PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Muitas pessoas já passaram por términos com seus namorados, mas terminar uma amizade pode ser ainda mais difícil. Quando vocês têm uma briga que não podem resolver ou quando não têm mais nada em comum, é hora de dizer adeus. Você pode deixar a amizade ir morrendo aos poucos, confrontar seu amigo ou acabar com tudo de uma vez. Não importa o que escolha, ajuda estar preparado para lidar com os sentimentos que o acometerão quando for o fim.

Método 1
Método 1 de 3:

Confrontando a pessoa

PDF download Baixe em PDF
  1. Quando você não tem a intenção de deixar a pessoa curiosa em relação a seu motivo para terminar a amizade, uma conversa cara a cara pode ser a melhor opção. Parques e cafés são boas escolhas para rompimentos, pois são locais públicos e neutros. Mesmo que as coisas fiquem emotivas durante sua conversa, é provável que ambos se contenham por estarem em um lugar assim.
    • Evite que façam uma longa refeição juntos, uma vez que pode ser que você já esteja pronto para ir embora antes de a comida chegar.
    • Se você não quiser se encontrar com a pessoa ao vivo, tudo bem fazer isso por telefone. Evite, no entanto, usar mensagens escritas, uma vez que é mais difícil se expressar totalmente assim e ter uma conversa real.
    • Não termine com seu amigo na frente de pessoas que ambos conheçam. Pode ser vergonhoso e ofensivo.
  2. Seja direto e fale por que não quer mais a amizade dele. Ele traiu você com seu namorado? Fica constantemente cortando você? Qualquer que seja a razão, agora é o momento para confessá-la. Fazer isso é algo corajoso e, no fim das contas, a pessoa provavelmente ficará grata por saber o que houve.
    • Há situações em que ser direto não é a maneira mais legal de terminar uma amizade. Se você simplesmente não gostar mais da pessoa, embora não seja culpa dela, não há motivo algum para dizer isso em voz alta. Se este for o caso, vá ao Método 2 e deixe que a amizade desapareça naturalmente.
  3. Ele ficará na defensiva, se desculpará ou fará uma mistura dos dois depois do confronto. Pode ser uma boa ouvi-lo, só para o caso de haver uma chance mínima de que você resolva manter a amizade. Se isso for possível, se houve algum tipo de desentendimento, é bom você saber. Caso contrário, continue com o rompimento.
  4. Talvez você queira cortar o contato de uma vez ou prefira ver a pessoa de vez em quando em alguma atividade em grupo. Qualquer que seja o caso, deixe claro que este é o término da amizade e que, de agora em diante, as coisas serão diferentes. Trace seus limites de modo que não se sinta tentado a desistir depois.
    • Se nunca mais quiser conversar com a pessoa, diga a ela que não entrará mais em contato e que tampouco quer que ela faça isso.
    • Se não tiver problema para você saírem em grupo, mas não quiser falar diretamente com a pessoa, tudo bem dizer isso a ela. Também não tem problema dizer que você pode querer reatar a amizade depois, mas faça isso apenas se for verdade. Caso contrário, a pessoa pode ficar tentando contatar você apesar de seu desejo ser ficar sozinho. Seja claro em relação ao que espera de modo que seu ex-amigo não fique confuso.
  5. Se a pessoa tentar contatá-lo ou reconquistá-lo, não responda. Você já disse o que precisava, já ouviu a pessoa e, agora, sua obrigação como amigo acabou. Assim como um término de namoro, romper com um amigo significa que você não precisa mais se responsabilizar pela pessoa.
    • É mais fácil falar do que fazer. Se seu ex-amigo estiver muito triste, pode ser bem difícil ignorar as ligações ou mensagens dele. Se você tiver certeza sobre o término, não deixe que a pessoa ultrapasse seus limites. Apenas dará a ela a impressão errada e dificultará as coisas no futuro.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Deixando desaparecer naturalmente

PDF download Baixe em PDF
  1. O método do desvanecimento é melhor para uma situação em que você e seu amigo estão passando por algo assim. Talvez não haja qualquer razão concreta para você não gostar mais da pessoa; está apenas interessado em outras coisas e pessoas. Comece a passar seu tempo do jeito que quiser, saindo com amigos ou fazendo atividades que o divirtam. É possível que seu amigo acabe fazendo o mesmo e que vocês comecem a se separar sem ter que fazer drama por causa disso.
  2. Para terminar a amizade, será preciso diminuir a comunicação. Pare de contatá-lo para fazer planos ou apenas conversar. Não inicie chats onlines, conversas por mensagem ou qualquer outra coisa. Você ainda pode papear quando vir a pessoa, por exemplo, se ambos saírem com o mesmo grupo de amigos, mas evite contato desnecessário.
    • Quando dois amigos ficam naturalmente prontos para seguirem caminhos diferentes, não é difícil manter menos contato. Você, provavelmente, estará fazendo outras coisas mesmo, então, não parecerá um grande sacrifício não falar com a pessoa mais do que o necessário.
    • Por outro lado, caso seu amigo não esteja sentindo o mesmo em relação à amizade de vocês, diminuir o contato ferirá os sentimentos dele. Infelizmente, é muito difícil evitar fazer isso quando se termina uma amizade. Você terá que decidir se vai querer acabar com tudo de qualquer forma.
  3. Amigos se aproximam ao ter conversas profundas e reveladoras durante as quais passam a se conhecem muito bem. Para se afastar de um, pare de fazer e de ouvir desabafos. Quando falar, mantenha os tópicos superficiais, banais, como faria com um conhecido. Se continuarem conversando como amigos, será mais difícil fazer com que a amizade desapareça.
    • Se seu amigo tende a querer conversar sobre assuntos pessoais, como o relacionamento dele com o(a) namorado(a), conduza as coisas para uma direção mais segura. Mude de assunto de modo que ele não possa lhe contar sobre seus sentimentos mais profundos.
    • Eventualmente, seu amigo começará a notar que você não fala com ele como costumava. Ele pode chamar sua atenção para isso ou decidir recuar também. Prepare-se para qualquer uma dessas reações.
  4. Pode levar um tempo para a pessoa se tocar de que você não está mais a fim do relacionamento. Uma maneira certeira de criar alguma distância é recusar convites educada, mas firmemente. Se ele o chamar para uma atividade em grupo, pode ser que você queira participar, mas evite saídas só vocês dois. Estará apenas iludindo a pessoa.
    • De novo, se a outra pessoa não estiver pronta para o fim, recusar os convites dela causará dor. É decisão sua se o melhor a fazer é ser direto sobre por que continua dizendo "não" toda vez que ela o chama para fazer algo.
  5. Se realmente não quiser contar a verdade à pessoa, desvie dos convites com desculpas. Diga que está ocupado, que seus parentes vieram visitar, que tem muito dever de casa para fazer, etc. Pode ser que esta seja a saída mais "fácil", uma vez que não é uma maneira muito honesta de se comportar com alguém que um dia foi seu amigo. No entanto, se você tiver uma boa razão para terminar a amizade e não quiser de fato lidar com confrontos, inventar desculpas será bastante eficaz.
  6. No melhor caso, a pessoa percebe que você seguiu em frente e decide fazer o mesmo. No entanto, se o ex-amigo perguntar o que está acontecendo, é legal você explicar a ele. Esteja pronto para esta reação, uma vez que pode ser que você signifique mais para seu ex-amigo que ele para você.
  7. Se ela tiver sido física ou emocionalmente abusiva ou manipuladora, você não deve nada a ela, nem mesmo educação. Apenas cesse todos os tipos de contato, remova a pessoa dos seus amigos nas redes sociais e evite vê-la quando não for necessário.
    • Se você tentar conversar com a pessoa a respeito, ela pode acabar fazendo com que você sinta como se tivesse feito algo errado. Não caia nesse drama. Se você souber que ela vai dificultar as coisas, apenas rompa o relacionamento direto.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Lidando com as consequências

PDF download Baixe em PDF
  1. Ser rejeitado não é fácil, quer você mereça ou não. Prepare-se para ver a pessoa chorando, implorando para reatarem ou mesmo ficando extremamente brava. Você foi forte o bastante para terminar o relacionamento e é forte o bastante para lidar com as consequências. Tente não se envolver demais com as emoções da pessoa. Lembre-se de manter seus limites intactos e de cessar todo tipo de contato, se necessário.
  2. Às vezes, um ex-amigo tentará dificultar sua vida de maneiras ínfimas, passivo-agressivas. Isso é especialmente verdadeiro se você vai à mesma escola que a pessoa ou se trabalha no mesmo lugar e se vocês têm que se ver com frequência. A pessoa pode tentar virar os outros contra você, espalhar fofocas ao seu respeito ou fazer com que você fique mal de alguma forma. Seja forte e perceba que, se alguém se comporta de tal maneira, sua decisão de terminar a amizade foi correta.
    • Se o comportamento evoluir de algo passivo-agressivo para algo simplesmente agressivo, pode ser que você precisa tomar uma atitude. Fale com seus professores ou supervisores se estiver acontecendo algo no trabalho ou na escola. Veja se pode fornecer evidências de que está sendo perseguido.
    • Você também pode ter opções legais. Se a pessoa não o deixar em paz ou se o assediar, pode ser uma boa conseguir uma ordem de afastamento.
  3. Terminar com um amigo, muitas vezes, afeta as pessoas que ambos conhecem. Se vocês dois fizerem parte de um mesmo grupo grande de amigos, as coisas podem ficar estranhas por um tempo. Com sorte, seus outros amigos não tomaram partidos, mas, caso isso ocorra, você saberá quem são os verdadeiros.
  4. Você provavelmente sentirá certa liberdade depois de terminar com um amigo ruim. Mesmo assim, rompimentos costumam ser complicados. É emocionalmente difícil decepcionar alguém, e as consequências podem durar muito mais que o esperado. Depois que a amizade estiver oficialmente terminada, ocupe-se passando um tempo com pessoas que fazem com que se sinta bem consigo mesmo. Cerque-se com as pessoas amadas e tente tirar a amizade antiga da cabeça.
    • Pode ser que você também se sinta estranhamente triste por perder as partes boas da amizade com a pessoa com quem terminou. Afinal, vocês eram amigos por um motivo, mesmo que o relacionamento tenha, com o tempo, se tornado ruim. A tristeza é perfeitamente normal nessa situação.
    Publicidade

Dicas

  • Não se sinta mal se seu amigo não tiver sido um bom amigo nos últimos tempos. Não é culpa sua.
  • Você pode se sentir culpado, mas, se souber que tomou a decisão certa, mantenha-a.
  • Lembre-se de que todos os relacionamentos são situações voluntárias. Você não é obrigado a manter nenhum deles.
  • Seja firme quando falar, para evitar confusão.
  • Quando disser à pessoa como se sente, depois do rompimento, será bastante doloroso, mas faça coisas que o animem. Eventualmente, você fará um novo melhor amigo.
  • Corte relações com cuidado. Pode ser muito difícil recomeçar uma amizade, então, tenha certeza de que quer terminar as coisas se este for o caminho que escolher.
  • Amigos em comum podem sentir a necessidade de escolher lados, portanto, prepare-se para discutir seus sentimentos ou, possivelmente, para perder outros amigos.
  • Peça conselhos a membros da família ou a outros amigos, em especial pessoas que conheçam seu amigo bem e que possam oferecer um insight adicional à situação. Eles podem ajudá-lo a decidir o que quer fazer de fato.
  • Envie uma carta ou um e-mail caso não se sinta confortável em ter uma conversa cara a cara.
  • Caso não se sinta confortável confrontando seu amigo sozinho, consulte o psicólogo da escola ou um mediador que seja neutro para ajudar com a conversa.
  • Se suas razões forem superficiais, como querer ser popular, não faça isso. Não seja egoísta.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 80 868 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade