Baixe em PDF
Baixe em PDF
Não importa se está produzindo uma nova peça de couro ou restaurando uma antiga, as instruções de tingimento abaixo podem acelerar o processo e criar um produto bem acabado. Saber tingir couro vai ajudá-lo a mudar a cor de qualquer peça de couro sem grandes dificuldades. Obviamente, lembre-se de que cada couro é diferente e pode reagir aos tingimentos de modos únicos.
Passos
-
Escolha o seu tingimento. A maioria dos produtos industrializados de tingimento vem com: preparador de couro, tingimento e acabamento. Algumas coisas a se pensar na hora de escolher um produto:
- Os tingimentos à base de álcool costumam endurecer o couro, enquanto aqueles à base de água mantém o tecido macio e flexível. A maioria dos produto à base de água são, na verdade, coberturas de couro que mudam a cor da peça completamente.
- A cor do tingimento não representa a cor final do couro, portanto, teste-a em um pedaço pequeno primeiro. Se vai retocar uma peça já tingida, leve-a até um profissional para encontrar a cor exata.
- Os tingimentos existem nos mais diversos tipos de aplicação. Existem aqueles aplicados com sprays, com pincéis e com esponjas. Escolha o que funcionar melhor para você em termos de facilidade de uso.
-
Tape com fita crepe as áreas que não deseja tingir. Cubra as fivelas e os pedaços de metal com fita crepe. Por mais que a fita possa danificar alguns acabamentos de couro, você vai removê-los de qualquer jeito para o tingimento.
-
Trabalhe em locais bem ventilados. A maioria dos preparadores e tingimentos de couro libera fumos que podem ser tóxicos, portanto, faça o processo apenas em ambientes com boa ventilação. Se vai tingir o couro ao ar livre, mantenha o tecido longe da luz solar direta e do calor extremo.
- A maioria dos tingimentos tem melhores resultados em temperaturas de 15° ou mais. [1] X Fonte de pesquisa
-
Proteja as mãos, as roupas e o piso. O tingimento de couro pode causar manchas na pele por até uma semana e também pode manchar permanentemente as outras superfícies. Utilize luvas de látex e forre o piso com um plástico para recolher os respingos.
-
Aplique o preparador de couro. Esfregue o produto com um paninho limpo sobre o couro para remover o acabamento dele e facilitar a penetração do tingimento.
-
Umedeça o couro. Com uma garrafa borrifadora, umedeça a superfície do couro, tomando cuidado para não encharcá-la. A ideia é simplesmente cobri-la de modo uniforme com água para criar uma absorção homogênea do tingimento e um acabamento suave.
- Alguns tingimentos não precisam que o couro esteja úmido para agirem. Confira o rótulo antes.
-
Aplique a primeira demão de tingimento. Comece pintando as bordas do couro com um pincel. Para o restante do processo, aplique uma camada fina de tingimento com uma esponja, um pincel ou um spray. Confira o rótulo do produto para ver qual o método de aplicação recomendado. Se não houver uma recomendação, avalie os seguintes prós e contras.
- As esponjas podem aplicar diversos efeitos e texturas no couro. Para um visual uniforme, faça movimentos circulares.
- Os daubers de lã são fáceis de se utilizar na hora de aplicar tingimentos líquidos em pequenas áreas, mas eles podem não funcionar muito bem com produtos em gel. [2] X Fonte de pesquisa
- Os pincéis são bons para cantos e áreas pequenas, mas é difícil disfarçar as pinceladas em áreas mais extensas. Aplique a primeira camada da esquerda para a direita, a segunda para cima e para baixo, e a terceira em movimentos circulares para cobrir bem o couro.
- Os sprays facilitam a mescla das cores em casos de retoques ou tingimentos com mais de uma cor. Um aerógrafo ou uma pistola de retoques são as opções que permitem mais controle. [3] X Fonte de pesquisa Confira as instruções do produto para ver se ele pode ser borrifado.
-
Aplique demãos adicionais do tingimento. Deixe a primeira demão secar primeiro, obviamente. Aplique a segunda camada de tinta e espere ela secar. Continue repetindo o processo até alcançar a cor desejada, o que deve levar de três a seis demãos. [4] X Fonte de pesquisa Para um visual uniforme, aplique várias camadas finas.
-
Deixe o couro secar completamente, manuseando-o de tempos em tempos para manter a flexibilidade. Deixe o couro secar por pelo menos 24 horas. Pegue-o e estique-o um pouco de vez em quando (utilizando luvas, obviamente) para evitar que ele fique duro. Por mais que o couro fique pegajoso no começo, mas isso deve passar depois do polimento ou da aplicação de um finalizador.
-
Pula o couro com um paninho limpo ou aplique um finalizador com brilho. O polimento remove os resíduos de tingimento e dá brilho à superfície do couro. Se deseja deixá-la mais brilhosa, aplique um finalizador com brilho.Publicidade
-
Use vinagre e ferrugem para tingir um couro de preto. Trata-se de uma receita antiga, barata e simples para se tingir permanentemente um couro de preto. A cor não vai sair nos dedos ou nas outras roupas, e o tingimento pode ser guardado para mais usos no futuro.
- A técnica funciona melhor em couros tingidos com técnicas que não utilizam substâncias químicas. Se o couro já for tingido, ele provavelmente foi tratado com cromo e verniz, o que não vai dar bons resultados.
-
Escolha uma fonte de ferrugem. Você pode utilizar pregos, raspas de metal ou qualquer outro material que enferruja (o ideal é que o ferro já tenha começado a enferrujar). A palha de aço é uma das opções mais rápidas, pois pode ser rasgada em pedaços pequenos, mas ela tem uma cobertura oleosa que previne a ferrugem. Umedeça-a em acetona, aperte-a e deixe secar pra se livrar da cobertura.
-
Aqueça o vinagre. Você vai precisar aquecer cerca de dois litros de vinagre branco ou vinagre de cidra de maçã. Quando o líquido estiver quente (mas não quente demais ), despeje-o em uma vasilha.
-
Mergulhe o metal no vinagre. Com o tempo, a ferrugem (óxido de ferro) vai reagir com o vinagre (ácido acético), formando uma substância conhecida como acetato férrico, que reage com os taninos para tingir o couro.
- A quantidade necessária de ferro depende da concentração do vinagre. O método mais fácil é começar com uma boa quantidade (como, por exemplo, 30 pregos) e continuar adicionando até que o ferro pare de se dissolver. [7] X Fonte de pesquisa
-
Mantenha o recipiente em um local ventilado e quente por pelo menos uma semana. Tampe-o, mas faça furos na tampa para liberar os gases, ou o recipiente pode explodir. Guarde o vinagre em um ambiente aquecido por uma semana ou mais. Quando todo o ferro estiver dissolvido e o cheiro do vinagre sumir, a mistura está pronta.
- Se o cheiro de vinagre ainda estiver forte, adicione mais ferro. Se já houver ferro suficiente, aqueça a mistura no fogão para acelerar a reação.
- Quando praticamente todo o ácido acético tiver sumido, o ferro restante vai enferrujar normalmente, deixando o líquido avermelhado. Deixe a vasilha destampada por alguns dias para permitir que o restante do ácido evapore.
-
Filtre o líquido. Coe a mistura de vinagre em toalhas de papel ou filtros de café algumas vezes, até que o líquido esteja livre de sólidos.
-
Deixe o couro de molho em chá preto. Prepare um chá preto bem forte e deixe a água esfriar. Em seguida, deixe o couro de molho na bebida para adicionar taninos extras e aumentar os efeitos do vinagre e prevenir as rachaduras no couro.
- Os profissionais que tratam couro às vezes utilizam ácido tânico ou extrato de Campeche no lugar do chá preto.
-
Coloque o tecido de molho no vinagre por meia hora. O líquido vai penetrar no couro e criar uma camada profunda e permanente de tingimento. Não se assuste se o tecido parecer azul ou cinza; ele vai escurecer no decorrer do processo e após a aplicação de óleos.
- Teste primeiro a mistura em um pedaço de metal ou um canto do couro. Se o tecido rachar após alguns dias, dilua o vinagre em água e tente novamente.
-
Neutralize o couro com uma solução de bicarbonato de sódio. Misture 45 ml de bicarbonato com 1 litro de água e encharque o couro com a solução. Enxágue com água limpa e pronto. A mistura neutraliza o ácido do vinagre e mantém o couro intacto.
-
Trate o couro com óleo. Enquanto o tecido ainda estiver úmido, esfregue o seu óleo de couro preferido por toda a superfície. Escolha um produto que funcione bem com o seu couro testando-o em um pedaço pequeno. Aplique mais de uma camada para condicionar bem o tecido.Publicidade
-
Use o óleo de vison quando quiser apenas escurecer o couro. Trata-se de uma substância natural que lubrifica e penetra no óleo, condicionando-o. O óleo também tem habilidades impermeabilizantes e protege o tecido do sal, do mofo e do bolor.
- Aviso : o óleo de vison é controverso, pois pode deixar uma camada oleosa no tecido que repele outros produtos, dificultando o polimento e outras modificações no couro. [8] X Fonte de pesquisa Como os produtos do óleo não seguem um padrão, você pode acabar comprando um que contenha silicone ou outro ingrediente nocivo para o couro. [9] X Fonte de pesquisa Pesquise bem antes de comprar o óleo, portanto.
-
Limpe o couro. Antes de tingir o tecido, livre-o de sujeira, terra e quaisquer outros materiais. Use uma escovinha ou um paninho úmido para limpar bem a superfície do tecido.
-
Coloque o couro no sol. Aqueça o tecido naturalmente para fazer com que o óleo penetre melhor no couro, tornando o tingimento permanente.
- Nunca aqueça o couro no forno, pois você pode estragar o tecido com o calor excessivo.
-
Aqueça o óleo de vison. Coloque uma garrafa de óleo em um recipiente com água quente para aquecer um pouco o óleo. Assim, você garantirá que o produto cobrirá o couro de modo uniforme. [10] X Fonte de pesquisa
-
Aplique o óleo de vison. Mergulhe um paninho limpo no produto e use-o para espalhar o óleo por todo o couro, criando uma camada uniforme para um acabamento homogêneo. Pode ser preciso repetir a aplicação algumas vezes para escurecer o couro.
-
Deixe secar por 30 a 60 minutos. De tempos em tempos, mexa no couro para que ele não endureça e para facilitar a absorção do óleo.
-
Pula o couro com um paninho ou uma escova de polir sapatos. Para criar um acabamento brilhoso no couro, basta um pouco de polimento. Faça movimentos circulares com o paninho e pronto!
-
Manuseie o couro com cuidado. Depois de escurecer o couro, é importante tomar cuidado, pois é possível que o óleo ainda fresco passe para a pele, as outras roupas ou qualquer coisa com a qual entre em contato nas primeiras semanas após o tratamento.
- Mantenha o couro tingido em um local seguro no guarda-roupa até que o tingimento seque completamente para prevenir acidentes.
- Caso esteja insatisfeito com o tom do couro, repita o processo até alcançar a cor desejada.
Publicidade
Dicas
- Se precisa condicionar o couro, faça-o após o tingimento, ou você prejudicará o acabamento da nova cor.
Publicidade
Avisos
- Sempre teste os produtos em pedaços pequenos e escondidos do couro. Assim, você não corre o risco de arruinar a peça inteira.
Publicidade
Materiais Necessários
- Kit de tingimento de couro, vinagre e metal enferrujado, óleo de vison ou sachês de chá (dependendo do Método escolhido)
- Paninhos limpos
- Esponja ou dauber de lã
- Garrafa com bico borrifador
Referências
- ↑ http://www.iosrjournals.org/iosr-jpte/papers/Vol1-issue4/C0141013.pdf
- ↑ https://books.google.com/books?id=O1-YCAAAQBAJ
- ↑ http://www.leatherworldtech.com/Leather-Dyeing-s/1881.htm
- ↑ http://thedreamstress.com/2013/09/tutorial-how-to-dye-leather-shoes-handbags/
- ↑ https://www.ccohs.ca/oshanswers/chemicals/chem_profiles/acetone.html
- ↑ http://amo-csd.lbl.gov/downloads/Chemical%20Resistance%20of%20Gloves.pdf
- ↑ http://americanlongrifles.org/forum/index.php?topic=10251.0
- ↑ http://www.leathertherapy.com/pages/Leather-Care-Choosin-Is-Confusin.html
- ↑ https://www.reddit.com/r/goodyearwelt/comments/1ubpyl/introductory_leather_care_guide/
Publicidade