Baixe em PDF
Baixe em PDF
O nylon é um tecido sintético tonalizável, e pintá-lo é um procedimento bem simples. Assim que reunir os materiais necessários, tudo o que precisa fazer é preparar um banho de tinta e mergulhar a jaqueta nele até que o tecido pegue a cor nova. Mesmo que o procedimento seja simples, prepará-lo corretamente e tomar as medidas preventivas certas pode tornar a tarefa mais fácil.
Passos
-
Verifique o tecido da jaqueta. A etiqueta na peça deve relatar a composição do tecido e suas proporções. Uma peça 100% nylon é relativamente fácil de tingir, mas se for feita de uma mistura sintética que inclui outros tecidos (como poliéster ou acetato, por exemplo), pode ser mais difícil manter a tintura. [1] X Fonte de pesquisa
- Mesmo se a jaqueta for feita de uma mistura, geralmente irá reter bem a tinta se tiver pelo menos 60% de nylon. As misturas de nylon ainda são tonalizáveis, contanto que os outros tecidos aceitem tintura também; algodão, linho, seda, lã, rami e seda artificial são alguns dos que aceitam. [2] X Fonte de pesquisa
- Alguns nylons são tratados ou cobertos para ter maior durabilidade ou ficarem à prova de machas ou água; isto pode evitar que o tecido aceite a tintura, então verifique a etiqueta para encontrar este tipo de informação. [3] X Fonte de pesquisa
-
Considere a cor da jaqueta. Mesmo se ela for feita de tecidos que tingem fácil, sua cor original terá grande impacto nas suas opções de coloração. Peças brancas ou cinzas claras são fáceis de tingir, mas se ela for de outra cor, pode ser mais difícil, especialmente se a cor já for escura ou intensa. [4] X Fonte de pesquisa
- Uma jaqueta branca ou gelo será mais fácil de tingir, mas também é possível pintar cores pastéis claras, como azul bebê, rosa claro ou amarelo bebê. Mas esteja atento, pois a cor original alterará a aparência final da nova cor.
- Se você tentar tingir uma jaqueta que já é colorida, a tinta deve ser clara ou escura, para cobrir a cor antiga.
-
Escolha a tinta certa. A maioria das tinturas químicas tingem nylon, mas verifique que a que você escolheu faz isso antes de comprá-la. A maioria das tintas têm informações na embalagem sobre os tecidos compatíveis; se não encontrar, olhe no site do fabricante.
- As tintas populares funcionam em fibras naturais e sintéticas, mas algumas marcas têm fórmulas separadas para cada tipo de tecido. [5] X Fonte de pesquisa
- Sempre leia as instruções do fabricante para saber se é viável fazer a tintura na sua jaqueta em particular. Se as instruções forem diferentes das descritas aqui, siga as do fabricante.
- Muitas tintas para tecido (mas nem todas) vêm em pó e precisam ser misturadas com água para tingir.
-
Proteja seu local de trabalho. Tingir tecidos é uma tarefa que faz bagunça e pode manchar algumas superfícies. Proteja todo o local que planeja usar cobrindo com jornal, folhas de plástico ou algum outro material que cubra e evite que a tinta chegue a estas superfícies.
- Deixe papel toalha, um produto de limpeza multiuso e água limpa por perto. Se cair tinta onde não deve, use-os para limpá-la antes que manche alguma coisa.
- Proteja também as suas roupas e pele usando luvas de borracha, um avental ou macacão, e óculos de segurança. Mesmo com estas proteções, é melhor usar roupas velhas, que você não vai se importar se mancharem.
-
Tire os acessórios da jaqueta. Qualquer coisa que pode ser tirada com facilidade da peça ou que você não queira tingir deve ser removida antes da tintura. Por exemplo, se a sua jaqueta tem forro removível que não precisa ser tingido, retire-o. O mesmo vale para capuz removível, puxadores de zíper e etc.
- Isso garante que a tinta não será usada onde não precisa ou nas partes que você deseja manter na cor original.
- Se qualquer parte removível da jaqueta for preta, tire querendo ou não tingir – a tintura não aparecerá no nylon preto mesmo.
- Olhe os bolsos da jaqueta para ver se tem alguma coisa que foi deixada lá. Ninguém quer ficar com o resto derretido de balas ou batons dentro da roupa!
-
Ponha a jaqueta de molho. Imediatamente antes de tingir, submerja a peça por completo na água morna. Isto é recomendado porque as fibras molhadas absorvem a tinta mais uniformemente, o que resulta em uma tintura mais profissional. [6] X Fonte de pesquisa
- Use um balde grande ou uma pia para fazer isso.
- Alise os amassados no tecido da jaqueta assim que a tirar da água. Isto garantirá que a tinta cubra todas as superfícies uniformemente depois que você começar o processo de tintura.
Publicidade
-
Esquente uma panela grande de água. Encha uma panela de aço inox bem grande com água suficiente para mergulhar a jaqueta e deixá-la inteira debaixo d’água. Coloque-a no fogão sobre o fogo médio e fervilhe ou ferva bem devagar. [7] X Fonte de pesquisa
- Deve haver bastante espaço na panela para que a jaqueta seja movida de um lado para o outro debaixo d’água. Caso contrário, o nylon pode absorver a tinta de forma irregular.
- Será preciso mais ou menos nove litros de água para cada pacote de tinta que pretende usar (mas siga as instruções na embalagem da tinta). Usar menos água deixa a cor mais forte; usar mais água deixa a cor mais diluída.
- O ideal é usar uma panela grande o suficiente para ficar três quartos cheia depois de colocar toda a água necessária.
-
Dissolva a tinta separadamente. Encha um recipiente separado com duas xícaras de água quente (ou qualquer que seja a quantidade recomendada pelo fabricante). Coloque um pacote de tinta em pó na água e mexa até que dissolva por completo. Para tintas líquidas, faça o mesmo, misturando até que ela fique bem dissolvida na água. [8] X Fonte de pesquisa [9] X Fonte de pesquisa
- Não coloque tinta em pó ou líquida diretamente no tecido da jaqueta a menos que queira criar uma tintura artística irregular.
-
Coloque a tinta. Despeje a tinta já dissolvida na panela de água fervilhando. Mexa bem a tinta concentrada na água, para que ela se disperse uniformemente. Isto cria o “banho de tinta”, importante para conseguir a cor mais uniforme possível.
- Se você não tiver uma panela grande o suficiente para por a quantidade de água necessária e a jaqueta, despeje a água fervilhando em um balde ou bacia antes de por a tinta dissolvida. Não faça isso em pias ou banheiras de fibra de vidro ou porcelana, pois elas podem manchar. [10] X Fonte de pesquisa
- Para obter melhores resultados, o banho de tinta precisa ser mantido quente (mais ou menos 60 ºC) durante o processo de coloração, considere isso ao escolher entre usar o fogão ou um recipiente separado. [11] X Fonte de pesquisa
-
Ponha vinagre no banho de tinta. Coloque uma xícara de vinagre branco destilado para cada 10 litros de mistura de tinta. Isso ajuda a tinta a aderir às fibras de nylon na jaqueta e deixará o resultado mais intenso. [12] X Fonte de pesquisa
- Se não tiver vinagre, pode tingir a jaqueta mesmo assim. Mas pode acabar com um resultado não tão intenso quanto poderia ser.
-
Mergulhe a jaqueta no banho de tinta. Coloque a peça devagar e cuidadosamente no banho de tinta fervilhando, pressionando-a para baixo até que fique completamente submersa e coberta de tinta. Deixe a jaqueta ficar de molho na água por até uma hora, mexendo ou agitando constantemente. [13] X Fonte de pesquisa
- Não apenas ponha a jaqueta na água e espere que ela vá ficar submersa sozinha. Se houver qualquer bolha de ar presa debaixo da jaqueta, ela flutuará e ficará com a cor irregular.
- Use uma colher grande ou palitos de madeira descartáveis para empurrar a jaqueta para baixo. Isso evita que você se queime na água quente e previne manchas nas mãos.
- Assim que o tecido estiver completamente submerso, é necessário que ele fique abaixo da superfície do banho de tinta. Fique mexendo de um lado para o outro para garantir que todas as superfícies recebam uma cor uniforme.
- A cor da jaqueta ficará mais brilhante (ou escura, dependendo da cor da tinta) se a deixar no banho por mais tempo.
- A cor sempre parecerá mais escura depois de mergulhar do que ficará realmente quando o terminar o processo.
-
Tire a jaqueta do banho de tinta. Desligue o fogão e use duas colheres ou as mãos cobertas com luvas para pegar a jaqueta de dentro da água e colocar em uma pia de aço inox. Coloque uma toalha velha ou uma folha de plástico embaixo da jaqueta ao tirá-la da panela para evitar que a tinta pingue no chão ou no balcão.
- Uma boa ideia é levar a panela para a lavanderia e tirar a jaqueta lá, especialmente se a pia da cozinha for de porcelana ou fibra de vidro.
- Se você não tiver uma pia ou bacia que possa ser usada para isso, leve a panela inteira (com a jaqueta ainda dentro) para fora e ponha no chão antes de tirar a jaqueta.
-
Enxágue com água quente. Enxágue a jaqueta na água quente corrente, diminuindo sua temperatura gradualmente. Isso tira o excesso de tinta. Se não puder fazer isso em uma pia dentro de casa, faça em um espaço aberto; mas, não terá como usar água quente. Enxágue a jaqueta até que a água saia limpa. [14] X Fonte de pesquisa
- Assim que a água começar a sair limpa, passe água fria; isso ajuda a tinta a aderir nas fibras de nylon.
- Mesmo que o excesso de tinta já tenha sido removido da roupa, coloque uma toalha velha debaixo dela ao levar de um lugar para o outro, para garantir que não caia água com tinta no chão.
-
Limpe a área. Despeje o banho de tinta no ralo do tanque. É melhor evitar despejar toda a tinta na pia da cozinha ou do banheiro, especialmente se elas forem feitas de materiais que mancham (como porcelana). Descarte as toalhas ou folhas de plástico que ficaram sujas de tinta durante o processo (ou separe-as para lavar). [15] X Fonte de pesquisa
- Se você não tiver um tanque, pode despejar o banho de tinta no ralo do quintal ou outro lugar que possa manchar um pouco.
- Se precisar despejar o banho de tinta na privada ou banheira, é preciso lavar o local imediatamente com alvejante à base de cloro. Se a água com tinta secar, manchará permanentemente.
- Se despejar o banho de tinta em uma área externa, jogue água limpa no chão para dissipar a tinta; não faça isso no cimento ou cascalho, já que eles também ficarão manchados.
Publicidade
-
Lave sua jaqueta. Coloque a jaqueta recém tingida na máquina de lavar e lave-a sozinha com a quantidade normal de sabão e água fria. Isso ajuda a remover o excesso de tinta ainda mais e prepara a jaqueta para ser usada sem que manche as roupas que tocar. [16] X Fonte de pesquisa
- A menos que o tambor da sua máquina de lavar seja de aço inox, este processo pode manchá-lo permanentemente. Se estiver preocupado com isso, lave a jaqueta a mão.
- Depois da primeira lavagem, a peça estará pronta para o uso. Mas é melhor lavá-la sozinha com água fria pelas próximas duas ou três vezes, porque algum resíduo de tinta ainda pode sair na água.
- Sempre verifique a etiqueta da jaqueta antes de lavar e siga as instruções do fabricante. Se ela só pode ser lavada a mão, não coloque na máquina.
-
Seque a jaqueta. Coloque-a na secadora e use a potência baixa. Assim que ela estiver completamente seca, estará pronta para ser usada. Para evitar as manchas ainda mais, seque a peça sozinha.
- Pendure-a para secar em vez de usar a secadora, caso a etiqueta recomende isso.
- Se a pendurar para secar, coloque uma toalha velha embaixo para captar a tinta que pingar.
-
Coloque as peças tiradas de volta. Se você removeu qualquer parte da jaqueta antes de tingi-la (como o capuz, puxadores de zíper ou o forro), pode colocá-los de volta. A chance de manchá-los agora é bem pequena.
- Se estiver preocupado que o atrito entre uma peça não tingida da jaqueta e o restante crie uma mancha indesejada, lave a jaqueta algumas vezes antes de colocar essas partes de volta.
-
Troque botões e zíperes, se necessário. Se você não gostar da combinação das cores dos botões e zíperes com a cor nova da jaqueta, é possível trocá-los para combinar com a cor nova. Por exemplo:
- Desfaça a costura e corte o zíper antigo com cuidado, então costure o zíper novo; ele deve ter o mesmo comprimento que o antigo.
- Corte a linha que prende os botões antigos no lugar. Compre botões novos que combinem com a cor atual e pregue os botões no mesmo lugar que os antigos estavam.
Publicidade
Dicas
- Vá com cuidado e pratique em peças de roupa velhas. Existe uma grande chance de que o resultado final não seja o que você imaginou, mesmo se gostar de como ficou.
- Use luvas e um avental. Fazer isso evita que sua pele e roupas manchem. Usar roupas velhas que você não se importa de manchar também é uma boa ideia.
Publicidade
Avisos
- Tome cuidado para não deixar a tinta entrar em contato com seus olhos ou boca. Leia a embalagem antes de usar e preste atenção nos avisos e precauções. Limpe os olhos com água se cair tinta neles e vá ao médico imediatamente.
Publicidade
Materiais Necessários
- Jaqueta de nylon
- 1 pacote de tinta em pó ou 1/2 garrafa de tinta líquida
- Toalhas velhas ou folhas de plástico
- Papel toalha
- Alvejante
- Luvas de borracha
- Avental
- Balde grande
- Panela grande de aço inox
- Fogão
- Colher grande ou palitos de madeira descartáveis
- Prato de plástico ou vidro separado para a colher/palitos
- Água
- Vinagre
- Sabão em pó ou líquido
- Máquina de lavar
- Tanque
Referências
- ↑ https://www.ritstudio.com/faq/
- ↑ http://www.craftsy.com/blog/2013/08/dyeing-clothes/
- ↑ http://www.pburch.net/dyeing/FAQ/nylon.shtml
- ↑ http://www.dyeyouryarn.com/nylon.html
- ↑ https://www.ritstudio.com/techniques/tips-for-successful-dyeing/
- ↑ http://www.dyeyouryarn.com/nylon.html
- ↑ https://www.ritstudio.com/techniques/tips-for-successful-dyeing/
- ↑ http://www.dyeyouryarn.com/nylon.html
- ↑ https://www.ritstudio.com/techniques/tips-for-successful-dyeing/
- ↑ https://www.ritstudio.com/techniques/tips-for-successful-dyeing/
- ↑ https://www.ritstudio.com/techniques/tips-for-successful-dyeing/
- ↑ http://www.rookiemag.com/2012/04/rit-dye-tutorial/
- ↑ https://www.ritstudio.com/techniques/tips-for-successful-dyeing/
- ↑ https://www.ritstudio.com/techniques/tips-for-successful-dyeing/
- ↑ http://www.rookiemag.com/2012/04/rit-dye-tutorial/
- ↑ https://www.ritstudio.com/techniques/tips-for-successful-dyeing/
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 56 851 vezes.
Publicidade