PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Imagine só: você tem que ir a um evento importante em uma semana, mas a sua barriga está inchada. Secar essa gordurinha em tão pouco tempo é difícil, mas possível para quem segue uma dieta e um plano corretos. Além disso, você também pode usar alguns truques para se vestir e controlar a postura para dar a impressão de que está mais magra.

Método 1
Método 1 de 4:

Ingerindo líquidos para chapar a barriga

PDF download Baixe em PDF
  1. Todo mundo precisa tomar bastante água, mas ela é ainda mais importante para quem quer chapar a barriga. Assim, o corpo fica hidratado e para de reter líquidos (um dos principais fatores que deixam a barriga inchada) e o apetite diminui. A água também transforma a gordura em energia e transporta nutrientes para os músculos, ajudando a manter o metabolismo ativo.
    • Adicione rodelas de limão, laranja ou pepino ou até ervas e flores (como hortelã e lúcia-lima) à água para dar um sabor especial a ela.
  2. Dentre os seus diversos benefícios, o chá verde também reduz o teor de gordura na barriga por causa do antioxidante catequina. Tome-o antes de fazer exercícios para otimizar os efeitos.
  3. As vitaminas são excelentes para quem quer se hidratar e chapar a barriga. Além disso, determinadas frutas trazem benefícios extras específicos: a melancia contém o aminoácido arginina, que reduz a gordura e aumenta a massa magra no organismo; [1] o abacaxi, por sua vez, traz bromelaína, enzima que quebra as proteínas, facilita a digestão e controla o inchaço.
    • Vitamina de melancia: coloque duas xícaras de melancia no liquidificador. Adicione ¼ xícara de leite sem gordura e bata por 15 segundos (ou até não restarem partículas sólidas). Em seguida, adicione 2 xícaras de gelo e bata por mais 20 segundos (ou até a consistência ficar legal). Essa receita serve duas pessoas.
    • Vitamina de abacaxi: coloque 1 xícara de leite desnatado no liquidificador junto de 115 g de pedaços ou rodelas de abacaxi. Bata por um minuto e transfira a um copo. Em seguida, acrescente 1 colher de sopa de óleo de linhaça orgânico prensado a frio. Essa receita serve uma pessoa. [2]
  4. O gengibre acalma o trato gastrointestinal e reduz o inchaço. Acrescente um pouco da planta ralada ao chá verde ou ferva alguns pedaços da raiz de gengibre para fazer um chá.
  5. Não é à toa que muita gente come doces de hortelã depois do almoço ou do jantar: o produto melhora a digestão. Faça um chá ou acrescente folhas da planta à água ou ao chá verde tradicional.
  6. O álcool não ajuda em nada quem quer chapar a barriga. Ele faz com que o corpo queime até 36% menos gordura do que o normal, além de inibir a produção de hormônios que ajudem nessa queima. [3]
  7. O gás dessas bebidas acaba invadindo o sistema intestinal quando as consumimos, o que deixa a barriga inchada.
  8. O sorbitol é um adoçante artificial comum em alguns refrigerantes diet. Ele reduz as calorias, mas o corpo acaba tendo dificuldade para digerir a substância. Além disso, ela também está presente em iogurtes, alimentos com baixo teor calórico, goma de mascar e balas doces.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Fazendo exercícios para chapar a barriga

PDF download Baixe em PDF
  1. Eles são as melhores ferramentas para quem quer chapar a barriga. Um estudo conduzido nos Estados Unidos apontou que os exercícios aeróbicos queimam a gordura mais visceral da barriga, além de queimar as calorias 67% a mais do que a musculação ou dos treinos mistos. [4]
    • Os especialistas recomendam que os adultos saudáveis façam pelo menos 150 minutos de exercícios aeróbicos moderados (como caminhar ou fazer natação) ou 75 minutos de exercícios pesados (como correr) por semana. Você pode dividir esses treinos em sessões de pelo menos 10 minutos por dia, além de aumentar a duração e a intensidade se quiser perder mais peso.
  2. Os profissionais de educação física não têm um consenso quanto à eficácia do crunch (um tipo de abdominal) para chapar a barriga, mas é fato que o exercício trabalha os músculos da frente e dos lados do abdômen.
    • Crunch com contração da pélvis : deite-se de barriga em uma bola de exercícios, com as costas e a cabeça apoiadas, os pés juntos no chão e um haltere de 2,5-5 kg ou uma bolinha de ginástica em cada mão, contra o peito. Contraia o abdômen e levante o tronco até tirar os ombros da bola. Em seguida, use as duas mãos para levantar os pesos na direção do teto. Faça três séries de 12-15 repetições, com 30 segundos de descanso entre cada uma.
    • Crunch com as pernas suspensas : segure dois pesos de 5-6 kg e deite-se de costas, com os braços acima da cabeça e as pernas estendidas em um ângulo de 45°. Levante o peito, os braços e os ombros e as pernas até cada membro ficar perpendicular ao chão. Em seguida, volte à posição inicial, mas sem apoiar os pés. Faça três séries de 15 repetições, descansando por 30 segundos entre cada uma.
  3. O núcleo inclui mais de 15 músculos, entre o abdômen, a lombar, o assoalho pélvico e os quadris. Treine todos para chapar a barriga.
    • Prancha lateral : deite-se virado para a esquerda, com o cotovelo alinhado ao ombro e uma perna em cima da outra. Coloque a mão direita no cotovelo esquerdo ou no quadril direito. Contraia o abdômen e levante os quadris até formar uma linha diagonal com o corpo. Fique nessa posição por 30-45 segundos e repita o movimento do lado oposto.
      • Se não conseguir ficar assim por 30-45 segundos, pelo menos fique na posição pelo tempo máximo que der conta.
    • Flexão com passada : adote a posição da flexão, com as mãos 5 cm além dos ombros. Sem tirar os pés do chão, mexa as mãos até onde conseguir e volte à posição inicial. Faça 10-12 repetições.
      • Você pode levantar uma perna para deixar o exercício mais difícil.
    • Corda : sente-se com as pernas estendidas e os pés em “V”. Aponte os dedos para o teto, contraia a barriga e curve a coluna vertebral. Levante os braços e simule o movimento de subir uma corda, girando os braços de leve a cada vez. Faça 20 repetições com cada braço.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Criando a ilusão da barriga chapada

PDF download Baixe em PDF
  1. Toda pessoa parece mais magra quando anda ereta. Faça o seguinte: relaxe a pélvis e alinhe-a ao resto do corpo, incluindo as costas, sem jogá-la para trás. Alinhe a caixa torácica à barriga e jogue os ombros para trás de leve. Por fim, imagine que tem uma corda passando pelas suas costas e no topo da sua cabeça para alongar a nuca.
  2. Existem várias formas de se vestir que disfarçam a gordurinha na barriga. Escolha os tecidos e estilos certos para criar essa ilusão.
    • Escolha tecidos que emagreçam: algodão, seda e misturas de lã. Evite os materiais muito grudados, como lycra e algumas ligas, que só deixam as falhas mais óbvias.
    • Afaste o olhar da região: use roupas que afastem o olhar da barriga, como blusinhas com detalhes na gola ou nos ombros. Você também pode usar camisetas e vestidos que não sejam muito grudados.
    • Use cintos: um cinto largo e escuro pode afinar a cintura, separar os quadris e o busto e deixar a silhueta mais definida.
    • Brinque com as estampas: as estampas geométricas e florais disfarçam um pouco a barriga, mas você tem que experimentar com os tamanhos diferentes.
    • Use cores que combinem com o seu corpo: preto é a cor que mais emagrece, mas não é a única opção. Os estilistas recomendam roxo, azul marinho, vinho, verde, cinza e esmeralda. Você também pode usar peças monocromáticas.
  3. As cintas ajudam a controlar a forma do corpo de qualquer pessoa. Elas podem ter estilos diferentes, mas as tradicionais são as melhores para disfarçar a barriga (além de acentuar os quadris e as coxas). Use um acessório mais folgado ou mais justo que gere o efeito esperado, mas sem deixar você desconfortável.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Melhorando a alimentação para chapar a barriga

PDF download Baixe em PDF
  1. Em vez de fazer três refeições grandes — que encham o estômago e retardem a digestão —, faça refeições ou lanches menores e mais frequentes, com intervalos de duas ou três horas. Assim, os alimentos vão ocupar menos espaço no seu organismo, reduzindo o inchaço na barriga e sem atrapalhar o metabolismo.
  2. Muitos alimentos fibrosos, como brócolis, feijão, couve-de-bruxelas e couve-flor, causam gases e inchaço. Corte-os da sua dieta por uma semana e volte a consumi-los aos poucos depois desse período. Alguns deles podem fazer mais efeito do que os outros. Se necessário, ajuste a sua dieta de acordo com o seu objetivo.
    • Não consuma alimentos que produzam gases ou contenham ingredientes que atrapalhem a digestão.
  3. As frutas, as verduras e os legumes crus fazem muito bem à saúde, mas esticam o estômago e incham a barriga. Por isso, é menor reduzir a quantidade ao longo dos dias.
  4. Se produz gases e fica inchada quando consome laticínios, você provavelmente tem dificuldade para digerir a lactose (o açúcar encontrado nesses produtos). Nesse caso, consuma produtos mais adequados, como iogurte, e só ingira os laticínios combinados com outros alimentos. Por fim, você também pode comprar alternativas mais saudáveis, que não façam mal ao trato gastrointestinal.
  5. Abacate, banana baby, mamão, manga, cantalupo e iogurte sem gordura (feito sem adoçantes artificiais) são as melhores alternativas. O potássio é um diurético natural; portanto, ele ajuda a reduzir o inchaço e a retenção de água.
    Publicidade

Dicas

  • Seja mais ativa no dia a dia, mesmo que nos gestos simples — como trocar o elevador pelas escadas.
  • Tome água antes e depois de toda refeição para ficar mais satisfeita sem ter que comer mais.
  • Troque as três refeições grandes por seis refeições menores.
  • Depois de comer, espere pelo menos duas horas antes de se deitar para ter tempo de digerir tudo.
  • Não existem remédios ou cintas especiais que gerem resultados instantâneos. Você tem que ser disciplinada para fazer a diferença.
  • Corra por tempos específicos , em vez de distâncias . Quando treinamos, o nosso metabolismo fica acelerado (mesmo depois da sessão). Por exemplo: correr por meia hora é melhor do que correr 1,5 quilômetro.
  • Quando for caminhar, endireite as costas e contraia o abdômen.
  • Não suba na balança todos os dias. Basta se pesar uma vez por semana.
  • Faça a prancha, o crunch, o abdominal e outros exercícios com as pernas para conseguir o efeito desejado.
  • Você pode mascar chicletes depois de comer para reduzir a impressão de que ainda está com fome. Só não fique com o chiclete na boca por muito tempo, ou os músculos da região vão começar a doer.
Publicidade

Avisos

  • Não exagere nas técnicas para chapar a barriga.
  • Não deixe de comer só para conseguir o efeito que você espera.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 715 753 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade