Baixe em PDF Baixe em PDF

Terminar um relacionamento casual pode ser estressante, mas terminar uma relação mais séria, principalmente quando há amor envolvido, pode deixá-lo com vontade de se esconder durante uma semana. Se sabe que a pessoa o ama de verdade, terminar o relacionamento pode fazê-lo sentir-se culpado e envergonhado. Talvez sua preocupação seja a de estar cometendo um erro ou sendo egoísta. Terminar um relacionamento nunca é divertido, mas você vai sobreviver se pensar seriamente na decisão, se souber lidar com a situação de maneira madura e souber cuidar de si próprio após o término.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Decidindo pelo fim do relacionamento

Baixe em PDF
  1. . Ao se deparar com um problema sério, como terminar ou não o relacionamento com alguém, é prudente usar algumas estratégias para fazer um balanço de todas as opções e analisar cada uma delas antes de definir o que fazer. Para se organizar melhor, você pode: [1]
    • Escrever os detalhes do problema. Por que quer terminar a relação? É por algo que aconteceu entre vocês? É pela maneira como se sente?
    • Faça uma lista das alternativas. Terminar é a única opção? Há potencial para resolver as coisas? Se estiver determinado a pôr um fim à relação, quais são as opções para o término?
    • Considere as opções. Que caminho pode trazer os melhores resultados? Pense nos riscos e benefícios de cada alternativa.
    • Escolha e prossiga. Depois de analisar cada uma das opções, escolha a mais adequada. Em seguida, coloque o plano em ação. Reflita sobre as consequências da escolha e de como melhorar a abordagem no futuro.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Elvina Lui, MFT

    Especialista em Relacionamentos
    Elvina Lui é uma Terapeuta de Casamento e Família especializada em terapia para relacionamentos em San Francisco. Recebeu seu título de Mestra em Terapia pela Western Seminary em 2007, treinando no Asian Family Institute em San Francisco e na New Life Community Services em Santa Cruz. Possui mais de 13 anos de experiência no ramo e é treinada na metodologia de contenção de danos.
    Elvina Lui, MFT
    Especialista em Relacionamentos

    "Faça uma lista com as coisas que você espera, ou até exige, de um relacionamento", diz a Terapeuta de Família e Casamento Elvina Lui. "Talvez você não tenha criado uma lista objetiva com esses aspectos antes, mas assim que o fizer, ela conduzirá seus desejos e tornará tudo mais claro. Eis alguns exemplos de coisas que você poderia exigir de um relacionamento: 'Preciso de um parceiro que me apoie emocionalmente,' 'Minha parceira precisa tomar a responsabilidade pelas próprias ações,' e 'Precisamos ter tempo um para o outro.' Tais demandas são racionais e mutuamente benéfica. Talvez você nunca tenha pensado em critérios para seu relacionamento antes, mas eles ajudam bastante: todos temos necessidades que precisam ser respeitadas."

  2. Leve o tempo que precisar para pensar na decisão. Sua escolha deve ser baseada na lógica, não no estresse ou na raiva. Quando as razões para terminar o relacionamento estiverem claras, vai ser mais fácil para você defender seu ponto de vista. [2]
    • Se você tiver uma relação física ou emocionalmente abusiva, não precisa se sentir culpado com o fim do namoro. Você merece segurança e respeito.
  3. . É natural sentir culpa ao terminar uma relação com alguém que gosta de você, mas não deixe a culpa prendê-lo a um relacionamento que não o faz feliz.
    • Adiar o término pode ser uma saída mais fácil a curto prazo. A longo prazo, no entanto, empurrar um namoro com a barriga é um desperdício de tempo para todo mundo e, no fim das contas, pode machucar ainda mais a outra pessoa. [3]
  4. Se estiver na dúvida se terminar é a decisão certa a tomar, a opinião de alguém de fora pode ajudar a clarear as ideias. Peça a opinião de uma pessoa que sabe que se importa com você. [4]
    • Use o bom senso. Fale com alguém que saiba manter segredo. Você não vai querer que a sua namorada descubra sobre o fim do relacionamento antes de você falar com ela.
    • Você pode tocar no assunto dizendo algo como “Preciso falar com você sobre uma coisa. Eu amo Joana, e sei que ela também me ama, mas sinto que estamos nos distanciando. Não sei o que fazer…”.
  5. Todos nós temos instintos por alguma razão. A mente subconsciente tem acesso às informações que a mente consciente não tem, levando a pessoa a ter sentimentos e intuições inexplicáveis. Se sentir que é o momento de terminar o namoro, é melhor prestar atenção aos seus instintos. [5]
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Encarando a situação

Baixe em PDF
  1. Se tiver certeza de que deseja terminar a relação, o melhor a fazer é acabar com isso o quanto antes. Não leve um relacionamento fracassado adiante sem necessidade. Ter a conversa difícil de imediato vai colocá-lo no caminho da recuperação e vai evitar que sua parceira se envolva ainda mais na relação. [6]
    • Não fale abruptamente sobre o fim do namoro. Diga algo como, “Preciso conversar com você sobre uma coisa importante. Podemos nos encontrar amanhã à noite?”.
    • Não termine por telefone, mensagem de texto ou e-mail, a menos que esteja temendo pela sua própria segurança. Terminar pessoalmente demonstra que você tem consideração e respeito pela pessoa.
  2. Escreva uma lista de todos os pontos que deseja falar caso esteja com receio de esquecer de alguma coisa. Peça a uma pessoa de confiança para ensaiar com você, assim você vai poder dizer tudo em voz alta antes do momento decisivo. [7]
    • Os términos fazem as emoções mais intensas emergir. A sua namorada pode ficar com raiva, chorar ou tentar dissuadi-lo da decisão. Tente pensar em cada uma dessas hipóteses com antecedência e ensaiar com o seu amigo para se manter firme diante de qualquer que seja a reação da sua companheira.
  3. Durante a conversa, aborde a situação de forma a mostrar como se sente e quais são as suas necessidades. Evite culpar a sua namorada pelo fim da relação. Assumir a situação sob a sua perspectiva vai tirar a culpa de cima da outra pessoa e evitar que ela discuta com você. [8]
    • Por exemplo, não diga “Você não me coloca na sua lista de prioridades”. Prefira algo como “Eu preciso de alguém que tenha tempo para mim, e eu não sinto isso com você”.
  4. Sua namorada provavelmente vai se sentir confusa e magoada, e usar chavões pode deixá-la ainda mais sentida. Respeite os sentimentos da pessoa e a necessidade de respostas. Seja direto ao falar os motivos para terminar o namoro. [9]
    • Resista à tentação de expressar seu pesar com um clichê como “O problema não é você, sou eu” ou algo do tipo. Simplesmente diga o que tem a dizer da forma mais direta possível.
  5. É provável que sua namorada tenha algumas perguntas a fazer, principalmente se o seu desejo de terminar o namoro tenha sido uma surpresa para ela. Não minta para preservar os sentimentos dela, mas tente dar um tom otimista às circunstâncias.
    • Estudos mostram que o fim de um relacionamento é menos doloroso quando a pessoa a terminar age com gentileza, honestidade e otimismo sobre o tempo que o casal passou junto. [10]
    • Enfatize os benefícios para os dois com o fim do relacionamento. Por exemplo, você pode dizer “Eu acho que seria mais feliz com alguém com uma personalidade mais parecida com a minha”.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Seguindo em frente

Baixe em PDF
  1. Manter o contato com a ex só vai ajudar a manter os sentimentos à flor da pele e prolongar a dor dos dois. Evite ir a lugares onde possa encontrá-la, apague o número do telefone dela e resista à tentação de ver as redes sociais da pessoa. Se tiver algum pertence dela, devolva – de preferência através de um amigo em comum – ou jogue fora. [11]
    • Mesmo que queira manter uma relação de amizade, lembre-se de que ambos precisam de tempo e distância para se curar após o fim do relacionamento. Tenha respeito pelos sentimentos dela e dê espaço para que ela possa seguir em frente.
    • Deixar de seguir ou desfazer a amizade nas redes sociais também é uma boa alternativa para ajudar a esquecer.
  2. Depois do fim de um relacionamento, é comum se sentir triste, estressado e inseguro sobre o futuro. Ligar para o trabalho e dizer que está doente pode ser tentador, mas você vai se sentir muito melhor se conseguir se manter ocupado e continuar fazendo suas atividades regulares. Prender-se à rotina pode ajudar a manter um senso de normalidade. [12]
    • Se não souber o que fazer, escolha um novo hobby ou entre em uma academia. O fim de um relacionamento pode ser um catalisador para o seu desenvolvimento pessoal.
  3. Você terminou um relacionamento, mas não se esqueça das outras relações que fazem parte da sua vida. A família e os amigos podem ser uma fonte de força e conforto enquanto você passa por esse período de turbulência emocional.
    • Não hesite em telefonar para um amigo ou passar mais tempo com os seus entes queridos quando estiver triste. Simplesmente diga “Eu sei que o que aconteceu foi a melhor decisão, mas eu não quero ficar sozinho neste momento. Você gostaria de vir aqui assistir um filme comigo?”. [13]
  4. Não é uma boa ideia entrar em um novo relacionamento quando os sentimentos ainda não estão maduros o suficiente. Em vez disso, procure se curar e se transformar na melhor versão de si mesmo.
    • Se tiver problemas pendentes do último relacionamento, tente resolvê-los antes de começar a namorar novamente. Manter a saúde emocional vai ajudá-lo a atrair uma relação melhor no futuro. [14]
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 55 827 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade