PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Você pode até não se dar conta, mas já se deparou muitos problemas matemáticos envolvendo números mistos — aqueles compostos por um número inteiro e uma fração, como 5 ½. Ainda assim, não se preocupe: este artigo vai sanar todas as suas dúvidas!

Método 1
Método 1 de 2:

Somando números inteiros e frações separadamente

PDF download Baixe em PDF
  1. Siga o exemplo da imagem acima. Como números mistos incluem 1 e 2, some 1+2=3. [1]
  2. [2] O menor denominador comum é o menor número divisível por ambos os valores de uma operação. [3] Como os denominadores das frações da imagem acima são 2 e 4, esse menor denominador comum é 4 — já que esse é o menor valor divisível por 2 e 4.
  3. Antes de somar as frações, você precisa colocar 4 como denominador das duas. Para isso, iguale os valores delas de acordo com a nova base. Veja só:
    • Como você precisa multiplicar o denominador da fração ½ por 2 para chegar à base 4, multiplique também o numerador 1 por 2. Sendo assim, 1x2=2 — e a nova fração é 2/4 (que, na verdade, não passa de ½ dobrado). Pronto: os números mistos têm frações equivalentes na base.
    • Como a fração ¾ já tem base 4, você não precisa fazer nada com ela.
  4. Depois de chegar a um denominador comum, você pode somar as frações pelos numeradores. [4]
    • Nesse caso, 2/4+3/4=5/4.
  5. Frações impróprias são aquelas em que o numerador é igual ou maior que o denominador. Nesse caso, você precisa converter os valores em números mistos antes de fazer a soma. Como o problema do exemplo das imagens envolvia números mistos, as respostas também precisam envolver. Veja só: [5]
    • Primeiro, divida o numerador pelo denominador. Faça uma divisão longa com 4 por 5. 4 "cabe" em 5 uma (1) vez; sendo assim, o quociente e o resto são iguais a 1.
    • Transforme o quociente no novo número inteiro. Pegue o resto e coloque-o em cima do denominador original para terminar a conversão da fração imprópria em número misto. O quociente é 1, o resto é 1 e o denominador original era 4; assim, a resposta final é 1¼.
  6. Agora você só precisa juntar todos os valores: 1+2=3 e ½+¾=1¼, então 3+1 ¼=4¼.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Convertendo números mistos em frações impróprias e somando tudo

PDF download Baixe em PDF
  1. Para isso, multiplique o denominador e o valor inteiro do número misto e some o resultado ao numerador da fração do número misto. [6] A resposta vai ser o novo numerador, enquanto o denominador vai continuar inalterado. [7]
    • Para converter 1½ em número misto, multiplique o valor inteiro 1 pelo denominador 2 e some-o ao numerador. Em seguida, coloque a resposta em cima da base original:
      • 1x2=2 e 2+1=3. Coloque a resposta 3 sobre o denominador 3 para chegar a 3/2.
    • Para converter 2¾ em número misto, multiplique o valor inteiro 2 pelo denominador: 2x4=8.
      • Em seguida, some esse número ao numerador original e coloque-o sobre o denominador original. 8+3=11. Por fim, ponha 11 sobre 4 para chegar a 11/4.
  2. O MMC é o menor valor que é múltiplo de ambos os números de uma operação. [8] Pule este passo se os denominadores já são iguais.
    • Se um dos denominadores for múltiplo de outro, o denominador maior é o mínimo múltiplo comum. O MMC de 2 e 4 é 4, já que 4 é múltiplo de 2.
  3. Você pode encontrar frações equivalentes. Multiplique o denominador por um número que gere o MMC como produto. [9] Nesse caso, multiplique o numerador pelo mesmo valor com as duas frações.
    • Como você precisa multiplicar o denominador de 3/2 por 2 para chegar ao denominador 4, multiplique também o numerador por 2 para chegar à fração equivalente 3/2. Sendo assim, 3x2=6 — e a nova fração é 6/4.
    • Como 11/4 já tem o denominador 4, você não precisa fazer mais nada!
  4. Agora que os denominadores são iguais, some os numeradores para chegar à resposta sem mudar a base. [10]
    • Nesse caso, 6/4+11/4=17/4.
  5. Como o problema original estava na forma de um número misto, você pode reconvertê-lo a essa configuração. [11] Faça o seguinte: [12]
    • Primeiro, divida o numerador pelo denominador. Divida 17 por 4. 4 "cabe" em 14 quatro (4) vezes; sendo assim, o quociente é igual a 4 e o resto é igual a 1.
    • Transforme o quociente no novo número inteiro. Pegue o resto e coloque-o em cima do denominador original para terminar a conversão da fração imprópria em número misto. O quociente é 4, o resto é 1 e o denominador original era 4; assim, a resposta final é 4¼.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 36 961 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade