PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Às vezes ficamos nervosos e frustrados jogando vídeo game. A raiva pode surgir por conta do conteúdo do jogo, da dificuldade de ultrapassar uma fase difícil ou dos outros competidores. Os problemas de nervosismo demoram para serem superados, mas existem estratégias simples que podem ser utilizadas para que você se acalme no calor do momento.

Método 1
Método 1 de 3:

Acalmando-se no momento

PDF download Baixe em PDF
  1. Assim que começar a ficar nervoso, pause o jogo e deixe o controle de lado para não quebrá-lo em um acesso de fúria. Se julgar necessário, desligue o console e remova imagens e sons do jogo do ambiente.
  2. Muitas pessoas exibem alguns sinais antes mesmo de perceberem que estão nervosas; preste atenção em como se sente fisicamente para notar quando os surtos de raiva estão chegando. Fique atento aos seguintes sintomas:
    • Tensão muscular e no maxilar;
    • Dor de cabeça ou de estômago;
    • Aumento da frequência cardíaca;
    • Suor ou tremores repentinos;
    • Tontura.
  3. Quando estiver nervoso, distraia-se dos aspectos irritantes do jogo fazendo alguma outra coisa por um tempo. Separar um momento para descansar pode fazer com que volte ao jogo com a cabeça fresca e tenha sucesso. [1] Na próxima vez em que precisar de uma distração:
    • Ligue para um amigo ou encontre-o pessoalmente;
    • Faça um lanche;
    • Limpe seu quarto, a cozinha ou o banheiro.
  4. Uma mudança de cenário será ótima para acalmá-lo. [2] [3] Para manter a raiva recorrente sob controle, equilibre o tempo dedicado ao vídeo game e ao ar livre. [4]
  5. Os exercícios ajudam e muito a melhorar o humor [5] bastando cerca de cinco minutos para alegrá-lo. [6] O tipo de exercício não importa: eleve a frequência cardíaca e o organismo deve liberar endorfinas para que você se sinta melhor. [7]
  6. O nervosismo eleva a frequência cardíaca, causa tensão muscular e tremedeira. Combata tais efeitos respirando fundo e utilizando a meditação para controlar ainda melhor as emoções. [8] Se não quiser meditar, utilize algumas técnicas de respiração profunda. [9]
    • Conte até três ao inspirar. Prenda o ar nos pulmões por mais três segundos. Conte até três novamente enquanto solta o ar. Concentre-se apenas nos números.
    • Cada respiração deve preencher completamente os pulmões, expandindo o peito e a barriga. Esvazie os pulmões completamente e pause antes de inspirar novamente.
    • Continue respirando até sentir que reassumiu o controle de seu temperamento.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Controlando a causa do nervosismo

PDF download Baixe em PDF
  1. Muitas pessoas jogam para se divertirem; se os jogos estão causando mais raiva do que diversão, talvez este não seja mais o hobbie para você.
    • Se sente raiva crônica por conta dos jogos, experimente um novo hobbie por um tempo.
    • Se não está se divertindo, não vale a pena continuar a jogar determinados jogos.
  2. Jogar (ou assistir) jogos violentos pode aumentar a sensação de raiva e agressividade, principalmente para quem já tem problemas com isso. Se o nervosismo costuma surgir após jogar tais jogos, experimente outros.
  3. Não conseguir passar uma fase difícil ou solucionar um quebra-cabeça também pode deixá-lo nervoso. [10] Analise os motivos pelos quais costuma ficar nervoso e veja se o fracasso costuma ser um gatilho.
    • Para lidar com este tipo de raiva, jogue algum jogo que já domina por um tempo e aproveite o sucesso. Se possível, experimente diminuir a dificuldade do jogo para evitar a raiva.
  4. Se alguém o está incomodando em um jogo para mais de um jogador, bloqueie-o e denuncie-o. Não vale a pena cair nos joguinhos da pessoa. Conheça bem as diretrizes do jogo antes de denunciar alguém para saber se a pessoa está mesmo infringindo alguma regra.
  5. Às vezes, sentimentos raiva com objetos inanimados e pessoas por conta de problemas na vida. Ao notar que está nervoso com um vídeo game (principalmente se isso não for de seu feitio), determine quais outros aspectos da vida possam o estar incomodando.
    • Por exemplo, se acabou de perder um emprego ou entrou em enrascadas na escola, você pode sentir-se frustrado e fora de controle. Se além de tudo isso você não conseguir passar uma fase difícil, obviamente você ficará nervoso com o vídeo game, mesmo que ele não seja a causa primária do sentimento.
  6. Por mais que não queira ouvir isso, se um jogo específico estiver causando problemas com raiva — seja por conta da violência, da dificuldade ou de personagens irritantes — desista dele. Não há nada de errado em abrir mão de um jogo por conta de seu bem-estar emocional.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Identificando um problema mais sério

PDF download Baixe em PDF
  1. Tal vício ainda não é um diagnóstico formal, mas está começando a chamar mais atenção. [11] Caso os jogos ou suas reações a eles comecem a prejudicar sua vida, é importante controlar o vício para manter sua saúde emocional. Para saber se é viciado em jogos de vídeo game, identifique os seguintes "sintomas":
    • Ficar nervoso, violento ou depressivo quando não tem tempo para jogar vídeo games. [12]
    • Jogar escondido ou mentir para os outros sobre o tempo que passa jogando. [13]
    • Perceber que os vídeo games dominaram outros interesses e deveres. [14]
    • Considerar os jogos mais importantes do que passar um tempo com outras pessoas na vida real. [15]
  2. Se sente que a raiva assumiu controle de sua vida, procure ajuda de profissionais. Um terapeuta ou um curso de controle da raiva podem ser opções úteis para seu caso. É bem provável que a raiva não é apenas uma resposta aos vídeo games e passará (se já não passou) para outras áreas de sua vida.
  3. Procure aconselhamento profissional para controle da raiva caso seus sentimentos estejam causando ataques de violência. As seguintes situações podem exigir ajuda externa:
    • Pensar em machucar a si mesmo ou aos outros.
    • Utilizar violência física contra pessoas ou objetos.
    • Um problema crônico, que se repete.
    • A raiva dos jogos afeta outras áreas de sua vida.
    • Um histórico de comportamentos violentos no trabalho ou em relações interpessoais.
    • A sensação de insatisfação na vida.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 30 107 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade