Baixe em PDF
Baixe em PDF
Se você tem alguma fé, conhecer a Deus por meio de um relacionamento pessoal com Ele é algo recompensador. Deus oferece sua amizade a todos livremente, mas muitos a rejeitam por acharem que isso significa "religião". Ter um relacionamento com Deus é simples, como qualquer amizade deve ser. "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3:16) — para que você e seus amigos saibam — é o bastante para provar que Deus existe para você e, assim, abençoar todo o mundo com o amor d'Ele.
Passos
-
Leia e estude a Bíblia como livros e cartas pessoais, todas de Deus para você. Para conhecer a Deus, você precisa antes ouvir o que Ele tem a dizer. Comece pelo início com o livro de Gênesis e, gradualmente, avance sua leitura até o fim do livro de Apocalipse. Uma alternativa é começar pelo livro de João para ganhar entendimento sobre a história de Cristo, e como ele lhe proporcionou vida em Deus. Ele concluiu o Plano da Salvação para que ninguém se achasse perdido ou só, mas para que todos andassem em nova vida em Cristo.
-
Confie e acredite em Deus. Perceba que Deus ama você de todo coração e que Ele quer ajudá-lo a viver ao Seu lado, na vida cotidiana e em Espírito.
-
Ame a Deus e coloque a Sua vontade antes de qualquer outra coisa. E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. (Mateus 22:37-38). Amar a Deus é guardar seus mandamentos, e os seus mandamentos não são pesados (1 João 5:3). Deste modo sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos. E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade. Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele. Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou. (1 João 2:3-6). Além disso, Jesus disse: Se me amais, guardai os meus mandamentos. (João 14:15). Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. (João 14:21). Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor. (João 15:10).
-
Ame o teu próximo como a ti mesmo. (Levítico 19:18). Jesus disse que este é o segundo maior mandamento, semelhante ao primeiro mandamento de amar a Deus, e destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas (Mateus 22:39-40). Fortalecer nosso relacionamento com os outros é fortalecer nossa relação com Deus.
- Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá. (Êxodo 20:12)
- Não matarás (Êxodo 20:13)
- Não adulterarás (Êxodo 20:14)
- Deixe as frutas caídas de sua colheita para os necessitados. (Levítico 19:10)
- Não furtarás. (Levítico 19:11)
- Não usarás de falsidade. (Levítico 19:11)
- Não mentirás. (Levítico 19:11)
- Não jurarás em falso, para não profanar o nome de Deus. (Levítico 19:12)
- Não amaldiçoarás ao surdo, nem porás tropeço diante do cego. (Levítico 19:14).
- Não farás injustiça no juízo. Não respeitarás o pobre, nem honrarás o poderoso; com justiça julgarás o teu próximo. (Levítico 19:15)
- Não espalharás calúnias. (Levítico 19:16)
- Não odiarás a teu irmão no teu coração. (Levítico 19:17) De acordo com Jesus, isso é semelhante ao homicídio. (Mateus 5:21-22)
- Não te vingarás nem guardarás ira contra teus próximos. (Levítico 19:18)
- Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo. (Êxodo 20:17)
-
Arrependa-se de seus pecados e peça perdão a Ele com sinceridade. Arrepender-se é sentir um genuíno pesar pelos seus pecados e desejar não cometê-los mais. Se você continua sentindo prazer em atitudes pecaminosas, não houve arrependimento autêntico.
- "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus." (Romanos 3:23)
- Segundo o Cristianismo, Jesus como Salvador é considerado um presente de Deus, e ele se permitiu ser açoitado e morrer por ti para que você recebesse o consolador que é o presente do Espírito Santo. "Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei." (João 16:7, veja também João 14:26).
-
Esteja em atitude de oração e gratidão ao louvar a Deus e abençoar os outros a todo momento.
-
Peça a Deus para que lhe dê o Espírito Santo e te molde como ele quer. Seja batizado para o perdão dos pecados. (Atos 2:38).
-
Receba o Espírito Santo. Saiba que a partir do momento que você receber o Espírito Santo, você será filho(a) d'Ele e viverá com Ele para sempre quando um dia partir dessa vida.
-
Entregue seus caminhos ao Senhor, confie nele para guiar seus passos e ande dessa forma. Procure fazer com que as coisas aconteçam "no tempo e na maneira de Deus", não na sua. Comece, seja paciente para aprender e servir, e sua fé crescerá.
-
Conte aos outros sobre Deus. "Buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas!". Passe seu tempo com Deus, reflita nele e em suas coisas, e busque sua vontade — para praticá-la. Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte. (Mateus 5:14).
-
Renove seu entendimento como um cristão para cumprir com a vontade de Deus. (Romanos 12:2). Você precisa renová-lo com a Palavra de Deus. Separe um tempo pessoal com Deus para ler a Bíblia todo dia ou à noite, antes de dormir — por exemplo, leia estes versículos: 2 Coríntios 5:7, João 13:34-35, João 14:6,23,26,27, João 10:10, Filipenses 4:13,19, Efésios 1:3, 1 João 2:27, Isaías 24:3, João 6:27, Efésios 6:10 e Hebreus 10:16-17. Medite e reflita na Palavra de Deus e ore com frequência por orientação na vida diária.Publicidade
Dicas
- Aqueles que procuram tempo para buscar a Deus o encontrarão na Bíblia e na vida diária.
- Encontre companhia em outros fiéis.
- Confie e obedeça a Deus — o segredo para uma vida feliz e realizada.
- Seja consistente, mas não legalista sobre a disciplina e os deveres espirituais. Ame e sirva os "pequeninos irmãos".
- A gratidão é a melhor das atitudes, e Deus o abençoará para ser benção aos outros.
- Mantenha sua consciência limpa por meio de confissões diárias em suas orações.
- Peça a Deus para que você seja a cada dia cheio(a) de seu amor, alegria, paz, paciência, bondade, benevolência, fidelidade, gentileza e autocontrole.
- Não guarde rancor ou mantenha registro de grosserias ou erros, como se fosse um juíz.
- Fique longe da autopiedade e olhe para as necessidades e os interesses dos outros, sempre.
- Deus às vezes fala com aqueles que o buscam através de outras pessoas, livros, sermões, pregadores/professores,
- mas fundamentalmente pelas suas escrituras sagradas, então é de suma importância ler a Bíblia. Fique atento aos versículos que ressoem ou saltem aos olhos.
- Todo o resto pode servir de confirmação para aquilo que lemos na Bíblia.
- Perdoe: não julgando, mas perdoando e amando os outros, de forma a agradar a Deus.
- Separe tempo para seu encontro privado com Deus, regularmente.
- Observação — disponha tempo, primeiro, para as coisas de Deus, para os outros, e então tempo para todo o mais. A vontade de Deus deve estar em primeiro lugar.
- Jejuar e orar é outra disciplina espiritual que permite aos fiéis a Cristo relacionarem-se com Deus a um nível pessoal. Há de ser um relacionamento, e não posta em prática como mera atividade ou rotina. (Daniel 1:8-12).
Publicidade
Avisos
- Tome cuidado com movimentos que se assemelhem a cultos — que se apresentem como a fonte da verdade — mas que não estão de acordo com a Palavra de Deus na Bíblia.
- Precisamos respirar nossa fé em nossas vidas, pois a "fé sem as obras é morta" (Tiago 2:20). Enriquecer a fé com graça aprofunda seu relacionamento com Deus, assim como com os outros ao seu redor, pois "pelas obras a fé foi aperfeiçoada" (Tiago 2:22), mas "sem fé é impossível agradar a Deus" (Hebreus 11:6). Portanto, nos calçamos com fé e vamos para fora de nossos portões e para todo o mundo.
- Sempre ame as pessoas, como Jesus nos disse: "Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim." (Mateus 25:45)
- Assim sendo, não torne-se crítico ou censurador, pois há um juiz.
- Você não é melhor que ninguém, mas é salvo pela graça de Deus.
- Saiba que Deus é amoroso, mas você deve ter temor (respeito) a Ele.
- Cristãos devem seguir a Deus constantemente — se não o fazem — e devem, também, buscar honrá-lo e glorificá-lo, e suas crenças são muito valiosas quando alinhadas com o Evangelho de Jesus Cristo, conforme apresentado na Bíblia.
- Procure compreender o contexto e use a cabeça; não presuma ter entendido — isso pode levá-lo a uma má interpretação do manual deixado por Deus para você. Somando-se a isso, correlacione passagens semelhantes, para que o seu conhecimento da Bíblia seja mais coeso, e não apenas citações fora de contexto.
- Use de discernimento ao escolher uma congregação para fazer parte. Uma igreja que não enfatiza o ensino bíblico e interpreta as escrituras da maneira mais conveniente a seu líder, uma focada em lucro e política, ou uma que apregoe ser a única igreja verdadeira e demoniza as demais pode não ser a certa para frequentar.
- "Uma geração má e adúltera pede um sinal". Eles aparentemente não têm fé e "precisam" de um sinal.
- Entretanto, Jesus disse aos fiéis: " 17 E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas (...) 20 E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. " (Marcos 16:17-20).
- Deus é maior que sinais e milagres; é por isso que a fé é necessária para saber que Deus está lá e que Ele recompensará aqueles que o buscam diligentemente.
- Ele pode fazer maravilhas, mas não deixe sua fé esmorecer pela falta de milagres surpreendentes.
- Segundo o Islã, obedecer a Deus e viver uma vida de retidão garante proteção contra o inferno. O Cristianismo diz que "pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus." (em Jesus Cristo). "Não vem das obras, para que ninguém se glorie." (Efésios 2:8-9). Você adentra o Paraíso apenas pela graça de Deus, não por conquistá-lo. De fato, a fé e a graça de Deus são presentes do Senhor. O céu não é aberto a nós por intermédio de nosso poder ou de nossas ações, tampouco basta crer para alcançá-lo.
- Atente-se para o fato de que há muitas opções de serviços aos outros que Deus diz que são na verdade feitos para Ele e por Ele. "A religião pura e imaculada para com Deus e Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo." (Tiago 1:27).
- Se você está se convertendo ou aceitando a Deus e a fé pela primeira vez, pesquise bastante.
- Certifique-se de que esteja escolhendo a fé que melhor reflita seu entendimento acerca da Bíblia, do espírito de verdade e de Deus.
- Atente-se que mesmo aqueles que mostram sinais e prodígios, como quando dão um sinal, e passam, são falsos profetas quando o incitam a servir outros deuses (Deuteronômio 13:1-5). Recuse-se a dar ouvidos a alguém que ensina em contrário à Bíblia, mesmo se ele ou ela fizer grandes sinais e milagres.
Publicidade
Materiais Necessários
- Uma Bíblia (qualquer versão) — uma que você considere fácil de ler.
- Um bloco de anotações e uma caneta para manter um diário.
- Um local sossegado — algum lugar para estar a sós com Deus
Referências
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 39 806 vezes.
Publicidade