Baixe em PDF Baixe em PDF

A vaselina pode ser usada para várias coisas diferentes, mas não nas roupas. Esse produto do petróleo pode manchar as peças e não sair mesmo depois de várias lavagens. Porém, não precisa se desesperar: existem alguns truques que você pode tentar usando produtos normais que temos em casa para tirar a gordura e o óleo e deixar suas roupas com cara de novas de novo. Se você tiver detergente, álcool isopropílico ou vinagre em casa, esqueça a ideia de dizer adeus à sua roupa preferida!

Método 1
Método 1 de 3:

Esfregando a mancha com detergente

Baixe em PDF
  1. É importante tirar o máximo que puder de vaselina logo no começo para que o excesso de óleo não se fixe no tecido. [1] Use um passador de manteiga ou alguma coisa parecida para raspar a vaselina.
    • Vá devagar e tenha cuidado para não espalhar a vaselina ainda mais.
  2. Coloque uma pequena quantidade de detergente na mancha e esfregue. Ponha uma mão dentro e uma fora da roupa e esfregue uma na outra para fazer o detergente penetrar bem no tecido e atingir toda a superfície da mancha. [2]
    • Você também pode usar uma escova de dentes de cerdas macias para conseguir aplicar bem o detergente nas fibras, mas isso não é recomendado para tecidos finos (como o algodão pima), já que a escova pode desgastar ou alargar os fios.
  3. Esquente água ou use uma torneira aquecida para enxaguar o resíduo de detergente (e a vaselina também, tomara). Você verá que a mancha melhorou e que o tecido está menos oleoso.
    • Se boa parte da vaselina que entrou em contanto com o tecido ficou por um tempo, talvez você tenha que esfregar com detergente algumas vezes antes de conseguir ver uma diferença. [3]
  4. Fazer um pré-tratamento com um removedor de manchas ajudará a tirar o óleo que não quer sair e que já está na roupa a algum tempo. [4] Pare e leia as instruções do removedor de manchas que você comprou para não descolorir a roupa sem querer (especialmente se a fórmula tiver cloro).
    • Não tem um removedor de manchas? Use sabão líquido para roupas na mancha ou esfregue um sabão em barra comum nela. [5]
  5. Tire todo o sabão ou removedor de manchas com a água quente. Deixe a água quente da torneira esquentar um pouco antes de usar para não jogar água fria sem querer. A água fria não vai ajudar a tirar manchas de óleo e pode até fixá-las no tecido. [6]
    • Se na etiqueta da roupa estiver indicado que ela deve ser lavada apenas com água fria, não tem problema usar água morna ou quase quente para tratar a mancha.
  6. Você pode lavar a peça a mão no tanque ou usar a máquina de lavar, mas use água quente, porque ela tira manchas de óleo das fibras das roupas. [7] Se estiver com medo da água quente encolher a peça, use água morna.
    • Sempre leia a etiqueta antes para saber se pode usar água quente no tecido! Se não puder, use água morna, porque ela não vai encolher imediatamente a roupa, como a quente faz. [8]
    • Não coloque a peça na secadora se a mancha ainda estiver presente após a lavagem! Isso só ajudaria a mancha a se fixar na roupa. Caso você lave e não consiga tirar a mancha, trate-a e lave de novo até sair. [9]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Passando álcool isopropílico

Baixe em PDF
  1. Para não espalhar a mancha ou fixá-la, é importante tirar qualquer excesso de vaselina o mais rápido possível. [10] Use uma lâmina cega ou uma folha de papel toalha seca para raspar ou remover a vaselina.
    • Quanto mais rápido você tirar o excesso, melhores serão as chances de tirar a mancha.
  2. O álcool isopropílico é um desengordurante que consegue fazer coisas que a água com sabão não consegue! Use um pano limpo e seco ou um disco de algodão para aplicar o álcool na mancha. Esfregue fazendo movimentos bem curtos. Pressione de vez em quando para absorver bem a vaselina.
    • Dependendo do tecido e da qualidade do tingimento dele, pode ser necessário fazer um teste com o álcool isopropílico em uma parte escondida da roupa para ver se ela fica descolorida. [11]
    • Seja delicado com tecidos finos os frágeis.
  3. Deixe o álcool secar na mancha antes de lavar. Isso pode demorar de 20 a 40 minutos, dependendo da espessura do tecido e do tamanho da mancha.
  4. Os detergentes para louças é um desengordurante que ajuda a tirar o restante do óleo do tecido. [12] Coloque uma mão de cada lado da peça e esfregue bem, até ficar ensaboado.
    • Lembre-se de ter cuidado com tecidos mais finos!
  5. Ligue a água quente na torneira e espere esquentar, se tiver. Caso contrário, esquente água. Assim que ficar quente, jogue a água na mancha. Não deixe cair água fria na mancha, porque ela a ajuda a se fixar no tecido, enquanto a quente remove manchas. [13]
    • Você pode usar uma toalha limpa para secar a mancha ou só deixar o ar fazer a parte dele.
    • Se a mancha ainda não saiu, passe mais detergente ou removedor até sumir.
  6. Lave a roupa a mão ou na máquina de lavar. Só tome o cuidado de usar água quente ou morna porque elas tiram manchas de óleo das fibras das roupas. [14] Se você acha que a peça pode encolher, use água morna no lugar da quente.
    • Sempre leia a etiqueta para saber se é seguro lavar a roupa com água quente. Se não tiver certeza, prefira a água morna, porque ela não vai encolher a roupa imediatamente igual a quente. [15]
    • Nunca coloque uma roupa que ainda está manchada na secadora, porque a mancha vai se fixar e ficará ainda mais difícil de tirar depois!
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Deixando de molho no vinagre

Baixe em PDF
  1. Para que a sujeira não se espalhe, é importante tirar o excesso o mais rápido possível. [16] Use uma lâmina cega ou uma folha de papel toalha para tirar o máximo de vaselina possível, com cuidado.
    • Quanto mais cedo você tirar o excesso, melhores serão as chances de tirar a mancha de óleo.
  2. O vinagre é um adstringente natural e tem substâncias poderosas contra manchas de óleo e gerais. Se estiver preocupado que a roupa ficará com cheiro de vinagre, relaxe! A lavagem vai resolver esse problema.
    • Quando for tratar roupas coloridas, deixe-as de molho na água misturada com vinagre (em partes iguais) para não desbotar a cor. [17]
  3. Esfregar o vinagre no tecido vai ajudar a tirar o óleo das fibras. Esfregue em todas as direções para soltar o óleo de todos os lados das fibras. Se a mancha não começar a sair, passe mais vinagre e esfregue de novo.
    • Se a mancha estiver muito teimosa, você também pode esfregar com detergente para louças e enxaguar com água morna.
  4. Esperar a secagem natural evita que manchas difíceis consigam se fixar no tecido. [18] Se ficar com vontade de jogar a roupa na secadora ou usar um secador de cabelo para secá-la e ver se a mancha sumiu, segure o impulso! Essas coisas ajudam qualquer resíduo de mancha a criar aderência com as fibras do tecido.
    • Assim que secar, você pode tentar outro método de remoção, caso não tenha saído tudo.
    Publicidade

Dicas

  • Use uma quantidade maior de sabão feito para tirar manchas quando for lavar roupas manchadas.
  • Quando for tratar couro, seda, cetim, veludo, camurça ou tecidos difíceis de trabalhar, o melhor a se fazer é procurar um profissional especializado no tipo de tecido em questão.
  • Se a etiqueta tiver os dizeres “lavagem apenas a seco”, não arrisque estragar a peça e leve a uma lavanderia que preste esse serviço!
Publicidade

Avisos

  • Sempre olhe a etiqueta antes de fazer qualquer tipo de tratamento nas suas roupas!
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 19 112 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade