PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

É difícil terminar um relacionamento à distância. Talvez você não consiga lidar com o fato de estar sempre longe da pessoa querida ou talvez você esteja se sentindo preso a um relacionamento com alguém que você não ama. Não importa a situação, é muito fácil cair na tentação de ficar adiando o término, fazendo com que seus sentimentos o prejudiquem. A distância faz todo o namoro ficar mais lento, seja o começo ou o final dele, mas ao finalmente terminá-lo, talvez você sinta que tirou um grande peso das costas.

Parte 1
Parte 1 de 4:

Decidindo terminar

PDF download Baixe em PDF
  1. Pergunte-se porque você deseja terminar o namoro e identifique todas as coisas que fazem você ficar infeliz no relacionamento.
    • Faça uma lista de coisas que o incomodam. O problema é a distância ou o seu parceiro? Avalie se você pode fazer algo ou se o problema são as consequências inevitáveis de um relacionamento à distância.
    • Se você estiver indeciso, faça uma lista com os prós e os contras, destacando as razões para manter o relacionamento e as para terminá-lo. Considere o peso de cada ponto destacado, pois um ponto negativo pode anular uma longa lista de aspectos positivos.
  2. Verifique se você não pode resolver os problemas conversando com o seu companheiro. Se você tiver certeza de que deseja terminar, é hora de definir um plano.
    • Se você não aguentar a distância mas ainda amar o seu parceiro, tente conversar com ele sobre o futuro. Um relacionamento à longa distância tende a funcionar melhor quando há perspectivas de que, em um futuro próximo, vocês diminuam ela. [1]
  3. Se você precisar contar o que sente para alguém mas ainda não estiver pronto para falar com o seu companheiro sobre os problemas do relacionamento, tente falar com um amigo próximo, um familiar ou procure um terapeuta.
    • Fale sobre os problemas e explique porque você está pensando em terminar. Pergunte ao seu conselheiro se as suas razões fazem sentido para ele. Talvez ele concorde com você ou o ajude a encontrar uma saída.
    • Se o seu conselheiro tiver passado pela experiência de estar em um relacionamento à distância, talvez ele consiga dar dicas extremamente importantes.
  4. Pare de viver na sombra desse relacionamento á distância. Aproveite as oportunidades que surgirem ao seu redor e pense no que realmente o fará feliz.
    • Se estiver pensando em terminar com alguém, dar um tempo para levar uma vida de solteiro por um curto período pode ajudá-lo a decidir. Se você começar a se distanciar do seu companheiro e gostar disso, talvez a decisão certa realmente seja terminar.
    • Tente conhecer novos amigos na sua área. Se houver grupos se reunindo para fazer algo que você goste ou eventos gratuitos na sua cidade, tente comparecer. Tente explorar a cidade sozinho por um tempo e não fique pensando na próxima vez que você entrará em contato com o seu parceiro. Faça o que o seu relacionamento o impedia de fazer.
    • Viva a sua vida e tenha controle sobre cada momento dela. Você descobrirá que fazer isso fará você se sentir bem mais aliviado quanto ao relacionamento.
  5. Se você estiver em um relacionamento exclusivo mas quiser sair com outras pessoas, talvez seja melhor terminar antes de fazer isso. O mais importante é respeitar o seu parceiro e o compromisso assumido com ele.
    • Se você trair o parceiro em um relacionamento à distância e ele descobrir, provavelmente ele tomará a iniciativa de terminar o namoro. Entretanto, o processo será muito mais doloroso e você só estará prolongando a situação.
    • Se você estiver pensando em terminar porque já está envolvido com outra pessoa, será necessário tomar uma decisão, mais cedo ou mais tarde. Quando mais cedo você fizer isso, melhor será para todos os envolvidos.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 4:

Terminando pessoalmente

PDF download Baixe em PDF
  1. Em geral, o ideal é terminar pessoalmente, se possível, para que vocês possam ter uma última conversa de forma apropriada. Demonstre respeito pelo tempo e energia que vocês dedicaram ao relacionamento.
    • Talvez essa seja a parte mais difícil de terminar um relacionamento à distância. Você pode se sentir obrigado a terminar pessoalmente, mas vocês estão acostumados a aproveitar ao máximo o tempo de vocês. Esses encontros podem ter se tornado algo extremamente prazeroso, como se vocês estivessem tirando férias e esquecendo um pouco do resto do mundo, então pode ser difícil quebrar esse padrão.
    • Se você planeja visitar o seu parceiro em breve, aproveite a oportunidade, e não houver nada planejado, tente visitá-lo assim que possível. Não é necessário inventar uma desculpa, mas também pode não ser apropriado dizer que você está indo para terminar com o seu parceiro. Simplesmente vá.
    • Se você tiver alguma coisa do seu companheiro, como um casaco ou o livro favorito dele, esse será o momento perfeito de devolvê-los.
    • Tente terminar quando você estiver visitando a cidade do seu companheiro, não quando ele estiver na sua. Será mais fácil para os dois, pois você já poderá planejar antecipadamente a volta.
    • Os problemas do relacionamento podem acabar sendo esquecidos por causa das férias, o que pode fazer você ter mais dificuldade de iniciar a conversa. O problema é que quando vocês voltarem para a vida normal, talvez todas as frustrações do relacionamento voltem.
    • Se você terminar com alguém durante uma viagem de férias, talvez se veja obrigado a ficar no local e conviver com o ex namorado ou ex namorada durante toda a duração da sua estadia.
  2. Tente não conversar sobre o fim do namoro em locais públicos com muitas pessoas, como restaurantes, cafeterias ou bares. Isso pode tornar a situação mais intensa.
    • Tenha certeza de que você poderá sair do local facilmente após terminar o namoro. Tente não deixar nada seu na casa do ex, pois seria uma experiência estranha ter que ir lá buscar suas coisas.
    • Tente iniciar a conversa em um local neutro e com poucas pessoas, como um parque da sua cidade.
  3. Vá direto ao ponto e diga algo como "Precisamos conversar. Esse relacionamento não está funcionando para mim, quero terminar" .
    • Mostre as razões que motivaram a sua decisão. Seja gentil e amigável ao falar, mas não ceda. Seja sincero e fale o que o que o seu coração mandar.
    • Por exemplo: "Eu não posso mais lidar com a distância. Ela está me corroendo e por dentro e me machucando muito. Você é uma pessoa maravilhosa, espero que você encontre alguém que possa fazê-lo feliz, mas eu não posso ser essa pessoa" .
    • Outro exemplo: "Eu não vejo chances de nós morarmos na mesma cidade em um futuro próximo, por isso, não gostaria de continuar dedicando tempo e energia a algo que não vai levar a nada. Eu gostaria de ter dito isso pessoalmente, mas não há como. Acabou" .
  4. Não faça o término soar como um acordo ou sugestão. Seja decidido e claro nas suas intenções.
    • Tente explicar de forma clara e simples. Quanto mais você enrolar, mas assuntos serão discutidos e mais complicado se tornará o término.
    • Tente evitar uma discussão. Não acuse o eu parceiro de nada nem coloque a culpa nele. Explique que o fim do namoro está acontecendo por causa de você e da sua incapacidade de manter-se emocionalmente envolvido no relacionamento.
  5. Seja paciente e demonstre empatia. Deixe que o seu ex conte o lado dele da história e escute. [2]
    • Continue essa última conversa pelo tempo que for necessário para encerrar o assunto. O seu parceiro provavelmente não ficará calmo imediatamente, o que também depende muito do envolvimento emocional dele com o relacionamento.
    • Quando não houver mais nada a ser dito ou se você achar que a conversa está ficando repetitiva, deseje o melhor para o seu ex e se despeça.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 4:

Terminando à distância

PDF download Baixe em PDF
  1. É importante expressar os sentimentos da forma mais pessoal possível para que vocês possam encerrar o assunto de forma apropriada.
    • Evite terminar o namoro através de mensagem de texto ou de aplicativos de conversa. Essas formas de comunicação são muito mais informais que uma ligação ou chamada de vídeo. Além disso, o seu parceiro pode acabar não conseguindo concluir o assunto. Se você estiver namorando há um bom tempo, evite a todo custo terminar através de mensagens de texto.
    • Evite falar sobre o término publicamente em redes sociais como Twitter e Facebook. Isso pode soar como um comportamento passivo-agressivo, o que pode gerar uma resposta do seu ex.
  2. Defina um horário e um meio de conversação. Isso irá prepará-lo para uma conversa mais séria, o que prepara o clima para que você prossiga com o assunto delicado.
    • Por exemplo, mande uma mensagem como: "Você estará disponível para conversar pelo telefone hoje a noite às oito? Preciso falar com você sobre algo" .
    • Se vocês já tiverem marcado "encontros" pelo Skype ou ligações à noite, aproveite o momento para falar sobre o término.
    • "Nós precisamos conversar" é praticamente um código universal para dizer "Tem algo de errado nesse relacionamento". Se você usar essas palavras na hora de marcar a conversa, ele já irá preparado e esperando o que vem pela frente. Se a relação já estiver conturbada há algum tempo, talvez ele até já espere isso.
  3. Vá direto ao ponto e diga: "Odeio ter que fazer isso pelo telefone, mas preciso falar o que sinto. Esse relacionamento não está funcionando pra mim, quero terminar" .
    • Diga as razões que fizeram você tomar essa decisão. Seja gentil e amigável ao falar, mas não ceda. Seja sincero e fale o que o que o seu coração mandar.
    • Por exemplo: "Eu não posso mais lidar com a distância. Ela está me corroendo e por dentro e me machucando muito. Você é uma pessoa maravilhosa, espero que você encontre alguém que possa fazê-lo feliz, mas eu não posso ser essa pessoa" .
    • Outro exemplo: "Eu não vejo chances de nós morarmos na mesma cidade em um futuro próximo, por isso, não gostaria de continuar dedicando tempo e energia a algo que não vai levar a nada. Eu gostaria de ter dito isso pessoalmente, mas não há como. Acabou" .
  4. Isso é ainda mais importante se você não estiver terminando pessoalmente. Não transforme o fim do namoro em um acordo ou sugestão e seja decidido e claro nas suas intenções.
    • Tente explicar de forma clara e simples. Quanto mais você enrolar, mas assuntos serão discutidos e mais complicado se tornará o término.
    • Tente evitar uma discussão. Não acuse o eu parceiro de nada nem coloque a culpa nele. Explique que o fim do namoro está acontecendo por causa de você e da sua incapacidade de manter-se emocionalmente envolvido no relacionamento.
  5. Seja paciente e demonstre empatia. Deixe que o seu ex conte o lado dele da história e escute. [3]
    • Fique na linha pelo tempo que for necessário para que o seu ex possa encerrar o assunto. Talvez ele não consiga ficar tranquilo imediatamente, o que também depende do envolvimento emocional que ele tinha com o relacionamento.
    • Quando não houver mais nada a dizer, diga que acabou e desligue.
  6. Você pode mandar uma caixa com as coisas dele por e-mail ou pedir para um amigo em comum entregá-la para ele.
    • Diga ao seu ex que você deseja devolver as coisas dele e cumpra o combinado. Esse é um gesto gentil que pode trazer uma tranquilidade ao seu ex, pois ele terá as coisas dele de volta.
    • Faça isso o mais rápido possível. Isso irá ajudá-los a superar logo o término. Ficar adiando só irá piorar as coisas na hora que você for devolver.
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 4:

Distancie-se

PDF download Baixe em PDF
  1. Evite conversar com o seu ex com frequência e resista à tentação de falar com ele ou respondê-lo. Deixe claro que o relacionamento acabou.
    • Se na maioria das vezes você interagia com o seu companheiro através de ligações, mensagens de texto ou da internet, talvez seja necessário mudar os seus hábitos em relação a essas tecnologias. O relacionamento ainda pode existir dento dos dispositivos.
    • Se você terminar com alguém mas ainda tiver contato diário com a pessoa, talvez fique difícil esquecê-la. Se puder, defina limites claros na interação de vocês para não deixar dúvidas sobre o fim do relacionamento.
    • Tenha certeza de que ele entenderá essa decisão. Se foi você que tomou a iniciativa de terminar, o seu companheiro terá uma maior probabilidade de não conseguir esquecer você logo. Ele poderá tentar entrar em contato com você novamente, nesse caso, tente lidar com esses sentimentos de forma respeitosa.
  2. Ele pode sentir necessidade de falar com você novamente após o término, seja para conversar ou para reclamar de alguma coisa. Faça o que você achar certo, mas considere a possibilidade de conversar com ele.
    • Seja simpático, mas firme. Escute e tente entender o ponto de vista dele, mas não deixe o que ele falar influenciá-lo. Lembre-se do motivo que fez você tomar a atitude de terminar antes de mais nada.
    • Se o seu ex estiver em um local próximo a sua casa e quiser chamar você para conversar, considere a oferta, mas tenha cuidado. Se você interagir com ele da mesma forma que costumava fazer durante o relacionamento, talvez ele acabe confundindo as coisas.
  3. É hora de sair um pouco de casa, reencontrar os amigos e os colegas de trabalho, enfim, aproveitar a liberdade.
    • Tente conhecer novas pessoas. Participe de grupos e eventos, envolva-se mais com a sua comunidade e faça novas conexões.
    • Use o fim do namoro como ponto de partida para outras mudanças positivas na sua vida. Faça tudo aquilo que você sempre quis fazer. Se você usar o término para alcançar um crescimento pessoal, talvez seja mais fácil superar esse momento ruim e mais difícil ter uma recaída.
  4. Permita que o relacionamento acabe e, mesmo você esteja sofrendo, lembre-se de que você fez isso por um motivo. [4]
    • Se você sentir falta do ex, lembre-se dos motivos que fizeram você terminar o relacionamento.
    • Considere a possibilidade de fazer uma lista de motivos que levaram ao término. Se você começar a repensar a sua decisão e sentir falta do relacionamento, leia a lista para relembrar os motivos que fizeram ele acabar.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 59 431 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade