Baixe em PDF Baixe em PDF

Para testar a continuidade, você só precisa colocar os dois terminais do multímetro sobre as duas pontas de uma corrente elétrica. Essa testagem em um fio, uma corrente ou um fusível é uma ótima ideia se você estiver instalando ou reparando quaisquer componentes elétricos em uma tomada, um quadro de distribuição, um carro ou um eletrodoméstico. A continuidade se refere a quanta resistência existe em uma corrente elétrica fechar. Esse é um elemento importante para se conferir com um multímetro porque uma continuidade inadequada pode causar incêndios, eletrocutes ou danos aos aparelhos elétricos. Sempre desligue, desconecte ou inverta o disjuntor aliado à fonte de testagem para evitar choques e incêndios.

Método 1
Método 1 de 3:

Configurando o multímetro

Baixe em PDF
  1. Você tem múltiplas entradas para terminais na frente do multímetro. Insira o fio preto na entrada "COM" e o fio vermelho na entrada "mAVΩ" ou "AVΩ". A primeira delas é uma sigla para "comum", representando o fio-terra, enquanto a segunda significa "medição de amperagem, voltagem e ohms", sendo utilizada para medir a corrente. Ignore a porta denominada "10A", que é usada para analisar correntes realmente elevadas. Ligue o multímetro. [1]
    • O terminal preto representa o fio-terra e o terminal vermelho é usado para a corrente ativa. Isto importa mais se você estiver analisando a voltagem, uma vez que não há qualquer diferença especial entre os próprios fios.
    • Os terminais são as partes metálicas expostas na ponta dos fios preto e vermelho, sendo úteis para medir correntes elétricas.
  2. O símbolo da continuidade pode ser diferente a depender da marca e do modelo. De modo geral, esse modo conterá o símbolo de um diodo, um triângulo com uma linha no lado direito. Pode ser que o símbolo se pareça também com ondas sonoras. [2]
    • Mesmo se o multímetro não tiver uma configuração de continuidade dedicada, ainda é possível fazer o teste girando o botão para o menor número no modo de resistência — que é medida em ohms, sendo seu símbolo um Ω.
    • Quando em dúvida, consulte o manual de seu multímetro para descobrir como configurá-lo em modo de continuidade.
  3. Para testar a calibração da configuração de continuidade, toque os dois terminais entre si e mantenha-os assim. Se o número exibido no multímetro for inferior a 1, o dispositivo está funcionando corretamente. Se for um 0 constante, também sem problemas. [3]
    • A maioria dos multímetros também fará um bipe se o sinal estiver bom, indicando que a configuração de continuidade está funcionando como deve.
    • Se não houver bipe ou você se deparar com um valor alto, confira o botão para confirmar que está na configuração certa. A seguir, confira as portas às quais os terminais estão conectados. Por fim, tente trocá-los antes de consultar o manual para descobrir como poderia redefinir o multímetro.
    • Se a tela exibir um 1 no lado esquerdo da tela e não onde normalmente ficam as leituras, isso costuma indicar que o sinal está defeituoso e que os terminais estão com problemas.
    • Não há problema em haver alguma flutuação nos números.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Testando um sinal elétrico

Baixe em PDF
  1. Não somente é perigoso testar a continuidade quando um sinal ativo está fluindo pela tomada, pelo fio ou pela fonte de energia, como também ela não funcionará. A continuidade é testada enviando-se uma baixa corrente pelos dois terminais e lendo sua resistência a seguir. Se houver outra corrente por cima do sinal sendo enviado, o multímetro não lerá a resistência correta. [4]
    • Se estiver testando uma tomada já instalada, vire a chave do disjuntor no quadro de distribuição respectiva ao cômodo da tomada para desligar sua corrente.
    • Alguns dispositivos, como banheiras de hidromassagem, rádios ou sons automotivos, guardarão uma carga mesmo depois que a energia houver sido desligada. Espere ao menos uma hora depois de desconectar esses sistemas antes de testá-los.
    • Você obviamente não poderá desconectar um fio ou uma chave. Não se preocupe em desligá-los se já não estiverem instalados em algo. Tire qualquer fusível removível e teste para saber se estão conectados a qualquer fio desligando antes o utensílio, o carro ou o dispositivo.
  2. Se estiver testando um fusível, ponha o terminal em qualquer ponto na zona de condução do fusível, que será metálica. Se estiver testando um fio, enfie o terminal preto em qualquer uma das pontas do fio exposto. A parte de metal na ponta do terminal deve manter contato constante com a peça sendo testada. [5]
    • Se estiver testando uma tomada, desparafuse o espelho e também a caixa de montagem. Puxe levemente e separe o terminal preto no parafuso metálico.
    • Se estiver testando um eletrodoméstico e a conexão dos fios para saber se é seguro, pressione o terminal preto contra a estrutura metálica do dispositivo.
  3. Com o terminal preto ainda na primeira ponta da corrente, pressione o terminal vermelho exposto na outra ponta de uma corrente linear, como uma segunda ponta do fio ou um segundo fusível. Se estiver testando uma corrente aberta, ponha-o em qualquer local no espelho de uma tomada ou na estrutura de um utensílio. Isso conecta os dois terminais usando o fio, a tomada ou o fusível como condutor. A corrente será automaticamente enviada para o outro terminal a fim de iniciar uma leitura. [6]
    • Se estiver testando um interruptor, não haverá leitura de continuidade quando estiver colocado na posição de desligado.
    • Se estiver testando um fusível, ponha o terminal vermelho em qualquer parte de sua extensão, mas sem permitir que os terminais se toquem entre si. Isso não é perigoso, mas interfere com a sua leitura.
    • Se estiver testando uma solda, ponha o terminal vermelho na outra ponta do material sendo testado.
    • Se estiver testando um eletrodoméstico e uma conexão de fios por questões de segurança, pressione o terminal vermelho no fio ou no fusível sendo testado.
  4. Os números na tela do multímetro saltarão para cima e para baixo no início, à medida em que se adapta à corrente. Espere de três a quatro segundos e mantenha os dois terminais tão imóveis quanto possível para obter uma leitura precisa. [7]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Entendendo os resultados

Baixe em PDF
  1. Se o multímetro exibe a leitura de 0 ohms, isso indica que existe uma continuidade perfeita no fio, no fusível, na bateria ou no dispositivo. A maioria dos multímetros produzirá um bipe constante ao testar uma conexão com continuidade boa ou perfeita. [8]
    • Um 0 constante indica uma conexão perfeita. A continuidade, no entanto, não precisa ser igual a 0 para estar segura.
  2. Essa leitura quase sempre indica que os terminais estão sujos. Desligue o multímetro e limpe os terminais preto e vermelho usando uma folha de papel-toalha seca. A seguir, teste novamente a corrente — se ainda estiver em um valor inferior a 1, a continuidade está boa, mas não perfeita. [9]
    • É perfeitamente seguro usar um fio, fusível ou dispositivo com leitura de continuidade inferior a 1.
    • Se o número sobe e desce de um número elevado para 0, isso indica que a bateria do multímetro está provavelmente no fim de sua vida útil.
  3. Se o número estiver entre 1 e 10, a interpretação do resultado como sendo ou não problemática depende do dispositivo sendo analisado. Consulte o manual do eletrodoméstico ou veículo para saber se há informações quanto ao que seria um nível aceitável de resistência. Entretanto, vale optar pela precaução e evitar o uso do dispositivo por enquanto.
  4. Ao se deparar com uma leitura superior a 10 Ω, saiba que você está lidando com um problema de baixa continuidade. A resistência é mais elevada do que deveria e você precisará trocar o fio, o fusível, a tomada, a bateria ou o dispositivo em questão. Evite seu uso até que a conexão problemática tenha sido solucionada. [10]
    • Confira e veja se há um X ou um M à frente do símbolo Ω (ohms) presente na leitura. Em caso positivo, isso indica que a leitura representa mΩ (megaohms), contendo zeros que não caberão na tela. Isso quer dizer que o multímetro está lendo o sinal em milhares e que a conexão está perigosamente alta.
    • Se houver um 1 no lado esquerdo da tela, ele provavelmente indica que a leitura é alta demais para ser registrada pela tela. Consulte o manual do multímetro para mais informações, mas isso provavelmente indica que você tem uma conexão perigosa.
    • Se a leitura for superior a 10, o dispositivo, o fio, o eletrodoméstico ou o fusível está a ponto de sofrer superaquecimento. Embora não se trate de um problema no uso em curto prazo, isso traz riscos em longo prazo e pode ser perigoso.
  5. Se você sabe que o multímetro está funcionando porque os terminais foram funcionados, é importante receber algum tipo de leitura. Se nenhuma mensagem de erro for exibida, você está lidando com uma conexão defeituosa — e a corrente está sendo interrompida. Isto geralmente indica um fusível rompido, um fio quebrado ou uma bateria com defeito. [11]
    • Se o número está piscando, esse efeito costuma ser uma indicação de que a corrente está defeituosa, mas que algum sinal ainda está sendo passado. Essa função está disponível apenas em alguns multímetros, no entanto.
  6. Ao se deparar com uma leitura superior a 0 ao testar o eletrodoméstico e um fio ou fusível conectado, isso indica que a fiação não foi instalada corretamente. Não tente desligá-lo, ou você corre o risco de se eletrocutar ou de começar um incêndio. Entre imediatamente em contato com um eletricista ou uma empresa de reparos de eletrodomésticos. [12]
    Publicidade

Avisos

  • Jamais teste a continuidade em uma corrente ativa. Em outras palavras, você não pode testar uma tomada se o disjuntor estiver ligado e também não pode testar um eletrodoméstico enquanto estiver conectado mesmo se estiver desligado.
  • Cuide para que não haja quaisquer porções desencapadas dos fios após a instalação.
  • Alguns eletrodomésticos, como banheiras ou rádios, armazenam corrente elétrica mesmo desligados. Espere ao menos uma hora antes de testá-los.
  • Se estiver operando um dispositivo quando a resistência for alta, você corre o risco de se eletrocutar, começar um incêndio ou causar danos elétricos.
  • Sempre teste a continuidade de um fio ao combinar um fio novo em um sistema elétrico.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 54 984 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade