Acidentes acontecem, mas quando o problema envolve as partes íntimas, a situação é dolorosa e vergonhosa. Por mais que prender o pênis no zíper da calça seja um problema comum entre as crianças, trata-se de algo que pode ocorrer em qualquer idade. De acordo com o Jornal Britânico de Urologia, cerca de 17 mil homens e garotos foram para a emergência dos hospitais britânicos com lesões relacionadas ao uso do zíper entre os anos de 2002 e 2010. O problema acontece quando a pele fica presa entre os dentes e o fecho do zíper; por mais que seja dolorido, basta seguir os Passos abaixo para acabar com o problema. [1] X Fonte de pesquisa [2] X Fonte de pesquisa
Passos
-
Acalme-se, ou acalme a pessoa que prendeu o pênis no zíper. Dor e pânico são as primeiras respostas à lesão, independentemente da idade da pessoa. Antes de realizar qualquer tratamento, a primeira coisa a se fazer é manter a calma. [3] X Fonte de pesquisa
- Se o acidente aconteceu com uma criança, ela dificilmente conseguirá ficar quieta. Como o adulto da situação, é sua função manter a calma e tranquilizar o pequeno enquanto tenta resolver o problema.
- Caso o pequeno entre em pânico, conforte-o e tente fazer com que ele se concentre em algo, como o seu rosto ou um brinquedo.
-
Cubra o local com óleo mineral. O óleo contém petróleo, que ajuda a lubrificar o local e aliviar a pressão. O óleo mineral e o petrolato também são eficazes na recuperação de feridas. [4] X Fonte de pesquisa
- Despeje o óleo sobre o pênis e o zíper, lubrificando as partes móveis e liberando a pele sem que seja preciso cortar o zíper.
- Deixe o líquido agir por cerca de dez minutos.
-
Libere a pele do zíper. Antes de tentar desmontar o zíper, veja se é possível soltar a pele puxando o pênis e o zíper em direções opostas.
- Agarre a pele com uma mão e o zíper com a outra.
- Puxe a pele na direção oposta à qual puxa o zíper, lenta e cuidadosamente.
- Caso haja qualquer corte ou sangramento, pare e procure atenção médica.
-
Desmonte o zíper. Para liberar a pele, basta desmontar o zíper por debaixo, liberando a pressão entre os dois lados e soltando a pele presa. [5] X Fonte de pesquisa
- Opção um: corte a barra que fica entre as duas partes do fecho do zíper utilizando um alicate. Isso fará com que o fecho se desmonte, liberando a pele sem causar dor.
- Opção dois: insira uma chave de venda entre as duas placas que compõem o fecho do zíper. Gire-a na direção da barra central do zíper para aumentar o espaço entre as placas e soltar a pele.
- Opção 3: use um alicate para aplicar pressão no zíper e cortar os dentes mais próximos da pele.
-
Trate a pele lesionada. Após a liberação do zíper, é provável que a pele fique sensível e dolorida, mas é importante limpá-la e tratá-la, principalmente se houver tratamento.
- Lave o local com água e sabão neutro, se necessário.
- Em caso de sangramento, use um paninho limpo para aplicar pressão suave no lugar até interromper o fluxo de sangue.
- Se o sangramento for excessivo, mantenha a pressão por pelo menos 15 minutos. Se isso não resolver o problema, procure um médico. [6] X Fonte de pesquisa
-
Aplique vaselina. Para manter a ferida protegida, aplique uma camada generosa de vaselina sobre a lesão e pressione uma gaze esterilizada sobre o local. O curativo vai grudar na pele.
-
Fique atento aos sinais de infecção. Qualquer ferida aberta pode causar uma infecção de não for bem cuidada. Fique de olho no local e tente identificar os sinais de infecção: [7] X Fonte de pesquisa
- Vermelhidão ao redor da ferida.
- Pus amarelado ou esverdeado na ferida.
- Marcas vermelhas se espalhando a partir da ferida.
- Inchaço, sensibilidade e dor.
- Febre.
- Caso qualquer um dos sinais acima ocorra, procure um médico .
-
Vá para o pronto-socorro. Se não conseguir liberar a pele do zíper em casa ou não se sentir qualificado para fazê-lo, procure ajuda médica.
-
Peça a aplicação de um sedativo ou analgésico, se necessário. Se o paciente está histérico, pergunte se os médicos podem sedá-lo ou dar medicamos para aliviar a dor até que a lesão possa ser tratada. [8] X Fonte de pesquisa
- Se o paciente estiver calmo o suficiente, não é preciso sedá-lo. A anestesia local pode ser mais do que suficiente.
-
Permita acesso ao local afetado. O médico pode precisar cortar a calça para tratar a lesão corretamente, deixando apenas o zíper ao redor da pele.
- O corte permite uma melhor visualização do ferimento e evitar maiores problemas causados pelo peso do tecido puxando a pele.
-
Peça por anestesia local. Um anestésico local (como a lidocaína) ou tópico (como a pomada EMLA) pode ser aplicado para entorpecer a dor e facilitar a liberação do zíper. [9] X Fonte de pesquisa
- O bloqueio peniano também pode ser aplicado, mas ele normalmente é reservado para situações que envolvem uma área muito grande de pele presa.
- Avalie se os benefícios da injeção anestésica são suficientes para valer a pena, dado que a própria injeção causa dor e é incômoda.
-
Peça para cobrirem o local com óleo mineral. A aplicação do óleo reduz a fricção e pode facilitar a liberação da pele. É importante deixar o material agir por cerca de 15 minutos.
-
Deixe o médico liberar a pele do zíper. Dependendo do modo com o qual o acidente ocorreu, a remoção da ele do zíper será diferente. [10] X Fonte de pesquisa
- Quando a pele fica presa entre os dentes, o médico pode cortar o zíper acima ou abaixo do local e puxar os dentes para liberar a pele.
- Se a pele ficar presa dentro do fecho do zíper, basta cortar a barra central que une as duas metades do fecho, desmontando-o e liberando a pele.
-
Converse com o médico de uma incisão elíptica ou uma circuncisão emergencial são necessárias. Se a pele não puder ser liberada de modo algum, uma cirurgia será realizada por um urologista profissional. O procedimento é realizado apenas sob anestesia geral. [11] X Fonte de pesquisa
Avisos
- O mais importante é nunca abrir o zíper, pois fazê-lo cortará a pele e causará ainda mais danos.
Referências
- ↑ http://indianpediatrics.net/mar2006/mar-252-254.htm
- ↑ http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/bju.12009/abstract
- ↑ http://www.babycenter.com/404_how-can-i-stay-calm-in-an-emergency-and-help-my-child-calm-d_12474.bc
- ↑ http://www.ncemi.org/cse/cse1113.htm
- ↑ http://patient.info/doctor/Zipped-Penis.htm
- ↑ http://www.whattoexpect.com/toddler/childhood-injuries/skin-wounds-in-children.aspx
- ↑ http://kidshealth.org/teen/safety/first_aid/cuts.html
- ↑ http://lifeinthefastlane.com/pediatric-perplexity-011/
- ↑ http://lifeinthefastlane.com/pediatric-perplexity-011/