Baixe em PDF
Baixe em PDF
Um transistor é um semicondutor que permite que a corrente flua através dele sob certas condições, e corta a corrente quando outras condições estão presentes. Transistores são comumente usados como interruptores ou amplificadores de corrente. Você pode testar um transistor com um multímetro que tenha uma função para teste de diodos.
Passos
-
Um transistor é basicamente 2 diodos que compartilham uma extremidade. A extremidade compartilhada chama-se base e as outras 2 extremidades são chamadas de emissor e coletor.
- O coletor aceita uma corrente de entrada do circuito, mas não pode enviar a corrente através do transistor até que seja permitido pela base.
- O emissor envia uma corrente para o circuito, mas apenas se a base permitir que o coletor transmita a corrente através do transistor para o emissor.
- A base age como um gatilho. Quando uma pequena corrente é aplicada à base, o gatilho é ativado e a corrente - que pode ser intensa — pode fluir do coletor para o emissor.
-
Transistores podem operar por efeitos de campo ou junções, mas ambos são compostos de dois tipos básicos.
- Um transistor NPN usa um material semicondutor positivo (tipo P) para a base e material semicondutor negativo (tipo N) para o coletor e emissor. Em um diagrama de circuito, um transistor NPN mostra um emissor com a seta apontando para fora.
- Um transistor PNP usa um material do tipo N para a base e material do tipo P para o emissor e o coletor. O transistor PNP mostra um emissor com a seta apontando para dentro.
Publicidade
-
Determine quais terminais representam a base, o emissor e o coletor. Os terminais são contatos metálicos redondos e lisos, estendendo-se a partir do fundo do transistor. Eles podem ser rotulados em alguns transistores ou você pode ser capaz de determinar qual terminal é a base através do estudo do diagrama do circuito.
-
Fixe a ponta de prova preta na base do transistor.
-
Conecte a ponta de prova vermelha ao emissor. Leia o display do multímetro e observe se a resistência é alta ou baixa.
-
Mova a ponta de prova vermelha para o coletor. O display deverá exibir a mesma leitura de quando você mediu o emissor.
-
Remova a ponta de prova preta e conecte a ponta de prova vermelha à base.
-
Conecte a ponta de prova preta no emissor e coletor. Compare a leitura no display do multímetro em relação às leituras obtidas anteriormente.
- Se as leituras anteriores foram ambas altas e as leituras atuais são baixas, significa que o transistor está bom.
- Se as leituras anteriores foram ambas baixas e as leituras atuais são altas, significa que o transistor está bom.
- Se ambas as leituras que você realizou com a ponta de prova vermelha não são as mesmas, ambas as leituras com a ponta de prova preta não são as mesmas, ou as leituras não mudam quando se troca as pontas de prova, o transistor está danificado.
Publicidade
-
Fixe a ponta de prova preta em um dos terminais do transistor.
-
Conecte a ponta de prova vermelha a cada um dos outros dois terminais.
- Se o display mostra alta resistência quando cada um dos terminais são tocados, você encontrou a base (e um bom transistor NPN).
- Se o display mostra duas leituras diferentes para os outros dois terminais, conecte a ponta de prova preta ao outro terminal e repita o teste.
- Após ter testado a ponta de prova preta para cada um dos três terminais, se você não obter a mesma alta resistência ao tocar os outros dois terminais com a ponta de prova vermelha ou trata-se de um transistor danificado ou um transistor PNP.
-
Remova a ponta de prova preta e conecte a ponta de prova vermelha a um dos terminais.
-
Conecte a ponta de prova preta a cada um dos outros dois terminais.
- Se o display mostra alta resistência quando cada um dos terminais são tocados, você encontrou a base (e um bom transistor PNP).
- Se o display mostrar duas leituras diferentes para os outros dois terminais, conecte a ponta de prova vermelha ao outro terminal e repita o teste.
- Após ter testado a ponta de prova vermelha para cada um dos 3 terminais, se você não obter a mesma alta resistência ao tocar os outros dois terminais com a ponta de prova preta, trata-se de um transistor PNP danificado.
Publicidade
Dicas
- Você também pode testar um transistor em um circuito com uma fonte de alimentação de 6 volts e duas lâmpadas pequenas. Ou você conecta o multímetro entre o emissor e o coletor e diminui o espaço entre o coletor e a base.
Publicidade
Materiais Necessários
- Multímetro com pontas de prova.
- Garras jacaré.
- Transistor.
Referências
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 147 256 vezes.
Publicidade