Baixe em PDF Baixe em PDF

Você está buscando um suplemento à base de plantas que reduza o apetite e o ajude a emagrecer? A garcinia cambogia é uma fruta muito utilizada para auxiliar a digestão na Ayurveda, um antigo sistema indiano de medicina. Não importa se você está extremamente acima do peso e à procura de um produto que o ajude a emagrecer naturalmente ou se apenas deseja perder alguns quilinhos, continue lendo para aprender mais sobre as origens e os usos de garcinia cambogia e descobrir se ela é indicada para o seu caso [1] .

Método 1
Método 1 de 4:

Emagrecendo com a garcinia cambogia

Baixe em PDF
  1. A simples ingestão do suplemento não vai ajudá-lo a emagrecer se você não fizer mudanças na alimentação e aumentar o nível de atividade física. Uma dieta especial não é particularmente necessária, mas fazer refeições e lanchinhos nutritivos durante o dia é uma ótima ideia. Para começar a emagrecer, corte todos os doces, alimentos processados e refrigerantes açucarados.
    • Ninguém precisa começar a correr maratonas para se manter ativo. Comece com pequenos passos que aumentem seu nível de atividade física gradualmente, façam com que você se mexa mais e o mantenham saudável. Tente começar fazendo trilhas ou caminhada, praticando jardinagem ou natação, ou jogando golfe ou tênis. A partir daí, vá aumentando o nível de atividade física até chegar em exercícios mais intensos.
  2. Até este momento, não existem estudos científicos que comprovem os benefícios da garcinia cambogia na perda de peso, mas diversos estudos sugerem que o uso do suplemento combinado com a restrição de determinados alimentos pode incentivar o emagrecimento, especialmente na região da cintura. Limite o consumo de alimentos ricos em fibras, principalmente próximo ao horário de ingestão da garcinia cambogia.
    • Isso significa que você não deverá comer alimentos ricos em fibras em cada refeição do dia, já que a garcinia cambogia deve ser tomada de 30 a 60 minutos antes das refeições. Para ingerir a quantidade diária necessária de fibras, faça lanches ricos em fibras fora desses períodos.
    • As opções de lanches ricos em fibras incluem nozes, barras de granola, chips de couve, frutas (especialmente aquelas com cascas comestíveis, como maçãs, cerejas e ameixas) e vegetais crus, como brócolis, aipo e cenoura.
  3. Fast food , batata frita, molhos gordurosos, bolos, tortas, bacon, maionese, doces e chocolates, todos esses alimentos têm altos teores de açúcar e gordura, e alguns deles possuem uma combinação de ambos.
    • Limite também a ingestão de pães, batatas, massas e molhos preparados com farinha de trigo.
    • Opte por peixes, carnes magras (como frango e peru), e vegetais de folhas verdes, como espinafre e rúcula.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Compreendendo os riscos da garcinia cambogia

Baixe em PDF
  1. Eles incluem tontura, boca seca, dor de cabeça ou de estômago e diarreia. Caso apresente algum desses sintomas após a ingestão da garcinia cambogia, interrompa o uso do suplemento até ter a chance de conversar com um médico.
    • A fruta ainda não foi testada em crianças, mulheres grávidas ou lactantes, portanto, seu uso não é recomendado nesses casos.
  2. Existem relatos de que a garcinia cambogia pode interagir mal com determinados medicamentos, como remédios para asma, alergias e diabetes. De acordo com tais relatos, o suplemento afeta a eficácia desses medicamentos.
    • A fruta também pode interferir com diluentes de sangue, medicamentos psiquiátricos, analgésicos, suplementos de ferro e estatinas (remédios utilizados no controle do colesterol) [2] .
    • Antes de iniciar o uso da garcinia cambogia, consulte um médico se estiver usando qualquer um desses medicamentos.
    • Caso sinta qualquer um desses efeitos colaterais, interrompa o uso do suplemento imediatamente e consulte um médico. [3]
  3. Acredita-se que a garcinia cambogia pode aumentar os níveis de serotonina do organismo, portanto, quando combinada com medicamentos antidepressivos chamados ISRSs (Inibidores Seletivos de Recaptação de Serotonina), a fruta pode provocar a síndrome da serotonina , na qual os níveis de serotonina no corpo do paciente são muito mais elevados do que o normal. A síndrome pode causar sintomas neurológicos, como gagueira, inquietação, agitação, perda de coordenação e alucinações, além de febre, diarreia e aumento dos batimentos cardíacos e da pressão arterial.
    • Há apenas um caso relatado de uma paciente que tomou o suplemento de garcinia cambogia concomitantemente com um medicamento antidepressivo da classe ISRSs, e ela desenvolveu os sinais neurológicos característicos da síndrome da serotonina. Caso sinta algum destes sintomas, interrompa o uso do suplemento e procure um profissional de saúde imediatamente. [4] [5]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Entendendo o que é a garcinia cambogia

Baixe em PDF
  1. A garcinia cambogia é uma fruta tropical, nativa da Indonésia e popularmente conhecida como tamarindo malabar ou goraka. Ela se parece com uma abóbora verde, leve e pequena, possui um sabor azedo e é muito usada na culinária da Indonésia. [6] [7]
  2. A fruta contém um tipo de ácido cítrico, o ácido hidroxicítrico (HCA), que parece incentivar o emagrecimento, regulando a liberação de serotonina e a absorção de açúcar no sangue. Além disso, ele aumenta a oxidação das gorduras existente no organismo e diminui a síntese de novas gorduras. Embora isso ainda não esteja muito claro, tais efeitos podem significar que a garcinia cambogia é capaz de aumentar o uso bioquímico das gorduras para a produção de energia, reduzindo a produção de novas gorduras. [8]
    • A serotonina é um tipo de neurotransmissor, ou seja, um mensageiro químico entre as células nervosas e outros tipos de células. A substância está relacionada ao humor, felicidade e à sensação de bem-estar. [9] [10]
    • Embora alguns estudos tenham sido realizados para determinar se os suplementos de garcinia cambogia realmente incentivam o emagrecimentos em pessoas acima do peso, os resultados ainda são inconclusivos. As conclusões preliminares demonstram que o extrato concentrado da fruta pode auxiliar na perda de peso, principalmente se combinado com uma dieta saudável e a prática de exercícios físicos. No entanto, ainda não há nenhuma evidência científica que comprove tais efeitos. [11]
  3. No Brasil, a garcinia cambogia está regulamentada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como um medicamento fitoterápico, mas é sempre bom ficar atento a alguns detalhes:
    • Seja sempre cuidadoso ao tomar suplementos dietéticos e não se esqueça de consultar um médico antes de iniciar o uso de um novo produto.
    • Pesquise bastante antes de comprar para escolher um fabricante de confiança que leve o selo de registro da Anvisa.
    • Confira o site do fabricante: ele deve trazer informações sobre a empresa, sua filosofia, missão e valores.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Tomando a garcinia cambogia

Baixe em PDF
  1. Alguns estudos preliminares indicam até 2.800 mg por dia como uma dose segura do suplemento, mas os efeitos de uma ingestão tão alta ainda são desconhecidos, portanto, fique bem abaixo dessa dose. [12] Após comprar o produto em um local adequado, você deverá entender quanto pode tomar e, embora existam variações entre cada suplemento, a dose média recomendada é de 1.500 mg por dia.
    • Siga todas as instruções do fabricante e converse com um profissional de saúde antes de iniciar o uso do produto.
  2. O suplemento vem em duas formas diferentes: uma delas é como pílula, em cápsula ou comprimido. Caso opte por essa versão, tome a dose recomendada com água, 30 a 60 minutos antes de cada refeição.
    • Como regra geral, a fruta deve ser tomada três vezes ao dia, ou seja, cada comprimido deverá ter 500 mg para que você permaneça dentro das recomendações diárias de dosagem.
  3. Essa é a segunda versão do suplemento e sua dose recomendada é de uma a duas gotas antes de cada refeição, mas as quantidades podem variar de acordo com a concentração ou com o tamanho do conta-gotas. Pingue o líquido debaixo da língua e deixe que ele fique lá por volta de um minuto. Cerca de 30 a 60 minutos mais tarde, coma normalmente.
    • Antes de optar pela versão líquida do produto, converse com um farmacêutico ou profissional de saúde experiente e pergunte sobre a concentração de garcinia cambogia em cada gota do frasco. Pergunte também quantas gotas seriam equivalentes a cerca de 1500 mg do extrato concentrado da fruta. Quando souber o número total de gotas recomendadas por dia, divida-o por três e tome essa quantidade antes de cada refeição.
    Publicidade

Avisos

  • A perda de peso pode causar sérios problemas de saúde se ocorrer muito rapidamente. Caso sofra com qualquer problema sério de peso, consulte um especialista antes de iniciar um programa de emagrecimento.
  • Não tome mais do que a quantidade diária recomendada, nem use o suplemento por mais de 12 semanas seguidas. Isso poderá aumentar as chances de efeitos colaterais, incluindo dores de cabeça, náuseas e problemas intestinais. [13]
  • Quando estiver buscando suplementos de garcinia cambogia, lembre-se de ler e revisar a lista de componentes da fórmula. Não compre um suplemento se os ingredientes não estiverem listados na embalagem.
Publicidade

Referências

  1. Khare, C. P. Indian Medicinal Plants: An Illustrated Dictionary, Springer, Berlin, Germany, 2007.
  2. http://www.medicalnewstoday.com/articles/232248.php
  3. http://www.medicalnewstoday.com/articles/232248.php
  4. http://www.livescience.com/45146-garcinia-cambogia-serotonin-toxicity.html
  5. http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/article/007272.htm
  6. Lim, T. K. Edible Medicinal and Non-Medicinal Plants, vol. 2 of Fruits, Springer, Heidelberg, Germany, 2012.
  7. Khare, C. P. Indian Medicinal Plants: An Illustrated Dictionary, Springer, Berlin, Germany, 2007.
  8. Li Oon, C., Wan Yong, H., Boon Kee, B., & Swee Keong, Y. (2013). Updates on Antiobesity Effect of Garcinia Origin (-)-HCA. Evidence-Based Complementary & Alternative Medicine (Ecam), 1-17.
  9. http://www.medicalnewstoday.com/articles/232248.php
  1. Li Oon, C., Wan Yong, H., Boon Kee, B., & Swee Keong, Y. (2013). Updates on Antiobesity Effect of Garcinia Origin (-)-HCA. Evidence-Based Complementary & Alternative Medicine (Ecam), 1-17.
  2. http://www.medicalnewstoday.com/articles/232248.php
  3. http://www.medicalnewstoday.com/articles/232248.php
  4. http://www.webmd.com/vitamins-supplements/ingredientmono-818-GARCINIA.aspx?activeIngredientId=818&activeIngredientName=GARCINIA

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 101 646 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade