Baixe em PDF
Baixe em PDF
Acontece com todo mundo. O professor devolve aquela prova na qual você pensava que você ido bem, e seu coração se afunda. Você tirou nota baixa; não foi nem na média. Perguntas começam a encher sua cabeça: como isso afeta suas médias? O que você vai dizer aos seus pais? Qual a média final que você terá na matéria? De forma a voltar ao caminho certo o e evitar o mesmo erro no futuro, você deverá ser capaz reagir da melhor maneira. Comece com o Passo 1 para aprender como superar uma nota baixa.
Passos
-
Deixe o pânico passar rapidamente. Quando tiramos uma nota baixa e não estamos acostumados a isso, entramos em pânico. Achamos que perdemos nossa inteligência, nosso foco, nossa manha. Mas esse não é o caso na maioria das vezes. Todos escorregam de vez em quando. Na verdade, são os erros que cometemos na vida que realmente nos mostram quem somos e como fazer melhor da próxima vez.
- Não entre em pânico, pois ele causa estresse, o que não traz boas notas. Um estudo recente descobriu que alunos que se estressam na véspera de prova se saem pior do que quando estão calmos. [1] X Fonte de pesquisa
-
Lembre-se de que uma nota baixa não destruirá sua carreira acadêmica. Sua carreira acadêmica é composta por dezenas de diferentes testes, e não apenas as provas e apresentações que você faz em sala de aula. Sua carreira acadêmica depende das relações que você faz com os professores, do impacto que tem sobre os amigos e, mais importante, das coisas que aprende . Julgar o sucesso de sua carreira acadêmica só por uma nota é como julgar o sucesso de uma festa depois que apenas um único convidado tenha chegado. Não é uma suposição precisa.
-
Só para ter certeza, revise a avaliação e recalcule os pontos. Verifique se o professor não cometeu nenhum erro na contagem dos pontos ou na soma da nota. Lembre-se: até os professores de matemática erram contas!
- Se encontrar um erro, confira-o e refaça os cálculos. Depois, ache uma hora para conversar com seu professor. Em vez de acusá-lo por ter cometido um erro – "Você errou minha nota, quero ela corrigida agora mesmo!" – tente ser mais compreensivo. Lembre-se de que as moscas se apanham com mel. Tente algo como: "Percebi que a contagem da nota não bate. Estou esquecendo de alguma coisa?".
-
Descubra, discretamente, as notas dos outros colegas. Você provavelmente não se sentirá mal por uma nota baixa se todo mundo na sala tiver a mesma nota e a média foi baixa. Ainda assim, cuidado ao tentar descobrir as notas dos outros – eles podem não querer compartilhar ou querer saber a sua em troca.
- Se o professor aplica a "nota de curva", então a nota que teve leva em conta as notas de toda a turma. Assim, se a nota mais alta da avaliação for um 6, então o 6 pode ser um 10 e um 4 pode ser um 7.
Publicidade
-
Procure o professor e pergunte sobre formas com as quais pode melhorar. Os professores adoram quando alunos que com nota baixa mostram vontade de aprender e melhorar. Isso faz com que o professor se sinta bem-sucedido, que estão fazendo um bom trabalho. Então, se você for até o professor depois de uma nota baixa e disser algo como "Oi, professor fulano, eu não fiquei feliz com meu desempenho na prova. Podemos repassar os problemas que eu tive ou conversar sobre como eu posso me preparar melhor no futuro?" Ele pode até desmaiar de satisfação.
- Mesmo que isso seja muito difícil de se fazer, muita coisa boa pode vir desse encontro com o professor:
- O professor explicará os problemas que você teve ou conceitos que você confunde.
- O professor verá que você quer aprender e pode levar isso em conta na nota final.
- O professor pode dar um trabalho extra.
- Mesmo que isso seja muito difícil de se fazer, muita coisa boa pode vir desse encontro com o professor:
-
Peça ajuda a um colega que se saiu bem na avaliação. É bom ajudar outras pessoas, razão pela qual muitos alunos que gabaritam avaliações se oferecem para ajudar os que não foram bem. Só não se esqueça de estudar e se esforçar mais para melhorar, em vez de ficar enrolando. E lembre-se de escolher alguém de quem você não está a fim ou por quem você tenha uma paixão secreta – todos nós sabemos o quanto de "estudo" realmente acontece quando você está na mesma sala que aquele gostosão ou aquela gatinha.
-
Conte a seus pais que você tirou uma nota baixa. Embora você precise contar a seus pais, pode muito bem ser uma boa ideia. Seus pais se preocupam com seu sucesso. É por isso que eles mostram preocupação com uma nota baixa – e não porque eles querem que você se sinta mal. Lembrar disso o ajudará a se abrir e conseguir ajuda muito mais facilmente.
- Seus pais podem sentar com você e explicar o que errou; podem contratar reforço ou professor particular para ajudá-lo; podem agendar uma reunião com o professor (mesmo sendo incomum depois de uma simples nota baixa) para aprenderem como você pode melhorar.
Publicidade
-
Estude de forma mais eficaz , e não necessariamente por mais tempo. Muita gente acha que a maneira correta de estudar significa estudar por um longo período de tempo. Isso nem sempre é o caso. Estudar com propósito e entusiasmo geralmente é melhor do que passar mais horas estudando.
-
Faça suas anotações com caneta e papel em vez de digitá-las no computador. Estudos demonstram que escrever com caneta e papel realmente melhora a memória de longo prazo, ao invés de simplesmente digitar. [2] X Fonte de pesquisa Isso porque o ato de escrever letras e números a caneta ativa a memória motora do cérebro. Uma memória motora aumentada significa um aumento da memória total de tudo que você anotar.
-
Faça uma pausa nos estudos de vez em quando para refrescar a memória. Uma pausa de 10 minutos por hora é útil para memorizar e internalizar a matéria. Assim, dê uma caminhada, brinque com seu cachorro ou ligue para seu melhor amigo e conte suas lamúrias por uns 10 minutos antes de voltar a estudar.
-
Faça simulados antes da avaliação real. Simulados são geniais, pois eles dão uma boa ideia do seu desempenho e em quais as áreas ou problemas você precisa para melhorar. A prática leva à perfeição!
-
Não deixe os estudos para a última hora. Você não deve deixar para estudar na última hora se puder. Esse hábito te deixa cansado, com uma compreensão mais fraca da matéria e, por vezes, com uma confiança desproporcional à sua competência para a prova.
-
Tenha uma boa noite de sono antes da avaliação. Estudos mostram que, para cada hora de sono que você perde durante a noite, as chances de estresse psicológico sobem 14%. [3] X Fonte de pesquisa Isso não é necessariamente um problema até você perceber que estresse afeta seu desempenho acadêmico. Então, não se esqueça de ter uma boa noite de sono pelo menos duas noites antes de uma prova importante, a fim de dar ao corpo uma chance melhor de sucesso.
-
Faça uma boa refeição na manhã da prova . Seu cérebro e corpo precisam de combustível a fim de fazer um bom trabalho. Por isso, preparar-se com um excelente café da manhã é prioridade que não pode ser ignorada. Prefira cereais não açucarados, biscoitos integrais, iogurtes e granola, assim como aveia e frutas frescas, tudo para fornecer ao corpo toda energia necessária para fazer bonito. [4] X Fonte de pesquisaPublicidade
Dicas
- Tente, tente e depois tente de novo. A principal diferença entre o bom e o mau aluno é que um aprende com os erros, enquanto o outro desiste. Não desista ! Todo mundo falha; no entanto, o "bom" aluno não permite que o fracasso o domine.
- Encare isso como uma experiência de aprendizagem. Algum dia, você estará dizendo aos seus filhos ou netos como lidar com situações como esta!
- Se você estiver se sentindo muito chateado ou irritado, relembre os bons resultados de provas anteriores.
- Se a nota for muito baixa e você tiver que retornar a prova assinada, não invente uma desculpa esfarrapada dizendo que a babá assinou, pois isso pode te colocar numa encrenca ainda maior.
Publicidade
Avisos
- Não seja ignorante nem atrevido quando contar aos seus pais.
- Não aja como se a nota fosse merecida, evitando seus pais.
Publicidade
Materiais Necessários
- Coragem.
- Autoestima.
Referências
- ↑ http://www.huffingtonpost.co.uk/2013/09/05/teenagers-stress-lower-exam-results_n_3872068.html
- ↑ http://www.huffingtonpost.com/2013/04/25/study-tips-10-stressfree-_n_3149322.html
- ↑ http://www.webmd.com/skin-problems-and-treatments/acne/acne-care-11/lifestyle
- ↑ http://www.scholastic.com/parents/resources/article/health-nutrition/its-brain-food
Publicidade