Se a luz de alerta do freio se acender no painel, ou se o pedal do freio apresentar um comportamento estranho, seu carro pode estar apresentando vazamento do fluido de freio. A presença de uma poça de fluido debaixo do carro é um forte indício; o fluido de freio costuma ser vermelho, verde ou incolor, e é menos viscoso do que o óleo do motor: Sua consistência se assemelha mais à do óleo de cozinha. Veja o que você pode fazer para tentar solucionar este problema.
Passos
O primeiro passo é determinar a origem do vazamento e sua gravidade. Somente após identificar o local avariado, será possível proceder ao reparo.
-
Abra o capô e verifique o reservatório de fluido. Normalmente, o reservatório está localizado do lado do motorista, na parte de trás do compartimento do motor. Se o nível do fluido estiver baixo, é provável que exista um vazamento.
-
Inspecione o vazamento, verificando a presença de fluido debaixo do veículo. Ao encontrar, preste atenção à posição aproximada em que o vazamento se encontra.
-
Coloque algumas folhas de jornal para forrar o chão, na localização aproximada do vazamento.
-
Pise no pedal do freio para provocar o vazamento de fluido. Faça isso com o motor desligado ; caso contrário, o fluido poderá esguichar com muita pressão, dificultando o seu trabalho.
-
Deite-se no chão e tente identificar o local de onde o fluido está vazando. Se o vazamento encontra-se próximo a uma das rodas do veículo, pode ser necessário retirar essa roda para observar mais atentamente.
-
Verifique o cilindro-mestre. A localização do cilindro-mestre varia de acordo com o modelo do veículo e pode ser encontrada no manual deste. Caso você não o possua, poderá pesquisar na internet.
-
Verifique se a tampa do cilindro-mestre está bem fechada. Às vezes, o fluido poderá vazar pela tampa, caso esta não esteja corretamente selada.Publicidade
Poucos mecânicos fazem o reparo das pinças de freio, os cilindros de roda ou mesmo o cilindro-mestre por si próprios. Ao invés disso, a maioria costuma mandar essas peças para uma recuperadora. No entanto, quem gosta de aventuras poderá adquirir um kit de reparo em uma loja de autopeças.
-
Remova a pinça de freio antiga
- Compre um kit de reparo de pinças de freio em uma loja de autopeças, na concessionária autorizada da montadora do seu veículo ou pela internet.
- Remova o parafuso de sangria do freio com uma chave de boca sextavada. Se necessário, aplique um pouco de spray antiferrugem para evitar que o parafuso se quebre.
- Desconecte o flexível do freio (uma mangueira de borracha) e a linha de freio (um duto metálico) com uma chave de boca sextavada. Substitua essas peças se estiverem quebradiças ou apresentarem rachaduras.
- Remove as pastilhas de freio das pinças e desconecte as presilhas de fixação e molas, caso existam.
- Remova o anel de vedação (uma arruela de borracha que impede a entrada de poeira).
- Coloque um pedaço de madeira de espessura aproximadamente igual à de duas pastilhas de freio atrás do pistão da pinça de freio.
- Utilize ar comprimido, em baixa pressão, na via de entrada da pinça de freio, para extrair o pistão.
-
Substitua o pistão.
- Lubrifique o novo pistão, que veio incluso no kit de reparo, com fluido de freio.
- Insira o novo pistão na pinça de freio, aplicando uma força moderada.
-
Substitua a pinça de freio.
- Substitua o anel de vedação.
- Substitua as pastilhas, se necessário, e as molas e presilhas de fixação inclusas no kit de reparo.
- Reconecte a linha e o flexível de freio.
- Substitua o parafuso ou porca de sangria de fluido.
- Teste os freios novamente para certificar-se de que o vazamento foi solucionado.
-
Faça a sangria de ar do sistema de freios.Publicidade
Um cilindro de roda avariado pode ocasionar o vazamento de fluido de freio. A substituição desta peça por uma nova é muito mais fácil e não muito mais cara do que o seu conserto.
-
Remova a roda.
- Retire a calota.
- Eleve o veículo com um macaco até que a roda esteja levantada do chão.
- Retire os parafusos e por fim, a roda.
- Aplique spray antiferrugem na conexão da linha de freio para permitir desconectá-la mais facilmente.
-
Remova o tambor de freio .
- Retire o selo de borracha localizado atrás do suporte do tambor de freio.
- Afrouxe o mecanismo de regulagem para criar uma folga nas sapatas de freio. Se você girar o mecanismo no sentido errado, estará firmando-as ainda mais, e o tambor não irá girar. Utilize uma chave de fenda pequena para liberar o braço de regulagem, se necessário.
- Remova o tambor.
- Posicione uma bandeja ou algo semelhante embaixo das sapatas de freio. Se elas estiverem encharcadas de fluido, sua substituição se faz necessária.
- Aplique spray limpador de freios, para eliminar a poeira e eventualmente, fluido que esteja presente na região.
-
Desconecte a linha de freio.
- Tenha em mãos um aspirador de líquidos para prevenir o derramamento de fluido. Coloque um parafuso em uma das extremidades da linha de freio.
- Localize a conexão da linha de freio, em uma chapa metálica ligada ao cilindro de roda, e utilize uma chave de boca para desconectar o encaixe da linha.
- Remova o encaixe.
- Utilize o aspirador de líquidos, se necessário, para conter o vazamento de fluido.
-
Substitua o cilindro de roda.
- Localize os dois parafusos de fixação que prendem o cilindro de roda na chapa metálica.
- Solte os parafusos utilizando-se da chave adequada.
- Remova o cilindro de roda antigo.
- Rosqueie o encaixe da linha de freio no cilindro de roda novo, até onde conseguir, com a mão.
- Parafuse o novo cilindro de roda na chapa metálica de suporte.
-
Faça a sangria de ar do sistema.Publicidade
Os flexíveis de freio devem ser substituídos se estiverem quebradiços, grudentos ou apresentando descamação. Verifique as linhas de freio atentando-se a trechos enferrujados; caso os encontre, remova a ferrugem cautelosamente para checar se o metal está desgastado. Se as linhas de freio apresentarem pequenas protuberâncias em sua extensão, deverão ser substituídas.
-
Retire a roda próxima à linha de freio que apresenta vazamento.
-
Desconecte a linha de freio do cilindro-mestre.
-
Remova todos os suportes que mantém a linha de freio fixa.
-
Desconecte a linha de freio da pinça de freio com uma chave de boca.
-
Conecte a linha de freio nova na pinça de freio, sem apertar. A linha de freio nova deverá ter o mesmo comprimento da antiga.
-
Reinstale os suportes de fixação da nova linha de freio.
-
Conecte a linha de freio ao cilindro-mestre com o auxílio de uma chave de boca.
-
Reaperte todas as ligações.
-
Faça a sangria de ar do sistema.Publicidade
A maioria dos sistemas de freio da atualidade é dividida em dois circuitos, com duas rodas em cada um. No caso de falha ou vazamento em um dos circuitos, o outro continuará funcionando. O cilindro-mestre é responsável por pressurizar ambos os circuitos. A substituição do cilindro-mestre costuma ser mais conveniente do que sua reparação.
-
Abra o capô e localize o cilindro mestre.
-
Retire a tampa do reservatório de fluido de freio.
-
Extraia o fluido do cilindro-mestre com uma seringa. Descarte o fluido em um recipiente de plástico.
-
Desconecte todos os conectores elétricos do cilindro-mestre.
-
Desconecte as linhas de freio com uma chave de boca - no sentido anti-horário.
-
Retire os parafusos de fixação do cilindro-mestre.
-
Retire o cilindro-mestre.
-
Instale o novo cilindro-mestre, parafusando-o no lugar.
-
Conecte as linhas de freio ao novo cilindro-mestre.
-
Ligue os conectores elétricos ao novo cilindro-mestre.
-
Faça a sangria de ar do sistema.Publicidade
Após realizar qualquer serviço no sistema de freios, é necessário remover eventuais bolhas de ar presentes no sistema. Também é recomendável, na maioria dos casos, o esgotamento e substituição de todo o fluido. Você irá precisar de um ajudante.
-
Peça ao seu ajudante para sentar-se no banco do motorista.
-
Retire a tampa do reservatório de fluido de freio.
-
Remova todo o fluido que conseguir com o auxílio de uma seringa. Descarte o fluido em um recipiente plástico, como uma garrafa PET.
-
Complete o reservatório com fluido novo. Verifique a tampa do reservatório ou consulte o manual do veículo para descobrir qual o tipo de fluido apropriado.
-
Afrouxe todos os parafusos (ou em alguns casos, porcas) de sangria localizados nas pinças de freio e nos cilindros de roda.
-
Conecte uma mangueira de borracha - como as utilizadas por enfermeiros em exames de sangue, por exemplo - em cada um dos terminais de sangria, um para cada roda.
-
Tenha um recipiente plástico na outra ponta da mangueira de borracha.
-
Peça ao seu ajudante para pisar no pedal de freio até o fundo algumas vezes.
-
Fique junto a uma das rodas do veículo. Quando perceber que não há mais bolhas de ar junto com o fluido eliminado, aperte o parafuso ou porca de sangria novamente.
-
Solicite ao seu ajudante que solte o pedal de freio até que este retorne à sua altura normal.
-
Peça ao seu ajudante que pise no pedal de freio até o final mais algumas vezes. Desta vez, fique próximo a outra roda e aperte o parafuso de sangria quando notar que não há mais bolhas de ar sendo eliminadas. Repita esta etapa para as outras rodas.
-
Complete o reservatório com fluido de freio.
-
Teste os freios para assegurar que estejam funcionando corretamente.Publicidade
Dicas
- Se o pedal de freio apresentar um comportamento estranho após os procedimentos, talvez seja necessário realizar a sangria do fluido de freio novamente para garantir que o ar seja eliminado do sistema.
- Uma chave de boca comum pode ser utilizada para desconectar as linhas de freio. No entanto, algumas dessas chaves podem danificar a conexão metálica, sendo indicado aplicar spray antiferrugem na conexão durante o processo.
- Ao efetuar qualquer reparo ou substituição em um dos componentes de freio do seu carro, por exemplo, na roda dianteira esquerda, certifique-se de reparar ou substituir o mesmo componente do outro lado do eixo (em nosso exemplo, na roda dianteira direita). Tenha em mente que o sistema de freios deve, idealmente, ser reparado em conjunto, nunca individualmente.
Avisos
- Siga as instruções da montadora ao elevar o veículo com um macaco.
- Utilize sempre roupas adequadas, bem como luvas e óculos de proteção, ao manusear fluido de freio.
- Tenha cuidado para não espanar o parafuso ou porca de sangria.
- Descarte o fluido de freio de maneira legal e responsável.
Materiais Necessários
- Folhas de jornal para identificar o local do vazamento
- Manual do proprietário do veículo
- Chave de boca sextavada
- Um pequeno bloco de madeira
- Ar comprimido
- Kit de reparo de pinças de freio, se necessário
- Chave de fenda
- Bandeja ou pingadeira
- Novas sapatas de freio, se necessário
- Spray antiferrugem
- Limpador de freios
- Aspirador de líquidos
- Chave de boca
- Chave para soltar os parafusos de fixação do cilindro-mestre e dos cilindros de roda
- Cilindro de roda novo, se necessário
- Novos flexíveis e linhas de freio, se necessário
- Cilindro-mestre novo, se necessário
- Seringa
- Recipientes plásticos (ou garrafas PET)
- Mangueiras de borracha
- Um ajudante, se necessário.
Referências
- http://www.ifitjams.com/braking.htm
- http://www.jdpower.com/autos/articles/Warning-Signs-You-Need-New-Brakes/
- http://www.autos.com/auto-repair/how-to-spot-a-brake-fluid-leak
- http://www.popularmechanics.com/cars/how-to/maintenance/4305927
- http://www.2carpros.com/articles/how-to-replace-a-wheel-cylinder
- http://www.military.com/off-duty/partner/autos/brake-lines.html
- http://www.2carpros.com/articles/how-to-replace-a-brake-master-cylinder