Baixe em PDF Baixe em PDF

Uma geladeira que não fecha direito pode vazar e gastar muita energia, mas o problema vai além da conta de luz; a vida útil da geladeira também podem ser drasticamente encurtada e não preservará os alimentos, o que causará ainda mais despesas. Nesses casos, a única solução é trocar a vedação (ou gaxeta) da porta. Por sorte, o processo não é tão difícil quanto parece.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Avaliando a vedação

Baixe em PDF
  1. Toda geladeira tem uma gaxeta, ou vedação, que consiste em uma tira de borracha que une a porta à geladeira.
    • A função dessa borracha é vedar a geladeira, para reter o frio que conserva os alimentos e impedir que o calor entre.
    • Essa peça é fundamental, pois é justamente isso que prolonga a data de validade de alimentos perecíveis; se ela estiver gasta, o ar frio sai, a temperatura dentro da geladeira aumenta e a comida estraga. Além do aumento no consumo de energia, perder a comida representa um gasto e inconveniente por si só.
  2. Descubra se é realmente necessário trocar a vedação; espaços e folgas entre a porta e a borracha significam que ela não está fechando adequadamente. [1]
    • Uma boa maneira de descobrir se a vedação está funcionando é notar se o ar frio está dispersando, se a geladeira está suando por dentro ou por fora e verificar manchas pretas de mofo na borracha. Todos esses sinais mostram que o ar frio está em contato com o ar quente e condensando. Caso identifique um ou mais deles, provavelmente é hora de trocar a gaxeta.
    • Outra opção é usar um pedaço de papel. Coloque-o entre a porta e a geladeira, feche-a e tente puxá-lo lentamente. Se estiver bem preso e for difícil tirá-lo, não precisa trocar a gaxeta, mas se sair com facilidade, ou se surgirem sinais de umidade, é melhor usar uma nova.
    • Você tem duas opções de conserto: reparar as partes danificadas da borracha ou substituí-la inteira. Dependendo do modelo de sua geladeira, uma gaxeta nova custa em torno de R$ 50,00 pela internet, um valor que será compensado através da redução do consumo de luz rapidamente; além disso, a manutenção dura 30 minutos, no máximo. [2]
  3. Feche a porta e observe se a folga é grande demais e se está em um lugar crítico.
    • Você precisará de alguns materiais específicos. O primeiro é fita veda-fresta, encontrada em lojas de materiais para construção e pela internet; o segundo é vaselina, que pode ser comprada pela internet e em farmácias. Use a vaselina para reparar as folgas pequenas. Para as maiores, use a fita.
    • A gaxeta tem uma parte mais rígida, chamada perfil, que fica encaixada em um trilho. Puxe aproximadamente meio metro do perfil por um dos cantos de cima e coloque pedaços de fita veda-fresta ao longo do perfil da gaxeta. Remonte-os e repita o processo nos outros cantos da porta, se for necessário.
    • Feche a porta da geladeira e veja se funcionou. Caso ainda haja folgas, o melhor é trocar toda a vedação.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Comprando e aplicando a nova vedação

Baixe em PDF
  1. Comece procurando a peça certa para o modelo de sua geladeira, de acordo com o modelo e quaisquer outras identificações dele.
    • Leia o manual de instruções. Procure-o na internet caso não o tenha.
    • Vá a uma assistência técnica autorizada ou entre em contato com o fabricante e informe qual é o seu modelo. Eles saberão dizer qual é o tipo de gaxeta que você deve comprar. Depois disso, meça as dimensões da porta.
    • Uma ideia mais prática seria pesquisar isso no site do fabricante. Observe se o revestimento da porta, que fica por baixo da vedação, está quebrado. Nesse caso, ele também deve ser substituído.
  2. Coloque-a em água quente por algum tempo antes de instalá-la. Não esqueça de desligar a geladeira da tomada antes de fazer os reparos. [3]
    • Além disso, para facilitar o trabalho, pode ser uma boa ideia nivelar a geladeira se ela estiver bamba; há quem remova a porta inteira para instalar a vedação, mas isso não é necessário. [4]
    • Para este Passo, você precisará de uma chave canhão. Elas podem ser compradas pela internet ou em lojas de materiais para construção; peça ajuda para o vendedor se não souber qual é. Ela deverá ser utilizada em sentido anti-horário. [5]
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Substituindo a vedação da porta

Baixe em PDF
  1. Pegue-a por dentro e puxe, para descobrir o parafuso. [6]
  2. Erga as beiradas da borracha para chegar aos parafusos que prendem o revestimento plástico e a gaxeta à porta.
  3. Faça isso com cuidado, pois o revestimento de plástico pode rachar e quebrar se for forçado, portanto não exagere. [7]
  4. Ponha-a sobre um dos cantos superiores, encaixando-a por baixo da peça de metal. Faça isso ao longo da porta inteira. Lembre-se de trabalhar de cima para baixo.
  5. Não aperte os parafusos completamente ainda, só o suficiente para segurar as peças juntas.
  6. Passe um pouco de talco nas dobras da borracha para que não grudem.
  7. Isso ajudará a prevenir que a borracha deforme quando entrar em contato com o metal.
  8. Deixe assim por uma hora.
  9. Observe se há partes empenadas e repita esse processo algumas vezes.
  10. Assim que parecer perfeito, aperte mais os parafusos. Você também pode aquecer a vedação com um secador de cabelo para reparar as folgas, pois o calor amolece a borracha e é mais fácil esticá-la.
    Publicidade

Dicas

  • Existem diferentes tipos de vedação. Leia os manuais de instruções da gaxeta e da geladeira, caso os tenha.
  • Molhar a gaxeta nova em água quente antes da instalação a deixará flexível e mais fácil de moldar.
  • Sempre que reparar um eletrodoméstico, trabalhe com segurança. Use equipamentos adequados para a manutenção e não esqueça de tirar o aparelho da tomada. Chame um técnico se não tiver certeza do que está fazendo.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Chave de fenda e chave canhão
  • Gaxeta
  • Talco e geleia de petróleo
  • Fita veda fresta

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 165 248 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade