PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Para atuar, modelar e até nos negócios, é importante ter presença para ser notado. Em alguns círculos espirituais, presença e espírito são a mesma coisa. Meditação, contemplação, atuação, dança e esportes buscam a conexão com algo mais profundo. Visto que algumas escolas de pensamento acreditam que a presença pode ser encontrada através da reflexão e meditação, vamos falar sobre entrar no estado mental certo para ter presença. Não é nada ilusório! Lembre-se de que tudo na vida pode ser aprendido. No caso de uma qualidade como “presença”, o aprendizado envolve controlar o seu estado mental.

Método 1
Método 1 de 4:

Canalizando a sua presença

PDF download Baixe em PDF
  1. Seja confiante . É virtualmente impossível ter presença quando você está repleto de inseguranças. Ao invés de viver o momento, você ficará paralisado esperando a opinião dos outros. Nenhum artigo conseguirá entregar uma fórmula matemática para a confiança. O que se pode fazer é estimular a autoconfiança.
    • É importante — ao menos quando o assunto é presença — pensar sobre confiança de forma silenciosa. Se gabar não é apropriado. Não há espaço para ostentação. A presença é natural e simplesmente é o que é. A sua confiança não precisa ser mostrada; ela faz parte de suas ações. Pense em confiança na mesma categoria que a sua altura ou a cor do seu cabelo. As pessoas percebem. Você não diz nada sobre eles, mas as pessoas percebem. É assim que tem que ser.
  2. Digamos que a Beyonce junte-se a você na fila do banheiro (ou Jay-Z se você for homem, mas provavelmente não haveria uma fila). Você adoraria conversar com ela e tirar uma foto, mas está louco para fazer xixi. Como você será de presença nesse caso? Não muito legal, né? Qualquer que seja a situação (envolva a Beyonce ou não), fique confortável. Só o conforto permite a você mostrar o melhor de si.
    • Isso significa ajustar a temperatura, ir ao toalete e, para o seu bem, vestir calças confortáveis. Se você sentir algo incomodando no seu dente, ou estiver constantemente brigando com seus sapatos, não vai exalar presença. Faça o que for possível para ter conforto.
  3. Seja você mesmo . Existe algo de genuíno sobre a presença. Até porque, se você não agir com naturalidade, não exibirá seu verdadeiro eu. A maioria das pessoas consegue distinguir os falsos de quem é de verdade. Então, aja de forma natural. O que tem de bom em fingir ser alguém diferente?
    • Não seja alguém que vive de aparência. Pessoas assim sentem que devem estar vestindo as roupas certas, dizendo as coisas certas, fazendo as coisas certas, e tudo nos lugares certos com as pessoas certas. Elas não se enxergam porque tudo que importa para elas é a opinião dos outros. Gente assim não tem presença.
  4. Se os outros não gostarem de você, isso é problema deles, não seu. Seja você mesmo e não fique se preocupando com a sua imagem. As melhores partes de você ficarão visíveis se revelarão em sua honestidade.
    • Pense nesse gerenciamento de imagem como uma camada de pó sobre o que quer que sejam as suas características. Ao invés de verem quem você é, as pessoas veem pó. O pó não é ruim e nem bom, é apenas pó. É fácil de remover. E, apesar de não irritar as pessoas, ele esconde o que há de memorável em você. Esconde o que faz de você uma pessoa incrível.
  5. Se pudéssemos definir presença em uma palavra, essa palavra seria "tranquilidade". Alguém com presença é alguém com carisma, que nunca se irrita ou pune outros de forma arbitrária. A raiva é geralmente um último recurso e alguém com presença não precisa desperdiçar o seu tempo com ela. Eles estão muito calmos e não precisam fazer escândalo.
  6. De verdade. Você já foi a um restaurante e notou algum casal sentado perto da janela, com o cara no telefone jogando Candy Crush e a garota tirando fotos de si mesma ou da comida que estava no prato pela metade? Esconder-se atrás da telinha é a melhor forma de perder presença. Viva o momento. Ponha o seu telefone de lado e dê atenção ao que realmente importa.
    • Aproxima-se de você quem reflete sobre si a partir das coisas que você faz e diz. Ouça as pessoas e elas se sentirão importantes. Flerte com alguém e essa pessoa gostará de você por se sentir atraente. Deixar o telefone de lado demonstra que você está presente e focado nas pessoas. Nelas e somente nelas.
  7. Ok, digamos que você está a caminho de uma reunião muito importante. Você quer ser a pessoa que atrai olhares, o líder natural para o próximo projeto, o cara que tem as cartas na manga — não o contrário. Porém, você está um pouco nervoso e sabe disso. Não se desespere e respire fundo. Arrume o seu cabelo um pouco, ajeite a sua postura, desacelere os seus movimentos e encare o desafio. Sua presença se manifestará.
    • Não, você está certo, a presença não é um show. Não é algo que você perde quando está preocupado ou com pressa. Porém, desespero e afobação são coisas que qualquer um enxerga de longe. Lembre-se do conforto: mantenha-se confortável e tranquilo e a presença virá e dará bons frutos.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Agindo com presença

PDF download Baixe em PDF
  1. Vamos olhar o exemplo de Steve Jobs. Um cara realmente poderoso. Eloquente, charmoso e muito rico. Imagine-o em uma reunião, meio caído, ignorando todos e mexendo em seu iPhone, de cara amarrada. Não é exatamente um sujeito que você diria ter presença, não é? Ter presença nem sempre basta: às vezes, é preciso demonstrá-la. Espalhe-a. O ambiente é seu.
    • Sinta-se livre para tomar o seu espaço. As pessoas com maior confiança tomam maior espaço. Ponha os seus braços sobre a mesa. Se curve para frente um pouco, na direção da pessoa com quem está falando para mostrar seu interesse. Balance a cabeça quando a pessoa estiver tentando explicar um ponto. Olhe-a nos olhos. Esteja presente em mente, espírito e corpo.
  2. Se você nunca pensou sobre a sua forma de caminhar antes, está na hora de começar. Na verdade, está na hora de experimentar!. A sua mente trabalha com os sinais que seu corpo dá. Arrumar a postura transmite ao cérebro a sensação de confiança que é tão importante. Experimente!
    • Caminhe com a sua cabeça inclinada um pouco acima dos 90 graus e seus ombros para trás. Caminhe em um ritmo moderado. Como se sente?
    • Agora caminhe ida e volta no ambiente com a sua cabeça baixa e seus ombros um pouco caídos. Caminhe lentamente. Ao final da sua caminhada, mantenha-se na posição. Sente-se diferente?
  3. . Em um relacionamento, é importante mostrar que você está ouvindo ativamente. Uma forma de fazer isso é através do contato visual. Muitos caras legais não conquistam mulheres porque não olham para elas. Muitos vendedores perdem clientes porque desviam o olhar. Muitas pessoas não aparentam ser confiantes porque estão com muito medo de encarar os outros. As pessoas veem você independente de você estar olhando para elas. Por que não olhar de volta?
    • Para sua informação, existe uma diferença enorme entre contato visual e encarar feito um psicopata. Uma boa regra é olhar a pessoa (e pode piscar!) enquanto elas estiverem falando alguma coisa. Desvie o olhar apenas enquanto a pessoa responde ou muito ocasionalmente.
  4. Quando se trata de presença, as roupas não fazem a diferença. Porém, as roupas normalmente passam a primeira impressão aos outros, e é essa que fica. As roupas não constroem presença: apenas abrem espaço para que ela se manifeste.
    • Não se trata de usar roupas de marca. Não se trata de usar ternos e vestidos. Tem tudo a ver com se arrumar e se mostrar apresentável. Você ficará bem se tomar banho, se depilar, colocar desodorante e vestir roupas decentes.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Mostrando que você tem presença

PDF download Baixe em PDF
  1. Se você leu as primeiras duas sessões, provavelmente tem uma ideia de como fazer isso. Coloque o seu telefone de lado, mostre uma linguagem corporal interessada, mantenha a higiene e viva o momento. A presença tem esse nome por um motivo. Você não pode ter presença se não aparecer!
    • Conecte-se ao momento. Pense nisso como o seu momento. Se estiver no palco, o palco é seu, o momento é seu e o personagem é você. Não há nada com o que se preocupar. Você está lá em mente, corpo e espírito. Não há nenhum painel de jurados, briga com o namorado, jogo de futebol na TV, existe apenas o lugar em que você está agora.
  2. Não dê essa satisfação. Uma pessoa com presença sempre aparenta tranquilidade e confiança. Enquanto todos estão puxando os cabelos de estresse, você é aquele que faz as coisas com um sorriso no rosto. As pessoas sentem que você faz as coisas sem pensar demais. Você parece inabalável.
    • Isso vale em dobro se a sua presença for no palco ou em frente a uma câmera. Qualquer nervosismo ou agitação será notado. Você provavelmente já viu um ator que parecia não conseguir se entregar em uma cena por pensar demais na atuação. Quando você começa a se preocupar demais, já perdeu a confiança. E os outros notam isso.
  3. Seja proativo e sugira soluções aos problemas. A proatividade atrai e acaba criando ótimas oportunidades de todos encontrarem soluções: às vezes, ficar muito na defensiva ou agir com indecisão impede que as coisas caminhem.
    • Se o seu chefe disser “Sabe, eu estava pensando que talvez você devesse ir em uma direção diferente. Eu sei que dará muito trabalho e sinto muito, mas eu realmente acho que esta é uma boa ideia, não acha?”, como interpretar isto? Agora, se eles disserem “Pessoal. Ouçam. Nós temos que ir em uma direção diferente. Será trabalhoso, mas valerá a pena” . O que você diria? Como você interpretaria isto? Faz diferença ou não faz?
  4. Sabe aquele momento do primeiro encontro em que vocês estão conversando, o assunto morre e parece não ter mais nenhum assunto para conversar? Pare. Não se preocupe com isso. Falar é importante, mas saber dar espaço e silenciar também é. Não fale muito: fale com qualidade. As palavras ficam mais interessantes dessa forma.
  5. Cada palavra que sai da sua boca deve ser audível e compreensível. Diga cada coisa que quiser com convicção e boa dicção.
    • Vamos utilizar aquele mesmo exemplo: “Pessoal. Ouçam. Nós temos que ir em uma direção diferente. Será trabalhoso, mas valerá a pena”. O que você diria? Bom! Isto é bom! Agora imagine isso, “Ah, oi pessoal. Ouçam. Nós precisamos, tipo, fazer uma direção, ah, diferente. Sim. Ah, vai ser, vocês sabem, trabalhoso e tal, mas valerá a pena”. Isto não dá certo! Demonstre confiança e você estará certo até quando estiver errado.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Mantendo a presença

PDF download Baixe em PDF
  1. Elimine distrações e mantenha o conforto para deixar sua presença de manifestar da melhor maneira possível.
  2. Permita que o ar entre e saia, sem obstruções. Perceba o momento em que a sua respiração alivia.
    • Não julgue seus pensamentos. Permita-se permanecer no estado em que se encontra. Também saiba que o seu estado é flexível e pode mudar.
  3. Comece do topo da sua cabeça e vá descendo. Você está franzindo a testa? Fechando os olhos com muita força? Alargando as suas narinas? Contraindo os lábios? Franzindo a boca? Sorrindo? O seu maxilar está relaxado? O seu pescoço está relaxado?
  4. Imagine que você está entregando todo o oxigênio da sua respiração diretamente aos pontos tensos do rosto.
    • Continue até relaxar o rosto e o pescoço. Você deve sentir os seios nasais abrindo e a circulação melhorando (você pode sentir mais calor ou formigamento na sua pele). A sua expressão pode ficar bem diferente. Não se julgue, apenas observe.
  5. Permita que cada parte tensa do corpo seja preenchida com a sua respiração. Permita que esses lugares se abrem e relaxem. Preste muita atenção no estado do seu corpo, porque ele diz muito sobre a maneira como você se comporta.
    • Libere a tensão sempre que sentir que ela está voltando.
  6. Você pode se chocar porque vai parecer diferente. Não faça nada, apenas observe como mudou.
  7. Eles podem comentar que você parece diferente. A sua voz pode soar diferente também. Você pode parecer mais confiante, mais calmo. Não deixe que isso preocupe você. Se você sentir a tensão voltando, respire profunda e silenciosamente, e libere a tensão de novo.
    • Enquanto estiver falando com a sua amiga ou membro da família, permita ser expressiva com o seu rosto e também com o seu corpo, mas não fique presa a uma única expressão. Sempre tente retornar à sua posição natural relaxada.
  8. Depois que tiver dominado a parte de conversar com as pessoas próximas a você, mantenha a sua presença enquanto estiver caminhando para a escola, trabalho ou na rua. As pessoas podem comentar que você parece um pouco diferente. Não se reprima.
    • É provável que as tensões voltem. Não as ignore e nem desanime. Este é um processo trabalhoso e é diferente para cada pessoa. Note a tensão e permita-se liberá-la.
  9. Não force a si mesma para reagir de uma maneira específica, apenas permita que uma expressão se mova pelo seu corpo. Após isso, verifique — o seu sorriso permaneceu? A tensão retornou ao seu rosto e ao seu corpo? Pratique até que você fique relaxada quando cumprimenta pessoas desconhecidas.
    • Em todas as situações, é importante manter a presença. Se você tem ansiedade e medo, reconheça-os e permita-se seguir em frente. Mova o seu foco para a sua respiração e alivie qualquer tensão.
    Publicidade

Dicas

  • Um outro ótimo exercício é olhar-se no espelho e sorrir durante um minuto. O seu rosto deve estar em movimento durante o minuto inteiro.
  • Conforme você for cultivando a presença, as pessoas podem sentir inveja e falar coisas maldosas. As pessoas que não encontraram uma maneira de atingir um estado relaxado podem, muitas vezes, desenvolver um ressentimento por aqueles que conseguiram. Apenas tenha em mente que presença é muito mais importante que beleza física.
  • O exercício de liberar tensão pode cansar no início e trazer uma sensação diferente ao corpo. Isso é devido ao fato dos músculos que você costumava tensionar estarem provavelmente enfraquecendo outros músculos. Apenas depois de semanas ou meses de prática, músculos inutilizados irão se fortalecer novamente, dando a você aquele fator presença.
  • Presença é uma qualidade abstrata e diferente para cada pessoa. Tente investigar o que presença significa para você.
  • A incapacidade de aceitar o que está acontecendo no mundo é uma grande fonte de tensão para o corpo. Aceitar o que está acontecendo no mundo nos permite trabalhar melhor dentro do nosso ambiente.
  • As suas expressões devem consistir de movimentos contínuos. O seu estado relaxado não deve envolver manter qualquer músculo paralisado. Você está se movendo constantemente em pequenas formas. Os atores muitas vezes se referem a esse conceito como “estar parado em movimento”. Experimente fazer o seguinte para sentir isso:
    • Gire a sua cabeça em uma direção
    • De tempos em tempos faça círculos cada vez menores
    • Continue fazendo círculos menores até que acabem. Se você sentir que a sua cabeça fica presa, comece a fazer pequenos círculos novamente até sentir estar parado, mas em movimento.
  • Presença é muitas vezes considerada uma qualidade rara, mas todos a têm e possuem o poder de cultivá-la. A presença pode fazer pessoas com características até então comuns ou pouco atraentes parecerem intrigantes e belas. Adquira presença e os outros começarão a notar você. Não tenha medo, elas estão somente admirando.
  • Tente fazer uma lista de palavras que descrevem a sua presença. Pergunte a outros que palavras eles usariam.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 55 408 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade