Baixe em PDF Baixe em PDF

Os pelos encravados, ou pseudofoliculite da barba, ocorrem quando o pelo cresce na parte interna da pele. Eles são mais comuns em pessoas com cabelos bem enrolados porque a onda natural tende a empurrar o pelo de volta para a pele. Eles também são mais comuns em áreas onde os pelos foram removidos, principalmente após se barbear, depilar ou usar a pinça. Saiba como tirar um pelo encravado com segurança para que você possa reduzir o risco de ferida ou infecção.

Método 1
Método 1 de 4:

Usando uma compressa quente para tirar o pelo encravado

Baixe em PDF
  1. Encharque uma toalha limpa com água muito quente. Em seguida, coloque-a sobre a área com o pelo encravado. Deixe-a por três a cinco minutos (ou até a toalha esfriar).
    • Repita o procedimento de três a quatro vezes antes de tentar mexer no pelo.
  2. Depois de ter feito a compressa quente várias vezes, tente puxar o cabelo. Com muito cuidado, use uma pinça para puxar suavemente o pelo, tentando endireitá-lo para que comece a crescer do jeito certo.
    • Encontre a ponta livre do pelo com a pinça. Em seguida, puxe-a para fora da pele. Não puxe o pelo todo, apenas livre a ponta antes presa na pele. Se você arrancá-lo, outro poderá crescer no lugar.
    • Não cutuque a pele. Caso não consiga encontrar a ponta do pelo, aguarde até o dia seguinte e tente novamente.
    • Desinfete a pinça com álcool antes de usá-la. [1]
  3. Após ter retirado a ponta do pelo encravado da pele, não mexa no local por 24 horas. Enquanto a pele está descansando, continue a fazer compressas quentes a cada duas horas. A extremidade do pelo deve continuar para fora da pele.
    • A compressa quente ajuda a manter a pele macia.
    • Não puxe o pelo. Isso pode fazer com que outro fio nasça ainda mais grosso e encrave de novo.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Usando remédios caseiros para tratar pelos encravados

Baixe em PDF
  1. Lembre-se de ter muito cuidado com a área. Use movimentos suaves e circulares para tentar livrar o pelo. Faça um esfoliante natural em casa em vez de comprar algo pronto. [2]
    • Misture ½ colher de chá de bicarbonato de sódio, sal marinho ou açúcar com 1 a 2 colheres de sopa de azeite. Use um cotonete ou uma bola de algodão para aplicar a mistura no local.
    • Use as pontas dos dedos para esfregar suavemente a mistura fazendo movimentos circulares. Primeiro, faça de três a cinco movimentos no sentido horário. Em seguida, faça a mesma quantidade em sentido anti-horário.
    • Enxágue com água morna e seque.
  2. Ele não só hidrata a pele, mas também atua como antibacteriano, ajudando a prevenir infecções. O mel também ajuda a suavizar a pele na hora de extrair a ponta do pelo. [3]
    • Use um cotonete para aplicar uma pequena quantidade de mel na região. Deixe o produto por 20 a 30 minutos (ou até que esteja seco).
    • Enxágue o mel com água morna e seque a pele. Repita duas vezes por dia.
  3. Uma pele ressecada dificulta a extração do pelo encravado. A pele precisa estar macia e úmida ao lidar com pseudofoliculites. Passe um pouco de creme hidratante no local infectado após cada tratamento. [4]
    • Esse produto suaviza a pele e reduz o risco de danos e feridas.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Evitando o dano permanente ao remover um pelo encravado

Baixe em PDF
  1. Os pelos encravados são um incômodo, principalmente quando estão no rosto. Apesar de estar com vergonha ou sentindo dor, não tente arrancá-lo. O uso incorreto de pinças, agulhas e alfinetes aumenta o risco de infecção e cicatrizes. [5]
    • Não cutuque a superfície da pele cortando, cavando ou raspando-a. Isso causa irritação, infecção e feridas no local.
    • Deixe o pelo crescer e desencravar sozinho.
  2. Assim que perceber um pelo encravado, pare de raspar ou depilar a área imediatamente. Não mexa na região até que o cabelo encravado tenha saído. [6]
    • Depois de tirar a pseudofoliculite, evite mexer no local. Para os homens, se o pelo era da barba, deixe alguns dias sem raspar.
    • Tente métodos alternativos de remoção, como barbeadores ou depilação.
  3. Eles irritam a pele e podem inchar, coçar ou doer, além de causar infecções. Se estiverem infectados, eles podem se encher com um pus esbranquiçado ou esverdeado. [7]
    • Às vezes, os inchaços ficam mais escuros do que a pele circundante, o que pode causar descoloração e levar a uma cicatriz.
    • Os pelos encravados também podem resultar em cicatrizes, principalmente quando se tenta arrancá-los usando qualquer objeto cortante.
    • Na maioria das vezes, você não precisará procurar um médico por causa da pseudofoliculite. No entanto, se o pelo estiver muito encravado ou dolorido, procure um dermatologista.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Prevenindo o aparecimento de pelos encravados no rosto

Baixe em PDF
  1. Os pelos encravados no rosto geralmente aparecem depois de se barbear. Para evitar que isso ocorra, não use qualquer produto com álcool durante o processo. [8]
    • O álcool resseca e irrita a pele, facilitando o aparecimento de pseudofoliculites.
    • Use um hidratante natural à base de óleos vegetais ou outras substâncias hipoalergênicas. Isso diminuirá a chance do produto irritar a pele e piorar a acne.
  2. A água morna hidrata o rosto e suaviza a pele, facilitando a extração de um pelo encravado. Dessa maneira, o risco de irritar a pele será menor, bem como a possibilidade de sofrer com mais pseudofoliculites. [9]
    • Deixe a toalha quente no rosto por três a quatro minutos. Umedeça novamente a compressa à medida que precisar.
    • Uma dica é fazer a barba logo após um banho quente.
  3. Passe um creme de barbear para amolecer os pelos e prepará-los para a depilação. Os movimentos devem ser circulares para que o produto chegue à raiz dos fios. Deixe o creme por alguns minutos antes de barbear. [10]
    • Raspe os fios delicadamente, principalmente nas áreas mais sensíveis do rosto, como as acneicas.
    • Use uma lâmina afiada. Troque a gilete quando a lâmina estiver ruim.
    • Depois de se barbear, passe um hidratante natural no rosto para evitar substâncias químicas que possam irritar a pele.
  4. Ele poderá receitar medicamentos para prevenir a pseudofoliculite, como retinoides tópicos, corticosteroides de baixa dose, antimicrobianos tópicos e ácidos alfa-hidroxi. Pergunte ao médico também sobre a eflornitina tópica, que pode retardar o crescimento do pelo facial.
  5. Caso tenha muitos fios encravados ou prefira removê-los permanentemente, opte pela depilação a laser. É um tratamento rápido que funciona com fios curtos e apresenta bons resultados. No entanto, o procedimento é caro, necessita de várias sessões, é dolorido e pode causar cicatrizes ou bolhas. [11] Converse com um dermatologista sobre essa possibilidade.
    • Existem alguns tratamentos a laser caseiros, mas evite experimentá-los no rosto, pois você pode se machucar. Prefira procurar um profissional - segurança em primeiro lugar. [12]
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 44 708 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade