Baixe em PDF Baixe em PDF

Você é tão fã de animes que sua vida gira em torno deles; você gasta toda sua mesada em DVDs, mangás, bonequinhos e convenções, talvez até suas notas estejam piores e seus amigos tenham sumido, tudo porque sua mania de assistir animes consome todo seu tempo. Você sabe que isso é um problema a ser superado, mas não sabe nem por onde começar. Este artigo traz algumas dicas e conselhos sobre como vencer esse vício!

Parte 1
Parte 1 de 3:

Descobrindo se há vício

Baixe em PDF
  1. Tente lembrar se ficou aborrecido e em qual intensidade na última vez que ficou sem assistir animes, caso ainda não saiba se é viciado ou não. Um dos sinais de dependência é a irritabilidade quando não se consegue saciar a vontade. Você provavelmente é viciado se fica muito aborrecido quando fica de castigo e tem de perder um capítulo, se um episódio atrasa ou se ficar irritado com a simples ideia de ficar sem assisti-los.
  2. Sua vida inteira gira em torno disso? Se é realmente impossível descobrir, talvez tenha que tentar afastar-se e observar de fora. Pergunte-se as questões a seguir para descobrir seu nível de dependência emocional:
    • Você se sente mais atraído/íntimo de personagens de anime do que de pessoas de verdade? Não há nada de errado em ter um personagem favorito, o problema é quando o apego é tanto que você recusaria um relacionamento com qualquer pessoa de verdade, chegando a ser doentio. Um personagem não pode lhe dar o mesmo amor e atenção que uma pessoa real daria.
    • Você já entrou em alguma briga séria por causa de animes? É perfeitamente normal ter desentendimentos entre ideias, ou discutir teorias, contanto que seja de um modo maduro. No entanto, se você é tão protecionista e obcecado com o desenho a ponto de ser grosseiro e violento com quem não gosta, é sinal de que tem um sério problema de vício. Esse tipo de comportamento pode fazer com que seus amigos se afastem de você.
  3. Você age e fala como seu personagem de anime favorito, ou usa muitas palavras japonesas para soar mais como ele? Assim como qualquer desenho animado, os animes são exagerados; o que pode parecer normal em um anime não será admitido na vida real. Talvez você não se importe em ser tratado como um personagem de anime, mas as outras pessoas podem ficar ofendidas se você tratá-las como seu personagem o faria; elas podem ficar irritadas ou achar ridículo o seu comportamento e podem tratá-lo com menos respeito por causa disso.
  4. Você gasta tanto dinheiro com isso que não consegue mais bancar outras necessidades, como comida, roupas, material escolar ou aluguel? Faça um gráfico em uma folha de papel e crie seções como "Anime", "Comida", "Roupas", "Material Escolar". Cada vez que comprar algo de uma dessas categorias, anote quanto gastou. Escreva quanto dinheiro tem para gastar, depois observe quanto gasta em cada categoria.
    • Se a maioria de suas compras estiver na coluna "Anime", você pode ter um vício.
    • Caso você perceba que deixa de comprar coisas importantes como comida e roupas para bancar artigos relacionados a anime, você provavelmente está viciado. [1]
  5. Algumas pessoas podem dizer que você é viciado, mas será que isso é verdade? Saber quanto tempo é gasto nisso e quanto é gasto em outras atividades pode ajudar a descobrir se você é realmente viciado ou não.
    • Você tem evitado seus amigos para assistir anime? Ser introvertido não é um problema, mas ignorar os amigos para fazer isso pode acabar prejudicando relacionamentos importantes; se perceber que esse é o seu caso, é sinal de que talvez você seja mesmo viciado. [2]
    • Você usa cada minuto livre do seu tempo para assistir animes, abrindo mão de sono, saúde e higiene? Perceba se você gasta tanto tempo com isso que não toma mais banho regularmente e não se alimenta mais de forma saudável (é muito mais fácil abrir um saco de salgadinhos do que picar uma maçã), talvez você esteja se sentindo mole e cansado, ficando doente com mais frequência. Observe essas questões.
    • Os animes estão afetando seu desempenho escolar? Quando chega da escola, começa a fazer o dever de casa, ou vai assistir seu anime favorito? Ir bem na escola é importante também, pois é uma obrigação dar o seu melhor.
    • Você abandonou outros hobbies pelo anime? Costumava jogar futebol ou tocar piano, mas interrompeu as aulas para assistir anime? Caso a resposta seja sim, você pode estar viciado. [3]
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Criando distância do anime

Baixe em PDF
  1. [4] Não é necessário simplesmente parar de assisti-los, mas em vez de assistir todos os dias ou várias horas por dia, assista uma vez por semana ou uma vez a cada dois dias. Faça o seguinte:
    • Quando perceber que está assistindo a vários episódios por semana, ou até mesmo por noite, tente limitar a um episódio por noite, ou alguns episódios por semana.
  2. Quando sentir vontade de ver todo e cada anime que há disponível, resista: alguns têm tantas temporadas que o tempo necessário para assistir tudo é demais para se comprometer. Escolha apenas um ou dois, que realmente o interessem. Não precisa assistir tudo que existe para ser um fã.
  3. Você também pode tentar descansar dos animes e mangás por um tempo. Tente ficar uma semana sem e veja como se sente. Você pode surpreender-se com os hobbies e interesses que descobrirá para preencher esse vazio.
  4. Faça as tarefas e obrigações chatas antes de assistir. Isso alivia a compulsão e ainda deixará o anime mais legal. Eis algumas sugestões:
    • Não assista a nenhum anime enquanto não tiver terminado a lição de casa – nem depois do horário de dormir. Isso ajudará a acabar o trabalho mais rápido e sem enrolações. Caso aconteça de você não assistir sua dose diária, não entre em pânico – você poderá assisti-lo amanhã.
    • Guarde alguns episódios para o fim de semana. Sua ansiedade e sua vontade acumularão ao longo dos dias e você conseguirá cumprir uma porção de coisas se fizer isso.
    • Faça todas as suas tarefas primeiro. Diga para si mesmo que não assistirá ao novo episódio da sua série favorita até que tenha acabado de fazer todas as suas obrigações (seja limpar o quarto, dobrar a roupa lavada, lavar os pratos, etc.). Você fará seu trabalho mais rápido e, no final, ainda terá todo um episódio novo incrível do seu anime predileto para assistir! Pode fazer as pipocas!
  5. Você compra bonequinhos, jogos de cartas, figurinhas, pins, bottons, camisetas, canecas, bolsas, etc. só para acumular itens à coleção? Ou você compra essas coisas por que realmente gosta ou precisa delas? Se for para acumular, pergunte-se:
    • Eu realmente preciso disso? Uma nova mochila com seu novo personagem preferido pode ser legal se estiver comprando materiais escolares, mas não precisa comprar o bonequinho do Seya obrigatoriamente, ainda mais se a grana estiver curta – compre o necessário.
    • Você gosta disso? Em vez de comprar algo porque é relacionado ao seu anime favorito, tente guardar o dinheiro para comprar algo que você goste ainda mais do que isso.
    • O que fazer com esse dinheiro? Algumas coisas como canecas, relógios, mochilas e camisetas são úteis. Outras coisas, como bonequinhos, adesivos ou bottons só servem para decoração. Você pode controlar seu vício comprando coisas que sabe que vai usar (em vez de só ficar olhando).
  6. Simplesmente parar de assistir animes pode não ajudar muito. Visitar sites de fãs e discutir suas séries favoritas só fará você pensar mais nisso. Tente lidar com seu vício sem precisar recorrer a esses sites – não discutir os episódios ajudará a resistir à tentação.
  7. É normal ter sentimentos fortes por personagens, de obras literárias a animes – eles são feitos para cativar, não é nada para se envergonhar; mas quando esses sentimentos se tornam uma tórrida paixão por um personagem fictício, pode ser confuso, embaraçoso e frustrante viver esse “relacionamento”. Lembre-se de que o anime é uma obra de ficção – produzido por um grupo de escritores e artistas – e que não é real. O mundo e os personagens da série não substituem o mundo real e as pessoas nele.
    • Saia de casa e procure algo que considere belo. Tem uma árvore que você acha muito bonita? Talvez algumas pedras diferentes que você queira colecionar? Procure qualquer coisa que pareça maravilhosa aos seus olhos. O processo em si não deve demorar. Tire um momentinho para refletir sobre como é legal respirar ar fresco e observar as belezas que o mundo tem a oferecer.
  8. Às vezes, o único jeito de lidar com um vício é eliminar tudo que o traz à tona. Isso não quer dizer que você precise vender ou doar sua coleção inteira de quadrinhos, DVDs, bonequinhos, camisetas, mochilas, bottons, canecas, etc., mas alguns itens que não usa mais, sim; tente não comprar mais badulaques para expandir a coleção.
    • Talvez seja o caso de excluir todos os seus sites favoritos e apagar os arquivos do seu computador se for difícil demais resistir à tentação, ou se isso estiver atrapalhando sua vida acadêmica.
  9. Se perceber que fica tentando agir como seu personagem preferido, ou usa palavras japonesas (sabendo que isso irrita qualquer um), saiba que não está ajudando com seu vício. Vigie-se para conseguir parar com essa mania. Caso já tenha virado um hábito que você quer perder, peça para seus amigos avisarem sempre que você estiver fazendo esse tipo de coisa.
  10. Pode ser uma boa ideia diminuir a quantidade de eventos que você vai se isso representar uma grande parte de seu vício. Tente ir a apenas um ou dois em um ano, em vez de ir a cinco ou mais, como de costume. Assim você economizará um bom dinheiro e se distanciará mais ainda dos animes.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Ocupando-se com outras coisas

Baixe em PDF
  1. Tente descobrir outro hobby . Você não precisa passar todo o seu tempo direcionado a uma atividade só, não importa o quanto a ame. Explore outros interesses que você já tenha curtido antes, mas que perdeu por só assistir animes. Eis algumas coisas que você pode tentar:
    • Artes marciais. Já que você gosta de anime e cultura japonesa, talvez esteja interessado em artes marciais, especialmente as japonesas, como Aikido ou Judo.
    • Tocar um instrumento musical, como guitarra ou piano.
    • Correr, fazer trilha ou andar de bicicleta o deixará feliz e em forma, além de relaxar e proporcionar um contato relaxante com a natureza. [5]
    • Tricô e crochê ajudarão suas mãos a ficarem ocupadas e ágeis – você não terá nem tempo de pensar em anime.
    • A fotografia ajuda você a sair de casa e conhecer pessoa. Você verá coisas do mundo que talvez tenham passado despercebidas. Saia e fique de olho.
  2. Quem sabe, você pode curar seu vício em anime para ter um em outro tipo de fandom, sem relação com animes: isso inclui livros, filmes e séries de TV. Você pode perceber que está gastando menos tempo com animes e mais nesse novo fórum. Peça sugestões a amigos e colegas de classe se não souber por onde começar. Diga as coisas que gosta, como horror, medieval e fantasia, ou drama e vampiros.
    • Vá para comunidades diferentes e não relacionadas a anime se gosta de RPG, como as de livros e filmes.
  3. Isso ajudará sua mente a ficar longe de animes e também lembrará seus amigos de que você existe e se importa com eles. Assim, na próxima vez em que precisar de alguém para conversar, é mais provável que eles estejam dispostos a ajudar.
    • Tente fazer amigos se não tiver nenhum. Faça parte de um clube na escola, vá à biblioteca ou livraria e passeie pelo parque.
  4. Diga para seus amigos e pais que quer superar seu vício em animes. Eles podem tentar ajudar parando de dar coisas relacionadas a isso no seu aniversário. Caso tenha amigos que também tenham esse interesse em animes, eles podem ajudar não falando sobre as séries com você.
    Publicidade

Dicas

  • Leve em consideração a ideia de lutar contra o vício com um amigo se você tiver um que também seja viciado.
Publicidade

Avisos

  • Superar seu vício não será do dia para a noite, você precisará de tempo, paciência e esforço. Você pode falhar nas primeiras tentativas, mas não desista!
Publicidade

Referências

  1. Medical News Today, Signs of Addictions
  2. Psychology Today, 6 Signs that You're Addicted to Something
  3. Medical News Today, Signs of Addictions
  4. Addictions, Internet
  5. Addictions, Internet

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 49 254 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade