PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

É triste quando dois amigos próximos decidem seguir rumos diferentes. E é mais triste ainda quando um deve falar ao outro que a velha amizade agora acabou. Ainda que terminar uma amizade nunca seja fácil, se você permanecer fiel às suas motivações, ser honesto, e tentar não machucar os sentimentos do seu amigo, você achará um meio de terminar a amizade com dignidade.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Sendo honesto com seu amigo

PDF download Baixe em PDF
  1. Antes de sair excluindo as pessoas da sua vida, deve ter convicção de que as razões são válidas. Você está estressado? São eles que estão estressados? Se for assim, esse pode não ser o momento certo. No entanto, se essa inimizade vem acontecendo há muito tempo e você não se sente mais bem ao lado dele, essa provavelmente é a decisão certa. A vida é muito curta para ficar ao lado daqueles que não nos fazem bem.
    • Saber exatamente por que terminar a amizade irá ajudar a explicar a essa pessoa (ou às pessoas) porque você quer cortar os laços. Quando se é forte nas convicções, fica muito mais difícil que as pessoas possam contra-atacar ou argumentar aquilo que você disser.
    • Não faça isso por capricho ou raiva. Se você estiver sentindo um impulso de acabar com a amizade, acalme-se. Se você ainda sentir a mesma vontade no outro dia, pode ser que essa seja a hora certa para termina-la.
  2. No início, falar que a amizade deve chegar ao fim pode parecer difícil, mas pode ser a melhor coisa a se fazer para evitar que mais tarde você tenha mais problemas em termina-la. Puxe o assunto gentilmente com eles. Cuidado para não jogar a culpa nele ou sugerir que está terminando a amizade pela falta de caráter que você não aguenta mais. Isso não é apenas sobre ele, é sobre você também.
    • Por exemplo, você pode dizer algo como “Eu não sei como você se sente, e eu quero ouvir o que você pensa, mas é importante que você entenda que nossa amizade não está mais dando certo como antes. Eu percebo que nós nos [afastamos tanto/brigamos o tempo todo/ nos prejudicamos sempre, etc], e mesmo que eu tenha pensado muito sobre isso, acho que não existe mais jeito para nós. Acho que nós devemos nos ver menos e ser honestos sobre o que aconteceu com a nossa amizade.”
  3. Esteja ciente de que se você der razões específicas para o fim da amizade, elas devem ser o máximo objetivas e livres de culpa. Quaisquer razões que ataquem o caráter ou ações estão sujeitas a serem argumentadas com seu amigo dizendo que irá melhorar, ser uma pessoa melhor, etc., fazendo assim com que você corra o risco de ficar preso em uma discussão sem fim. Concentre-se nas coisas que ele não pode mudar: você e seus sentimentos.
    • Para evitar uma reação defensiva, faça com que as razões para o término da amizade sejam vagas e livres de julgamentos. Você deve ser a pessoa mais sensata da situação.
    • Não diga coisas ruins sobre o caráter do seu amigo; essa atitude o deixará na defensiva e pode fazer você parecer uma pessoa má e superficial. Se isso acontecer, você pode se sentir na obrigação de “consertar” sua atitude, e poderá levar meses até que você se sinta forte o bastante para tentar terminar a amizade novamente.
  4. Diga como você se sente em relação à amizade ao invés de atacar os hábitos irritantes de se amigo. Você não vai querer que ele se sinta acuado; nada de bom virá dessa reação (principalmente se vocês tiverem amigos em comum).
    • Esteja ciente de que qualquer coisa que você falar será interpretada negativamente. Isso é normal do ser humano, e é uma forma de lidar com a dor que a situação traz. Com isso em mente, tente fazer com que a mensagem que você quer passar seja simples, gentil, e clara.
  5. Não se trata de que os argumentos do seu amigo irão vencer os seus e a amizade vai voltar a ser como era antes; isso se trata de ter cortesia e mostrar que você o ouviu. Você pode dar sua opinião sobre o que seu amigo tem a dizer, e independente disso, continuar com sua decisão de terminar a amizade.
    • É bem provável que essa conversa cause muita tristeza, mágoa e até mesmo raiva do lado do seu amigo. Esteja preparado para enfrentar essa situação, mas não deixe que ela seja a razão para do nada esquecer os problemas e empurrá-los para “debaixo do tapete”.
  6. Não fique lá aguentando os abusos dele; se ele reagir de forma violenta, é porque vocês precisam de um tempo; se ele não aceitar, tudo bem. Você fez o que devia fazer.
    • Se seu amigo ficar chateado durante a conversa, não se sinta na obrigação de dar satisfações. Apenas repita que não quer mais ser amigo dele. As emoções estarão nas alturas neste momento, então é importante permanecer o mais racional possível.
  7. Em alguns casos, é óbvio para vocês dois que a amizade não vai para lugar algum há tempos. É bem provável que seu amigo tenha os mesmo sentimentos que você e fique até aliviado pelo assunto ter sido trazido à tona; então tente. Ninguém deve ficar preso a uma amizade que nos faz mal.
    • Agora que a conversa foi honesta e aberta, vocês dois sabem que rumo tomar. Será mais fácil interagir um com o outro no futuro, se e quando for preciso. Se esse não for o caso, a próxima sessão trata de como acabar a amizade de uma forma mais indireta e desinteressada.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Afastando-se lentamente

PDF download Baixe em PDF
  1. Às vezes a conversa para o término da amizade não é a opção. Nesses casos, deixar de conviver e conversar o tempo todo com essa pessoa pode ser a atitude que estava faltando. Comece a sair com outras pessoas e não retorne as ligações ou mensagens de seu antigo amigo. Se ele questionar porque você não retorna, apenas responda “Desculpa, eu tava ocupado” ou “Eu não posso mais ficar parando pra conversar; não tenho tempo”. A outra pessoa vai se ofender, mas com o tempo ela irá superar isso tudo.
    • Não se encontrem mais como antigamente. Se isso significa ter que mudar seus planos com outros amigos também, você vai ter que agir assim por um tempo. Não ver seu velho amigo é uma ótima forma de criar uma distância e fará com que ele entenda o que você deseja.
  2. Bloqueie seu antigo amigo, caso seja o melhor pra você. Não responda a nada que foi mandado on-line por essa pessoa. Evite fazer comentários em posts, mesmo que todo o resto de seus amigos esteja fazendo o mesmo. Sua ausência falará mais que muitas palavras.
    • Se ao pegar seu telefone e vir 15 mensagens e três ligações perdidas dele, essa será uma situação que você precisará lidar. Nesse caso, mande alguma mensagem ou ligue para arranjar um local para se encontrarem. Você então terá que falar sobre o término da amizade em pessoa.
  3. Se vocês vão para a academia juntos, têm o mesmo horário de almoço, ou até mesmo amigos em comum, talvez você deva ajustar sua rotina para evitar essa pessoa. Às vezes você não poderá fazer aquilo que quer, claro, mas você estará tão feliz em não ter que lidar com esse relacionamento tóxico que talvez nem note.
    • Essa pode ser uma medida paliativa. Aja dessa forma durante algumas semanas, e então volte ao normal. Ele terão um tempo para se acalmar, e a se acostumar a não ter você por perto.
  4. Se vocês dois tem amigos em comum, eles terão que ser incluídos nesse problema. Dessa forma, se seu ex-amigo for aparecer, eles podem avisá-lo. Então, é com você se quiser fazer parte desse grupo ou não.
    • Só para constar, pode ser que não seja fácil sair com amigos em comum como era antes, ao menos não no início. Se você tem alguns amigos que não se relacionam com a outra pessoa, prenda-se à eles por enquanto, para que a transição seja mais fácil.
  5. É bem provável que seu amigo note que você esteja fugindo dele, e queira saber o que está acontecendo. Caso isso aconteça, seja honesto. Diga que está fazendo outros amigos e que vocês dois precisam se distanciar. Isso é natural. Vocês dois não se dão mais bem: apenas se prejudicam com a amizade. Se você se abrir desse jeito, ele não será capaz de contra-atacar ou argumentar.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Indo de amigos para conhecidos

PDF download Baixe em PDF
  1. Vocês podem não ser mais grandes amigos, mas é importante não deixar para trás um rastro de pessoas que estão “mortas pra você”. Você nunca sabe quando precisará de ajuda, seja para terminar um trabalho, para ter uma companhia para um casamento, ou funeral, etc. Terminar a amizade de uma forma digna faz com que as portas continuem abertas para você.
    • Nunca se sabe; quando alguns anos se passarem, vocês dois podem se tornar amigos de novo. Ele pode perceber onde erraram. O tempo cura as feridas, e pode fazer grandes mudanças nas pessoas, também.
  2. Depois que a amizade terminar, evite ser tão frio; isso é injusto e grosseiro. Ao invés disso, com o tempo você será capaz de bater um papo furado com essa pessoa em alguma ocasião. No entanto, recuse-se a ter conversas mais profundas além do que aquelas que conhecidos têm, como apenas dizer um “oi” e “tchau”, ou mencionar o clima. Deem risadas daquela piada ocasional, mas sempre tenha uma desculpa na manga para poder se afastar dessa pessoa, como precisar encontrar com alguém ou ter que terminar alguma tarefa.
    • Por exemplo, diga algo curto e educado como “Isso que você disse é interessante, mas, desculpe, não posso parar pra conversar agora” e vá embora, ou dê uma desculpa razoável (como um prazo de alguma tarefa que você deva cumprir), caso seu antigo amigo queira começar uma conversa.
    • Permanecer distante significa não compartilhar nada íntimo com seu antigo amigo. Você pode compartilhar coisas como uma amiga em comum de vocês que teve bebê, mas nada de entrar em detalhes mais aprofundados de como o bebê é, de como a mãe está lidando com o filho, ou quais roupas você pretende dar de presente à ela. Apenas falem sobre o assunto principal, e nada mais.
  3. Em algum momento, você vai ver que não será possível dispensar seu antigo amigo com simples desculpas. Você verá que ele vai querer se aproximar novamente, do mesmo modo de como era antes. Nessa situação, você precisará ser incrivelmente honesto, falando a verdade nua e crua.
    • Aqui está um exemplo do que se pode dizer, que é tanto direto quanto honesto, e ao mesmo tempo maduro e civilizado: “ Maria, eu sei que isso não é fácil, mas eu falei sério quando disse que não queria mais ser sua amiga. Eu não quero ficar tendo essas conversas e é importante que você saiba que eu falo sério quando digo que não quero mais ser sua amiga. Eu nunca vou ser mal-educada com você ou grossa, mas as coisas não vão mais ser as mesmas como antes. Por favor, entenda”.
  4. Falar mal de seu antigo amigo ou ignorá-lo abertamente na frente de outros amigos são coisas detestáveis de se fazer, e não farão do término algo fácil. Não espalhe rumores sobre seu antigo amigo também; fofocas são coisas de covardes e irão magoar seu velho amigo. E com certeza vão acabar repercutindo em você, já que fofocas tendem a gerar mais fofocas.
    • Infelizmente, os espectadores amam uma boa briga e algumas pessoas não hesitarão em encoraja-los a brigar, então não caia na tentação; ao invés disso, dê o exemplo de como terminar uma velha amizade com dignidade.
    • Se você é agressivo, não fique surpreso se os outros pensarem que foi seu amigo que terminou a amizade com você. Ficar na sua e ter calma é a única maneira de lidar com essa delicada situação.
    Publicidade

Dicas

  • Pense bem nas consequências e razões antes de terminar uma amizade. Depois que tudo estiver terminado, será difícil, se não impossível, começar a mesma amizade novamente.
Publicidade

Avisos

  • Os conselhos acima são conselhos gerais. Apenas você conhece a realidade e contexto da sua amizade e as razões para termina-la. Você precisará pensar seriamente sobre as consequências do que está tentando fazer e dizer. Ainda que os conselhos sejam úteis, ouvir seus instintos e usar suas habilidades em relacionamentos importam mais. No final das contas, o melhor conselho a seguir é evitar que seu antigo amigo torne-se seu inimigo. Gastar suas energias desse modo é completamente sem sentido.
  • Não fale de seu amigo pelas costas. Isso irá atingi-lo, e muitas pessoas irão se magoar.


Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 78 623 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade