Todo mundo fica nas nuvens quando se apaixona pro alguém! Talvez esteja até começando a pensar em levar o relacionamento com a pessoa ao próximo nível, mas ter calma é fundamental. Quanto mais intensos os sentimentos por alguém, mais provável será que você fique nervoso e preocupado se disse ou fez a coisa certa ou errada. Tomar a iniciativa pode ser complicado, mas seja você homem ou mulher, dá pra saber a hora certa de agir.
Passos
-
Preste atenção aos sinais da linguagem corporal. É algo antigo e clichê, mas verdadeiro: as ações sempre falam mais alto que as palavras. Apenas 7% de nossa comunicação diária é verbal, enquanto 55% é corporal. [1] X Fonte de pesquisa Antes de tentar qualquer coisa, veja os sinais corporais que a outra pessoa lhe dá, como contato visual prolongado e expressões faciais positivas. Elas ajudarão você a julgar se a resposta será positiva.
- As mulheres podem expor certas partes do corpo, como os punhos ou o pescoço e também mexer no próprio cabelo. [2] X Fonte de pesquisa Ela poderá tocar ou até encostar em você, virando-se em sua direção com braços abertos e descruzados. [3] X Fonte de pesquisa
- Já os homens podem exibir sinais mais diretos e ousados. Podem colocar o braço na parte de trás de sua cadeira, fazendo contato visual persistente e sentando ou inclinando-se para mais perto de você.
-
Comunique-se com sua linguagem corporal. Busque enviar os sinais certos, além de recebê-los. Os sinais físicos podem dar à pessoa desejada os sinais de seu interesse.
- Sorrir pode ser um grande sinal de interesse. Procure sempre demonstrar reciprocidade.
- Perceba se você está "espelhando", que é ação de copiar subconscientemente as ações corporais da outra pessoa. Quando alguém sorrir, você faz o mesmo. O flerte é uma maneira de "espelhar" as ações um do outro. Tente perceber se ambos estão na mesma "sincronia" fazendo uma ação. Se o outro indivíduo copiar seus movimentos, ótimo. Do contrário, continue "espelhando" para criar uma maior ligação entre vocês. [4] X Fonte de pesquisa
-
Bata um bom papo. Apesar de existirem maneiras físicas para flertar, conversar e bater um bom papo é uma excelente maneira de conhecer alguém e até a levar o relacionamento a um nível mais sério. Mostrar boa capacidade de comunicação e de ouvir indica confiança, uma das mais atraentes qualidades em um indivíduo. Enquanto os homens são mais motivados por ações, as mulheres tendem a dar valor às palavras ditas pelos parceiros. [5] X Fonte de pesquisa Independente do sexo, a maioria dos indivíduos gosta de uma conversa a dois. Algumas dicas gerais para boas conversas são:
-
Faça perguntas interessantes. Ao conversar com "o crush", pule as observações sobre o clima ou perguntas que podem ser respondidas com uma palavra (resultando em silêncios constrangedores). [6] X Fonte de pesquisa
- Perguntas abertas sobre eventos atuais, seu passado, interesses em comum, hobbies e etc. podem colocar a conversa no rumo certo.
- Por exemplo, perguntar sobre quais livros a pessoa está lendo ou quais filmes ela assistiu recentemente, qual a cidade/bairro preferida dela ou onde ela mora são boas maneiras de fazer a conversa fluir.
- Siga com perguntas como "Qual era seu personagem favorito neste livro?", "O que achou do fim daquele filme" e "Por que gosta tanto daquela parte da cidade?" para ilustrar que você está prestando bastante atenção às respostas dele(a) e reagindo de maneira que demonstra seu interesse.
-
Seja honesto e vá direto ao assunto. Sim, papos leves e brincadeiras inofensivas podem criar conversas divertidas, mas a honestidade é o mais importante de tudo. Não significa que você precisa contar todos os detalhes de sua vida pessoal em uma conversa, mas ser direto e sincero sobre o que procura num parceiro, sua visão de vida e outros assuntos permitirá que a outra pessoa perceba sua segurança e seu conhecimento em relação a si mesmo. Além disto, a pessoa vai entender melhor seu ponto de vista e ficará mais à vontade para expor a própria opinião. [7] X Fonte de pesquisa
-
Seja positivo. Conversar mantendo uma aparência otimista ajuda a deixar o clima leve. Demonstre uma postura interessada e expressões faciais descontraídas. A negatividade transmite insegurança e desconfiança, podendo desanimar a outra pessoa. Se quiser conversar sobre algo pouco agradável, aborde o assunto de forma positiva e com humor. Você deve compartilhar e ser honesto, mas sempre deixando as coisas bem descontraídas neste começo. [8] X Fonte de pesquisa
-
Crie um clima romântico. Planeje um encontro simples e romântico, de antemão, num local onde possam ter privacidade e intimidade. Ao invés de jantar fora ou ir ao cinema, faça a refeição em seu apartamento ou convide a pessoa para tomar um café ou beber algo em sua residência. A ideia é criar uma atmosfera segura e confortável que passe a sensação de espontaneidade e romance.
-
Mantenha o clima bem casual. Se o clima romântico não é o ideal para você ou para a pessoa de seu interesse, tente manter algo bem leve e descontraído.
- Dê seu telefone à pessoa. Isto pode ser feito de maneira sutil, recomendando seu filme/livro preferido e dizendo "Vou também lhe dar meu telefone para que depois me ligue e diga o que achou!".
- Envie mensagens casuais em redes sociais. Comente a foto dela no Instagram, envie uma mensagem/tuíte no Facebook/Twitter. As atualizações dela sempre são boas maneiras de iniciar uma conversa e abrir uma oportunidade para convidá-la para sair com você bem casualmente. [9] X Fonte de pesquisa
Publicidade
-
Sugira que vocês devem fazer algo juntos. Tomar a iniciativa não precisa envolver aquela pergunta óbvia, e potencialmente constrangedora, "Quer sair comigo?". Se ambos gostarem de pizza, convide para irem numa pizzaria na sexta-feira. Se a outra pessoa mostrar interesse, transforme a oportunidade num encontro. Por exemplo, ao invés de encerrar a conversa em "Sim, devemos ir ao cinema uma hora", diga “Está passando Casablanca num cinema retrô e tem uma sessão às 20h na quinta-feira; gostaria de assistir?”.
-
Dê prosseguimento depois de passarem um tempo juntos. Se vocês jantaram ou foram ao cinema, mande uma mensagem à pessoa dizendo que o programa foi muito divertido. Isto mostra que ainda está interessado.
- Pense em mencionar algo específico que aconteceu durante o encontro, como uma piada ou um alimento que ambos comeram. Isto pode desobstruir as vias de comunicação para ambos. [10] X Fonte de pesquisa
-
Ouse e convide-a para sair. Algumas vezes, uma abordagem simples é a melhor. Se os sinais da outra pessoa apontam interesses mútuos, vá em frente e chame-a para fazer algo.
- Não seja agressivo ou intrometido. Você pode ser direto sem perder a casualidade e a educação. Você não quer assustar a pretendente.
-
Convide-a para um encontro em grupo. Se a timidez atrapalhar muito, faça o convite para saírem em grupo, com outros casais, para jantar, ir a um barzinho, evento esportivo ou festa. Vocês poderão aproveitar e passar um tempo juntos sem a pressão de um encontro cara a cara. [11] X Fonte de pesquisa
-
Antes de fazer qualquer movimento mais físico, peça permissão. A confirmação não precisa ser necessariamente verbal; o(a) parceiro(a) geralmente irá responder com a linguagem corporal, mostrando que está ou não disposto(a) a continuar. A resposta de cada um variará, mas os sinais físicos, como tocar o rosto e partes do corpo, tendem a mostrar que a pessoa está gostando. Preste atenção às reações do parceiro, ajustando as ações de acordo.
- Ambos devem consentir antes que a iniciativa seja tomada, de maneira física ou verbal. Não significa o que a outra pessoa disse ou fez anteriormente; consentir sempre se resume ao momento exato. [12] X Fonte de pesquisa
- Os dois também devem estar num estar num estado que permita a tomada de decisões com coerência; isto significa que ambos precisam estar sóbrios, particularmente durante situações em que os primeiros contatos físicos vão rolar.
DICA DE ESPECIALISTACoach de NamoroConnell Barrett é um Especialista em Relacionamento e Fundador e Coach Executivo da Dating Transformation, seu próprio negócio de assessoria em relacionamentos fundado em 2017 em New York City. Connell dá conselhos com base no seu Sistema de Namoro A.C.E: Autenticidade, Clareza e Expressividade. Também age como coach de namoro através do aplicativo The League. Seu trabalho já foi destaque na Cosmopolitan, The Oprah Magazine e Today.Comece com gestos pequenos e vá aumentando aos poucos. Antes de fazer um gesto grande, faça um pequeno, como sentar-se perto da pessoa e tocar o ombro dela. Se a pessoa não se incomodar, talvez ela já esteja preparada para um avanço maior.
-
Comece beijando a outra pessoa, progredindo lentamente a partir daí. Assim como convidar alguém para sair exige coragem, tentar beijar alguém pela primeira vez pode deixar seus nervos à flor da pele! Relaxe. Tenha confiança, mas não se afobe. Mantenha contato visual, incline-se na direção da pessoa e pare quando seus rostos estiverem perto para garantir mesmo que o parceiro está querendo beijar você também. A partir do beijo, vocês chegarão a algo mais físico.
-
Vá com calma ao tomar a iniciativa quando o assunto é contato físico. Certo, vocês começaram a se beijar, mas seu desejo é chegar aos finalmente. Confira se há consentimento e confirme que o interesse é mútuo. Toques gentis e contato físico mais próximo não apenas demonstrarão suas intenções, mas ajudarão você a descobrir se há clima para algo a mais.
- Não tenha pressa, pois você quer que a outra pessoa tenha espaço para recusar. Você quer que o sexo seja divertido, seguro e consensual. Para tanto, ambos devem estar à vontade. Se o outro não estiver pronto para este nível de intimidade, respeite seus desejos.
- Não se esqueça da proteção! Este passo parece óbvio, mas se já tiver sexo em mente, sempre tenha preservativos à mão (independente do sexo, pois as mulheres também devem levá-los!). O preservativo ajuda vocês a se curtirem sem medo ou culpa.
Publicidade
Dicas
- Um assunto muito polêmico e bastante debatido é definir quem deve tomar a iniciativa: o homem ou a mulher? Apesar de cada gênero comunicar seus interesses em relação a alguém de forma diferente, não há um consenso sobre qual deve agir primeiro. As dicas acima se aplicam aos dois sexos.
- Se em algum momento seu (sua) parceiro(a) dizer para você ir com calma ou parar, obedeça. Lembre-se, não quer dizer não e fim de papo.
- Ambos devem estar completamente sintonizados e sóbrios quando o assunto é sexo e consentimento. Evite o uso de álcool e drogas antes de qualquer atividade sexual.
Referências
- ↑ http://www.psychologytoday.com/blog/beyond-words/201109/is-nonverbal-communication-numbers-game
- ↑ http://www.huffingtonpost.com/vanessa-van-edwards/female-body-language_b_3469175.html
- ↑ http://www.nicknotas.com/blog/how-to-read-her-body-language-and-flirt-smarter/
- ↑ http://www.theage.com.au/articles/2003/11/26/1069825836117.html?from=storyrhs
- ↑ http://www.wikihow.com/Treat-a-Woman
- ↑ http://www.gretchenrubin.com/happiness_project/2009/05/seven-tips-for-making-good-conversation-with-a-stranger/
- ↑ http://www.wikihow.com/Come-Up-with-Good-Conversation-Topics
- ↑ http://www.dummies.com/how-to/content/how-to-flirt-to-show-interest-in-someone.html
- ↑ http://www.womenshealthmag.com/sex-and-relationships/making-the-first-move