Baixe em PDF Baixe em PDF

Os disjuntores servem para interromper a passagem de energia elétrica quando há sobrecarga no circuito. Às vezes eles param de funcionar e têm que ser trocados. O mais indicado para quem não tem o conhecimento necessário é contratar um eletricista profissional, pois não se brinca com eletricidade. No entanto, caso queira fazer o serviço sozinho, você tem que localizar o quadro de distribuição, observar bem o problema e trocar o dispositivo por um novo para restabelecer o fornecimento de energia.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Examinando o disjuntor defeituoso

Baixe em PDF
  1. Algumas casas têm mais de um e eles ficam em locais diferentes. Procure a caixa de disjuntores principal e a que contém o dispositivo problemático. [1] Você não tem nenhum conhecimento sobre o circuito elétrico da sua residência? Ligue para um eletricista.
  2. Antes de começar, é fundamental que você tenha a certeza de que é seguro mexer nos disjuntores. Se houver sinal de dano ou vazamento no painel, não tente resolver o problema sozinho.
    • Confira se não há ferrugem, descoloração, queimado ou umidade. Caso note alguma coisa diferente ou que pareça ser perigosa, chame um eletricista.
    • Tome cuidado com alguns quadros de distribuição. Certos modelos oferecem um nível muito baixo de segurança. [2] Pesquise sobre o problema e converse com um eletricista experiente para que ele dê uma dica ou sugestão. Decida o que fazer somente depois de entender melhor o assunto.
  3. A eletricidade é muito perigosa, então tome todos os cuidados para reduzir o risco de tomar um choque. [3] Quando você trabalhar com eletricidade, utilize apenas ferramentas com cabos de borracha, botas e luvas isolantes. [4]
    • Caso você não tenha uma bota isolante ou queira ficar mais seguro, coloque um tapete de borracha embaixo do painel. Se você notar que está úmido em volta dele, chame um eletricista.
  4. Troque apenas o que estiver quebrado ou com algum tipo de avaria. Quando o disjuntor apresenta defeito, ele corta a energia elétrica do circuito que controla. Verifique o dispositivo que estiver diferente dos outros. É provável que esteja entre a posição ligada e desligada. [5]
  5. Antes de trocá-lo, confira se ele realmente está com defeito e que não se trata apenas de uma sobrecarga. Desligue e tire da tomada todos os aparelhos e lâmpadas do circuito que o disjuntor controla, mova a chavinha para a posição de desligado e depois para ligado de novo. Ligue apenas um aparelho para saber se está passando corrente elétrica ou se o disjuntor realmente não funciona mais. [6]
    • Caso tenha sido apenas uma sobrecarga, não há necessidade de substituir o dispositivo, mas você precisa reduzir o consumo de energia elétrica naquela parte da casa. [7]
    • Por outro lado, se o disjuntor está interrompendo a passagem de energia mesmo com uma carga baixa ou normal, ele deve estar com defeito ou operando com uma capacidade reduzida. Faça uma verificação da corrente elétrica que está passando pelo disjuntor .
  6. Caso queira fazer uma verificação mais precisa, use um multímetro ou voltímetro. Desparafuse e remova o painel frontal do quadro de distribuição, coloque uma das pontas de prova do voltímetro no fio neutro e a outra no parafuso do disjuntor. O aparelho mostra o nível de tensão da corrente que está passando. [8]
    • Encoste apenas no que for necessário e sempre pegando pela parte plástica das pontas de prova do voltímetro. Como a energia elétrica precisar estar ligada para fazer o teste, tenha muito cuidado.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Removendo o disjuntor defeituoso

Baixe em PDF
  1. Antes de mexer no quadro de distribuição, verifique se não passa energia. Caso tenha outros painéis pela casa, desligue-os também. Se não tiver, apenas desative o disjuntor principal e todos os outros. [9]
    • Continue tomando as precauções necessárias mesmo depois de desligar a energia. [10] Desta maneira, só encoste no que for preciso.
    • Quando você desliga o disjuntor principal, todas as lâmpadas da casa se apagam. Assim, mantenha uma outra fonte de luz, como o celular ou uma lanterna, perto de você para não trabalhar no escuro.
  2. Quando o painel está montado, dá para ligar e desligar os disjuntores, mas você não tem acesso total a eles. Localize os parafusos e tire-os com cuidado. Segure as extremidades e puxe o painel. [11]
    • Sempre remova o painel puxando-o na sua direção e escorregando-o para baixo. Não o deixe encostar ou levantar nada que esteja dentro do quadro de distribuição.
    • Coloque os parafusos e o painel em algum lugar fácil de achar depois. Por mais que dê para colocar parafusos novos, é muito mais fácil deixá-los em um lugar seguro e reaproveitá-los.
  3. Antes de encostar em qualquer componente, veja se não há sinais de avaria ou vazamento. Caso observe qualquer coisa anormal, pare imediatamente e chame um eletricista.
    • Fique atento à ferrugem, umidade, insetos, fios frouxos, partes derretidas, descoloração, queimado, fiação mal feita, vários cabos ligados a um só parafuso, fios descascados, sujeira e cabos de várias cores ligados uns nos outros. Todas essas situações representam perigo.
  4. Quando estiver mexendo no quadro de distribuição, só toque naquilo que for estritamente necessário. Segure firme o disjuntor. Comece levantando o lado que fica perto da parte central para girá-lo para cima e para fora. Depois de liberá-lo, puxe-o da caixa de disjuntores. [12]
  5. O fio ligado ao disjuntor é preso por um parafuso. Pegue uma chave de fenda e deixe-o frouxo, mas sem o tirar completamente. Separe o fio do disjuntor quando o parafuso estiver solto o suficiente. [13]
    • Sempre fique atento aos cabos soltos, pois eles podem ser muito perigosos. Guarde o fio dentro do quadro para evitar problemas. Você precisa se lembrar de qual foi o fio que desconectou porque terá que o ligar mais tarde no disjuntor novo.
  6. Você tem que trocá-lo por outro que tenha as mesmas especificações. [14] Copie todos os números e valores marcados em cima do dispositivo.
  7. Um disjuntor quebrado não vale praticamente nada. [15] Descarte-o no lixo comum porque ele não é um componente perigoso quando está fora da rede elétrica.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Instalando um disjuntor novo

Baixe em PDF
  1. Ele precisa ter as mesmas especificações. [16] O depósito ou a loja de equipamentos elétricos deve ter exatamente o que você precisa. Caso não tenha, encomende-o ou vá a uma loja especializada.
    • Se você tinha um disjuntor diferencial residual (DR), que costuma ser usado em ambientes externos, quartos, garagens, cozinhas e banheiros, troque-o por outro do mesmo tipo.
  2. Faça o inverso do procedimento usado para tirar o disjuntor. Coloque a ponta sem o parafuso embaixo do painel frontal e gire-o até encaixar bem. [17]
  3. Segure com firmeza o disjuntor e ponha o cabo no parafuso. [18] Mantenha o cabo no lugar segurando-o com uma mão enquanto prende o parafuso com a outra.
    • Talvez seja uma boa ideia usar um alicate de bico para segurar o fio no lugar. [19]
    • Você deve apertar bem o parafuso, mas sem exagero. Veja se está firme e, quando estiver, pare para não estragar o cabo. [20]
    • Não deixe a capa do fio encostar no parafuso ou no disjuntor, porque pode derreter com o passar do tempo. [21]
  4. Levante-o na altura do quadro de distribuição e prenda-o onde estava. Use os parafusos que você removeu anteriormente e aperte bem para deixá-lo firme. [22]
    • Sempre use parafusos do mesmo tamanho e tipo quando recolocar o painel frontal. Se os parafusos forem muito compridos ou tiverem uma ponta, como os usados em objetos de madeira, eles podem ir além do que deveriam e danificar a fiação.
  5. Caso tenha um quadro de distribuição principal, acione-o primeiro e depois vá ligando os outros disjuntores. [23] Se tudo estiver certo, a energia voltará a circular por toda a casa.
    Publicidade

Dicas

  • Talvez você precise que alguém segure uma lanterna ou um celular enquanto você mexe no quadro de distribuição, principalmente se estiver à noite ou em um local muito escuro e fechado.
Publicidade

Avisos

  • Caso você não consiga armar o novo disjuntor ou o problema permaneça, desligue a energia e chame um eletricista profissional.
  • Você não encontrou o disjuntor principal? Não tente fazer a substituição e contrate um eletricista.
  • Se você estiver com medo de realizar algum passo ou não tiver certeza de como proceder, pare e ligue para um eletricista. É melhor gastar um pouco mais de dinheiro do que correr o risco de se machucar, pôr fogo na casa ou até mesmo morrer.
  • Não tente trocar o disjuntor principal sozinho. Deixe a tarefa para um profissional da área.
  • Não mexa no relógio (medidor) da energia elétrica, na fiação externa ou em qualquer coisa que seja de propriedade ou responsabilidade da concessionária de energia. Solicite a visita de um técnico.
  • Nunca encoste nos contatos próximos ao disjuntor principal. Eles continuam energizados mesmo quando você desliga a energia do restante do circuito elétrico.
  • Não faça o trabalho sozinho. Peça para alguém ficar perto para que possa prestar ajuda ou socorro.
  • Não substitua o disjuntor por outro com capacidade maior porque reduz a segurança do circuito e pode causar incêndios em caso de sobrecarga. [24]
Publicidade

Materiais Necessários

  • Voltímetro.
  • Multímetro.
  • Luvas de borracha.
  • Tapete de borracha.
  • Ferramentas com cabo de borracha.
  • Bota isolante.
  • Óculos de proteção.
  • Uma pessoa para ajudá-lo ou socorrê-lo.
  • Disjuntor novo.
  • Lanterna.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 90 336 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade