser inútil e como esse ato pode colocar você em um grande perigo. Um soco geralmente só funciona se acertar diretamente o focinho do urso. Sempre que possível, evite dar socos, porque eles expõem seus vulneráveis braços e mãos.
    • Se puder, acerte o urso e suba para um lugar mais alto, acerte e suba. Ficar em um lugar mais alto pode te dar mais uma chance de machucar o urso e ter uma chance de escapar.
    • Proteja-se acima de tudo. Esteja ciente de que você não pode levar um golpe de um urso. Os golpes poderosos dos ursos são conhecidos por matar alces e veados em um único movimento; com você, provavelmente, não vai ser diferente. Use sua mochila como um escudo, atire coisas no urso, como a própria mochila, uma câmera, livros, sapatos e garrafa de água; de preferência, mire nas áreas sensíveis da cabeça do urso.
    • Se você acertou o urso ou lhe causou algum ferimento, saiba que o urso vai ver você como uma ameaça contínua. Ele vai fugir ou vai continuar seu ataque até que ele elimine a ameaça a sua frente.
  8. Este passo está separado do anterior, porque você pode não ter um spray (nem todo mundo costuma carregar por aí o que é, efetivamente, uma arma química que exige manuseio cuidadoso e que tem um preço elevado e se deteriora rapidamente), e também porque você precisa saber usá-lo corretamente para que ela seja eficaz. A primeira coisa a saber é que o spray de pimenta é apenas um impedimento temporário e pode aumentar ainda mais a raiva de um urso, por isso, não use o spray como a sua única resposta a um ataque de um urso. Em segundo lugar, o spray de pimenta tem de estar acessível. Se ele está escondido no fundo da sua mochila, você não terá tempo para procurá-lo. Use somente se você puder obtê-lo rapidamente e facilmente – a velocidade de sua reação é importante ao usar spray de pimenta.
    • Use o spray de pimenta no momento do ataque.
    • Conheça o alcance do spray de pimenta que você tem (que é normalmente de 6-9 metros). Com sorte, você vai ter um recipiente grande com um bom alcance para ajudar a manter a distância entre você e o urso.
    • Verifique a direção do vento. Não vai ser nada bom pulverizar o urso e ter o spray no seu próprio rosto. Se o vento estiver soprando em sua direção, você vai precisar para ir para a uma posição melhor, com cuidado. Além disso, se estiver chovendo muito, o spray pode não ser eficaz, uma vez que vai desaparecer com a água rapidamente.
    • Siga as instruções do fabricante. Você precisa ler as instruções antes de entrar em uma região com ursos. Você não vai ter tempo de ler as instruções do rótulo com um urso dançando ao seu redor. Marcas diferentes de spray podem funcionar de forma diferente, ou embalagens novas podem ter requisitos diferentes do que você está acostumado e você precisa saber disso com antecedência.
    • Aponte o spray de pimenta em direção ao urso para que forme uma névoa ou nuvem de pimenta no lugar exato onde o urso está pretendendo atacar. Pulverize logo que o urso esteja a cerca de 12 metros de você, na expectativa da aproximação do urso e grite ao mesmo tempo.
    • Espere uma reação – o urso vai experimentar uma dor imediata e intensa por causa da ardência nos olhos e provavelmente vai sentir dificuldades de respirar. Um urso desorientado e com raiva provavelmente ainda virá atrás de você, por isso, não demore se o spray te deu uma chance de fugir.
    • Se você esqueceu o spray de pimenta, use qualquer repelente que você tenha; mesmo o repelente de insetos pode causar um pouco de ardência nos olhos. No entanto, não confie em qualquer outra forma de repelente, a não ser no spray de pimenta, como seu arsenal antiurso, porque eles geralmente não têm efeito nenhum; usar o repelente de insetos é um último ato de desespero.
  9. É necessário mencionar como lidar com o ataque de urso em um grupo. Escolher fazer uma trilha, caminhada ou corrida, acampar ou passar o tempo em uma região de urso sozinho não é uma decisão muito sábia, porque quanto maior o número de pessoas juntas, mais segurança na hora de fazer essas atividades. É por isso que muitas autoridades de parques nacionais/estaduais/regionais, tanto nos EUA como no Canadá, recomendam que algumas trilhas só podem ser feitas em um grupo de seis ou mais pessoas. Se você está diante de um urso que quer atacá-lo e você está com companheiros, eles podem desempenhar um papel vital na hora de espantar o urso. Mais pessoas significam mais barulho e a impressão de muitos atacantes contra um único urso, o que muitas vezes acaba com qualquer tentativa de ataque do urso. Se houver poucas pessoas junto com você, isto é, duas ou três, o urso pode não se intimidar tanto e ainda pode tentar atacar. No entanto, a vantagem de estar acompanhado é que você pode defender o outro. Por exemplo, se todos se fingirem de morto e o urso der patadas em um de vocês, o outro pode começar atirar algo nos olhos do urso e começar a pulverizar o spray para que o urso se afaste. Se um urso atacar você e você estiver com outras pessoas capazes de ajudar de forma responsável, tente o seguinte:
    • Continue a se comunicar claramente com as pessoas que estão junto com você quando forem atacados por um urso. Diga o que você está prestes a fazer tanto por garantia quanto para ter certeza das ações. Mantenha a calma e tente não gritar, a menos que seja parte de sua estratégia fazer barulho.
    • Evite deixar qualquer pessoa sozinha com o urso. A estratégia deve ser a de ficarem juntos tanto quanto for possível, para ajudar a aumentar a impressão de um grupo que é difícil de ser separado. Evite deixar sozinho qualquer indivíduo que poderia ser escolhido para o ataque.
    • Uma pessoa pode apanhar paus, terra etc., enquanto a outra pessoa grita para distrair o urso.
    • Ofereça proteção principalmente aos mais jovens e vulneráveis. Faça o seu melhor para proteger as crianças ou as pessoas em pânico que fazem parte do seu grupo. Mantenha-os perto para que o urso não pense que eles são uma escolha fácil e faça o seu melhor para tranquilizá-los e diminuir o medo ou as reações de pânico.
  10. Como já foi dito, nunca corra. Se você conseguiu ferir o urso o suficiente para impedi-lo temporariamente, fuja o mais rápido que puder, caminhando na direção oposta ao urso para onde for mais seguro. Mantenha algo para se defender nas mãos, como terra, spray de pimenta, paus etc., no caso de precisar se defender novamente em um instante. Tente se afastar sem fazer barulho para não atrair mais atenção. É provável que você esteja em choque, mas faça o que puder para voltar para um lugar seguro.
    • Sempre que se afastar de um urso, saia virado de frente para o urso, de modo que você possa continuar a ver o urso. Fale em um tom monótono e baixo, como se fosse tranquilizar o urso (e provavelmente você mesmo).
    • Se você estiver no Ártico, tente voltar para um veículo ou abrigo, sempre que possível. Infelizmente, você continuará a ser um alvo nítido enquanto estiver exposto nas vastas extensões de neve. Além disso, um urso polar tem um olfato muito apurado (ele pode encontrar um filhote de foca enterrado a até 2 quilômetros de distância!).
  11. As sugestões deste artigo são apenas isso - sugestões. Não há um manual de como sobreviver a um ataque de urso, e o que foi fornecido aqui são generalizações extraídas de uma variedade de fontes com base nas próprias experiências de encontros com ursos das pessoas. Nenhuma dessas abordagens são garantias de sobrevivência em um futuro encontro com um urso, a forma como o urso vai reagir depende muito do contexto, de como você (e todos os que estão junto com você) reagir e das próprias razões do urso, que só serão conhecidas quando se deparar com um urso de fato. Além disso, os ursos são muito fortes. No entanto, saber como as outras pessoas sobreviveram é um indicativo de que é possível sobreviver a um encontro com um urso. Acima de tudo, esteja sempre preparado e procure manter a calma; estar em uma região de ursos requer responsabilidades das quais você deve estar ciente antes de entrar.
    • Tenha receio dos ursos; depois de ler um artigo como este, você pode pensar que os ursos estão aí fora para te pegar. Em geral, eles não estão. Isto é atestado pelo fato de que nas várias oportunidades que os ursos têm de atacar os seres humanos, eles escolhem não agir. Ursos coexistem pacificamente na maioria das áreas e os poucos ursos invasores que causam problemas geralmente são rapidamente capturados pelas autoridades competentes. Você pode ajudar na convivência pacífica com os ursos, não alimentando os ursos (para evitar que eles se condicionem), e não incentivando que eles entrem em seu espaço, e não os provocando; e também não fique espalhando a mensagem sobre como se manter seguro em volta dos ursos. É melhor prevenir do que remediar – siga sempre as maneiras de evitar encontros com ursos ou de recuar com segurança antes que se transforme em um ataque. Lembre-se que a maioria dos ursos vai evitar o confronto sempre que possível.
    Publicidade

Dicas

  • Utilizar uma arma de fogo é algo que poucas pessoas querem, ou mesmo sabem como fazer. É uma possibilidade apenas para aqueles que sabem o que estão fazendo naquelas situações únicas em que a alternativa (não ter uma arma de fogo) pode ser letal. Aqueles que trabalham em áreas remotas, tais como biólogos de campo, exploradores de petróleo e os que costumam fazer trilhas em áreas remotas etc. podem ser terminantemente contra ter uma arma de fogo. Se você não escolher esse caminho, saiba como usar uma arma, deixe-a facilmente acessível quando precisar e recorra a ela somente se não houver alternativa. Obedeça a todas as leis em relação às armas de fogo e proteção dos animais silvestres; o uso de uma arma de fogo deve ser apenas em legítima defesa e não um ato de provocação ou crueldade. Perceba que o uso de uma arma de fogo tem seus próprios riscos e o manuseio incorreto pode ser mais letal do que qualquer possibilidade de um ataque de urso.
  • É aconselhável que, se estiver indo para uma região de ursos, pratique o que você faria se desse de frente com um urso. O ensaio permite que a mente humana reconheça que há um conjunto de coisas para repetir sem pensar (por exemplo, manter a calma, evitar fazer contato visual, criar a impressão de que é maior, voltar devagar e sem correr etc.) e se você não conseguir pensar em nada na hora do medo, você pelo menos terá a memória corporal do que fazer, que é ao mesmo tempo mais sensível e mais propensa a aumentar suas chances de sobrevivência. Junte alguns amigos para ajudar com esse ensaio do encontro com um urso em casa antes de sair para uma trilha.
  • Assim como os seres humanos, os ursos preferem os caminhos de menor resistência. Portanto, as trilhas atraem os ursos; por isso, esteja alerta mesmo quando seguir uma trilha.
  • Crie a sensação de que você é forte. Quanto mais forte você for e quanto mais alto você gritar, mais aumentam as suas chances de assustar o urso.
  • Os ursos saem a qualquer hora do dia ou da noite; você não está mais seguro só porque está de dia. No entanto, os ursos preferem procurar alimento no amanhecer e no entardecer em vez do meio-dia. E fazer trilhas à noite não é recomendado em regiões de urso – os ursos podem estar por perto sem que você perceba, aumentando as chances de um encontro indesejado.
  • Muitos ursos não se interessam por áreas urbanas desenvolvidas. Se houver comida atraindo os ursos, eles vão estar lá, você pode simplesmente nunca ter visto um, pois eles são muito discretos. Se visitar um lugar conhecido por seus ursos, converse com os moradores sobre as questões de segurança.
  • Formas para evitar ser atacado por um urso são:
    • Caminhar, fazer trilha ou correr com outras pessoas, de preferência em um grupo grande.
    • Nunca cozinhar na sua barraca ou deixar comida nela; nunca deixe nada com um aroma muito forte dentro da barraca, como pasta de dente e desodorante.
    • Evitar cheirar como uma loja de doces enquanto estiver em uma região de ursos. Deixe os perfumes, loções pós-barba e hidratantes do estilo urbano em seu lugar.
    • Nunca alimentar os ursos; isto vai condicionar os ursos a verem os seres humanos como fornecedores de alimentos e é um pequeno passo para ver os seres humanos como o próprio alimento.
    • Relatar às autoridades sempre que observar ursos rondando os acampamentos ou um grupo de pessoas.
    • Não caminhar, fazer trilha ou correr à noite em uma região de ursos.
    • Fazer muito barulho quando estiver em uma região de ursos, para evitar surpreender um urso.
    • Prender os cachorros; eles podem entrar em uma briga com um urso e os cachorros nunca vão vencer.
    • Nunca borrifar spray de pimenta nas barracas, roupas etc. Se você fizer isso, pode servir como um atrativo para os ursos! O resíduo cheira a comida, por isso faz sentido que o spray possa atrair os ursos quando não pulverizados sobre eles como uma forma de defesa.
  • Regiões de ursos:
    • Os ursos-negro são nativos da América do Norte. Eles preferem áreas de florestas. Nos EUA, eles são encontrados em áreas de florestas na maior parte do nordeste, ao norte do centro-oeste, na região das Montanhas Rochosas, na costa oeste e no Alaska. Eles parecem estar reproduzindo ou permanecendo estáveis onde já estão localizados nos EUA. No Canadá, os ursos-negros são encontrados na maioria das províncias, embora estejam extintos em Prince Edward Island. O urso-negro existe em algumas partes do México, mas ele está em extinção. [7] Há cerca de 50 ursos-negros para cada urso-cinzento, mas cada espécie é responsável por cerca de metade de todas as mortes causadas por ursos, o que significa que os ursos-acinzentados são mais perigosos do que os ursos-negros em geral.
    • Os ursos-pardos vivem mais em campos semiabertos, muitas vezes em áreas montanhosas, e são encontrados na Eurásia e América do Norte – cerca de 95% dos ursos-pardos da América do Norte estão no Alasca e o restante deles vive nas Montanhas Rochosas, nas Grandes Planícies ocidentais e ao longo da costa ocidental superior (o ursos-cinzentos podem ser encontrados no interior e litoral). Na Europa há alguns ursos-pardos nos Pirineus (altamente ameaçados) e eles também podem ser encontrados na Suécia, Finlândia, Romênia, Grécia, Bulgária, Eslováquia, Eslovênia e Rússia. [8]
    • Os ursos-beiçudos são nativos do subcontinente indiano. O urso-beiçudo indiano habita regiões de florestas e de pasto da Índia, Bangladesh, Nepal e Butão. O urso-beiçudo do Sri Lanka é encontrado apenas na ilha de Sri Lanka em florestas de várzea. Os ursos-beiçudos não são muito competitivos com o território, embora eles sejam conhecidos por deixar marcas em árvores com suas garras e dentes. Eles também podem deixar suas fezes na base das árvores. As marcas nas árvores são mais comuns em torno da época de reprodução, no entanto, e podem ter a ver tanto com o acasalamento como com a marcação de território.
    • E os ursos polares, totalmente adaptados à neve e ao gelo, são encontrados no Círculo Polar Ártico.
  • Se notar que um urso está rondando o seu acampamento, faça muito barulho para tentar assustá-lo. [9] Relate o caso às autoridades responsáveis imediatamente, já que o urso pode estar perseguindo humanos.
Publicidade

Avisos

  • Não tente salvar o seu equipamento. Ele sempre pode ser substituído, enquanto você não pode.
  • Quase todos os ursos pequenos podem subir em árvores. Ursos maiores são conhecidos por derrubá-las.
  • Esteja ciente de que a ação predatória do urso pode confundi-lo se você representa ou não uma ameaça para ele.
  • O spray de pimenta perde sua eficácia com o tempo; Verifique agitando a lata (de 2-3 esguichadas significa que está funcionando, se tiver de esguichar continuamente, significa que ele está velho) e observando a data de validade antes de ir para uma região de ursos.
  • Só porque Baloo de "O Livro da Selva" é um urso-beiçudo gentil, não se deixe enganar! Estes ursos são altamente perigosos para os seres humanos!
  • Nunca provoque um urso. Nunca lute com um urso para provar qualquer coisa. Os ursos podem mutilar e matar com facilidade. Sempre a mesma coisa, a maioria dos ursos quer evitar um confronto com os seres humanos, então, contanto que você tenha feito o urso perceber a sua presença com antecedência, não bloqueie a rota de fuga do urso ou ameace seus filhotes e, ao não ter provocado o urso, suas chances de não ser atacado são bem maiores.
Publicidade

Referências

  1. Bill Schneider, Bear Aware , p. 13, (1996), ISBN 1-56044-456-8
  2. http://en.wikipedia.org/wiki/Polar_bear
  3. Paul Tawrell, Camping and Wilderness Survival , p. 891, (2006), ISBN 978-0-9740820-2-8
  4. http://www.arcticwebsite.com/BearSurvival.html
  5. Colin Fletcher and Chip Rawlins, The Complete Walker, IV , p. 738, (2002), ISBN 0-375-70323-3
  6. Bill Schneider, Bear Aware , p. 70, (1996), ISBN 1-56044-456-8
  7. http://en.wikipedia.org/wiki/American_black_bear
  8. http://en.wikipedia.org/wiki/Brown_bear
  9. Zora Aiken and David Aiken, The Essential Family Camper , p. 47, (2001), ISBN 0-07-137614-3

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 124 493 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade