PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Aprender a se livrar dos pensamentos incômodos, estressantes ou intrusivos é uma habilidade pessoal muito importante, portanto, experimente as sugestões deste artigo para esvaziar ou distrair sua mente — elas vão ajudá-lo a relaxar e a aliviar o estresse provocado pelos problemas da vida cotidiana.

Método 1
Método 1 de 4:

Livrando-se dos pensamentos ansiosos

PDF download Baixe em PDF
  1. Essa sugestão pode parecer contraintuitiva, mas a melhor forma de tirar os problemas da mente em longo prazo é confrontando e superando cada um deles — do contrário, as mesmas questões continuarão a vir à tona e a provocar ansiedade até que você lide com elas.
    • Remoer ideias ansiosas, pensando nelas sem parar, é um hábito mental que precisa ser interrompido. Portanto, comece refletindo sobre a origem desses pensamentos: qual é o cenário que você mais teme, e por que se preocupa tanto com tal possibilidade?
    • Depois de identificar a origem da ansiedade, permita-se imaginar a pior hipótese possível. Nós costumamos sentir muito medo do desconhecido, mas, muitas vezes, poderíamos lidar facilmente com o pior dos nossos futuros hipotéticos — pergunte-se qual é a pior coisa que poderia acontecer com você, e pense em como poderia lidar com ela.
  2. Uma pessoa não pode forçar-se a não se preocupar com os próprios problemas, particularmente quando tais questões representam desafios cotidianos reais. No entanto, reservar um tempo diário para suas preocupações o ajudará a se sentir mais livre durante o restante do dia.
    • Reserve 20 a 30 minutos diários, sempre no mesmo horário, para se preocupar com seus problemas — durante os outros momentos do dia, lembre-se de que ainda não é hora de se preocupar.
    • Não agende o "momento de preocupação" para o fim da noite — isso poderia interferir com seu sono. [1]
  3. Medite . Embora alguns programas de televisão possam transmitir uma noção diferente, a meditação não precisa ser uma atividade mística, assustadora ou complicada — muitas pessoas comuns utilizam variedades simples de meditação para acalmar a mente, e a prática tem a ver com o desenvolvimento da disciplina necessária para a concentração e o silenciamento da mente.
    • Comece sentando-se em um ambiente aconchegante, silencioso, e livre de distrações. Sente-se em uma posição confortável, mas mantenha a coluna reta e exiba uma boa postura — você poderá usar uma cadeira se preferir. [2]
    • Feche os olhos delicadamente e respire naturalmente, inspirando e expirando pelo nariz — concentre a atenção na sensação do ar entrando e saindo das narinas, da garganta e dos pulmões. [3]
    • Caso você tenha dificuldade para se concentrar e a mente comece a divagar, simplesmente redirecione levemente os pensamentos para a respiração. Comece meditando por apenas alguns minutos, e aumente gradualmente o tempo da prática. [4]
  4. Pratique um pouco de yoga . Assim como a meditação, a yoga é um exercício físico e mental bastante popular, mas frequentemente mal-interpretado, que muitas pessoas usam para se acalmarem e se manterem centradas depois de um dia cansativo. Essa prática pode ser tranquilizadora e relaxante, mas, ao contrário da meditação, também envolve um certo nível de esforço físico, rigoroso ou não, que vai ajudá-lo a entrar em forma e a tirar o foco das preocupações.
    • Pesquise cursos de yoga no seu bairro ou cidade — muitos estúdios oferecem uma aula teste para que os possíveis alunos decidam se querem ou não continuar.
    • Pesquise centros comunitários na sua cidade se você não puder pagar pelas aulas de uma academia ou estúdio de yoga — algumas dessas instituições podem oferecer aulas gratuitas, ou cursos com preços acessíveis.
    • Adquira videoaulas em DVD ou assista a tutoriais no YouTube se você não quiser participar de um curso presencial — esses vídeos podem ser tão eficazes quanto uma aula normal, e você poderá, após aprender os movimentos, praticar yoga por conta própria.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Distraindo a mente

PDF download Baixe em PDF
  1. Esconda a fonte do seu incômodo, distração, ou estresse e ignore-a por algum tempo, não importa o que ela seja.
    • Quando chegar em casa depois de um longo dia no escritório, esconda o notebook , o telefone, os boletos vencidos, e qualquer outra coisa que o remeta ao trabalho; caso tenha terminado um namoro com alguém, livre-se de todos os objetos que o façam lembrar dessa pessoa — diminua as chances de pensar nas coisas que têm incomodado você.
    • Ficar longe dos noticiários, seja na televisão, seja na internet, poderá ser uma iniciativa benéfica para quem sofre de ansiedade generalizada. [5]
  2. Passar algum tempo em um parque, floresta, lago ou praia poderá ajudá-lo a se concentrar mais no momento presente e no ambiente ao redor, mantendo as preocupações longe da mente. Além de oferecerem muitos benefícios à saúde física, os momentos ao ar livre também podem melhorar a concentração e aumentar nossos níveis de felicidade. [6]
    • Tome cuidado para que os momentos ao ar livre não se transformem em uma oportunidade de remoer problemas incômodos. Faça uma pausa para prestar atenção na textura da grama, na movimentação de um lago, ou na luz do sol batendo nas árvores ou nas montanhas. Cenários de serenidade podem ser construídos em nossa mente, e revisitados facilmente — lembre-se disso.
    • Caso a mente insista em pensar nos problemas e você tenha dificuldade para se concentrar no ambiente ao redor, tente fazer a trilha ou caminhada com um objetivo específico em mente, como recolher pedras interessantes, identificar diferentes espécies de pássaros, ou rastrear a vida selvagem — uma tarefa concreta vai ajudá-lo a manter a concentração.
  3. Essa é uma ótima maneira de se soltar e dançar, ou de meditar e relaxar. Independentemente do seu estilo musical preferido, tal hábito vai ajudá-lo a esvaziar a mente e a se sentir revigorado.
    • As melodias lentas e metódicas poderão levá-lo a um estado meditativo, e estudos demonstram que, semelhantemente à hipnose e à meditação, esse estilo musical pode reduzir o estresse e a ansiedade. [7]
    • Outra opção para quem não quer relaxar, mas ainda precisa de uma distração, é tentar acompanhar canções com letras complicadas — o envolvimento ativo com a música o ajudará a tirar as preocupações da cabeça. Tente ouvir Chico Buarque, Racionais MC's, ou Legião Urbana.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Mudando o foco

PDF download Baixe em PDF
  1. O uso da literatura para tratar a saúde mental é chamado de biblioterapia, e essa é uma forma surpreendentemente eficiente de tirar os próprios problemas da mente para se concentrar na história de outra pessoa. [8]
    • Escolha um livro de um gênero interessante e mergulhe na vida dos personagens — faça uma visita à biblioteca do seu bairro ou confira a página Good Reads para encontrar sugestões de outros leitores.
  2. Manter a mente livre de pensamentos indesejados é mais difícil quando não estamos fazendo nada; além disso, estudos demonstram que o exercício físico pode aliviar o estresse, reduzir a ansiedade e melhorar a depressão. [9] Procure atividades que você ache divertidas, não importa se é um exercício cardiorrespiratório na academia, ou um jogo de basquete no parque. Aprenda mais sobre estas ótimas atividades físicas que qualquer um pode praticar sozinho:
  3. Concentrar-se em ajudar os demais é uma ótima forma de tirar a mente dos próprios problemas.
    • Telefone para um albergue para pessoas em situação de rua, um abrigo de animais, um sopão beneficente, ou qualquer outro tipo de organização sem fins lucrativos — todos os bairros oferecem possibilidades de trabalho voluntário.
    • Estudos demonstram que 100 horas de trabalho voluntário por ano aumentam nosso sentimento de satisfação com a vida, aliviam o estresse, e podem até melhorar a saúde física. [10]
  4. Com essa sugestão, você poderá ocupar a mente, as mãos, e o paladar; encontre uma receita diferente e deliciosa que você queira experimentar, selecione todos os ingredientes necessários, e coloque as mãos na massa! Doe a comida para uma família carente se estiver com medo de ganhar alguns quilos a mais com suas explorações gastronômicas. Comece experimentando algumas destas receitas incríveis:
    • Carne refogada;
    • Caçarola;
    • Torta de maçã;
    • Frango frito ;
    • Cupcakes veganos.
  5. Em vez de ficar pensando nos problemas, use o tempo para fazer algo produtivo e ocupar o cérebro e as mãos, escolhendo um projeto que sempre tenha despertado seu interesse.
    • Desenhe ou pinte. Mesmo que não se veja como um artista, você poderá relaxar a mente se passar algum tempo copiando os quadros do Bob Ross, o famoso instrutor de arte norte-americano, ou seguindo o estilo do pintor Jackson Pollock e gotejando diferentes tintas sobre a tela.
    • Faça pequenas colagens utilizando recortes de jornais, revistas, e outras fotografias — você poderá transformar as colagens em cartões-postais para seus amigos.
    • Mantenha um diário , escreva um conto , ou pratique suas técnicas de poesia — a escrita é uma ótima atividade para tirar o foco dos problemas, desde que você escolha um tópico que não tenha relação com o assunto que tem ocupado sua mente.
  6. Faça uma faxina . Pegue o aspirador de pó, a vassoura e os produtos de limpeza: comece a limpar a casa.
    • A faxina pode simbolizar um recomeço, e vai ajudá-lo a mudar de foco, redirecionando a energia para o aprimoramento da sua casa. Além disso, um ambiente bagunçado pode provocar sentimentos muito fortes de estresse. [11]
    • Comece fazendo uma limpeza rápida: organize a bagunça, jogue o lixo fora, e faça uma arrumação superficial. Depois, prossiga para uma faxina mais pesada: passe o aspirador de pó no chão, tire o pó dos móveis, e esfregue os azulejos. Jogue todos os objetos inúteis ou quebrados no lixo, e doe qualquer coisa que ainda funcione, mas que não seja mais necessária para você.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Sendo sociável

PDF download Baixe em PDF
  1. A companhia de outras pessoas é um ótimo remédio para quem quer tirar as preocupações da cabeça; portanto, não passe muito tempo sozinho, pensando nos problemas e se sentindo deprimido.
    • Telefone para os amigos e combine alguma atividade divertida, ou convide algumas pessoas próximas para assistirem a um filme na sua casa, jantarem com você, ou jogarem algumas partidas de um jogo de tabuleiro.
    • Talvez você prefira conversar sobre os assuntos que têm incomodado ou distraído sua mente, em vez de simplesmente tirar tais problemas da cabeça — contar com o ombro amigo de alguém quando estamos chateados com o fim de um namoro, uma decepção recente, ou qualquer outro problema, pode ser uma opção mais benéfica do que simplesmente se distrair.
  2. Não importa se você mora sozinho ou com seus pais, se tem uma família grande ou pequena, ou se tem ou não um relacionamento próximo com seus irmãos — de uma forma ou de outra, a companhia dos familiares poderá ajudá-lo a tirar os problemas da cabeça.
    • Planeje alguma atividade em família, ou simplesmente passe algum tempo em casa — o simples ato de jantar ou de ver televisão com seus familiares poderá ser muito relaxante e reconfortante.
  3. Avalie a possibilidade de visitar um lugar público para se cercar de desconhecidos se seus entes queridos estiverem muito ocupados — você não precisa tentar puxar assunto com estranhos, o simples ato de observar outras pessoas já é uma ótima forma de se distrair.
    • Frequente a biblioteca, um café, um bar, uma loja de discos ou o parque do seu bairro para socializar ou observar outras pessoas.
    • Embora a mesa do bar seja um ótimo ponto de encontro e um bom lugar para bater papo e tomar algumas cervejas, o consumo de bebidas alcoólicas não é uma opção recomendável para distrair a mente, já que esse hábito pode provocar graves problemas de dependência — frequente o bar para socializar, e não para beber até esquecer seus problemas.
  4. Caso não possa receber uma visita dos amigos, envie alguma coisa para manter contato com eles — escreva uma carta perguntando sobre a vida deles, e contando as novidades da sua própria vida.
    • Você prefere algo ainda mais “retrô”? Nesse caso, grave uma fita cassete com várias músicas diferentes para mostrar que pensou nos seus amigos, e envie-a pelo correio.
    Publicidade

Avisos

  • Evite o consumo do álcool e de outras drogas. Embora possam tirar as preocupações da mente temporariamente, essas substâncias provocarão problemas muito mais sérios em longo prazo.
  • Evite estimulantes como a cafeína — eles provocam ansiedade e vão fazer com que você tenha ainda mais dificuldade para tirar as situações estressantes da cabeça.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Resumo do Artigo X

Para tirar algo da cabeça, faça alguma atividade da qual você goste bastante, como ler um livro, cozinhar ou ouvir música. Fazer algo divertido vai ajudar você a se distrair daquilo sobre o qual não quer pensar. Experimente também fazer exercícios, como correr ou praticar yoga. A prática de atividades muda o foco da cabeça para o corpo, liberando endorfinas que promovem o bom humor. Se não consegue dormir por conta dos pensamentos ruins, tente escrever o que está pensando em um diário. Colocar as coisas no papel ajuda a esvaziar a mente, ajudando na distração. Se nada mais estiver funcionando, experimente falar com alguém de confiança sobre o que está acontecendo. Fugir dos pensamentos desagradáveis pode acabar piorando a situação, e falar sobre os sentimentos com outra pessoa pode ajudar bastante. Para mais conselhos de nossa co-autora, incluindo sobre como usar a meditação para se distrair, continue lendo!

Esta página foi acessada 47 833 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade