Soldar aço galvanizado é uma tarefa perigosa, pois o revestimento de zinco galvanizado no metal se torna extremamente tóxico quando aquecido. Tome as devidas precauções de segurança usando uma máscara de solda, uma boa máscara com respirador, luvas e um avental. Crie um sistema de ventilação usando um exaustor ou um conjunto de ventiladores e faça o possível para remover o máximo do revestimento de zinco antes de começar o trabalho. Você também precisará usar uma máquina de solda a arco, pois uma máquina MIG não solda adequadamente o aço galvanizado. Durante a soldagem, trabalhe para frente e para trás sobre a união ou a abertura e cubra cada área duas vezes para unir adequadamente as superfícies.
Passos
-
Utilize uma máscara de solda, uma máscara com respirador, luvas de solda e um avental. O aço galvanizado se torna extremamente tóxico quando soldado. Ele é coberto por um revestimento de zinco que, se inalado, é altamente perigoso para os seres humanos. Você precisa tomar várias precauções para que não respire esse vapor. Comece adquirindo uma máscara de solda de alta qualidade, uma máscara com respirador para trabalho pesado e um par de luvas para solda. Use um avental de soldagem para evitar que as faíscas danifiquem sua roupa.
- Utilize uma máscara com respirador destinada especificamente para soldar metais. Uma máscara ou um respirador comum para pó não irá funcionar.
- Alguns soldadores recomendam que você tome um copo de leite ou um suplemento de cálcio antes de soldar o aço galvanizado, pois o cálcio pode ajudar a neutralizar os vapores de zinco inalados acidentalmente.
-
Use um exaustor ou instale um ventilador diretamente ao lado do seu local de soldagem. Se você for instalar em uma oficina ou local de trabalho, coloque o exaustor de 0,61 a 0,91 m do local exato em que você irá trabalhar para que absorva os vapores imediatamente quando emitidos. Se você é um entusiasta de trabalhos caseiros e não tem acesso a um exaustor, instale o máximo de ventiladores que puder atrás de você para que soprem a fumaça de zinco para longe.
- Solde ao ar livre, se puder. Caso não seja possível, abra todas as janelas do ambiente. Se você não puder abrir as janelas, encontre outra maneira de ventilar o local. Você nunca deve soldar aço galvanizado em uma sala fechada.
- Um exaustor é um tipo de aspirador para trabalhos pesados que absorve os vapores à medida que são emitidos. Você também pode alugar um em uma loja de materiais de construção, caso não tenha.
-
Aterre a sua máquina de solda colocando a garra sobre o grampo ou a superfície de trabalho. Algumas máquinas de solda precisam ser aterradas para evitar choques elétricos. Se a sua máquina tiver um grampo, semelhante aos cabos de alimentação da bateria de um carro, ela precisa ser aterrada. Abra as garras e prenda-as em volta dos grampos metálicos para aterrar o objeto. Você também pode prender o grampo diretamente em um pedaço de metal ou na superfície de trabalho que estiver usando. [1] X Fonte de pesquisa
- Aterre o objeto se você estiver trabalhando ao ar livre.
- Você não deve tocar no objeto que está soldando, mas mesmo se o fizer, as chances de choque elétrico serão muito baixas. Esta é apenas outra precaução de segurança que você precisa tomar para se manter seguro enquanto trabalha.
Publicidade
-
Remova o revestimento de zinco do local que irá soldar. Coloque sua máscara com respirador para solda e luvas. Use uma folha de lixa 220 ou uma lixadeira em baixa potência para desbastar o revestimento de zinco, o que ajuda a criar e manter um arco estável durante a solda, mas isso não será um problema se estiver lidando com um revestimento galvanizado fino e usando eletrodos apropriados. Esse processo também aumentará as chances de você não se expor aos vapores nocivos.
- Se você for descascar materiais menores, como parafusos ou tiras galvanizadas, poderá deixá-los mergulhados em uma xícara de vinagre durante a noite. [2] X Fonte de pesquisa
- Ao lixar o metal, você não irá liberar vapores tóxicos, como acontece no caso da soldagem de aço galvanizado.
-
Coloque as duas peças juntas ou isole a região a ser soldada. Acomode as 2 peças de metal galvanizado em sua mesa de trabalho na posição que deseja que sejam soldadas. Você não precisa ficar segurando as peças enquanto solda. Se estiver soldando um furo ou rasgo para fechá-lo, coloque a peça na mesa de trabalho de modo que a abertura fique voltada para cima. [3] X Fonte de pesquisa
- Se precisar colocar suas peças no chão, faça a soldagem em uma superfície não inflamável, como o concreto.
-
Prenda peças menores com um prendedor para soldagem, se puder. Se você estiver prendendo duas folhas ou duas juntas e elas se encaixarem em um prendedor, use-o para deixá-las mais firmes e fazer uma solda perfeita. Prendedores de solda são feitos de ferro ou metal. Para usá-lo, coloque as peças entre as duas extremidades do prendedor. Mantenha o corpo da peça imóvel enquanto gira o ajuste final no sentido horário até que as garras se fechem sobre as duas peças para mantê-las imóveis. [4] X Fonte de pesquisa
- Prendedores de soldagem são geralmente chamados de grampos tipo C.
- Se você estiver usando grampos que não são comercializados como grampos de soldagem, provavelmente poderá usar qualquer grampo de metal. Você não pode usar grampos de plástico para unir dois objetos durante a soldagem.
Publicidade
-
Use uma máquina de solda a arco para soldar o aço galvanizado. Uma máquina de solda a arco padrão é sem dúvida a melhor maneira de soldar aço galvanizado. Esse tipo de soldagem é um método versátil que utiliza correntes alternadas para criar um arco de alto calor que derrete o eletrodo. [5] X Fonte de pesquisa
- Se puder, trabalhe ao ar livre enquanto estiver usando a máquina de solda a arco, pois poderão haver respingos devido à expansão do arco.
- Se você é iniciante na soldagem e só tem espaço para uma máquina de solda em sua oficina, opte por uma máquina a arco. É o equipamento mais fácil de se usar e é o que a maioria das pessoas imagina quando pensa em soldagem.
-
Escolha seu eletrodo de solda com base no tamanho do metal. Você pode usar um eletrodo de solda de qualquer tamanho, desde que funcione com a sua máquina de solda. Lembre-se de que um eletrodo maior irá soldar uma área maior que um menor. Você não precisará de ferramentas ou materiais exclusivos ou específicos para o aço galvanizado. Use eletrodos 6013, 7018, 6011 ou 6010. Estes são os mais comuns para começar, portanto não devem ser difíceis de encontrar. [6] X Fonte de pesquisa
-
Comece em uma extremidade se estiver juntando duas peças. Se você for juntar dois pedaços de aço com a solda, comece em uma extremidade da fenda onde eles se encontram. Ligue a máquina de solda e, em seguida, coloque o eletrodo de soldagem de 2,5 a 5 cm do início da fenda e pressione o botão ou aperte o gatilho para liberar a solda. [7] X Fonte de pesquisa
- Serão liberadas faíscas quando você começar a soldar. Não recue para se esquivar das faíscas e faça o possível para manter o eletrodo no lugar. Você estará em segurança se estiver usando os equipamentos de proteção adequados.
-
Movimente para frente e para trás para aquecer e aplicar a solda. Mova seu eletrodo pela fenda de 5,1 a 7,6 cm de cada vez. Depois, faça um movimento de retorno pela área que você acabou de soldar, um pouco mais devagar que o movimento para frente. Depois de cobrir uma superfície duas vezes, passe para a próxima região da fenda. Repita esse processo por todo o comprimento para soldar os dois objetos. [8] X Fonte de pesquisa
- Aguarde pelo menos 15 minutos para deixar a solda se estabilizar antes de testá-la ou lixá-la.
-
Solde ao redor da trinca e avance até o seu centro. Para soldar uma trinca ou rachadura em aço galvanizado, inicie pela borda da região a ser soldada. Trabalhe lentamente em torno da borda externa no próprio metal, avançando de 5,1 a 7,6 cm antes de mover o eletrodo de volta sobre a superfície que acabou de cobrir. Repita esse processo até ter soldado todo o lado de fora da trinca ou da rachadura, depois vá para o centro da abertura e repita o processo. Faça isso até que todo o orifício esteja coberto. [9] X Fonte de pesquisa
- Você não pode soldar uma rachadura ou trinca se a folga no centro for maior que 2,5 cm. O material de soldagem simplesmente não se manterá fixo ao longo do tempo.
- Aguarde de 15 a 20 minutos para que a solda fique segura.
- Você pode lixar o excesso de solda e pintar a região.
Publicidade
Dicas
- Evite uma máquina de solda MIG, a menos que você esteja soldando metais extremamente finos em ambientes fechados. O aço galvanizado com espessura inferior a 0,64 cm pode ser soldado à MIG. Qualquer coisa mais espessa será um trabalho muito grande para o eletrodo usado. Se você precisar usar uma máquina MIG, use o gás de solda padrão de 100% de dióxido de carbono, que provavelmente já está configurado em seu equipamento. [10] X Fonte de pesquisa
Avisos
- Sempre tome as devidas precauções de segurança ao soldar. Use sua máscara de solda, máscara com respirador, avental e luvas. Sempre trabalhe em uma área bem ventilada.
- Se você nunca soldou antes, o aço galvanizado não é o material mais seguro para começar.
Materiais Necessários
- Máscara com respirador para solda;
- Luvas para solda;
- Avental para solda;
- Máscara de solda;
- Prendedores;
- Superfície de trabalho;
- Pano seco (opcional);
- Vinagre (opcional);
- Lixadeira ou lixa.
Referências
- ↑ https://youtu.be/_URJP6mbhxU?t=303
- ↑ https://youtu.be/xH2A7Alt-LU?t=53
- ↑ https://www.popularmechanics.com/home/how-to-plans/how-to/a3787/4295636/
- ↑ https://youtu.be/_URJP6mbhxU?t=303
- ↑ https://galvanizeit.org/design-and-fabrication/fabrication-considerations/welding/welding-after-hdg#shieldedmetal
- ↑ https://galvanizeit.org/design-and-fabrication/fabrication-considerations/welding/welding-after-hdg#shieldedmetal
- ↑ http://www.sperkoengineering.com/html/articles/WeldingGalvanized.pdf
- ↑ http://www.sperkoengineering.com/html/articles/WeldingGalvanized.pdf
- ↑ http://www.sperkoengineering.com/html/articles/WeldingGalvanized.pdf