PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Seria ótimo se nossos pais pudessem nos ensinar a agir em situações sociais com pessoas da nossa idade, mas muitas vezes eles não conseguem. Alguns consideram a interação social tão fácil quanto respirar, mas outras se sentem como peixes fora d’água. Por sorte, essa é uma arte que qualquer um pode aprender. Sim, até mesmo você! Quer ver? Leia o Passo 1 para começar.

Parte 1
Parte 1 de 3:

O básico

PDF download Baixe em PDF
  1. Há duas escolas de pensamento aqui: chegar adiantado ou atrasado. Vamos analisar as duas opções para você poder escolher a sua tática:
    • Chegar adiantado. Você tem a chance de conversar com as pessoas antes de os grupos se formarem e haverá mais opções de grupos. Também haverá menos pessoas, o que não é tão intimidante. Você pode se apresentar quando outras pessoas chegarem.
    • Chegar atrasado. Todo mundo já está lá, o que significa que há conversas para você entrar, tirando a pressão de puxar assunto. Você geralmente consegue entrar nas conversas facilmente e sem chamar atenção. E você pode escolher a que estiver mais interessante!
  2. Até mesmo o mais extrovertido dos extrovertidos tem problemas nessa parte. É simplesmente assustador, porque todo mundo tem medo de ser rejeitado. Por isso, às vezes é preciso engolir o medo e ser forte. E sabe o que vai descobrir? Que a maioria das pessoas é pelo menos educada. Você pode não ser recebido com o tapete vermelho, mas definitivamente não será tão ruim quanto na sua cabeça.
    • Como começar? Bom, comece fazendo contato visual, sorrindo e usando a linguagem corporal (leia mais sobre isso a seguir). Então é só fazer um comentário sobre a situação e seguir daí. Não tem ideia sobre o que comentar? Essa é uma boa questão.
  3. Esse é o tipo de comentário onde você sabe que tem algo em comum com a pessoa. O ônibus está atrasado, seu chefe está usando uma gravata ridícula ou aquele salgadinho está simplesmente divino. Só é preciso uma frase para começar a conversa. Quando a pessoa responder, você simplesmente sorri de volta, diz o seu nome e pergunta o dela. Conversa iniciada. Veja esse exemplo de duas pessoas na fila do café:
    • João : "Não acredito que o preço subiu de novo, esse capuccino é feito de ouro."
      Karen : "Ai, também acho. Sempre falo que nunca mais venho aqui e acabo voltando."
      João : "Eu também! Meu nome é João."
      Karen : "O meu é Karen. O que você pediu, João?"
  4. Isso tem dois lados: comentários pequenos e situações pequenas:
    • Comece com comentários pequenos, em outras palavras, não espere ter discursos profundos e do outro mundo para começar. Se fizer isso vai ser o cara quieto que entra na conversa para fazer o assunto tomar um rumo que o pessoal não consegue acompanhar. Em vez disso, entre com um "Concordo", "verdade" ou até um "será?". Como sempre, abra seu caminho devagar.
    • Comece com situações pequenas, como na fila do café. Se você ficar tenso interagindo com pessoas, comece fazendo isso em lugares em que tudo vai acabar rápido. Pense em pequenas oportunidades, como falar com o caixa no supermercado, encontrar pessoas na rua ou no ponto de ônibus ou alguém na fila. Tudo acaba em 5 minutos, muito menos assustador do que uma noite inteira.
  5. Se você nunca faz nada, até você vai acabar entediado com suas próprias histórias. As outras pessoas têm coisas interessantes para falar porque se abrem sobre suas vidas e o que fazem. Não precisa ser nada monumental. Coisas simples como cozinhar, malhar e ler podem ser assunto fascinantes para conversas.
    • Quando alguém perguntar: "Como foi seu dia?". Evite o impulso de responder algo como "Fiquei em casa, de bobeira". Tudo bem se for isso que você fez, mas você fez muito mais do que isso. Leu alguma coisa interessante quando estava na internet? Cozinhou alguma coisa? Viu algo digno de nota? Como você pode responder essa pergunta simples de uma forma mais interessante?
      • Na verdade, você não precisa nem responder. Você pode responder assim: "Cara, hoje foi a abertura das Olimpíadas! Você viu alguma coisa?". Bingo! Conversa iniciada sem colocar o holofote em você e a outra pessoa nem vai perceber.
  6. Uma parte importante de conversar com estranhos, conhecidos ou até mesmo com bons amigos é estar em dias com as novidades e tendências. Todo mundo pelo menos ouviu falar dessas coisas, por isso a conversa flui mais fácil. Tire 10 minutos do dia para ler as notícias mais populares. Veja alguma coisa sobre a novela, futebol, política, programas de reality show, assista ao último filme de sucesso, descubra quais livros estão entre os 10 mais vendidos da Veja ou da Amazon ou qualquer outro assunto que renda uma boa conversa no seu círculo social.
    • Você não precisa ter opiniões bem formuladas. Em geral, as pessoas gostam de responder perguntas e de falar, então deixe que elas façam isso. Quando você descobrir um pouquinho sobre elas, peça uma opinião. Elas gostam de fazer exercícios? O que elas acharam do quadro Medida Certa do Fantástico? Elas gostam de música pop? Com certeza elas têm uma opinião sobre o funk.
  7. Se você fizer isso, não vai mais precisar lidar mais com interações sociais, porque vai se fechar antes de entrar no jogo, sem dar chance para as pessoas. E a verdade é que ninguém é exatamente como parece. Você pode rotular as pessoas pelas roupas que usam ou pelos comentários que fazem, mas sempre estará errado em parte. Por isso, deixe que elas o surpreendam. Você aprenderá muito no caminho.
    • Quanto mais pessoas você conhecer e conversas tiver, mais agradável será sua vida. Você viverá mais, aprenderá mais e terá mais experiência de vida. As pessoas podem enriquecer sua vida, quanto mais você deixar que elas participem, mais tirará proveito disso.
  8. Toda essa conversa será inútil se não for colocada em ação. Você precisa criar as oportunidades de ser social. Se não tiver festas para ir, participe de um clube. Faça algum curso ou uma aula na academia. Trabalhe em cafés. Fique perto de pessoas. É a única forma de começar.
    • Não dá para saber o que pode trazer interações melhores e maiores. Então quando você entrar para o time de futebol, vai começar a jogar conversa fora com seus colegas. Depois vai começar a participar dos churrascos e usar suas habilidades sociais em um grupo maior. Aproveite as pequenas chances agora e você será carismático rapidinho.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Passando uma boa impressão

PDF download Baixe em PDF
  1. Sorria . Você se aproximaria de alguém fazendo cara feia no canto da sala? Provavelmente não. Se você quiser que as pessoas sejam calorosas, sua prioridade número um deve ser sorrir. Isso mostra para elas que estão sendo vistas, bem recebidas e que você está feliz em interagir com elas. Todo mundo precisa de um pouco de conforto e sorrir tem esse efeito!
    • A melhor parte de sorrir é que você pode fazer isso do outro lado da sala. Se estiver parado em um canto, observe o ambiente. Quando fizer contato visual com alguém, não desvie o olhar rapidamente e sorria. Quem diria que os primeiros passos seriam tão fáceis?
  2. Agora que já resolvemos a área do rosto, é hora de trabalhar no corpo. Fique atento para manter a postura aberta: braços e pernas descruzados, corpo virado para a pessoa que você quer interagir. Esse é um sinal sutil para todos os presentes que você está aberto para conversar e querendo interagir.
    • Deixe seu celular guardado também. Da próxima vez que estiver com um grupo de estranhos, resista à tentação de colocar fones de ouvido e começar a jogar Angry Birds. Você nunca vai conhecer ninguém se estiver sempre escutando e vendo apenas o que estiver grudado na sua cara.
  3. . Se você estiver muito nervoso para fazer isso, está se preocupando muito com você mesmo. Sério. A outra pessoa vai estar muito preocupada pensando sobre o que vai dizer e como vai se sair para conseguir pensar sobre você, então pare agora mesmo! Se alguém falar com você, seja educado e olhe para a pessoa . Se você não fizer isso, é como se estivesse ignorando o outro. Se você não quer parecer mal educado, então não seja!
    • Uma boa regra geral é olhar para a pessoa quando ela estiver dizendo algo que pareça importante, pelo menos para ela. Se você estiver fazendo um comentário ou apenas falando sobre algo, deixe o olhar vagar, mas sempre volte a olhar para pessoa. Você quer que a pessoa saiba que você se importa com o que ela está dizendo. Todo mundo gosta disso, certo?
  4. Muitas pessoas pensam que socializar é uma questão de dizer a coisa certa. Mas na verdade isso é uma parte muito pequena do todo. Depois que você ficar bom nesse “jiu-jitsu” social, pode até conseguir conversar sem falar nada sobre você mesmo. É mais uma questão de escutar, fazer as perguntas certas e parecer tão interessado que a outra pessoa nunca veja sinais para parar de falar. Qual é a pressão em fazer isso?
    • Você só precisa fazer uma pergunta. De preferência a perguntas abertas, como "Como é o seu dia normal de trabalho?". Então quando a pessoa falar em algo interessante, apenas mantenha o fluxo. Continue fazendo perguntas abertas e relacionadas. Mostre entusiasmo no rosto, no seu tom de voz (mesmo se estiver morrendo de tédio) e a pessoa vai praticamente sugar sua atenção. Veja esse exemplo:
      • Karen : "Como é o seu dia normal de trabalho, João?"
        João : "Ah, vender papel não é muito movimentado, mas meu chefe não deixa as coisas ficarem paradas. Ele fica andando pela escritório para ver o que a gente está fazendo, então eu finjo que estou no telefone quando na verdade estou jogando Candy Crush ."
        Karen : "Fala sério!? Que absurdo! ... Mas eu faria exatamente a mesma coisa. Ele nunca te pegou?!"
  5. Porque todo mundo ama de paixão escutar o próprio nome. Escutar um "Tudo bem?" é bom, mas escutar um "Tudo bem, Karen?" (obviamente, se esse for o seu nome) é muito mais pessoal. Use nomes sempre que puder. Ajuda a gravar na memória também!
    • Isso é duas vezes mais importante quando você tiver acabado de conhecer alguém. Você pode fazer a pessoa se sentir única usando o nome dela. Sempre diga o nome assim que descobrir qual é. Use em uma conversa uma ou duas vezes e então use no final também. "Foi ótimo te conhecer, João. A gente se fala!", parece mais autêntico e nada banal. Você vai deixar uma boa impressão.
  6. Leia as pessoas . Isso é realmente uma questão de observação, uma habilidade que você consegue ter se estiver lendo esse artigo. Pense em você mesmo como um Sherlock Holmes amador. O que você pode descobrir sobre uma pessoa sem perguntar? Essa questão tem dois lados:
    • O que o corpo dela está dizendo? Ela está cansada? Ansiosa? Olhando fixo para a porta? Olhando para a sala? Entediada? Você pode descobrir muito pela expressão fácil, posição do corpo e lugar no ambiente.
    • O que você pode deduzir do vestido? Relógio legal, sapatos bons? Cabelo mal cuidado? Aliança de casamento? Cicatrizes? Fontes de ouvido, café, piercings? Geralmente há sinais que nós nem notamos. Use-os a seu favor!
  7. Essa dica veio por último porque importa, mas não tanto assim. Se o Luciano Huck entrasse em uma festa vestido de palhaço, ele ainda seria carismático e extrovertido, sabe como é? Mas se você for conhecer pessoas novas, é melhor se vestir para se encaixar no grupo. Não precisa se vestir bem, apenas usar roupas parecidas com as das outras pessoas. Escolha de acordo com o grupo que for encontrar.
    • A única coisa que vale para todas as circunstâncias é a boa higiene. Em alguns cenários, uma camiseta e jeans é tudo o que você precisa; em outros, terno e gravata. Mas onde quer que você vá, pelo amor de Deus, tome um banho antes. Você pode ser o próximo Einstein e ninguém vai te dar atenção se você cheirar mal.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Saindo da sua cabeça

PDF download Baixe em PDF
  1. As dificuldades em lidar com situações sociais acontecem porque tudo é simplesmente estranho. O desconforto pode ficar tão ruim que você preferiria arrancar seu braço direito do que continuar lidando com ele por mais tempo. Você poderia jurar que o estranhamento te acompanhou para a festa, mas na realidade (ou o que for que exista fora da sua imaginação) é só nervosismo. É só isso. Se você se acalmar, tudo vai ficar normal.
    • Ok, saber que o nervosismo cria o desconforto e estranhamento não resolve nada. Mas pode abrir sua mente para como as coisas funcionam. Todo mundo conhece um cara que não se incomoda com uma mancha de mostarda em um lugar estranho e uma garota que faz o cabelo desarrumado entrar na moda. Como isso é possível? Eles abraçam os acontecimentos e não se incomodam. Simples assim.
  2. Se livre do que te deixa nervoso. Ter expectativas positivas deixa muito mais difícil ficar nervoso. Digamos que você encontrou um grupo de pessoas que acha que combina com você. Eles são ótimos, você é ótimo e tudo será fantástico. Quando você fica com uma mancha de mostarda em um lugar estranho da sua calça não é nada demais. Por quê? Porque você não deixa isso ser uma grande coisa.
    • A vida é mais como uma profecia auto-realizável que nós realizamos. É sério. Estudos mostram que quem pensa que terá sucesso, acaba realmente tendo mais sucesso. [1] Se você estiver se sentindo bem, provavelmente atrairá mais interações positivas. A negatividade é repelente.
  3. Porque pessoas felizes e divertidas atraem os outros. Se você consegue apreciar sua própria companhia, não há motivo para os outros não fazerem isso também. Se você gosta de você mesmo (você é ótimo, certo?), isso te dá combustível para fortalecer a crença de que essa questão de não conseguir socializar está apenas na sua cabeça.
    • Ninguém pode te ensinar a fazer isso, a melhor forma de seguir esse caminho é fazer as coisas que você gosta. Quanto mais você gostar de si mesmo e da vida que cultivar, mais feliz você estará com quem você é.
  4. Provavelmente você não é bom em interação social ou simplesmente não gosta disso. Ou você está aqui só por curiosidade, para ver do que se trata. Vamos ignorar essa última parte e analisar por que você não é bom ou por que você não gosta. Analisar o motivo é a forma mais rápida de conseguir resultados. Eis algumas causas possíveis:
    • Você simplesmente não sabe o que fazer. Se esse for o problema, ótimo. Há vários padrões de comportamento que você pode seguir para fingir que sabe efetivamente.
    • Você não gosta de jogar conversa fora. Ótimo! Isso é bem fácil de evitar. Você só precisa conseguir dirigir a conversa.
    • Você fica estressado. Ness caso, é importante se forçar a relaxar. Por sorte você tem controle sobre seu corpo e sobre como ele se sente, então pode se esforçar para mudar isso.
    • Você não gosta de pessoas. Para começar, vamos achar pessoas melhores! Mas para começar a trabalhar com o material já disponível, concentre-se na parte boa. Ela está aí em algum lugar.
  5. Você se conhece melhor do que ninguém. Quando souber o que está evitando que você tenha sucesso socialmente, pode combater as causas. Vamos analisar quatro cenários possíveis:
    • Você não sabe o que fazer. Se concentre nos padrões e hábitos que vamos discutir a seguir. A prática cria os hábitos. Você só precisa praticar.
    • Você não gosta de jogar conversa fora. A beleza de tudo isso é que você não precisa fazer nada que não queira fazer. Na verdade, a maioria das pessoas odeia papo furado. A questão é que ninguém quer levar a conversa para assuntos mais significativos. Você precisa fazer essa transição.
    • Você fica estressado. Concentre-se no seu corpo e respire fundo e devagar, foque em algo externo, sorria e faça uma coisa de cada vez. Também é uma boa ideia relaxar quando você estiver sozinho, para ficar com a mente zen.
    • Você simplesmente não gosta de pessoas. Não queria te contar isso, mas existem pessoas que não são horríveis, você só precisar dar algum tempo para elas. Será um esforço consciente não desistir das pessoas por causa dos sapatos que elas estão usando ou do comentário sobre como elas só comem comida orgânica. Mas é totalmente possível.
    Publicidade

Dicas

  • Mantenha sua confiança alta! Você só precisa praticar, como com tudo na vida.
  • Mantenha a mente aberta. Coisas boas podem acontecer se você deixar.
  • Sempre sorria! Sorrir não custa nada!! :)
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 74 306 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade