Baixe em PDF
Baixe em PDF
Essa pode ser uma lição valiosa para quando você estiver aprendendo a dirigir um carro de transmissão manual . Espera-se que, com essa lição, você evite que o carro ande para trás quando estiver numa subida muito íngreme. Pode ser aplicada a carros com transmissão automática também.
Passos
-
Lembre-se, puxe o freio de mão sempre que parar completamente. [1] X Fonte de pesquisa Remova seu pé do freio quando for pisar no acelerador para impedir que seu carro ande para trás. Continue até que ele comece a se mover.
-
Pressione o acelerador (e remova o outro pé da embreagem), como você faria normalmente. O carro logo se moverá para frente. [2] X Fonte de pesquisa
-
Perceba que o carro está prestes a avançar. Continue a acelerar lentamente, e, ao mesmo tempo, desative o freio de mão. [3] X Fonte de pesquisa Desativando o freio no momento certo, seu carro já terá a força necessária do acelerador para fazer a subida, sem precisar do freio de mão para impedir que ele se desloque para trás.Publicidade
-
Pressione a embreagem para baixo apenas o suficiente para permitir que o motor volte à velocidade normal em marcha lenta.
-
Mantenha seus dedos direitos sobre o pedal do freio. Vire o pé para dentro, de modo que seu calcanhar fique no acelerador. [4] X Fonte de pesquisa Dessa forma, você será capaz de pisar no acelerador com seu pé direito enquanto mantem o pedal do freio acionado com os dedos.
-
Observe como a luz muda e, em seguida, pressione o acelerador com seu calcanhar direito e lentamente solte a embreagem. [5] X Fonte de pesquisa Pouco tempo após o início desta manobra, remova os seus dedos do pedal de freio.
-
O motor irá embalar, e o veículo começará a se mover para frente. Conseguindo avançar um pouco, mova o seu pé direito para que ele fique em uma posição natural do acelerador. Pode ser necessário pressionar a embreagem momentaneamente neste ponto. Com um pouco de prática, você deve ser capaz de trabalhar com todos os três pedais com apenas dois pés. Reduza o embalo do motor ao mínimo e evite movimentos bruscos na embreagem.Publicidade
Aqui está um método sem pânico, que exige muita prática.
-
Pressione tanto a embreagem quanto o pedal do freio.
-
Não solte o freio. Faça uma meia embreagem (isto é, solte a embreagem devagar, até sentir que o carro quer andar). Observe o tacômetro; ele vai estar em algum lugar abaixo de 1000.
-
Mantenha a embreagem na mesma posição. Solte o pedal do freio (o carro não se moverá).
-
Pressione o pedal do acelerador. Solte a embreagem gradualmente e o carro subirá.Publicidade
Dicas
- Encontre uma rua vazia, se possível, para praticar. Pratique, especialmente, o momento de liberar o freio de mão enquanto acelerar. Depois de pegar o timing, fica muito fácil!
- O tacômetro (medição de RPM) pode ajudá-lo a detectar o ponto de afloramento da embreagem. Em uma encosta, pressione a embreagem e o freio completamente. O RPM será constantemente em torno de 600. Lentamente solte somente a embreagem e você vai notar uma ligeira queda em rpm. Ficará por volta de 550 rpm. Agora você pode soltar o pedal do freio e o veículo não vai andar para trás. Tenha cuidado para não deixar o rpm cair muito, ou o motor vai parar.
- Algumas pessoas descrevem este " timing " como de escuta para a embreagem "pegar". Pode ser que você não ouça nada além do som que o motor faz quando é acelerado. Talvez seja isso que elas querem dizer. De qualquer forma, se isso for útil, você pode usar esta opção para saber o tempo certo de soltar o freio de mão.
Publicidade
Avisos
- Certifique-se de que o seu freio de mão está em bom estado. Por exemplo, em estradas normais, você pode dirigir o seu carro com o freio de mão ativado? Se sim, é hora de fazer uma revisão. É importante, obviamente, ter certeza de que o freio de mão vai segurar o carro no lugar quando você tiver removido o pé do freio. Caso contrário, o seu carro pode deslizar um pouco sobre uma subida íngreme, mesmo com o freio de mão, enquanto você ainda estiver acelerando.
- Isso pode ser muito ruim para o seu freio e para a embreagem. Faça isso apenas se você realmente precisar!
Publicidade
Referências
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 116 630 vezes.
Publicidade