Superar o fim de um relacionamento que durou muito tempo pode parecer impossível, mas sempre há esperança! É normal ficar bastante magoado no início, já que a sensação de estar apaixonado aumenta a secreção de dopamina, o hormônio da felicidade. No entanto, quando alguém fica solteiro, o cérebro volta ao "normal" e interrompe a produção da substância. Por sorte, dá para lidar com as emoções negativas do período e ficar ainda mais feliz que antes!
Passos
-
Mexa o corpo para queimar o excesso de energia. Quando sentimos emoções muito fortes, como tristeza, raiva e ansiedade, a reação natural do corpo é liberar energia negativa — que, quando acumula, faz muito mal. Por isso, mexa o corpo, começando nos ombros e terminando nos pés, e imagine tudo o que é ruim saindo de dentro de você.
- Se não gosta de agitar o corpo demais, faça exercícios mais lentos e pesados para liberar essa energia.
-
Desabafe com alguém de confiança. Conversar com alguém de quem gostamos já faz muito bem ao coração. Desabafe sobre o que você está sentindo e o que acha que vai acontecer daqui para frente.
- Peça para a pessoa ouvir o que você tem a dizer sem tentar dar conselhos. Diga "Não está sendo fácil desde que eu terminei. Posso desabafar com você?"
Variação : desabafe em uma carta, mas não a envie a ninguém. Você pode até destruir o documento quando terminar. O importante é extravasar tudo.
-
Reflita por que a pessoa não era certa para você. Não idealize a pessoa depois do término. Concentre-se nas características dela que não combinavam com você, bem como nas coisas ruins que ela fazia. Assim, fica mais fácil entender que o fim foi o melhor a acontecer. [1] X Fonte de pesquisa
- Pense nas qualidades que você busca em uma pessoa e use essa lista para achar alguém melhor no futuro.
-
Não ache que nunca vai amar outra pessoa. O fim do relacionamento vai ser ainda mais difícil se achar que perdeu "o amor da sua vida". É complicado se imaginar com outra pessoa, mas isso vai acontecer . Pare de pensar que perdeu a sua alma gêmea e anime-se com as possibilidades para o futuro.
- Ninguém nasce com um único par compatível no mundo. Todos têm potencial de achar alguém para amar. Terminar não precisa ser tão traumático.
-
Escreva um diário para falar de tudo o que é bom na sua vida. Concentre-se nas coisas boas da sua vida para não dar tanta bola para as coisas ruins que surgem de vez em quando. Por isso, passe a listar de três a cinco itens positivos no seu dia a dia — grandes ou pequenos! Releia tudo quando estiver triste.
- Por exemplo: escreva "Meus amigos, meu gato de estimação e o clima agradável de hoje".
Publicidade
-
Tente ocupar a cabeça nas duas ou três semanas seguintes ao término. Passar pelo fim de um relacionamento é ainda mais doloroso quando percebemos que o amor e a atenção que recebíamos de alguém acabaram. Os sintomas são parecidos com os de abstinência. Por isso, busque atividades que façam bem à sua vida, seja com amigos ou com a família. Veja alguns exemplos:
- Medite ou reflita sobre seus objetivos por 15 minutos a uma hora toda manhã.
- Faça exercícios vigorosos, como dançar ou praticar kickboxing.
- Cuide das suas necessidades básicas, como comer, tomar banho e limpar a casa.
- Compre um pacote em um spa, tome o seu chá favorito etc.
- Vá trabalhar ou estudar.
- Dedique-se a um hobby ou objetivo pessoal.
-
Crie uma rotina para cumprir sozinho. Você provavelmente tinha uma rotina específica com a sua ex-namorada (ou ex-namorado, ex-esposa etc.). Sendo assim, é hora de pensar em novas coisas para fazer no dia a dia — de preferência, com um olho no seu futuro pessoal. Não se esqueça das suas responsabilidades, como pagar contas, lavar roupas, cuidar da sua alimentação e assim por diante.
- É difícil ter forças para cuidar de si mesmo depois do fim de um relacionamento. E é justamente por isso que você precisa buscar hábitos mais saudáveis!
Crie uma rotina assim :
6h: acordar, tomar banho e se arrumar.
7h: meditar.
7h30: tomar um bom café da manhã.
8h a 17h: trabalhar ou estudar.
17h30 a 18h30: praticar exercícios físicos.
19h: jantar com amigos ou parentes.
21h: relaxar.
22h: ir dormir.
-
Busque distrações para não ficar pensando na pessoa nos primeiros dias. Como o relacionamento era uma das principais razões da sua felicidade, é normal apresentar sintomas de abstinência depois do término. Ainda assim, você só vai prolongar o sofrimento se ficar remoendo o passado. Busque atividades no presente, que melhorem o seu estado de espírito!
- Por exemplo: chame os seus amigos para uma noite de diversão na sua casa; vá caminhar no parque; faça um curso de pintura com algum parente; leia um livro interessante etc.
- Só não use essas distrações para evitar o que você está sentindo. Cedo ou tarde, tudo vai acabar vindo à tona.
-
Faça atividades que estimulem a secreção de dopamina. Você vai ficar mais contente se conseguir repor a dopamina que produzia quando estava namorando ou casado. Faça pelo menos uma atividade legal por dia. Pense em alternativas saudáveis e que contribuam com a sua vida. Por exemplo:
- Faça pelo menos 30 minutos de exercícios por dia.
- Faça um curso de gastronomia ou arte.
- Pratique esportes de contato.
- Adote um animal de estimação.
- Participe de clubes e outros grupos do seu interesse.
- Faça trabalho voluntário por uma causa do seu interesse.
-
Fique mais perto de amigos e parentes para criar um sistema de apoio. Você tem que se sentir parte de uma comunidade quando estiver se recuperando do fim do relacionamento. Conte com amigos e parentes nessa época e tente conviver com eles ao máximo. Nunca se esqueça do quanto é amado. [2] X Fonte de pesquisa
- Não fique recluso depois de terminar um relacionamento. Se não estiver com vontade de sair de casa, convide um amigo ou parente para fazer alguma coisa divertida e simples, como ver um filme na Netflix.
Publicidade
-
Jogue fora todas as lembranças físicas da pessoa. Vai ser mais difícil superar o fim do relacionamento se você sempre se deparar com objetos e outras coisas que lembrem dela. Descarte tudo o que for necessário, como fotos, presentes e afins, para não ficar remoendo o passado. [3] X Fonte de pesquisa
- Você pode guardar esses itens em uma caixa e entregar a um amigo se não quiser jogar tudo fora. Quando o pior passar, peça a caixa de volta ou deixe a pessoa fazer o descarte.
-
Faça um "detox digital" para não pensar na pessoa. Os seus perfis em mídias sociais provavelmente estão cheios de lembranças do relacionamento — o que só piora as coisas. Não fique vendo fotos da pessoa, pois isso vai deixar toda a situação ainda mais desagradável. Siga essas dicas: [4] X Fonte de pesquisa
- Pare de seguir a pessoa em todas as mídias sociais.
- Apague todas as mensagens da pessoa.
- Salve as fotos do relacionamento em uma pasta bem escondida do computador e, quando for a hora, apague tudo.
- Bloqueie o celular da pessoa.
- Evite as mídias sociais nos primeiros dias após o término.
Dica : evite ao máximo as mídias sociais na primeira semana após o fim do relacionamento. Você vai ficar deprimido se vir os posts de outras pessoas, que estão namorando e felizes. Reserve um tempinho para se cuidar, e não se comparar a mais ninguém.
-
Ponha o foco na sua vida, não no que a pessoa está fazendo. Você pode até querer saber com quem a pessoa está saindo e o que está fazendo, mas não vale a pena! Preocupe-se só com a sua vida, ainda mais nesse período conturbado.
- Desvie a atenção para um hobby ou interesse seu sempre que você se flagrar pensando na pessoa.
-
Não aceite ter relações íntimas com a pessoa depois do término. É normal ficar tentado a transar com a pessoa sem compromissos, mas isso só piora a situação. O cérebro humano é condicionado a formar conexões emocionais durante o sexo — e elas ficam ainda mais fortes quando envolvem alguém importante na nossa vida. Não fique a sós com a sua ex.
- Se tiver que encontrar a pessoa, peça para alguém acompanhar você.
Publicidade
-
Concentre-se nos relacionamentos que ainda tem e em fazer novas amizades . Você vai ficar muito mais feliz, saudável e independente se cultivar bons relacionamentos com amigos e parentes — e, quando menos esperar, já nem vai lembrar da pessoa! Passe um tempo com quem é importante na sua vida e socialize sempre que puder: em eventos, festas, reuniões de família etc. [5] X Fonte de pesquisa
- Esteja sempre em contato com quem é importante na sua vida.
- Saia com os seus amigos para comer, dançar e se divertir.
-
Vá atrás dos interesses que abandonou enquanto estava com a pessoa. É bem provável que você tenha deixado parte dos seus interesses de lado enquanto estava no relacionamento. Agora que ele acabou, é hora de retomar tudo! Pense nos seus hobbies antigos e comece a inclui-los de novo na sua rotina.
- Por exemplo: talvez você tenha deixado de ir à academia por falta de tempo. Refaça a sua matrícula e ponha a mão na massa!
- Outro exemplo: talvez você tenha parado de pintar ou tirar fotos artísticas porque não conseguia ficar tanto com a pessoa. Pegue a câmera e o pincel e mãos à obra!
-
Busque novas paixões para preencher o seu tempo. Pense em metas que você sempre quis alcançar, mas às quais nunca conseguiu se dedicar. Depois, faça uma lista dos passos necessários para chegar lá e reserve um tempinho todos os dias para progredir. Isso vai distrair a sua cabeça e contribuir com a sua independência.
- Por exemplo: talvez você queira voltar a estudar ou abrir um estúdio de fotografia.
- Conforme começa a trabalhar nesse projeto, lembre-se de que você está construindo um futuro independente para si mesmo.
-
Experimente coisas novas, que a pessoa nunca fazia com você. Pense nas vezes em que a pessoa recusou os seus convites para fazer algo diferente, como visitar um museu local. Depois, crie uma lista com todos esses itens e tente fazer um a um — sozinho ou com um amigo. Lembre-se do quanto o relacionamento atrapalhava a sua vida.
- Por exemplo: chame um amigo para visitar um restaurante que abriu na cidade, leve o grupo para um curso de pintura, convide todo mundo para jogar vôlei na quadra, faça um piquenique no parque etc.
-
Pense em que futuro você quer. Imagine onde você quer estar em cinco e dez anos. Pense em onde vai viver e no que vai fazer. Depois, escreva todos os seus sonhos para esse período no diário e comece a trabalhar em prol desse objetivo.
- Por exemplo: comprar uma casa, avançar na carreira, viajar a outro país e assim por diante.
- Você também pode querer ser mais criativo no dia a dia ou mudar de área profissional.
Publicidade
Dicas
- Não mergulhe de cabeça em outro relacionamento logo depois. Você só vai transferir a sua bagagem emocional a outra pessoa e pode acabar percebendo que mal a conhece de verdade — ou pior: que não tem interesse nela.
- Tente construir novas lembranças com os seus amigos para substituir as ruins do relacionamento.
Avisos
- Não dê ouvidos a boatos e às coisas que possam acontecer com você e a pessoa. Não vale a pena.
- Não perca tempo e energia tentando voltar com a pessoa. A melhor vingança é buscar a própria felicidade!
- Não use outra pessoa para fazer ciúme na sua ex. Não dá certo e todo mundo sai magoado da história.
Referências
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/the-mindful-self-express/201603/is-your-brain-breakup
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/the-squeaky-wheel/201501/7-mistakes-you-need-avoid-after-breakup
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/the-squeaky-wheel/201501/7-mistakes-you-need-avoid-after-breakup
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/having-sex-wanting-intimacy/201612/4-reasons-stay-out-contact-your-ex
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/the-squeaky-wheel/201501/7-mistakes-you-need-avoid-after-breakup