Baixe em PDF Baixe em PDF

Você levantou sua caneca de café e achou um anel na página de um livro didático caro. Ou talvez tenha colocado alguns documentos importantes sobre uma bancada de cozinha suja e agora eles estejam manchados de óleo. Ou ainda, um livro cortou seu dedo e caiu um pouco de sangue na página. Não entre em pânico! Este artigo ensinará a você como tirar essas manchas sem danificar ainda mais o material.

Método 1
Método 1 de 4:

Preparando-se para a limpeza

Baixe em PDF
  1. Esse é o passo mais importante para a remoção adequada das manchas. Quanto mais rápido você começar a limpar, melhores serão os resultados. As nódoas deixadas por muito tempo começam a "assentar", tornando-se mais difíceis de remover. [1]
    • Caso a mancha tenha secado e se assentado em um item valioso ou insubstituível, ainda é possível restaurar! No entanto, os métodos são um pouco complicados e possivelmente perigosos para quem não tem experiência. Se os desse artigo não forem suficientes, procure um arquivista profissional.
  2. O item tem salvação? A remoção de manchas costuma ser reservada para pequenas partes descoloridas. Você pode limpar um pouco de chá, mas não há nada que possa ser feito por um papel que foi encharcado por uma chaleira inteira.
  3. Antes de fazer qualquer coisa, lembre-se do tipo de substância que está no papel. O tipo de nódoa vai determinar o método de limpeza. Este artigo explica como cuidar das três manchas mais comuns:
    • À base de água: esse é provavelmente o grupo mais comum. Ele inclui a maioria das bebidas e contém café, chá e refrigerante. Esses líquidos agem como uma espécie de tintura, deixando um pigmento para trás depois que a mancha seca.
    • Óleo ou gordura: como o nome sugere, são causadas pelos óleos, como os de cozinha. Costumam ser mais difíceis de se remover do que aquelas à base de água, pois a gordura deixa para trás áreas transparentes e oleosas no papel.
    • Sangue: seja por causa de um corte feito pelo papel ou de um sangramento nasal, o sangue acha um jeito de cair sobre um livro. Mesmo que, tecnicamente, ele seja de base aquosa, é preciso tomar algumas medidas especiais durante a limpeza para evitar uma mancha amarela permanente. [2]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Removendo as manchas à base de água

Baixe em PDF
  1. Caso ela fique saturada, pegue uma nova para absorver o resto. Dar batidinhas com cuidado diminuirá o tamanho da mancha sem espalhar o líquido. [3] Pressione para cima e para baixo com cuidado para não estragar o papel.
  2. A área de trabalho precisa estar limpa, caso contrário, você terá outra mancha para tirar! Segure dois ou mais cantos do papel usando objetos limpos e à prova d'água. Essa medida diminui a chance de a página ficar marcada.
  3. Repita com outras folhas de papel-toalha até que não veja mais a cor saindo nelas. [4] A maior parte do pigmento das manchas à base de água que ainda estão molhadas pode ser removido apenas com esse método. Caso a nódoa persista, siga para o próximo passo. [5]
  4. Em uma tigela, misture 1/2 xícara de vinagre de vinho branco com a mesma quantidade de água. A maioria dos outros tipos de vinagre vai manchar o papel, portanto, use apenas aquele que for transparente. Esse passo deve ser feito longe do papel para evitar derramar e piorar as coisas.
  5. Veja se alguma tinta saiu nela. A tinta de alguns métodos de impressão não sai, mas a de outros, sim. Nesse caso, escolha a parte menor e mais escondida do papel para fazer o teste.
    • Se a tinta sair, as tentativas de remover a mancha podem estragar o papel. [6]
    • Caso a bola de algodão saia limpa, siga em frente.
  6. O pigmento restante será dissolvido pelo vinagre e sairá da página. [7] Talvez você precise repetir esse passo com outra bola de algodão se a mancha for grande ou escura e a primeira ficar suja. Usar bolas de algodão limpas evita que você espalhe a nódoa pela página sem querer.
  7. Deixe o documento secar ao natural. Caso o item que você acabou de limpar seja uma página de livro, deixe o livro aberto nela. Use pesos para segurar toalhas de papel nas páginas próximas à que foi limpa.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Limpando manchas de óleo

Baixe em PDF
  1. Assim como no caso das manchas à base de água, seja rápido. As manchas de óleo não costumam assentar da mesma maneira que as aquosas, mas ainda assim podem se espalhar depressa. Lave as mãos antes de seguir para o próximo passo para garantir que não haja óleo nelas.
  2. Coloque-a sobre uma superfície limpa e dura. Escolha um local que não será danificado pelo óleo, para o caso dele passar pelo papel. Os melhores espaços para isso são a bancada da cozinha, uma mesa de vidro ou uma bancada de metal. Evite os móveis de madeira.
  3. A mancha deve ficar em cima do papel-toalha. O melhor é centralizá-la de modo que cerca de 2,5 cm de papel-toalha também cubram a parte limpa da página em todos os lados. O espaço extra é para o caso da mancha se espalhar um pouco com o tempo.
  4. Assim como no caso da primeira, ela deve ter pelo menos 2 folhas de espessura. Novamente, deixe 2,5 cm sobrando em todos os lados. Essa medida é ainda mais importante para evitar que o óleo caia no objeto no próximo passo.
  5. Os melhores são os livros didáticos de capa dura e os dicionários, mas qualquer objeto plano e pesado serve. Caso a mancha esteja dentro de um livro, feche-o com as toalhas de papel dentro dele e coloque outro livro por cima.
  6. Pode ser que a mancha toda já tenha saído. Se ela ainda estiver visível, substitua as toalhas de papel e ponha o livro em cima do documento por mais uma noite. Caso o óleo permaneça, siga para o próximo passo.
  7. O bicarbonato deverá formar um montinho. Se ainda puder ver o papel embaixo dele, coloque mais! Outros pós absorventes e que não mancham também podem ser usados nesse passo.
  8. Repita os passos sete e oito com mais bicarbonato até que ela saia completamente. [8] Se, após algumas tentativas, a nódoa ainda estiver visível, talvez você precise levar o papel a um restaurador profissional, mas lembre-se de que os serviços dele provavelmente serão caros.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Apagando manchas de sangue

Baixe em PDF
  1. Caso a mancha não seja do seu próprio sangue, tome cuidado e use luvas nesse passo e em todos os outros. Alguns patógenos sanguíneos podem continuar causando infecções dias depois de saírem do corpo. Jogue fora todos os itens de limpeza sujos com cuidado.
  2. Umedeça uma bola de algodão com água fria e, cuidadosamente, aplique-a sobre a mancha, apenas o suficiente para molhar a área. Se possível, esfrie a água em uma tigela com cubos de gelo. Nunca use água morna ou quente para limpar o sangue. Caso contrário, o calor pode ajudar a nódoa a se assentar e torná-la permanente. [9]
  3. Com cuidado, aplique-a sobre o local até secar. Faça um movimento delicado de cima para baixo. Não tente limpar a mancha seca, ou você pode estragar o papel.
  4. Você provavelmente vai ter de fazer o mesmo processo algumas vezes. Se a mancha for fresca, pode ser que você só precise disso para removê-la. Caso ela persista, siga para o próximo passo.
  5. Não use alvejante nas manchas de sangue. Ele pode quebrar as proteínas da substância, deixando uma mancha amarela e feia. [10]
    Publicidade

Dicas

  • Seja cuidadoso em todos os passos! É melhor fazer as aplicações de leve, pois esfregar pode piorar a mancha ou estragar o papel.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 143 038 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade