Baixe em PDF
Baixe em PDF
Enquanto na natureza encontramos flores multicoloridas aos montes, as que vemos exibindo cores exuberantes em casamentos, floriculturas e fotos de altíssima qualidade em revistas são na maioria das vezes tingidas. Seja com flores frescas, tingidas ou de seda, você pode criar, em casa, flores do matiz perfeito a sua escolha usando diferentes métodos de tingimento.
Passos
-
Escolha as suas flores. O processo de tingimento de flores frescas envolve adicionar corante à água para que as flores o absorvam. O corante é absorvido por qualquer flor que receber água colorida, mas só aparece nas que têm pétalas claras. Por isso, escolha um buquê de flores brancas ou de tons pálidos de qualquer espécie. A preferência é por rosas brancas, margaridas e crisântemos, mas seja criativo.
-
Escolha as cores. Para este processo, você pode utilizar quantas cores desejar – contanto que exista um corante alimentício correspondente. As cores mais comuns em corantes alimentícios líquidos são: amarelo, vermelho, verde e azul, mas você pode misturá-las e criar outras cores que prefira. Não gosta dessas cores? Experimente misturar estas variações:
-
Prepare sua água colorida. Encha um vaso com água fria, suficiente pra que as hastes das flores fiquem completamente imersas. Adicione o corante. Não há uma ciência exata para adicionar o corante, e quanto mais você puser, mais vibrante será a cor das flores, e quanto menos, mais fraca. Use um misturador ou uma colher para misturar o corante na água até que fique totalmente diluído.
-
Prepare suas flores. Antes de colocá-las na água tingida, você precisa cortar os caules. Use tesoura de poda ou uma tesoura afiada para cortar 1 cm da base, num ângulo de 45 graus. O procedimento irá possibilitar a melhor absorção da água, acelerando o processo de mudança de cor das flores.
- As flores irão absorver água mais rápido se você reservá-las por 2 horas depois de cortar os caules. O corte as estressa, aumentando sua taxa de absorção de água.
-
Coloque suas flores na água e espere. Prepare seu buquê de flores e coloque-o no vaso com água colorida. A cor só vai aparecer depois que as flores ficarem de 2 a 3 horas na água com corante. Quanto mais tempo você deixar as flores ali, mais vibrante será a cor. Um cronograma geral: [1] X Fonte de pesquisa
-
Coloque suas flores na água fresca. Quando achar que a cor está como você deseja, remova-as da água e substitua a água do vaso. Para manter as flores frescas, você deve trocar a água todo dia. A cor permanecerá nas flores até que elas murchem e morram. [2] X Fonte de pesquisaPublicidade
-
Compre corantes específicos para tingir flores. Para tingir flores frescas, você dos mesmos corantes que floristas usam. Estes estão disponíveis online e em algumas floriculturas, em uma ampla gama de cores. Lembre-se de que é mais difícil misturar estes corantes específicos do que os alimentícios, então escolha a cor exata.
-
Selecione suas flores. Já que a tintura vai direto nas pétalas, e não na água, você pode escolher o tipo de flor que quiser. O corante para flores não é totalmente opaco, então flores brancas e de matiz pálida terão uma tonalidade mais clara, enquanto as mais escuras terão um acabamento forte, em tons escuros. Escolha flores completamente desabrochadas para que cada uma das pétalas absorva melhor o corante.
- Você pode criar flores muito escuras usando espécies escuras: flores vermelhas mergulhadas em tinta roxa resultarão num tom ameixa escuro, por exemplo.
-
Prepare seu corante. Despeje o corante em uma bacia ou balde pequeno. Qualquer recipiente com uma abertura larga serve. Siga as instruções da embalagem e adicione água pra diluir o corante, se necessário. Coloque jornal ou panos debaixo do recipiente, prevenindo respingos e gotas que manchem seu local de trabalho.
-
Mergulhe suas flores no corante. Segure uma única flor de cabeça para baixo. Lentamente coloque a flor dentro do recipiente de corante e a mantenha assim por 2-3 segundos, fazendo com que todas as pétalas fiquem expostas ao corante. Então, retire a flor e chacoalhe gentilmente para que não reste nenhuma gotícula.
-
Enxague a flor com água fresca. Coloque o botão da flor sob água corrente da torneira de uma pia. Enxague a flor por poucos segundos para remover o excesso de corante e as balance pra tirar a água extra.
-
Repita o processo. Siga os passos acima para cada flor do buquê, até que todas tenham sido tingidas. Se as flores não ficarem na tonalidade esperada, você pode mergulhá-las uma segunda vez e deixá-las secar para obter uma cor mais vibrante. [3] X Fonte de pesquisaPublicidade
-
Compre corante em spray para flores. O corante em spray é muito semelhante à tinta, porém ao aderir às pétalas, não matará a flor. O corante em spray para flores (ou tinta spray para flores) possui várias cores e é seguro para ser usado em botões e em flores frescas e secas. Lembre-se de que tingir um buquê de flores com spray pode gerar muita sujeira.
-
Escolha suas flores. O corante em spray é opaco quando aplicado e dá cobertura total sob as pétalas. Assim, você poderá usar qualquer cor, forma ou espécie de flor que desejar.
-
Organize seu local de trabalho. Usar corante em spray pode gerar muita bagunça, portanto é importante que você defina um local especial para tingir as flores. Procure um espaço bem ventilado, como a garagem ou sua entrada, e cubra o chão com panos ou jornais. Ponha luvas de borracha e roupas velhas que possam sujar e manchar.
-
Prepare o corante em spray. Chacoalhe bem o corante ainda tampado por 20-30 segundos. Remova a proteção e vire o bico de modo que a saída do spray esteja direcionada para a flor.
-
Pulverize as flores. Segure cada flor individualmente, de modo que fique longe de você. Com a outra mão, segure a lata de tinta spray a 15 cm de distância da flor. Mantenha o bocal pressionado para liberar o corante, girando a flor para pulverizá-la uniformemente. Pulverize até cobrir toda a flor com uma camada de tinta.
-
Deixe a flor de lado para secar. Coloque a flor recém pintada em um vaso ou recipiente que a mantenha em pé. O corante demora 1-3 horas para secar, dependendo da temperatura e da umidade. Não as toque até que sequem completamente, ou então o corante irá ficar em suas mãos e roupas.
- Ponha as flores em uma sala quente e seca para secarem mais rápido.
-
Repita este processo nas flores restantes. Continue ornamentando o seu buquê, pulverizando cada flor individualmente pra por no vaso para secar. Você pode adicionar várias camadas de tinta se não estiver satisfeito com a densidade e brilho da cor. [4] X Fonte de pesquisaPublicidade
-
Escolha uma tinta de tecido. A tinta de tecido tinge qualquer tipo de flor, mas como requer água fervente e agentes químicos agressivos, estraga flores frescas. Porém, se você tiver flores secas e quiser colori-las, pode usar a tinta de tecido para fazê-lo. Escolha qualquer tinta de tecido em pó ou líquida, pois todas exigem o mesmo processo de mistura de corante em água fervente. Você pode escolher a tonalidade de suas flores, variando o tempo que as deixa na tinta.
-
Escolha as flores secas. Flores secas tendem a ficar amarronzadas, o que as torna um pouco mais difíceis de tingir. Assim, escolha flores de tons claros, já que as de tons escuros não podem ser tingidas direito. A flor branca, creme e azul clara é a melhor para tal. As flores secas mais populares são hortênsias, “mosquitinhos” (Gypsophila) e rosas. Não se esqueça de que as flores têm que estar completamente secas pelo menos 2 semanas antes do tingimento.
- Evite flores danificadas e descoloridas, pois isso será aparente mesmo depois do tingimento.
-
Prepare o tingimento. Cada marca de tinta tem instruções diferentes, mas todas envolvem misturar o corante com a quantidade proporcional de água fervente. Enquanto o corante estiver fervendo, arrume os panos de chão e jornais do seu local de trabalho para evitar tinta em sua bancada ou roupas.
-
Mergulhe cada flor no corante. Segure uma de cada vez pelo caule, apontando-a para baixo. Lentamente mergulhe a flor no corante, mantendo-a por 5-10 segundos. Puxe-a e examine-a, para ver a tonalidade. Se estiver satisfeito, remova-a completamente. Caso contrário, ponha-a de volta na tinta até obter a cor desejada, conferindo frequentemente.
-
Pendure as flores para secar. Usando um varal ou um escorredor, pendure cada flor de cabeça para baixo para secar totalmente. Ponha-as numa sala quente e seca para um tempo de secagem mais rápido. Deixe-as ao menos 24 horas assim antes de usá-las em decorações. [5] X Fonte de pesquisaPublicidade
-
Junte todo o material. Flores de seda não devem ser tingidas com corante de tecido, porque a seda não pode ser fervida. Você pode tentar usar corante alimentício, mas é provável que este saia no enxágue porque não tem fixação. Usar tinta acrílica para tingir flores de seda é a melhor alternativa. Deste modo, você vai precisar de um tubo de tinta acrílica na cor de sua escolha, gel médium e água.
-
Prepare suas flores. Dependendo do tipo de flor de seda que usar, será necessário um pouco de preparo. Se sua flor tiver um estame no meio, será preciso cobri-lo com fita crepe para evitar que também seja tingido. Você deve usar a fita em qualquer outra parte que não queira tingir.
-
Faça a sua tinta acrílica. Para fazer a tinta para suas flores de seda, misture 2 partes de tinta acrílica com uma parte de gel médium. Use um misturador ou uma colher para que fique homogênea e adicione um pouco de água para afinar a mistura. A quantidade de água que for adicionar à mistura depende da tonalidade de cor você desejar: quanto mais água for adicionada, mais clara fica a cor final. Quando terminar, ponha a tinta numa bacia ou recipiente largo e proteja o chão com jornais para prevenir vazamentos.
-
Tinja as flores. Ponha uma flor por vez na tinta e segure-a até que esteja totalmente coberta de cor. Com cuidado, retire-a da tinta pelo caule ou usando uma pinça (caso não tenha caule) e coloque-a sobre um jornal. Use papel toalha e com batidas leves remova o excesso de tinta. Depois, deixe as flores secando por 2-3 horas.
-
Repita o processo. Faça o mesmo com todas as flores, seguindo os métodos acima para tingi-las. Depois de 3 horas, remova a fita crepe utilizada.Publicidade
Dicas
- Use um vaso de vidro ou cerâmica ao invés de um de plástico para manter as flores tingidas, já que o plástico mancha facilmente.
Publicidade
Avisos
- Sempre tenha cuidado ao usar tinta e corante, pois podem causar manchas permanentes.
Publicidade
Referências
- ↑ http://www.dreamalittlebigger.com/post/dyeing-flowers-with-food-coloring-tutorial.html
- ↑ http://www.flowershopdeals.com/guides/how-to-dye-fresh-cut-flowers
- ↑ http://www.floristchronicles.com/2011/create-black-flowers
- ↑ http://dmcolor.com/products/?id=15
- ↑ http://www.hydrangeashydrangeas.com/dye_steps.html
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 109 827 vezes.
Publicidade