Baixe em PDF Baixe em PDF

Como a madeira é um material poroso, ela costuma absorver partículas de óleo em pouco tempo — e, assim, acaba ficando manchada. Não importa onde esse tipo de acidente aconteça (móveis, portas ou afins), sempre é complicado fazer uma boa limpeza. Mas não se preocupe: você só precisa arregaçar as mangas e usar alguns produtos e métodos simples, como os listados neste artigo, para resolver o problema!

Método 1
Método 1 de 3:

Removendo manchas de óleo recentes

Baixe em PDF
  1. Sempre que possível, tente remover a mancha assim que o óleo tiver contato com a superfície de madeira. Comece pressionando algumas folhas de papel-toalha no local para absorver o excesso do produto. [1]
    • Use luvas de borracha para não irritar a pele, principalmente se ela é sensível.
  2. Coloque um pouco de água morna em uma vasilha e adicione algumas gotas de detergente líquido. Depois, misture a solução com as mãos até ela fazer espuma.
  3. Derrame parte da solução no local da mancha e esfregue usando um pano limpo. Modere na força: você precisa tirar as partículas do óleo, mas não a ponto de riscar a madeira.
    • Se a situação estiver muito tensa, esfregue a madeira com uma escova de cerdas macias.
    • Não use lãs de aço e outros materiais abrasivos. Eles podem riscar a madeira.
  4. Depois de terminar a limpeza, enxague a área com água limpa ou passe um pano úmido nela. Só pare quando você remover todos os resíduos de óleo e espuma.
  5. Você precisa secar a madeira para descobrir se conseguiu tirar toda a mancha.
    • Se a superfície não secar só com a ação do pano, deixe-a de lado até as fibras da madeira ficarem secas naturalmente.
    • Quando a madeira estiver seca de vez, dê uma olhada nela e veja se a mancha ainda resiste. Se for o caso, recorra a um dos próximos métodos.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Usando aguarrás mineral com manchas mais resistentes

Baixe em PDF
  1. Umedeça a ponta de um pano limpo com aguarrás mineral. Esfregue-o no local da mancha em movimentos circulares, tentando passar por uma seção de cada vez e tomando cuidado para não saturar a madeira. Se o óleo for mais claro, a aguarrás vai ser suficiente.
    • A aguarrás mineral é um solvente muito usado para diluir tinta. Compre uma lata dela em qualquer loja de materiais de construção.
    • A aguarrás é forte e pode irritar a pele. Assim, ventile bem o ambiente, use luvas de borracha e tenha cuidado redobrado na aplicação. [2]
    • Repita o tratamento da aguarrás enquanto a mancha resistir. [3]
  2. Aplique uma solução de água morna e detergente em um pano limpo e passe em cima da aguarrás. Depois, seque a madeira com uma toalha ou outro pano.
  3. Você só vai saber se conseguiu tirar a mancha quando a madeira estiver seca. Se não tiver conseguido, repita o tratamento da aguarrás.
  4. Quando a superfície estiver seca e limpa, você pode aplicar uma cera ou outro produto que lustre e restaure o brilho da madeira. [4] Aplique-o de leve com um pano macio e esfregue em movimentos circulares até as fibras absorverem tudo.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Removendo óleos das mãos de móveis de madeira

Baixe em PDF
  1. A terebintina é um solvente comum e muito útil na remoção de óleo de superfícies. [5]
    • Este método serve para todos os tipos de móveis ou superfícies de madeira que estão sujos de óleo: armários, portas, estantes etc. [6]
    • Não use materiais e produtos abrasivos, como escovas de cerdas duras e bicarbonato de sódio. Eles vão estragar o acabamento da madeira. [7]
  2. Passe a terebintina por um tempo até remover o óleo e outros resíduos da madeira. Você vai ver que o pano começa a se descolorir, indicando que está colhendo as partículas de sujeira. [8]
  3. Você pode passar um pano úmido na superfície do móvel para recolher os resíduos de terebintina e óleo. Pronto!
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 16 674 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade