Tingir roupas no estilo tie-dye é um passatempo muito praticado por hippies, contraculturalistas e pessoas que simplesmente amam roupas coloridas. Você quer fazer isso sozinho, mas a questão é: como? O que tingir? Com o que você tinge? Nós vamos mostrar como!
Passos
-
Use listras. Coloque a camisa sobre uma mesa. Enrole-a de baixo para cima até virar um tubo. Use um barbante ou elásticos para segurar a camisa enrolada. [1] X Fonte de pesquisa
- Para criar poucas listras, deixe espaço entre elas para que sejam necessárias apenas três ou até menos. Para mais listras, use uma dúzia ou mais listras na camisa para criar várias delas.
- Enrolar a camisa para cima vai resultar em listras verticais.
- Caso queira fazer listras horizontais, enrole a camisa da esquerda para a direita (ou vice-versa) e amarre um barbante ou elástico para segurar a camisa enrolada.
-
Crie uma espiral. Essa é uma das técnicas mais básicas e também uma das preferidas de muitos. Coloque a camisa em cima de uma mesa. Depois, ponha o seu dedo indicador e o polegar no meio da camisa. Comece um movimento circular, formando uma espiral e fazendo a camisa enrolar ao redor do centro.
- Quando você tiver formado uma espiral com a camisa toda, use um barbante para mantê-la da forma que está. Será preciso formar no mínimo seis seções. Logo, use no mínimo 3 barbantes para prender a camisa. Ela vai ficar mais ou menos arredondada e apresentar “fatias de pizza” por causa do barbante.
- Para uma estampa mais complexa, use mais barbantes. Confira se todos eles se cruzam no centro.
- Você pode criar espirais múltiplas criando seções menores usando o método explicado acima.
- Se a camisa começar a ficar com vincos, desfaça-os. A camisa deve ficar em espiral, mas ainda assim ficar achatada sobre a mesa.
-
Crie uma estampa de bolinhas. Dê beliscos na camisa com os dedos. Amarre um pedaço de barbante em volta do tecido. Para fazer bolinhas menores, deixe apenas 1 ou 2 cm de tecido fora do barbante. Bolas maiores podem ser feitas amarrando o barbante mais na base para colocar em relevo uma porção maior do tecido. [2] X Fonte de pesquisa
- Pode-se criar uma estampa de alvos ao colocar mais barbantes na base das bolas. Cada barbante a mais resultará em mais um círculo.
- Procure usar barbante que foi mergulhado na tinta antes de amarrá-lo. Assim, você acrescenta mais cor à parte de fora das bolas.
-
Faça rosas. Elas são bolas em forma de pequenas flores espalhadas pela camisa. Para formar essa estampa, belisque uma pequena porção da camisa. Passe a parte beliscada para uma mão e então belisque outra porção. Passe de novo a parte beliscada para a outra mão. Depois de formar um grupo de porções beliscadas, amarre-as juntas com um elástico. [3] X Fonte de pesquisa
- Use vários barbantes para criar listras ou espirais nas rosas. Você pode fazer quantas rosas o espaço da camisa permitir.
- Use mais porções beliscadas para criar rosas mais detalhadas. Usar poucas porções vai resultar em uma estampa floral bem básica.
-
Dê um visual amarrotado à camisa. O jeito mais fácil de tingir usando a técnica tie-dye é amassando a camisa do jeito que quiser. Deve ser amassada mesmo, e não dobrada certinho ou enrolada. Depois de amassar a camisa, amarre quantos barbantes quiser ao redor dela. Dá para criar uma estampa com eles, mas para um visual “amarrotado” de verdade, procure não seguir nenhum padrão ou direção certos. [4] X Fonte de pesquisa
-
Crie dobras. Comece pela parte de baixo da camisa e vá dobrando-a na direção dos ombros em forma de sanfona. Dobre uma parte para a frente e depois para trás. Repita essa dobra até que toda a camisa esteja sanfonada.
- Amarre a camisa quantas vezes desejar. Esse estilo é parecido com o que resulta em listras. Logo, o número de barbantes amarrados vai determinar o número de linhas coloridas.
- Dobrar a camisa no sentido dos ombros resulta em dobras verticais. Para dobras horizontais, siga o mesmo processo e dobre a camisa da esquerda para a direita (ou vice-versa).
-
Crie um raio. Esta é a estampa mais complexa e exige muitas dobras. Mas o resultado compensa. Comece dobrando a camisa em direção aos ombros até a altura do peito. Então dobre essa parte para baixo, criando um formato da letra N se vista de lado. Faça isso de novo, mas mais embaixo. Dobre cerca de 5 cm da parte de cima da primeira dobra em direção aos ombros. Depois, dobre a mesma parte para baixo. Repita esse processo 3 a 5 vezes até que camisa fique com várias dobras sobrepostas.
- As dobras em camadas vão lembrar um tanquinho.
- Vire a camisa na diagonal e faça uma marca no centro. Dobre em forma de sanfona de um lado até o centro. Vire a camisa sanfonada do outro lado até o centro.
- Amarre a camisa depois de terminar as dobras. Para uma estampa mais elaborada, use vários barbantes. Já para uma mais básica, 3 ou 4 barbantes são o suficiente.
Publicidade
-
Prepare a área de trabalho. O ato de tingir tecidos sempre resulta em um pouco de sujeira. Para evitar manchas e outros acidentes com tintas, cubra a área de trabalho com plástico (como um pano de mesa de plástico ou sacos de lixo) em um área aberta, longe dos móveis e carpetes. [5] X Fonte de pesquisa
- Confira se todo o material necessário está reunido no local de trabalho. Assim você não precisa sair por aí de luvas ou pingando tinta atrás de itens que estejam faltando.
- Pode-se usar um escorredor de louça metálico para deixar a camisa mais alta que o local de trabalho e permitir uma melhor visualização do tecido.
- Não se esqueça de deixar papel-toalha ou panos velhos à mão para limpar eventuais acidentes com tinta.
-
Deixe sua camisa de molho. Muitos kits para o tye-dye vêm com uma solução de carbonato de sódio. Essa substância ajuda a tinta a se fixar no tecido da camisa. Dissolva o carbonato de sódio em uma tigela com água e deixe sua camisa de molho nessa solução por 20 minutos.
- Caso o seu kit não contenha o carbonato de sódio, pode-se deixar a camisa de molho em água em temperatura ambiente. Você também pode comprar o carbonato de sódio à parte em uma loja de artesanato ou armarinho. [6] X Fonte de pesquisa
- Não use água fria e nem quente para não diminuir a eficácia da tinta.
- Caso você não queira que a cor se espalhe muito pelo tecido, não molhe a camisa antes de aplicar a tinta. O processo de deixá-la de molho serve para ajudar a tinta a penetrar melhor e mais rápido. Mas, se você quiser aplicar uma cor e deixá-la apenas em um ponto específico, passe essa tinta na camisa seca. [7] X Fonte de pesquisa
-
Prepare as tintas. Cada kit vem com instruções sobre a proporção de tinta e água que deve ser usada na mistura. Mas se você não tem instruções disponíveis, misture cada tinta em uma tigela diferente com água. Vá acertando as medidas conforme desejar. [8] X Fonte de pesquisa
- Para criar cores mais pastéis ou opacas, use mais água e menos tinta. Para cores mais vivas e chamativas, use quase toda da tinta do kit e pouca água.
-
Tinja sua camisa. Mantenha a tinta nas tigelas para mergulhar a camisa e ir tingindo em camadas. Você pode colocar a tinta em garrafas de borrifar água. Mergulhe a camisa na tinta variando o lugar mergulhado. Ou pode-se mergulhar a camisa inteira em uma só cor e, depois de retirar o excesso de tinta, ir mergulhando nas outras cores. Outra alternativa é usar as garrafas de borrifar; basta borrifar a tinta na área desejada, fazendo camadas de cores diferentes ou conforme você preferir.
- Caso queira camadas de cores diferentes, passe as cores claras primeiro. Caso contrário, as cores claras podem manchar as cores escuras se aplicadas depois.
- Se você misturar cores complementares, a região onde elas se encontram vai ficar meio amarronzada. Isso vale para laranja e azul; amarelo e roxo; e vermelho e verde.
- Não se sinta na obrigação de tingir toda a camisa. Você pode tingir pequenas partes e deixar a cor original do jeito que está no resto da camisa.
-
Deixe a tinta agir. Embrulhe a camisa em um saco plástico para manter a umidade. Deixe a tinta agindo por 4 a 6 horas. Colocar a camisa em um local quente ajuda a acelerar o processo.
-
Enxágue a tinta. Use luvas de borracha. Tire a camisa do plástico e desamarre todos os barbantes ou elásticos. Enxágue com água fria para retirar o excesso de tinta. Tome cuidado para não espirrar a água com tinta, pois ela ainda pode manchar a pia ou suas roupas.
-
Lave a sua camisa. Coloque a camisa sozinha na máquina. Lave a frio. Espere o ciclo terminar. Se achar melhor, você pode rodar mais um ciclo sem roupa, só com água e um pouco de sabão para retirar resíduos de tinta do interior da máquina.
-
Ponha para secar e então vista a camisa. Agora você pode desfilar a sua nova criação!Publicidade
-
Faça cupcakes tie-dye . Dê um toque único e especial a essas delícias. Você pode fazer uma massa de arco-íris ou criar uma cobertura colorida. [9] X Fonte de pesquisa
-
Faça papel tie-dye . Essa é uma ótima oportunidade para fazer um papel divertido para artesanato e cartões. Use a técnica tie-dye para tingir o seu papel favorito ou para criar um efeito colorido. [10] X Fonte de pesquisa
-
Faça unhas tie-dye . Suas unhas vão arrancar elogios. Misture seus esmaltes favoritos para criar esse efeito. [11] X Fonte de pesquisa
-
Crie um efeito tie-dye no Photoshop . Se você quer acrescentar um tie-dye colorido aos seus designs gráficos, aprenda como criar esse efeito com esse programa. Com poucos passos, você poderá acrescentar um pano de fundo de arco-íris para todas as suas ilustrações feitas à mão.Publicidade
Dicas
- Nunca use água muito quente ou fervendo, senão você vai impedir que a tinta se fixe adequadamente.
- Procure usar uma camisa 100% algodão, pois esse material absorve melhor a tinta. Lembre-se de retirar todo o excesso de tinta depois de deixá-la agindo por mais ou menos 24 horas. Esse tempo é necessário para que a cor não desbote e nem acabe indo ralo abaixo na máquina de lavar.
- Use luvas de borracha e um avental para impedir que a tinta manche suas roupas e pele.
- Evite tingir camisas de tecido sintético, pois elas reagem com a tinta de forma diferente da do algodão.
- Lave a sua camisa antes de deixá-la de molho e tingi-la, pois qualquer resíduo no tecido pode afetar a fixação da tinta.
Referências
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=ClusoHEr058
- ↑ https://www.parents.com/fun/arts-crafts/kid/tie-dye-with-kids/?slideId=slide_9d2e6ca9-61b6-43cf-8d73-19eeb2e48bc0#slide_9d2e6ca9-61b6-43cf-8d73-19eeb2e48bc0
- ↑ https://theidleman.com/blogs/style/tie-dye-home
- ↑ http://wendolonia.com/blog/2009/08/09/crumpled-tie-dye-folding-tutorial/
- ↑ https://www.care.com/c/stories/3341/5-easy-tie-dye-instructions-and-4-tie-dye-pat/
- ↑ https://www.ima-na.org/page/what_is_soda_ash
- ↑ http://www.dharmatrading.com/tie-dye/instructions.html
- ↑ https://www.persil.com/uk/dirt-is-good/arts-crafts/make-tie-dye-shirt-wash-tie-dye-clothes.html
- ↑ https://www.tasteofhome.com/recipes/tie-dyed-cupcakes/
Sobre este guia wikiHow
Para tingir uma camiseta no estilo tie dye, você precisará de uma camiseta branca, de três a quatro corantes para tecido, de três a quatro garrafinhas com bico de esguicho, um saco plástico e alguns elásticos. Comece fazendo uma bola com a camiseta e mantendo a forma dela com vários elásticos. A quantidade de elásticos usada vai definir quantas marcas brancas ficarão na estampa da camiseta. Usando luvas de borracha, encha as garrafas com as diferentes cores de corante. Em seguida, coloque a camiseta amassada em uma vasilha grande. Esguiche os corantes em diferentes partes da camiseta, deixando que sejam absorvidos pelo tecido. Adicione cores específicas para cada parte da camiseta ou esguiche tudo aleatoriamente, dependendo do visual desejado. Assim que a peça estiver totalmente encharcada com a tintura, coloque-a em um saco plástico com fecho e feche bem. Deixe a camiseta no saco de um dia para o outro. Depois, retire-a do saco e enxague-a em água fria para remover o excesso de corante. Para fixar o tie dye, lave a camiseta sozinha na máquina, em um ciclo delicado e sem sabão. Agora, basta deixar a camiseta secar naturalmente e pronto! Se quer aprender a colocar os elásticos e criar padrões de bolinhas ou espirais, continue lendo o artigo!