Baixe em PDF
Baixe em PDF
Sobreviver sem um emprego é um desafio. Você provavelmente terá dificuldade para pagar as contas, ocupar seu tempo e lidar com suas emoções sem uma renda mensal regular. Por mais que pareça impossível sobreviver por um período de desemprego, isso é possível. Continue lendo e aprenda a sobreviver enquanto não encontra um emprego.
Passos
-
Candidate-se para algum auxílio governamental. Existem diversos programas federais e estaduais que podem ajudá-lo a arcar com suas despesas. Acesse o site do Ministério do Trabalho e do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome para descobrir se você pode receber algum auxílio.
- Um programa para o qual pode se cadastrar é o Bolsa Família, que ajuda famílias e indivíduos de baixa renda a pagarem contas e compras. [1] X Fonte de pesquisa
- Existem alguns programas que auxiliam pessoas desempregadas e de baixa renda através de cursos profissionalizantes e treinamentos ocupacionais, fazendo com que elas tenham melhores chances no mercado de trabalho. O PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) e o Via Rápida (apenas no Estado de São Paulo) são alguns exemplos de programas que podem ajudá-lo.
-
Candidate-se para o recebimento do Seguro-Desemprego, se possível. Caso tenha sido demitido ou dispensado de seu emprego, você pode se qualificar para o recebimento de benefícios que podem ajudá-lo a se manter durante o período de desemprego, além de bolsas para cursos de qualificação. Consulte o site do Seguro-Desemprego para obter maiores informações. [2] X Fonte de pesquisa
- Não tenha vergonha de se candidatar para o Seguro-Desemprego. Você trabalhou até ficar desempregado e muito provavelmente pagou impostos, então receba o que é seu por direito. [3] X Fonte de pesquisa
-
Peça ajuda à comunidade. Amigos e familiares podem ser capazes de ajudá-lo a passar por esse período de dificuldade. Converse com eles sobre as coisas que não está dando conta de bancar e veja se eles podem ajudá-lo. Informe-os das medidas que está tomando para melhorar sua situação, como procurar um emprego.
- Alguns sites, como Gofundme, Youcaring, Indiegogo e Vakinha, podem ajudá-lo a montar uma página de arrecadação de fundos. Você pode divulgar a página em redes sociais como o Facebook para que amigos e familiares o ajudem durante esse período de dificuldade.
-
Contate bancos e credores. A maioria dessas empresas possui programas especiais para quem está desempregado ou é incapaz de pagar completamente as contas. Para não acabar pagando juros altos no futuro, contate essas empresas imediatamente. [4] X Fonte de pesquisa
- Ao ligar, seja direto e diga algo como "Estou desempregado e não posso pagar meu cartão de crédito/empréstimo agora. Quais as opções disponíveis para alguém em minha situação?".
- Responda às perguntas feitas pelo funcionário. Ele o aconselhará quanto as melhores opções com base em sua situação e o tipo de cartão/empréstimo que possui.
Publicidade
-
Monte um plano e um diário de gastos para identificar as despesas desnecessárias. Registre todas as coisas com as quais gasta dinheiro e separe-as em "essenciais" e "supérfluas" para determinar o que pode ser eliminado. Identifique o valor que você pode gastar mensalmente e divida-o entre as categorias essenciais. Decida as coisas com as quais você pode viver sem (mesmo que por apenas alguns meses).
- Alimento, abrigo e utilidades básicas são gastos essenciais.
- Cinema, academia e itens de luxo não são necessidades e são coisas que podem ser identificadas como despesas supérfluas. [5] X Fonte de pesquisa
- Registre todos os gastos em um diário para garantir que você não está saindo do controle. [6] X Fonte de pesquisa
-
Cancele assinaturas e matrículas. As taxas mensais desses serviços podem acumular-se rapidamente, o que faz com que eles sejam ótimos pontos de partida na redução dos gastos. Analise suas assinaturas e afiliações para ver com o que você é capaz de viver sem por um tempo.
- Os gastos com celulares e internet podem ser necessários, mas é possível acessar a internet gratuitamente em bibliotecas e pontos de acesso wi-fi. Cancele esse serviço por alguns meses caso a situação esteja crítica.
- Cancele a assinatura de TV a cabo. Esse é um serviço que pode ser bastante caro, então considere cancelá-lo e manter a internet, pois é possível assistir a diversos programas de TV on-line.
- Considere trocar de plano de telefonia celular. É possível reduzir suas contas de celular para menos de R$ 40 por mês caso esteja disposto a utilizar uma operadora que trabalhe com pacotes econômicos. Caso possua um smartphone, procure um pacote barato e sem plano de dados. Leia sempre as letras miúdas e pesquise bastante antes de trocar de operadora, pois muitas vezes é necessário comprar um aparelho novo e o serviço pode não ser tão bom.
-
Dirija menos. Agrupe suas tarefas para não fazer viagens individuais. Utilize o transporte público, pedale ou caminhe sempre que possível para não gastar dinheiro com combustível.
- Faça manutenções regulares em seu carro. As trocas de óleo e outras manutenções manterão o veículo em bom estado e podem prevenir problemas caros no futuro. Agende trocas de óleo regulares para todos os veículos da casa.
-
Considere uma mudança. Caso sua residência tenha ficado cara demais, procure por um lugar mais adequado para sua situação financeira atual. Você pode até mesmo pedir para morar com um amigo ou familiar até que a situação melhore.
- Procure o Departamento Municipal de Habitação (Demhab) de sua cidade para encontrar residências populares e auxílios. [7] X Fonte de pesquisa
-
Tente garantir um convênio médico para você e para sua família. Esse pode parecer um gasto dispensável, mas você agradecerá por tê-lo caso alguém da família precise de atenção médica. O atendimento nos hospitais públicos pode ser precário ou demorado e os valores cobrados pelos hospitais particulares são muito altos.
- Existem programas governamentais para tratamentos gratuitos de algumas doenças.
- Caso possua seguro veicular ou residencial, tente mudar para um plano mais barato. Lembre-se apenas de que, caso você precise acionar o seguro, será necessário pagar uma franquia cara. Essa estratégia não é uma boa solução de longo prazo, mas ela pode ajudá-lo de imediato.
-
Faça compras em promoções e utilize cupons de desconto. Outro modo de reduzir os gastos mensais é comprar os itens essenciais quando eles estiverem em promoção, quando você tiver um cupom de desconto ou quando for possível economizar comprando grandes quantidades. Fique de olho em propagandas locais e compare os preços dos itens para pegar as melhores ofertas possíveis em tudo que precisar comprar. [8] X Fonte de pesquisa
- Considere comprar em mercados de atacado como o Sam's Club. Caso você conheça alguém associado a um desses mercados, veja se pode acompanhar a pessoa para não precisar afiliar-se. Algumas coisas podem ser encontradas por preços baixos nessas lojas, mas lembre-se de analisar o preço unitário, pois nem todos os itens vendidos nelas são mais baratos.
- Compre marcas genéricas. Os mercados geralmente possuem produtos de marcas próprias que custam menos do que as marcas grandes. Esse pode ser um modo de reduzir os gastos com as compras.
- Abra mão de certas coisas. Como você está cortando gastos, não é possível comprar tudo aquilo que normalmente compraria. Itens como refrigerantes, carnes caras e lanches são gastos supérfluos. Compre apenas o necessário para alimentar sua família, os itens desnecessários podem ser ignorados por um tempo.
-
Cozinhe as refeições em casa. Planeje com antecedência antes de fazer as compras para poder cozinhar todas as refeições em casa. Você precisará planejar-se e trabalhar mais um pouco, mas isso o ajudará a economizar dinheiro em longo prazo.
- Leve marmita ou lanches caso vá passar o dia fora de casa. Almoçar fora e comprar lanches na rua pode aumentar seus gastos com o tempo. Carregue lanches e bebidas em uma bolsa térmica caso planeje passar o dia fora.
- Pule aquela visita diária à cafeteria e comece a fazer café em casa. Você pode economizar um bom dinheiro com isso.
-
Conserve o que tem e pense cuidadosamente nas coisas que faz. Mantenha o ar condicionado ou o aquecedor desligados para economizar energia. Utilize velas ou lâmpadas a pilhas em vez de eletricidade e utilize a água apenas quando necessário. Essas pequenas mudanças podem gerar grandes economias nas contas.
- Seja econômico com as comidas. A alimentação é uma parte cara da vida, mesmo se você comprar marcas genéricas e em promoções. Não coma por estar deprimido ou entediado, apenas por necessidade.
-
Dê prioridade para as contas. Devido à sua situação financeira, pode haver algumas contas que você não consiga pagar. Priorize então as que devem ser pagas primeiro. Os pagamentos relacionados à manutenção da vida – como prestações residenciais, utilitários e alimentação – devem ser sua maior prioridade. Os gastos médicos vêm logo em seguida. Os cartões de crédito e empréstimos vêm após as despesas prioritárias. [9] X Fonte de pesquisaPublicidade
-
Aceite um emprego inferior. Caso não consiga encontrar um emprego em seu campo, aceite um emprego inferior no meio tempo. É provável que você receba um salário mínimo, mas algumas vezes é necessário engolir o orgulho e encontrar um modo temporário de pagar as contas. Não há nada de errado em trabalhar em um emprego temporário para sustentar a si mesmo e a sua família.
- Procure um emprego que possa ajudá-lo a fortalecer seu currículo. Caso você trabalhe em uma loja, utilize a oportunidade para melhorar suas habilidades de atendimento ao cliente e de estoquista. Considere um emprego em um fast food uma chance de aprender a trabalhar em equipe e sob pressão.
- Separe um tempo para caçar um emprego, afinal, o atual é apenas temporário. Não deixe de procurar um emprego em período integral e em sua área de preferência.
-
Considere vender veículos extras, caso você possua mais de um. Você ganhará dinheiro com a venda e economizará ao eliminar os custos de manutenção e combustível.
-
Venda coisas na internet. Esse pode ser um ótimo modo de conseguir dinheiro durante tempos difíceis. Você pode vender roupas, calçados, colecionáveis, jogos, eletrônicos, mobílias – praticamente tudo que tem em casa. Experimente sites como Mercado Livre, OLX e Bom Negócio.
- Talvez seja necessário vender coisas que você gostaria de manter. Venda primeiro os itens supérfluos e só então considere vender os mais importantes. Um objeto pode fazer a diferença no pagamento do aluguel ou da alimentação.
- Procure objetos colecionáveis ou antiguidades em casa. Alguns brinquedos e memorabilias podem valer um bom dinheiro.
-
Venda artesanatos na internet. Caso você seja talentoso, experimente vender suas criações on-line. Sites como o [www.etsy.com/pt Etsy] permitem que você venda joias, roupas, velas, sabões, pinturas e outros itens artesanais. Equilibre o preço dos materiais com o valor que cobrará pelos produtos finais. Comece pequeno e vá ampliando seu negócio.
- Experimente também visitar feiras de artesanato locais. Esse pode ser um ótimo modo de se ganhar dinheiro, mas saiba que o aluguel de cabines em alguns desses eventos pode ser caro.
-
Alugue um quarto em sua casa. Caso você viva em uma cidade grande, em um local para onde muitas pessoas viajam ou em uma cidade universitária, essa pode ser uma opção viável para se conseguir dinheiro extra. Muitas pessoas alugam quartos para inquilinos de longo e curto prazo.
- Sites como o [www.airbnb.com Airbnb] permitem que pessoas anunciem suas casas e quartos como acomodações para viajantes.
- Esteja ciente de que alugar um quarto para alguém pode ser um compromisso sério. Pense bem antes de permitir que uma pessoa viva com você. Caso queira que o inquilino saia em dois meses e não em um ano, essa pode não ser a melhor opção para você.
-
Ofereça seus serviços para a comunidade local. Você pode tentar encontrar serviços na comunidade realizando diversas tarefas como passear com cachorros, cuidar de casas ou animais de estimação, limpar residências, ficar de babá, cuidar de idosos e de jardins. Distribua panfletos pela vizinhança divulgando os serviços e coloque um anúncio em um quadro de avisos de um centro comunitário. Outra opção é utilizar as redes sociais, como o Facebook.
-
Faça uma venda de usados. Utilize seu tempo livre para fazer uma limpeza geral em casa. Em vez de jogar fora ou doar itens indesejados, venda-os em um bazar . Esse é um ótimo modo de se ganhar um dinheiro extra para pagar contas.Publicidade
-
Candidate-se para empregos diariamente. O melhor a se fazer para sobreviver ao desemprego é se candidatar para o máximo de empregos que conseguir. Separe um tempo por dia para analisar os classificados e enviar currículos.
-
Faça alguns cursos para aprender novas habilidades. Um ótimo modo de ocupar o tempo enquanto procura um emprego é assistir aulas que podem melhorar seu currículo. Preencher seu tempo livre com algo produtivo pode demonstrar para os potenciais empregadores que você está empenhado em aprender e trabalhar. Alguns desses cursos são gratuitos ou possuem preços acessíveis. [10] X Fonte de pesquisa
- Os governos estaduais possuem centros de aprendizado onde oferecem cursos gratuitos profissionalizantes, como o Via Rápida de São Paulo. Os profissionais desses estabelecimentos também devem fornecer informações sobre empresas com vagas abertas.
- Procure também por ONGs e outras instituições privadas que realizam cursos e treinamentos profissionalizantes, como o Senai. Essas empresas normalmente possuem opções de educação a distância gratuitas ou de baixo custo para ajudar as pessoas a desenvolverem habilidades. [11] X Fonte de pesquisa
- O site eduK oferece cursos gratuitos – e também pagos – on-line para ensinar habilidades vitais e melhorar seu currículo.
-
Consiga um estágio. Outro modo de se conseguir treinamento e, possivelmente, um emprego efetivado, são os estágios. Existem diversos sites que compilam vagas de estágios, como o CIEE e o Nube . A maioria dos programas de aprendizado é remunerada, mas muitos deles possuem salários iniciais baixos. Apesar disso, essa é uma oportunidade válida, principalmente pelos benefícios dos treinamentos. [12] X Fonte de pesquisa
-
Comece seu próprio negócio. Considere essa opção caso possua habilidades que poderiam ser utilizadas para se conseguir dinheiro enquanto procura um emprego de período integral. Analise suas habilidades para determinar o que você pode fazer para ganhar dinheiro nesse meio tempo. [13] X Fonte de pesquisa
-
Voluntarie-se para ganhar experiência. Caso não possua muita experiência profissional ou gostaria de aprender novas competências, o trabalho voluntário é um ótimo modo de se tornar mais atraente para empregadores em potencial. [14] X Fonte de pesquisa [15] X Fonte de pesquisa
- Considere se voluntariar em um hospital, abrigo de animais ou alguma outra ONG enquanto procura por um emprego.
- O trabalho voluntário fica ótimo eu seu currículo, além dessa ser uma experiência recompensadora.
-
Melhore seu currículo , pois ele pode ser um dos motivos pelos quais você não consegue um emprego. Passe um tempo revisando-o e reorganizando-o. Tente observá-lo pela perspectiva de um empregador em potencial e destaque as coisas que ele procuraria em um novo funcionário. [16] X Fonte de pesquisa
- Procure por guias, exemplos e modelos de currículos na internet. Existem muitos sites que podem ajudá-lo a construir um currículo eficaz para qualquer tipo de carreira. Você também pode procurar fóruns onde as pessoas olham e comentam currículos para melhorar o seu.
- Revise o currículo para eliminar erros ortográficos e gramaticais. Os empregadores jogarão fora currículos com muitos erros, então garanta que o seu esteja perfeito antes de enviá-lo.
- Confira a formatação para que o currículo pareça profissional. Caso esteja inseguro, utilize modelos online. Utilize fontes, tamanhos e espaçamentos adequados.
-
Foque-se na aparência. Antes de ir a uma entrevista de emprego ou entregar currículos, arrume-se de modo profissional. Isso não significa que é necessário gastar centenas em um terno, mas se vista com trajes esporte fino . Os homens devem utilizar calças bem arrumadas com camisas ou paletó e gravata. As mulheres devem utilizar saias e blusas ou vestidos. Não vista jeans, tênis ou chinelos.
- Lave bem e penteie o cabelo, tome banho e utilize apenas roupas limpas.
- Passe as roupas antes de ir para a entrevista, pois os amassados passam uma má impressão.
- Caso não tenha dinheiro para comprar boas roupas, visite brechós ou lojas de segunda mão. É possível encontrar trajes esporte fino nesses lugares por preços baixos. Em último caso, pegue roupas emprestadas com um amigo ou familiar.
-
Mantenha-se ocupado. Muitas pessoas desempregadas ficam deprimidas, o que faz com que elas fiquem desmotivadas e não queiram sair de casa. Ao invés de ficar parado e sentindo pena de si mesmo, saia de casa ou arrume um novo hobby.
- Vá caminhar. Manter-se ativo e saudável é muito importante nessa fase.
- Não ignore seus amigos, familiares e vizinhos. Lembre-se, sair de casa o ajuda a fazer contatos e encontrar novas oportunidades.
-
Busque apoio moral de amigos e familiares. Ficar desempregado pode levar à depressão, o que pode tornar ainda mais difícil sobreviver a essa fase. [17] X Fonte de pesquisa
- Quando se sentir desencorajado, procure alguém para conversar sobre sua situação.
- Conversar sobre suas dificuldades com um amigo ou parente pode tornar esse período mais fácil.
Publicidade
Dicas
- Considere participar de um grupo de apoio para desempregados. Caso não se sinta confortável conversando sobre isso com amigos e familiares, esses grupos podem ser ótimas oportunidades para que você converse com outros que estão passando por situações semelhantes à sua.
Publicidade
Referências
- ↑ http://www.mds.gov.br/bolsafamilia
- ↑ http://lifehacker.com/a-survival-guide-for-the-newly-unemployed-1464047464
- ↑ http://www.bankrate.com/finance/college-career/15-tips-to-survive-a-job-loss-1.aspx
- ↑ http://www.debt.org/jobs/paying-debts-while-unemployed/
- ↑ http://www.bankrate.com/finance/personal-finance/downsize-your-costs-in-4-weeks-1.aspx
- ↑ http://www.smartaboutmoney.org/Portals/0/Worksheets/SpendingDiary.pdf
- ↑ http://portal.hud.gov/hudportal/HUD?src=/topics/rental_assistance
- ↑ http://www.bankrate.com/finance/personal-finance/downsize-your-costs-in-4-weeks-2.aspx
- ↑ http://www.bankrate.com/finance/college-career/15-tips-to-survive-a-job-loss-2.aspx
- ↑ http://career-advice.monster.com/career-development/education-training/free-job-training/article.aspx
- ↑ http://www.portaldaindustria.com.br/senai/iniciativas/programas/educacao-a-distancia/2012/09/1,5683/cursos-gratuitos.html/
- ↑ http://career-advice.monster.com/career-development/education-training/free-job-training/article.aspx
- ↑ http://www.forbes.com/sites/jacquelynsmith/2012/03/21/10-things-you-need-to-do-while-youre-unemployed/2/
- ↑ http://www.bankrate.com/finance/debt/unemployed-use-credit-card-save-cash.aspx
- ↑ http://www.forbes.com/sites/jacquelynsmith/2012/03/21/10-things-you-need-to-do-while-youre-unemployed/
- ↑ http://www.businessinsider.com/unemployed-looking-for-a-job-tips-2011-7# take-a-class-at-your-local-college-some-job-training-is-even-free-2
- ↑ http://www.cnn.com/2012/06/14/health/mental-health/psychology-unemployment/
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 112 218 vezes.
Publicidade