Baixe em PDF Baixe em PDF

Fazer amizades nem sempre é fácil, e conseguir confiar nelas pode ser mais difícil ainda. Além disso, algumas pessoas têm dificuldade para encontrar amigos que realmente se importam com elas. Em um mundo ideal, nossos amigos teriam apenas amor e respeito para oferecer e jamais trairiam uma amizade, mas, infelizmente, nem todo mundo é assim. A dura verdade é que, às vezes, as pessoas acabam traindo a confiança umas das outras — até mesmo de seus melhores amigos. Embora não seja nada simples, aprender a perdoar e virar a página é uma tarefa muito importante e, felizmente, possível.

Método 1
Método 1 de 3:

Compreendendo a situação

Baixe em PDF
  1. Ninguém fica contente quando se sente traído por alguém, mas você precisará ter certeza de que seu amigo realmente foi desleal — talvez ele tenha agido sem intenção, portanto, assegure-se de que ele realmente é culpado.
    • Qual foi o seu papel no incidente? Será que você tomou alguma conclusão precipitada que levou a uma briga ou mal-entendido?
    • Conversando com outras pessoas que tenham conhecimento da situação para conseguir determinar o que realmente aconteceu.
    • Leve todas as informações em conta, inclusive sua opinião — caso realmente tenha feito algo errado, esse amigo assumiu a responsabilidade pela própria atitude?
    • Uma confissão, obviamente, não é a única prova de que alguém é culpado, mas deverá ser levada em consideração — sem ela, você precisará refletir sobre a possibilidade de um mal-entendido. Isso não quer dizer, no entanto, que todos as pessoas culpadas confessam seus erros, já que muitas insistem até o fim na própria inocência. Portanto, avalie todas as provas para decidir se houve ou não uma traição. [1]
    • Digamos que você tenha contado um segredo para a pessoa e, de repente, o assunto tenha virado a fofoca da vez na escola — provavelmente, isso vai levá-lo a desconfiar da lealdade do seu amigo. Pergunte se ele contou o segredo para alguém, mesmo que sem querer. Foi um acidente? Ele deixou a história escapar?
  2. Caso seu amigo esteja tão chateado quanto você, procure entender o ponto de vista dele, colocando-se no lugar do outro. Será que alguma coisa dita por você foi interpretada de forma incorreta por ele, ou vice-versa?
    • Também é importante manter em mente que você não sabe o que está acontecendo na vida do outro, portanto, observe a situação a partir do ponto de vista dele. Caso seu amigo esteja disposto a conversar, pergunte como ele vem se sentindo — nós não fazemos ideia do que acontece na vida alheia: esforce-se para compreender a perspectiva do seu amigo.
    • Na situação mencionada acima, você poderia perguntar como ele se sentiu guardando o segredo — foi muito difícil não contar para ninguém? Além disse, avalie se ele se sente mal pelo que fez.
  3. Toda história tem mais de um lado e muitos fatores influenciam os acontecimentos, portanto, esforce-se para avaliar as circunstâncias com objetividade. Nós conseguimos enxergar as coisas de uma maneira completamente diferente quando nos retiramos da situação e a observamos como se tivesse acontecido com outra pessoa, logo, isso poderá ajudá-lo a tomar outras conclusões sobre o incidente.
    • Isso não quer dizer que você vai descobrir que seu amigo não errou. Talvez a conclusão seja a mesma de antes: houve traição, independentemente do ponto de vista — nesse caso, pense no que deseja fazer daqui para frente.
    • Depois de analisar a situação objetivamente, é provável que você desenvolva alguma empatia por seu amigo, mas isso não significa que vá perdoar o comportamento dele, apenas que passará a enxergar as circunstâncias com outros olhos. Acredite se quiser, mas a compaixão por essa pessoa vai ajudá-lo a seguir em frente. [2]
    • Talvez você também comece a perceber como pode ter contribuído para essa ou outras situações semelhantes, fazendo vista grossa para o que estava acontecendo. A sensação de abrir os olhos para tudo o que estava sendo ignorado ou subestimado é muito poderosa. [3]
    • Evite compartilhar segredos com seu amigo no futuro se ele é tagarela e gosta de fofocar.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Virando a página

Baixe em PDF
  1. Medite, dance, vá as compras, ou pratique qualquer outra atividade prazerosa para tirar a mente dessa situação — faça o que for preciso para se sentir melhor. Pode soar contraproducente, mas você estará mais propenso a encontrar uma boa solução enquanto faz alguma coisa agradável, já que muitas respostas criativas surgem nos momentos de diversão, mesmo que eles não tenham relação com o problema em si.
    • Seguindo o exemplo anterior, retire-se da situação e afaste-se das pessoas que sabem seu segredo — procure isolar-se e fazer algo relaxante.
  2. Evite colocar a culpa em si mesmo, deduzindo que você é responsável pela situação e que sempre estraga tudo. Fuja de pensamentos generalizados como "Isso sempre acontece comigo" — o excesso de generalizações pode levar à depressão.
    • Erros e acidentes acontecem na vida de todo mundo: ninguém é imune a acontecimentos negativos. Culpar-se pela situação só vai impedi-lo de seguir em frente e de colocar um ponto final nessa história. [4]
    • Não se torture por ter confiado em um "dedo-duro" — em vez de ficar pensando coisas como "Sou muito idiota. Por que fui fazer isso?", prefira pensar: "Bom, eu errei, mas todo mundo erra. De agora em diante saberei que não posso compartilhar nenhum segredo com essa pessoa".
  3. Caso acredite que tenha sido traído por seu amigo, mas ele não tenha pedido desculpas, reformule a sua visão sobre as circunstâncias e pare de colocar a culpa em si mesmo. Lidar com os próprios sentimentos de forma saudável será fundamental para que você possa seguir em frente, e essa reformulação positiva também vai ajudá-lo a caminhar na direção do perdão. [5]
    • Por exemplo, em vez de pensar que a culpa é toda sua, pense em como você descobriu que seu amigo fala demais e não consegue guardar segredos. Você não fazia ideia de que essa pessoa era assim quando decidiu compartilhar um segredo com ela, logo, tomou a melhor decisão que poderia tomar com o conhecimento que tinha no momento.
  4. Muita gente se livra dos sentimentos de frustração desabafando com alguém, portanto, escolha uma pessoa de confiança que esteja disposta a ouvi-lo falar sobre a traição. O desabafo vai ajudá-lo a colocar as emoções negativas para fora, mas prefira conversar com alguém imparcial, que não esteja envolvido na situação, para evitar novos conflitos entre amigos. [6]
    • Evite depositar muitas emoções ou negatividade na situação — você não vai conseguir expressar-se de maneira adequada se estiver afundado em sentimentos de culpa ou negação.
    • Escolha uma pessoa que não vá incentivá-lo a se identificar como uma vítima — não converse com alguém que vá ficar triste e desesperançado depois de ouvir a história, particularmente se você já estiver sentindo-se assim por conta própria. Converse com um ente querido que possa permanecer positivo e oferecer boas sugestões sobre o que fazer daqui para frente. [7]
    • Caso você não goste de desabafar com outras pessoas, encontre outras formas de colocar a frustração para fora — uma corrida ou caminhada é uma ótima forma liberar algumas das emoções negativas, não importa se você é mais ativo ou sedentário. Pratique algum esporte individual ou coletivo, ou participe de aulas de boxe, kickboxing , ou yoga — todas essas são boas opções para eliminar um pouco do estresse do organismo. [8]
    • Converse com outro amigo sobre seus sentimentos ou, caso não tenha nenhum amigo ou familiar com quem desabafar, coloque as emoções em um diário.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Seguindo em frente

Baixe em PDF
  1. Mesmo que seu amigo nunca peça desculpas, você ainda precisará estar a disposto a perdoá-lo se quiser seguir em frente — encare o perdão como um presente para si mesmo, e não para o outro.
    • Perdoando, conseguimos deixar o que passou para trás e seguir em frente com nossas vidas — do contrário, ficamos presos para sempre naquela situação. Você vai passar muito tempo guardando rancor se não perdoar seu amigo, e talvez até permaneça meses ou anos se sentindo tão chateado quanto está agora, como se a situação tivesse acabado de acontecer.
    • O ideal é que a pessoa que traiu sua confiança peça desculpas, e que esse pedido seja levado em consideração na hora de decidir se você quer ou não perdoar. Porém, muitas situações terminam sem nenhuma expressão de arrependimento ou com um pedido falso de perdão, que não poderá influenciar sua decisão — talvez você precise fazer um esforço para conseguir perdoar a outra pessoa, independentemente da atitude dela. [9]
    • Não fique remoendo o assunto — depois de perdoar, vire a página e inicie um novo capítulo em sua vida. Uma boa maneira de evitar os pensamentos obsessivos é colocando um elástico em volta do pulso — estale-o contra a pele sempre que se pegar pensando nisso. [10]
    • Perdoe-se por ter confiado nesse amigo — você não sabia que ele não seria capaz de guardar um segredo.
  2. Muitos amigos que traem uma vez estão propensos a trair de novo, mas isso depende de cada indivíduo e situação — portanto, considere o contexto e determine se quer manter a pessoa na sua vida, seja como um amigo, seja apenas como um conhecido.
    • Você poderá encarar a pessoa como um conhecido se decidir manter contato com ela, mas não quiser um relacionamento tão próximo; ou poderá cortar relações de vez se sentir que essa é a melhor opção.
    • Corte todos os vínculos se decidir que não quer mais essa amizade, mas não aja de forma maldosa — a pessoa estará ciente da sua mágoa se vocês já tiverem conversado sobre a situação, portanto, colocar um ponto final na amizade deverá ser mais fácil.
    • A melhor atitude a tomar quando um bom amigo nos abandona por outros amigos é não descer ao nível dele — concentre-se no que vale a pena! Uma pessoa que não liga para sua amizade não é importante, portanto, coloque-se em primeiro lugar. Caso vocês dois estudem na mesma escola, uma boa maneira de se vingar é tirando notas mais altas do que ela, portanto, comece a se esforçar mais nos estudos. Um amigo que abandona o outro não é um amigo de verdade e, um dia, ele se arrependerá por ter agido assim.
    • Caso decida preservar a amizade, deixe bem claro como se sente para que a pessoa entenda que agiu errado, mas diga que a perdoa e que ainda quer ser amigo dela.
    • Pense duas vezes antes de retomar a amizade se a pessoa não pediu desculpas nem demonstrou nenhum tipo de arrependimento, já que a situação poderá repetir-se no futuro.
    • Outra opção é manter a amizade, mas evitar compartilhar grandes segredos com a pessoa — caso sinta a necessidade de falar sobre sua vida com todos os seus amigos, talvez você precise repensar a relação com esse fofoqueiro.
  3. Agora, você já conhece os sinais e sintomas de uma traição, e poderá identificá-los com mais facilidade daqui para frente — isso vai ajudá-lo a não cometer o mesmo erro no futuro e, talvez, você não seja traído novamente. Obviamente, nós nunca teremos controle sobre as atitudes alheias e não poderemos impedir uma traição, mas essa experiência vai ensiná-lo a lidar melhor com a situação, além de ajudá-lo a não ser pego de surpresa. [11]
    • Agora você sabe que alguns indivíduos não conseguem guardar segredos, mesmo que sejam seus melhores amigos. Na próxima vez, você levará em conta se a pessoa sabe ou não guardar segredos, e pensará duas vezes antes de contar algo muito importante para alguém.
    Publicidade

Dicas

  • Quando o assunto é confiar em alguém, ouça seus instintos e aprenda com as experiências passadas — você nunca conseguirá confiar em certas pessoas.
  • Não abra sua vida para todo mundo — dessa forma, você estará menos propenso a ser traído.
  • Diga como se sente, mesmo quando estiver chateado, mas tome cuidado para não dizer coisas sem pensar.
  • Antes de uma nova conversa, dê a si mesmo e ao seu amigo algumas semanas, ou até mesmo um mês, para que ambos possam esfriar a cabeça — do contrário, vocês vão acabar brigando mais uma vez.
  • Não ignore o outro! Não finja que não está ouvindo se ele fizer uma pergunta — responda educadamente em vez de ignorá-lo e fazer com que ele se sinta ainda pior pelo que fez.
Publicidade

Avisos

  • A maioria das pessoas traídas prefere deixar o traidor para trás, portanto, não se sinta mal por querer fazer isso: a escolha é sua.
  • Fique atento a pessoas que facilmente revelem muitos detalhes sobre si mesmas ou sobre a vida alheia — provavelmente, elas não têm vocação para guardar segredos.
  • Os seres humanos são animais sociais e não podem viver sem amigos, portanto, tome cuidado para não perder todas as suas amizades por causa de uma briga boba.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 46 968 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade