PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

De uma hora para outra, você começou a ouvir pios e uma cantoria vindo da sua chaminé. É, provavelmente há um pássaro (ou mais) lá. Então, o que fazer para tirá-los dali? Se forem adultos, provavelmente será possível fazer com que saiam voando com um “empurrãozinho”; por outro lado, se for um ninho, é bem possível que você tenha que esperar. Lembre-se de que pássaros são protegidos por lei e é proibido matá-los. Depois que eles saírem, de alguma forma, da chaminé, recomenda-se adotar medidas preventivas para que eles não voltem. [1]

O que você deve saber

  • Ilumine a chaminé para ajudar pássaros adultos a escaparem sozinhos.
  • Para ninhos, tente assustar os pássaros com barulhos altos. Se isso não der certo, feche os canos da chaminé e deixe que fiquem durante a temporada, ou chame alguém para resgatá-los.
  • Não use a lareira até que todos tenham saído, e o ninho, bem como seus restos, tenham sido removidos da chaminé.
  • Protetores e espinhos vão evitar que os pássaros se instalem na chaminé.
Método 1
Método 1 de 5:

Ajudando um pássaro que está preso

PDF download Baixe em PDF
  1. Ao ouvir sons de asas batendo ou de que há algo se chocando contra sua chaminé, bata panelas e frigideiras perto da lareira. Quando o som atingir o topo da chaminé, o pássaro poderá tentar se distanciar dessa algazarra, que eles odeiam. Não é muito agradável, mas pode servir no caso de uma emergência.
    • Esse truque não deverá funcionar com pássaros adultos, já que, por serem maiores, não conseguirão abrir as asas o suficiente para voarem e saírem. [2]
  2. Se ele não consegue subir para sair dali, talvez ele consiga descer. Feche todas as saídas do cômodo em que sua lareira está localizada e apague todas as luzes. Abra as portas, janelas e o amortecedor, ilumine a chaminé através da lareira e o pássaro deverá notar a luz vindo por baixo dele, de modo que desça e saia. [3]
    • Se o pássaro não estiver machucado, ele perceberá as portas ou janelas abertas ao sair pela lareira e vai fugir rapidamente.
    • Caso note que ele está machucado jogue uma toalha sobre ele, pegue-o e coloque-o em uma caixa. Chame um veterinário, uma ONG ou algum especialista em vida selvagem para ajudar a ave .
    • Nunca abandone o pássaro fora de casa se ele estiver machucado. É melhor chamar um veterinário ou alguém que tenha experiência com o manejo de aves para ajudar você.
  3. Pode ser perigoso tentar tirar um pássaro que está preso em sua chaminé, então deixe a tarefa para quem está acostumado. Às vezes, inclusive, recomenda-se aguardar que eles saiam de lá em vez de retirá-los.
    • Você até pode chamar um serviço de dedetização ou de limpeza da chaminé, mas o ideal é que o resgate seja feito por especialistas em vida animal, já que é o trabalho deles.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 5:

Lidando com ninhos

PDF download Baixe em PDF
  1. Um dispositivo ultrassônico que repele aves emitirá sons que os pássaros ouvem, ao contrário dos humanos, logo, não será preciso sacrificar a sua tranquilidade. Outra boa opção é o spray repelente de pássaros , que pode ser aplicado dentro e em volta da chaminé. [4]
    • Pássaros são criaturinhas oportunistas, e esses formas de intimidá-los de montarem seus ninhos na chaminé fará com que os locais pareçam menos convenientes ou atrativos.
    • Produtos que os espantam pelo cheiro e som, no entanto, não funcionam para sempre. Ainda assim, podem ser úteis e convencer as aves a encontrarem um melhor lugar para pôr ovos, dando mais tempo para você instaurar medidas preventivas mais eficazes e permanentes.
  2. Feche a tubulação da chaminé para que as fezes e outras sujeiras não caiam em sua lareira. Se quiser, prenda um saco de lixo ou algo do tipo na abertura da lareira para evitar não apenas que os bichos entrem em sua casa, mas para sinalizar que ela não deve ser usada, por enquanto.
  3. Pássaros migratórios deverão abandonar os ninhos no início do outono, e como os filhotes já terão ido embora, os ninhos podem ser retirados. Um especialista em limpeza de chaminé vai tirar todos os “restos” e as fezes dos pássaros para que possa usar com segurança a lareira.
    • Lembre-se de que pássaros e seus ninhos estão protegidos por lei. O ideal é contratar um serviço especializado para retirá-los com segurança, se possível.
    • Pássaros migratórios não reutilizam ninhos e nem sempre voltam ao mesmo local para fazerem seus ninhos, no próximo ano, mas se for conveniente, existe a possibilidade de que retornem. O ideal é pedir para que a empresa de limpeza o ajude a instaurar medidas preventivas permanentes e tornar o local menos atraente aos bichinhos.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 5:

Afastando pássaros da chaminé

PDF download Baixe em PDF
  1. Apesar de não serem tão comuns no Brasil, é possível encontrar alguns tipos de tampas e protetores para evitar que os pássaros adentrem a chaminé. Você pode até instalá-la por conta própria, mas é importante medir bem a chaminé para saber qual caberá. Caso não queira subir no telhado, o prestador de serviços de limpeza da chaminé poderá fazer isso para você.
    • Para maior proteção, cubra a abertura da chaminé com uma tela de malha de 0,6 cm para afastar as aves.
    • Tampas e proteções também evitam que o sol, a chuva e o vento causem danos à chaminé, então, é recomendado ter qualquer uma delas, principalmente se usar bastante a lareira em épocas mais frias.
  2. Acredite se quiser, mas os pássaros conseguem passar por qualquer abertura, por menor que seja, até mesmo nas tampas e proteções da chaminé. Portanto, é importante fazer uma inspeção todos os anos, na época da primavera, para que possa realizar os consertos necessários antes que os pássaros migratórios retornem.
    • Marque, de antemão, uma data para que o serviço de limpeza de chaminé venha, todo ano, fazer esse serviço. Eles também vão verificar se há algum problema com a chaminé e com a proteção que você instalou, de modo que possa ficar despreocupado em relação à “invasão” dos pássaros.
    • Mesmo que não haja muitos pássaros em volta da chaminé, limpe-a ao menos uma vez por ano para continuar a usar a lareira sem grandes problemas.
  3. Eles geralmente são feitos de aço inoxidável e podem ser colocados no telhado e em volta da chaminé; como vão evitar que os pássaros se aninhem ali, é pouco possível que as criaturinhas encontrem uma maneira de entrar na chaminé. [5]
    • Lembre-se de que, apesar de serem voltados para pombos, todas as aves serão afastadas da sua chaminé. Já as proteções são menos agressivas repelem os pássaros, mas permitem que eles pousem no telhado.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 5:

Eu posso tentar expulsá-los com fumaça?

PDF download Baixe em PDF
  1. Isso é crueldade com os animais e pode até matá-los, sem falar no grande risco de causar um incêndio e de fazer com que a fumaça volte para dentro da sua casa. Quando um pássaro (ou um ninho) bloquear sua chaminé, a fumaça não será expulsa e contaminará sua casa. [6]
    • Evite o uso da lareira mesmo se souber que os pássaros já foram embora. É preciso realizar uma boa limpeza ali para eliminar os restos do ninho, que são inflamáveis e podem causar um incêndio.
Método 5
Método 5 de 5:

E se eu precisar usar a lareira?

PDF download Baixe em PDF
  1. Lembre-se de que as aves fazem ninhos na primavera e no verão, quando geralmente estará muito quente para usá-la. É importante, no entanto, chamar um serviço especializado para limpar os restos e a sujeita que eles deixarem ao abandonarem o ninho no outono. [7]
    • Há risco de incêndio se você usar a lareira com os materiais que os pássaros usaram para fazer os ninhos ainda presos na chaminé. Além disso, se o ninho estiver bloqueando completamente a chaminé, a fumaça voltará para dentro da residência.
    Publicidade

Avisos

  • Não use a lareira enquanto ainda houver restos do ninho ou se pássaros ainda estiverem dentro. Há risco de causar um incêndio. [8]
  • Lembre-se de que pássaros silvestres, que fazem ninhos em chaminés, são protegidos por lei , ou seja, nunca ataque ou mate-os, muito menos mexa em seus ninhos. Recomenda-se entrar em contato com um serviço especializado na remoção dos animais e seus ninhos ou de uma ONG .
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 855 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade