PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Seus pais não querem que você tenha um celular, mas você quer um mesmo assim. É possível comprar e manter um celular sem os seus pais saberem, mas você terá que fazer um esforço e se preparar bem.

Método 1
Método 1 de 3:

Comprando o celular

PDF download Baixe em PDF
  1. Você terá que comprar o celular com o seu dinheiro e a compra precisa ser feita de um jeito que seus pais não possam rastreá-la. Se você tem uma conta corrente ou poupança só sua que eles não ficam olhando, use-a! Porém, se os seus pais monitoram seus gastos, você terá que ser mais sutil. Saque pequenas quantias do banco esporadicamente. Se quiser seguir um caminho ainda mais anônimo, compre cartões presente com o dinheiro e use esses cartões presente em sites como a Amazon, se for comprar o celular pela internet.
    • Se não tiver o dinheiro necessário, peça a ajuda de alguém. Fale com seus avós, tios, primos, irmãos mais velhos ou adultos de confiança que não vão contar nada para seus pais. Se for possível, não conte que vai comprar um celular.
  2. Se você não tem uma fonte de renda fixa, então terá que encontrar uma forma de arrumar dinheiro. Se você não trabalha, tente poupar um pouco por mês até ter o suficiente para comprar um celular e obter um plano em uma operadora. Se não tem emprego, tente achar um trabalho de meio período em uma loja perto da sua casa ou faça tarefas diversas na sua vizinhança.
    • Guarde o dinheiro em um lugar secreto. Debaixo do colchão ou em um cofrinho. Seus pais podem não se importar que você está guardando dinheiro, mas será mais fácil manter o celular em segredo se não tiver que responder perguntas sobre o motivo de estar economizando.
  3. Se você precisa de um celular para evitar situações de violência doméstica, a Assistência Social pode ajudar você a obter ajuda. Se, na verdade, você só quer poder mandar mensagens e ligar para os seus amigos sem supervisão, existem opções de chats online, como o Skype ou Hangouts do Google.
    • Se quiser a mobilidade de um celular, um iPod touch ou um dispositivo parecido que se conecte à internet pode ser usado em áreas que tenham Wi-Fi. Compre um iPod touch em uma loja da Apple ou pela internet.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Comprando o celular

PDF download Baixe em PDF
  1. Você pode comprar celulares em lojas de eletrônicos, de móveis ou de operadoras de telefonia. Veja se você tem o valor necessário para comprar o celular que você quer.
    • Considere comprar o celular pela internet. Se você comprá-lo pela internet, não peça para entregar na sua casa e sim na de um amigo. Seus pais podem recebê-lo e descobrir tudo.
  2. O preço dos celulares variam muito. O celular que você vai escolher depende dos recursos que você quer que ele tenha. Um smartphone chique novo será bem caro, mas os celulares mais simples podem custas cerca de R$ 400. você também pode comprar um usado de algum conhecido para ficar mais barato, o que é ideal, porque não tem como saber que você é o dono, eliminando o risco de ser interceptado ou descoberto pelos pais de outra pessoa.
    • Pense se você realmente precisa de um celular com internet e aplicativos. Se só precisar ligar ou mandar mensagens para seus amigos, um mais simples resolve.
  3. Veja planos pré-pagos diferentes. Seja inteligente na hora de escolher seu plano. Realmente vale o custo e o risco de comprar um plano de dados com 4G para o seu celular, sendo que você pode usar o Wi-Fi de casa? Pense bem se você precisa mesmo de um plano ou se pode só ir fazendo recargas pela internet ou por telefone. Pense na frequência com a qual você planeja usar o celular. Aumente o que espera usar em 10% até descobrir seus hábitos de uso do celular.
    • Pense bem em usar cartões de minutos. Esses planos são feitos para pessoas que querem a conveniência de um celular sem o custo e o comprometimento de um plano de longo prazo.
    • Não conecte seu celular ao Wi-Fi de casa se seus pais são bons em tecnologia. Eles podem perceber que há um dispositivo chamado "celular no seu nome" conectado na rede.
  4. Geralmente, é necessário dar o endereço da sua casa para o envio de contas de celular e informações gerais sobre a conta do telefone. Veja com a operadora que quer usar se eles oferecem opções de pagamentos automáticos de conta e se eles podem mandar tanto as contas como outras informações pela internet em vez de usar o correio. Independentemente disso, as operadoras provavelmente não vão deixar alguém menor de 18 anos assinar o contrato de um plano de telefonia.
    • Se quiser comprar um celular que não possa ser identificado como seu e tiver mais de 18 anos, você pode alugar um endereço de caixa de correio para usar como endereço residencial. Isso vai custar dinheiro.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Mantendo o segredo

PDF download Baixe em PDF
  1. Só passe o seu número para amigos de confiança e que não vão (ou não podem) contar para seus pais. Não deixe irmãos ou primos fofoqueiros saberem que você tem celular. Use uma negação inteligente: nunca conte a ninguém onde você deixa o celular para poder negar se seus pais vierem perguntar sobre ele.
  2. Não dê motivos para os seus pais suspeitarem de nada. Se precisar ligar para alguém, peça licença e vá caminhar ou vá até a casa de um amigo, se puder. Invente uma desculpa plausível e mantenha-a. Assim, se alguém perguntar, você estava no seu amigo jogando videogame ou passeando no parque e não fazendo uma ligação. Peça para um dos seus amigos ajudar você com essas histórias para ficar mais protegido. Se você souber agir, ninguém vai ficar investigando o que você faz.
    • Mantenha os seus hábitos normais. Não desapareça no seu quarto e fique trocando mensagens ou falando no telefone com seus amigos por horas quando estiver em casa ou alguém vai suspeitar de alguma coisa.
  3. Se o seu celular tocar ou vibrar alto perto dos seus pais, você não terá mais como escondê-lo. Deixe-o no vibra ou sem som nenhum e cuide dele tando na escola quando em casa. Tome cuidado para que isso não interrompa nada e nem exponha seu segredo.
    • Mantenha em mente que não existe nenhuma situação onde você realmente precise que o celular toque alto. Não diga a si mesmo que você vai tirar o som logo depois, porque, em algum momento, você vai esquecer e arrumar confusão.
  4. Mantenha-o escondido em um lugar onde seus pais não vão olhar, como dentro de uma bolsa, mochila ou enrolado em algo dentro da gaveta de roupa íntima. Não o deixe jogado por aí no seu quarto ou na sua casa, porque fica fácil dos seus pais perceberem.
    • Nunca deixe o celular carregando durante a noite ou quando seus pais estiverem em casa, pelo menos não em lugares visíveis.
  5. Se alguém ligar para você quando o celular estiver sem som ou na vibração, não atenda imediatamente. Espere até estar em um lugar seguro e tenha certeza de que ninguém está observando. Quando souber que está seguro, pegue o celular e responda. Tenha conversas rápidas e tome cuidado para ninguém ver você. Mantenha o celular consigo o tempo todo ou deixe-o em um lugar seguro.
    • Trate o celular como um objeto fantasma. Se alguém o vir, ele desaparece. Não deixe-o à tona para ficar trocando mensagens o tempo todo.
    Publicidade

Dicas

  • Avise seus amigos para não falar do celular na frente dos seus pais.
  • Desative o som do celular. O silencie. Até mesmo vibrações podem ser ouvidas.
  • Apague essa página do seu histórico de navegação caso seus pais costumem o olhar.
  • Saiba exatamente o que está comprando quando for pegar o celular. Não deixe ninguém convencer você a fazer um plano pós-pago que você não consiga pagar.
  • Veja todos os planos pré-pagos disponíveis na internet. Alguns incluem mensagens.
  • Se for pego usando o celular à noite, confesse que estava fazendo alguma outra coisa que é proibida para que seus pais não descubram o celular. Você pode dizer que estava lendo, desenhando, escrevendo ou fazendo alguma coisa usando uma lanterna. Deixe um livro ou papel perto de você para mostrar como prova do que você disse que estava fazendo. Você pode arrumar um problema, mas, pelo menos, não será sobre o celular.
  • Seja criativo ao esconder o celular. Você pode colocá-lo debaixo do colchão ou da cômoda, mas esses lugares são manjados. Seus pais devem ter os usado para esconder coisas quando eram mais novos. Prefira pensar em lugares diferentes onde ninguém vá achar o celular! Você pode grudá-lo debaixo da sua cama com fita adesiva ou no topo de uma gaveta.
  • Algumas coisas que você pode dizer se for pego:

"(Nome do seu amigo) me deixou pegar o celular dele emprestado para eu ver como é ter um celular por um tempo, já que vocês (os pais) não deixam eu ter um." Só tome o cuidado de avisar o amigo que vai mencionar de que isso pode acontecer e tenha a certeza de que ele vai confirmar a história caso seus pais queiram falar com ele. "Sim, o celular é meu. Eu economizei dinheiro e comprei sozinho o que prova que eu estou pronto para ter um. Eu consegui escondê-lo por meses, então vocês sabem que eu não vou ficar grudado nele o tempo todo." "Vocês fariam a mesma coisa se tivessem a minha idade." Sim, eles vão dizer que, quando eles eram jovens, não existia celular, mas você pode retrucar "Mas se existisse, vocês também comprariam um para poder falar com as pessoas, mesmo que seus pais não quisessem." "Quando vocês falaram que eu não podia ter celular, estavam esperando o que? Proibir só faz a gente querer as coisas ainda mais."

  • Coisas que eles podem dizer e como responder:

Eles podem dizer: "Não estou nem aí, você ainda nos desobedeceu, e isso é o mais importante!" Diga: "Então porque vocês colocaram a regra de que eu não posso ter celular se a coisa mais importante é não desobedecer vocês?" ou "Esse é o único motivo para terem colocado essa regra? Para me controlar?" ou "Se vocês fossem tão rígidos como acham que são, teriam me pego no flagra muito antes." Eles podem dizer: "Não me responda!" Essa frase é clássica dos pais. Isso é só porque eles acham que são superiores a você e que têm poder sobre você, mas você não tem que deixar que eles tenham este poder. Você pode dizer "Eu respondo sim." ou "O único motivo para você dizer isso é porque quer me mostrar que é superior a mim só porque é meu pai/mãe." Você pode até acrescentar "Não está me convencendo."

  • Esconda o celular debaixo do colchão ou na fronha. Deixe para usar o celular à noite, quando tiver certeza de que seus pais estão dormindo para se sentir tranquilo e não achar que precisa ficar escondendo o aparelho, mas deixe o brilho no mais baixo e o som mudo e mantenha a porta fechada!
  • Se os seus pais revistam o seu quarto com frequência, coloque o celular em um lugar onde eles não vão achar. Se você tem banheiro no quarto, pode tentar escondê-lo lá e ir mudando. Não esconda em um lugar só.
  • Não demonstre nervosismo quando eles estiverem revistando seu quarto. Aja normalmente e não fique olhando para o esconderijo. Olhe para outro lado e na direção da porta.
Publicidade

Avisos

  • Seus pais podem descobrir, então é bom pensar em uma boa mentira antes.
  • Você pode ficar de castigo se eles descobrirem, mas isso não significa que você precisa cumpri-lo. Se ficar de castigo, você pode reagir mesmo assim. Se eles não querem que você tenha celular, isso é problema deles, e não seu. Eles deveriam saber que isso ia acontecer quando inventaram a regra de não ter celular e punir você por causa disso não é justo, principalmente porque a culpa é deles. Tem quem diga que eles estão castigando você por amor, mas não acredite. Se eles quisessem demonstrar amor, deixariam você ficar com o celular em vez de botar você de castigo. Eles estão punindo você porque são arrogantes e querem mostrar que têm poder. Não aceite e sinta-se à vontade para fazer algo rebelde.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 5 726 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade