Baixe em PDF Baixe em PDF

Relacionamentos amorosos virtuais podem ser confusos: talvez você conheça alguém na internet e, mesmo que passe horas a fio trocando mensagens com essa pessoa, não se dê bem com ela na vida real. Além disso, também pode ser que a relação não se desenvolva fora da rede. Se não sentir uma conexão afetiva após alguns encontros ou se as coisas esfriarem, é melhor terminar. Muitas pessoas preferem cortar o contato, enquanto outras acham melhor ter uma conversa cara a cara. Se optar pela primeira alternativa, seja honesto, mas não exagere. Você não precisa dar um motivo muito específico, mas mostre que não está mais interessado. Com um pouco de tato e consideração, dá para encerrar essa relação sem problemas.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Decidindo como começar a conversa

Baixe em PDF
  1. Talvez seja melhor você e a pessoa terminarem sem enrolar — pessoalmente ou por mensagem. Se nunca tiverem se encontrado na vida real ou só tiverem saído poucas vezes, não precisa marcar nada em um lugar físico, caso não se sinta à vontade. Contudo, se a relação tiver sido mais longa, o melhor a fazer vai ser falar cara a cara. [1]
    • A vantagem desta alternativa é que ela é uma forma madura de lidar com uma situação que pode ser desconfortável; afinal, você não vai ter que evitar a pessoa no futuro, nem se sentir culpado. Caso passe a ignorá-la , pode acabar se arrependendo.
    • A desvantagem é que é difícil rejeitar alguém. Se isso acontecer, a pessoa pode ter uma reação negativa. Talvez você não se sinta obrigado a ser delicado. Contudo, se a pessoa estiver muito interessada, talvez seja melhor deixar tudo em panos limpos para terminar a situação bem.
    • Se já tiverem se encontrado pessoalmente e saído por algumas semanas, marque um encontro pessoal. Caso só tenham conversado pela internet ou se visto poucas vezes, sinta-se à vontade para enviar uma mensagem.
  2. Às vezes, é melhor ser curto e grosso. Se você nunca tiver encontrado a pessoa pessoalmente ou só tiverem se visto uma vez, vá diminuindo as suas interações aos poucos, até que ela se toque. [2]
    • A vantagem desta alternativa é evitar uma situação desagradável. Se a pessoa também reduzir o contato com você, talvez esteja no mesmo barco. Nesse caso, não há problema em terminar por mensagem.
    • Esta não é a melhor alternativa se a pessoa parecer mais interessada em você. Se ela lhe enviar muitas mensagens e afins, talvez esteja buscando algo mais sério. Nesse caso, cortá-la da sua vida só vai servir para magoá-la. Prefira ter uma conversa franca.
  3. Se não souber quão interessada ela está, você pode esperar alguns dias para descobrir. Caso não haja nenhuma forma de contato, dá para deduzir que a falta de interesse é mútua. Nesse ponto, nem é preciso ter uma conversa formal. [3]
  4. Caso você decida ser direto, pense no melhor momento. Se se sentir confortável, marque um encontro pessoalmente; se não, envie uma mensagem de texto. [4]
    • Se não tiver rolado um clima após o seu encontro pessoal, é melhor falar com a pessoa o quanto antes, ainda mais se ela estiver interessada em você. Espere um ou dois dias e entre em contato.
    • Você provavelmente pode enviar uma mensagem se só tiver encontrado a pessoa uma vez (ou não tiver encontrado nenhuma). Contudo, se a relação for mais longa, é sempre melhor conversar cara a cara.
    • Escolha um horário em que a pessoa esteja livre. Se vocês costumam trocar mensagens em partes específicas do dia, talvez elas sejam as horas ideais.
  5. 5
    Pense em quanto tempo o relacionamento durou e em como ele foi. Não há motivo para agendar uma conversa com alguém com quem você não teve um relacionamento sério ou que nunca conheceu pessoalmente. Ao mesmo tempo, é um erro terminar por mensagem de texto um relacionamento com alguém que você vê pessoalmente.
    • Caso não tenha muito contato pessoal com a pessoa, tudo bem ligar para ela ou terminar por mensagem de texto. Do contrário, melhor conversar cara a cara.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Expressando-se de forma eficaz

Baixe em PDF
  1. Antes da conversa, pense por que não quer mais continuar com a pessoa para poder se expressar melhor. Reflita sobre o que deu errado (se é que aconteceu algo do tipo) e por que você não está mais interessado nela. [5]
    • Quando foi que notou que a relação não estava indo bem? Talvez a pessoa tenha dito algo que mostrou que vocês não eram compatíveis. Vocês podem querer coisas diferentes de um namoro, por exemplo.
    • Você não precisa ser tão honesto com a pessoa. Se não gostar de uma característica específica dela, não precisa dizer isso de forma explícita. Ainda assim, entenda seus próprios motivos para ficar mais confiante.
  2. Tente não fazer tempestade em copo d'água. Muitos relacionamentos virtuais não ficam mais sérios, mesmo depois de um ou dois encontros. A pessoa pode ficar perplexa se você parecer afobado, como se estivessem juntos há meses ou anos. [6]
    • Lembre-se de que, mesmo que troquem muitas mensagens virtuais, vocês podem não ter química na vida real. Por mais que sinta uma conexão com essa pessoa nas suas interações, os encontros pessoais podem ser bem diferentes.
    • Talvez a pessoa já entenda a situação e você consiga se explicar melhor para ela.
  3. Não faça rodeios. Relacionamentos virtuais podem ser confusos, já que a interação intelectual vem antes da física. Por isso, seja o mais direto possível quando for terminar: envie uma mensagem ou marque um encontro cara a cara. [7]
    • Talvez seja melhor começar a conversa dizendo algo positivo. Muitas vezes, terminar relacionamentos virtuais é muito impessoal, já que não há química entre as pessoas. Nesse caso, você pode dizer algo como "Eu me diverti muito com você, e te acho uma ótima pessoa".
    • Explique o que sente em relação à situação. Vá direto ao ponto: "Eu me diverti, mas não sinto uma química forte com você".
  4. Vocês não precisam virar inimigos; ainda podem ser simpáticos um com o outro, mesmo que não haja interesse amoroso. Quando terminar a conversa, pense em coisas positivas para não deixar a pessoa com a sensação de que perdeu tempo. [8]
    • Deseje sorte para a pessoa no futuro: "Eu me diverti muito e espero que você encontre alguém com quem seja mais compatível".
    • Lembre-se de que todo namoro é um processo de aprendizagem e descoberta e a maioria não dura muito. Por mais que seu namoro virtual acabe, você e a pessoa provavelmente vão ter descoberto algo novo sobre si mesmos.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Evitando as ciladas do término

Baixe em PDF
  1. Você não precisa montar toda uma lista de motivos para o término, mesmo que o relacionamento seja virtual — e ainda mais se ele for casual. Se for mandar uma mensagem, seja breve, já que não deve explicações tão detalhadas a ninguém. [9]
    • Se estiver terminando por um motivo específico, só o especifique caso se sinta confortável. Contudo, não fale nada que possa magoar a pessoa.
    • Não precisa dizer, por exemplo, que não sente atração por ela. Por outro lado, caso ache que vocês querem coisas diferentes, seja franco: "Eu tenho a impressão de que você quer algo mais casual. Tudo bem, mas eu queria um relacionamento mais sério".
  2. Ser rejeitado magoa. Se ela estiver muito interessada em você, vai sofrer um baque enorme. Nesse caso, todo o seu carinho vai ser interpretado como condescendência. Depois da conversa, diminua o contato aos poucos. [10]
  3. Quando conhecemos alguém pela internet, geralmente é mais fácil manter contato depois que o relacionamento chega ao fim. Talvez você tenha vontade de ainda interagir com ela pelo Twitter, Facebook ou outra rede social, mas isso pode ser mal interpretado. Depois do fim, corte todo e qualquer tipo de contato — pelo menos, por enquanto. Dê à pessoa tempo para entender que a relação amorosa já acabou. [11]
  4. Eles dão certo para muitas pessoas, mas talvez não sejam ideais para o seu caso. Se vive terminando com seus contatos, pare e pense se está fazendo a coisa certa. [12]
    • Talvez você passe tempo demais conversando pela rede antes de marcar um encontro pessoal. Não demore muito para descobrir se tem algo em comum com a pessoa. Assim, vai saber se ela é ideal ou não.
    • Você também pode tentar conhecer pessoas de outras formas, caso não goste de usar a internet para isso. Saia de casa, vá a festas, participe de ações voluntárias etc.
  5. Aprenda o que fazer para o caso de isso acontecer. Se a pessoa ameaçar você ou a si própria, corte todas as formas de interação. Se achar que não está mais seguro, ligue para a polícia. Situações assim podem ficar muito sérias.
    Publicidade

Avisos

  • Não embarque num relacionamento novo se ainda gostar de alguém. Dê espaço e tempo a si mesmo para recuperar as energias e redescobrir o seu senso de propósito.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 21 070 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade