PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Às vezes, atingimos um ponto em um relacionamento em que nos damos conta de que amamos a outra pessoa, mas já não estamos apaixonados por ela. Embora não exista nenhuma fórmula mágica para terminar com alguém, existem algumas coisas que você pode fazer (e não fazer) para tornar as coisas mais fáceis para os dois lados.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Preparando-se

PDF download Baixe em PDF
  1. Nunca termine com alguém a menos que consiga aceitar o fato de que talvez vocês nunca mais voltem a ficar juntos. [1] Mesmo que mude de ideia e concorde em reatar, você terá criado um dano duradouro no relacionamento, que talvez seja irreparável.
    • Se ainda amar a pessoa e quiser fazer o relacionamento dar certo, mesmo sem saber como, considere fazer terapia de casais. Um terapeuta pode oferecer ferramentas para ajudar vocês a terem um relacionamento mais saudável.
  2. Esteja preparado para a possibilidade de que a outra pessoa fique muito magoada para conseguir ser sua amiga, pelo menos no início. Terminar um relacionamento pode ser um processo muito emotivo para todos os envolvidos. Não crie esperanças de que vocês se tornarão bons amigos imediatamente após o término.
  3. Você deve decidir se vale a pena terminar. [2] É preciso pensar no futuro, não apenas no seu, mas também no da pessoa amada.
    • Nunca evite terminar com alguém por medo da solidão. A única forma de encontrar a pessoa certa é assumindo riscos e ficando sozinho.
    • Nunca deixe de terminar um relacionamento por medo de ferir os sentimentos da outra pessoa. Terminar pode parecer cruel, mas ficar com alguém por quem você não sente mais nada também é. [3]
    • Não sugira "dar um tempo". Geralmente, um tempo é apenas uma transição para o término completo. Se você acha que precisa de um tempo longe do seu parceiro, é bem provável que queira terminar, mas esteja com medo de ficar sozinho. Em vez de pedir um tempo, espere até estar pronto para terminar completamente a relação e, então, faça isso.
  4. Se você vivem juntos, decida quem vai sair de casa e quem vai ficar (claro, você poderá deixar tal assunto aberto à discussão). Se você espera que a outra pessoa saia de casa, dê tempo suficiente para que ela possa tomar as providências necessárias e encontre outro lugar para ficar durante este período.
    • Pergunte se pode ficar com seus pais ou amigos próximos por algum tempo, ou passe alguns dias em um hotel.
    • Se vocês não vivem juntos mas se veem diariamente no trabalho ou na escola, reflita se vale a pena mudar seus horários ou circunstâncias. Se você acha que será difícil seguir em frente vendo um ao outro regularmente, que tal mudar de emprego ou trocar os horários de aula para evitar a interação constante com essa pessoa?
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Dando a notícia

PDF download Baixe em PDF
  1. Nunca haverá um momento perfeito para terminar com a pessoa amada, mas existem algumas situações que definitivamente deverão ser evitadas, incluindo:
    • Quando ela estiver atravessando uma crise pessoal, como a morte de um familiar, o diagnóstico de uma doença ou a perda de um emprego. Se ela estiver no meio de uma crise, deixe algum tempo passar antes de terminar para evitar um sofrimento ainda maior.
    • No meio de uma briga. Nunca termine um relacionamento no calor do momento: você poderá acabar falando coisas que não tinha a intenção de dizer e se arrepender da decisão mais tarde, quando a briga tiver acabado.
    • Na frente de outras pessoas. Se decidir terminar em público, faça questão de, pelo menos, encontrar uma mesa ou canto tranquilo para ter a conversa. Lembre-se de que um de vocês dois ou ambos poderão ficar muito emotivos e precisarão de um pouco de privacidade.
    • Em uma mensagem de texto, por e-mail ou telefone. Se você realmente ama a outra pessoa, deve a ela uma conversa cara a cara.
      • A única exceção para essa regra é se vocês estiverem em um relacionamento à distância em que seja impossível se encontrar pessoalmente com a pessoa amada. Mesmo assim, tente conversar via Skype ou telefone em vez de apelar para meios mais impessoais, como as mensagens de texto e o e-mail.
  2. Em outras palavras, não a surpreenda dando a notícia do nada, no meio de uma conversa ou quando ela estiver ocupada fazendo outra coisa.
    • Chame seu parceiro de lado e diga: "Quero conversar com você sobre uma coisa" ou "Acho que devemos conversar".
    • Você pode enviar um e-mail ou mensagem de texto para ele, pedindo para conversar, antes de encontrá-lo. Isso dará tempo suficiente para que ele se prepare emocionalmente para uma conversa séria. Você não deve terminar através da mensagem de texto, mas avisar a outra pessoa de que deseja ter conversa séria.
  3. Esse tipo de declaração desvia os sentimentos de julgamento e exibem seu ponto de vista de forma eficaz. Por exemplo, diga algo como:
    • "Eu sinto que filhos não estão nos meus planos" é melhor do que dizer: "Você quer ter filhos e eu não".
    • "Acho que preciso passar mais tempo sozinho neste momento" é melhor do que dizer: "Você quer passar tempo demais juntos".
    • "Eu preciso pensar no meu futuro", é uma forma melhor de dizer: "Nós não estamos indo a lugar nenhum".
  4. Todo mundo merece ouvir a verdade, mas ao mesmo tempo há certas coisas que só ferem os sentimentos dos outros, sem servir a nenhum propósito construtivo.
    • Se existir algo explicitamente errado com o relacionamento, como interesses incompatíveis, diga isso. [4] Ser honesto e eliminar um pouco do mistério poderá ajudar a outra pessoa a seguir em frente mais rapidamente em vez de ficar se perguntando constantemente o porquê do relacionamento ter acabado e o que ela poderia ter feito diferente. Você poderia dizer algo como: "Eu sei que você adora sair o tempo todo, mas eu odeio. Não acho que vamos conseguir ser felizes com essa incompatibilidade".
    • Encontre uma forma positiva de expressar as críticas. Se você ama a outra pessoa, deve fazer um esforço para proteger a autoestima dela. Por exemplo, ao invés de dizer "Não sinto mais atração por você", diga algo como "Eu sinto que não há mais química entre nós".
    • Evite insultos ou comentários baixos, que podem magoar o seu parceiro de forma desnecessária.
    • Tranquilize seu parceiro dizendo que o ama e se importa de verdade com ele. Isso vai ajudá-lo a apaziguar os sentimentos negativos associados à rejeição. Diga algo como: "Eu acho que você é uma ótima pessoa. Você é muito inteligente e tem muitas ambições. Só que eu acho que minhas ambições são diferentes".
  5. Se realmente quiser ser amigo dessa pessoa, você deverá expressar essa intenção ao final da conversa. Novamente, esteja preparado para a possibilidade de que ela esteja magoada demais para conseguir manter uma amizade com você, pelo menos por enquanto. Respeite as necessidades dela e lhe dê espaço, se necessário.
    • Após o término, não continue a telefonar ou a enviar mensagens de texto constantemente para seu "ex". Fazê-lo enviará sinais confusos para a outra pessoa e fará com que seja impossível seguir em frente. Mesmo que tenham decidido permanecer amigos, você deverão passar algum tempo afastados logo após o rompimento, e não deverão se ver ou falar um com o outro durante esse período.
    • Quando algum tempo tiver passado e os sentimentos não estiverem tão feridos, considere reaproximar-se do seu ex. Vocês poderão sair com um grupo de amigos -- isso seria o ideal para evitar um passeio a dois e o envio de sinais confusos. Experimente dizer algo como: "Oi, alguns amigos e eu vamos ao cinema assistir a este filme novo. Você quer vir também?".
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Superando o término

PDF download Baixe em PDF
  1. Embora possa parecer impossível eliminar completamente o contato com uma pessoa amada, interagir constantemente tornará as coisas ainda mais difíceis. Caso a tentação seja muito grande, bloqueie o número da outra pessoa no seu telefone. Bloqueie-a também em todas as redes sociais. Isso vai ajudá-lo a resistir à tentação. [5]
  2. Mesmo que você tenha sido o parceiro que decidiu terminar o relacionamento, ainda poderá sentir-se magoado ou abandonado. Esses sentimentos são normais e você deverá aceitá-los para conseguir melhorar.
  3. O amor pode ser complicado. Após uma separação, você poderá sentir que perdeu alguém. Este é um sinal de que você precisa dedicar algum tempo para conhecer a si mesmo e para aprender a ser solteiro novamente antes de entrar em um novo relacionamento.
    • Veja o término como uma oportunidade de aprender e de crescer. Reflita sobre o relacionamento e pense no papel que você desempenhou nele. Você não precisa se culpar ou se sentir mal por nada, mas é útil analisar seu caso de forma honesta e aprender com erros e acertos.
  4. Não tenha medo de procurar o apoio emocional dos entes queridos, como amigos próximos e familiares. É provável que eles compreendam o que você está passando e ofereçam apoio ou bons conselhos.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 331 823 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade