PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Por causa da espessura e do volume, trançar cabelos crespos pode ser um desafio, mas é possível fazê-lo com um pouco de ajuda. Tranças tipo corda e tranças de raiz são um estilo clássico e bonito que pode ser feito fora do salão. Tenha paciência com seu cabelo e não se apresse: o resultado valerá a apena.

Método 1
Método 1 de 3:

Fazendo tranças box

PDF download Baixe em PDF
  1. Comece lavando como de costume e então passe um creme de hidratação intensiva para ajudar a soltar os fios. Depois de enxaguar o creme, use um pente de dentes largos para pentear e desembaraçar todo o cabelo, começando das pontas e indo em direção à raiz. Use o secador de cabelo na posição menos potente para secar os cachos, deixando-os quase secos. Escove o cabelo de novo para ter certeza de que não está embaraçado. Agora você está pronto para começar a fazer as tranças.
  2. As tranças box usam “cabelo para trançar” – um cabelo sintético bem comprido – para preencher o espaço no couro cabeludo e dar volume nas tranças. Escolha um cabelo de cor parecida com o seu e compre dois pacotes grandes. Depois, tire cada chumaço individual de cabelo da embalagem e segure-os no centro para cortar os elásticos que os unem. Segurando no centro e com as duas pontas do cabelo soltas para os lados, comece a puxar as mechas de um lado do cabelo. Isso dará um visual mais natural às pontas do cabelo (já que o cabelo sintético vem cortado extremamente reto, o que deixa as tranças artificiais depois de terminadas).
    • Quando estiver puxando o cabelo, puxe mechas pequenas em vem de pegar de monte.
    • Passe os dedos pelo cabelo quando terminar de nivelas as pontas para remover nós que possam ter se formado.
  3. Reparta a primeira mecha de cabelo sintético em mechas de 5 a 7,5 cm de largura. Depois, separe ⅓ da mecha; você deve estar com duas mechas, sendo que uma tem o dobro de espessura que a outra. Enrole a menor mecha na maior de forma que as pontas fiquem viradas em direções opostas (assim ‘><’). Pegue a menor mecha no centro, onde está enrolada com a outra. Gire a mecha para cima e para baixo, de forma que as duas pontas se unam e fiquem para fora da mecha original.
    • Você ficará com três mechas mais ou menos iguais, que podem ser seguradas com uma mão.
  4. Use um pente com cabo fino para repartir cuidadosamente uma mecha pequena de cabelo de, mais ou menos, 2,5 por 2,5 cm. É melhor começar de um lado da cabeça, perto da linha de crescimento do cabelo na testa e ir seguindo para trás, mas você pode começar de onde preferir. Passe um pouco de óleo ou gel para preparar a mecha, deixando-a mais fácil de manusear.
  5. Segure o cabelo sintético na mão de forma que uma mecha fique entre seu polegar e indicador, a segunda mecha entre o indicador e o dedo médio e a terceira entre fique atrás das primeiras. Pegue a mecha de cabelo mais perto do couro com o polegar e indicador o mais perto da raiz possível. Para começar a trançar:
    • Pegue a terceira mecha de cabelo sintético, que está solta atrás das outras, com a mão que está livre.
    • Puxe a terceira mecha por baixo simultaneamente e incorpore o cabelo do couro na mecha entre o polegar e o indicador, girando por cima na direção oposta.
    • Puxe a terceira mecha solta de cabelo no meio, entre as outras duas mechas. Agora deve estar com três mechas separadas de cabelo presas rentes ao couro cabeludo, e o cabelo natural incorporado em uma delas.
  6. Trance a mecha de cabelo . Como cabelo sintético o mais próximo do couro cabeludo possível, comece trançando bem apertado do modo tradicional; alterne colocando a mecha mais à esquerda sobre a do meio e depois a mais à direita sobre a do meio. Quando chegar no fim da trança, as mechas vão fazendo uma trança cada vez mais fina. Não é preciso por um elástico para segurar, o cabelo se prenderá sozinho.
  7. Repita os mesmos passos descritos anteriormente para trançar o restante do cabelo:
    • Reparta em mechas de 2,5 por 2,5 cm pelo couro cabeludo e aplique óleo ou gel
    • Prepare o cabelo sintético e reparta em três mechas
    • Use o método de girar para misturar o cabelo natural ao sintético
    • Complete a trança usando o método tradicional até chegar nas pontas [1]
  8. Conforme vai trançando, é importante parar para ver se a trança está lisa, flexível e uniforme. Se notar que algumas mechas estão ficando desalinhadas ou formando elevações, desfaça e trance de novo desde o começo. Se o cabelo natural estiver saindo pelos fios do sintético, remova o segundo e passe ou óleo ou gel para hidratar o cabelo e reduzir o frizz.
    • Pode ser necessário trançar de novo várias vezes para que fique com o visual desejado.
    • Se a trança estiver irregular, você deve ter usado mechas de espessuras diferentes. Desfaça e divida as três mechas novamente. [2]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Fazendo trança de raiz

PDF download Baixe em PDF
  1. Já que ele provavelmente ficará trançado por várias semanas, é preciso lavá-lo e condicioná-lo. Lave-o com um xampu de costume e use um creme de hidratação intensa para amaciá-lo. Use também algum tipo de óleo enquanto trança para manter o cabelo macio, sem fios arrepiados e fácil de controlar e manusear.
  2. As tranças de raiz podem ser feitas em qualquer direção, então é importante decidir onde reparti-lo antes de começar a trançar. Os estilos mais comuns são em fileiras no couro cabeludo que vão direto da testa à nuca ou trançados em círculos em volta da cabeça pelo centro. Use um pente com cabo fino para partir seu cabelo do jeito que escolher, e para repartir o cabelo em mechas para trançar.
  3. Encha uma garrafa spray com água e um pouco de azeite, chacoalhe bem. Depois, pulverize a mistura na mecha de cabelo que for mexer. Use um pente para separar esta mecha em uma fileira na cabeça. Quanto menor a mecha, menor a trança; quanto maior a mecha, maior a trança. Use presilhas para segurar o restante do cabelo longe do rosto.
  4. Comece a fazer a primeira trança . Pegue a mecha separada com uma mão e puxe uma mecha pequena bem de cima (perto do couro), longe do restante. Separe a mecha pequena de cabelo em três partes iguais. Comece trançando as três mechas do modo tradicional; cruze a mecha mais à direita no centro e a mais à esquerda também, de trás para frente.
  5. Este penteado é igual às tranças de raiz comuns, porém é feito bem próximo do couro cabeludo. Continue trançando do modo tradicional, porém vá pegando mais e mais cabelo e adicionando às mechas que está trançando progressivamente. Na essência, isso é apenas uma trança de raiz bem pequena.
    • Conforme vai adicionando cabelo, puxe firmemente e mantenha os dedos próximos da cabeça.
    • Não trance o cabelo longe do couro, já que isso deixará a trança solta e com visual esquisito.
  6. Quando chegar à nuca, o cabelo pode acabar ou não. Se seu cabelo é curto, torça as pontas das tranças para prender e finalizar. Se ele for mais comprido, continue trançando depois que passar da nuca, fazendo uma trança comum. Torça a ponta para prender a mecha quando terminar.
    • Se preferir, use elásticos pequenos e transparentes para prender as tranças, caso esteja preocupado que elas se desfaçam.
    • Algumas pessoas colocando miçangas nas pontas de cada trança para decorar.
  7. Vá trançando no couro, repartindo mechas iguais de cabelo e trançando rente. O processo é bem demorado, então não se surpreenda se precisar de várias horas para terminar. Deixe as tranças todas com o mesmo tamanho e seguindo o mesmo padrão, para parecer uniforme.
    • Se o cabelo estiver saindo pelas tranças, provavelmente não está hidratado o suficiente ou as tranças não estão bem apertadas. Passe mais óleo ou gel para resolver isso.
    • Pode ser preciso pedir ajuda de alguém para que as fileiras trançadas fiquem uniformes e paralelas, principalmente na parte de trás da cabeça.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Fazendo tranças torcidas

PDF download Baixe em PDF
  1. Assim como nos outros tipos de trança, o cabelo precisa estar bem hidratado e desembaraçado antes de começar a fazer as tranças torcidas. Lave os fios como de costume e depois use um creme de hidratação intensa para hidratá-lo. Será mais fácil fazer a trança no cabelo molhado ou pelo menos úmido, então não seque tudo com secador antes de fazer o penteado. Use um pente para desembaraçar as mechas.
  2. Há duas opções quando se trata de tranças torcidas. A decisão mais óbvia é o tamanho das tranças. Você pode fazer “micro tranças”, que são muitas tranças pequenininhas, ou tranças grandes com mechas de 2,5 cm ou mais. As tranças menores vão durar muito mais que as grandes, mas o processo demora mais. Decida o tamanho que quer com base no seu estilo pessoal e o tempo disponível para fazer o penteado.
  3. Use um pente de cabo fino para separar uma mecha de cabelo do tamanho escolhido. A mecha precisa ser quadrada. Passe um pouco de gel ou creme no cabelo e umedeça com um pouco de água e azeite para diminuir os fios arrepiados e deixá-lo mais fácil de manusear. Use o pente para pentear essa mecha várias vezes, garantindo que o cabelo está completamente macio e desembaraçado.
  4. Divida a mecha em duas partes iguais. Comece a torcê-las na direção oposta à cabeça como se fosse uma corda; você só vai enrolá-las simultaneamente uma na outra para criar uma torção. Para manter a trança apertada, puxe bem do couro cabeludo.
  5. Quando estiver perto do fim da mecha e começar a ficar sem cabelo para torcer, precisará passar a fazer uma torção de uma mecha só para prender a ponta. Para fazer isso, pegue as duas partes e misture-as (não deve ter muito cabelo restante para fazer isso). Depois, enrole essa mecha em volta de um dedo várias vezes na mesma direção que estava torcendo as duas partes. Isso criará um cacho na ponta na mesma direção, o que prenderá a trança.
  6. Continue fazendo isso. O processo é o mesmo para cada trança, apenas preste atenção em uniformizar o tamanho das mechas para que todas as tranças tenham o mesmo tamanho.
    • Reparta uma mecha pequena de cabelo, penteie e passe gel, creme ou óleo.
    • Divida a mecha em duas partes iguais.
    • Enrole as partes em volta uma da outra para formar algo parecido com uma corda.
    • Gire as pontas da trança torcida para prendê-las e evitar que a trança se desfaça. [3]
    Publicidade

Dicas

  • Incorpore megahair ou cabelo sintético em qualquer um destes tipos de trança para ficar com mais volume.
  • Se não souber como trançar o cabelo sem danificá-lo ou se estiver insatisfeito com o resultado final, vá a um salão de cabeleireiro especializado em cabelos afros.
  • Se seu cabelo é curto ou médio, mas você quer fazer penteados afros volumosos, incorpore cabelo sintético ou ondas nas tranças. Isso deixará o penteado mais comprido e volumoso.
  • Deixe as tranças mais brilhantes passando pomadas (ou óleos) no cabelo.
  • Se quiser, coloque miçangas no cabelo enquanto faz as tranças.
Publicidade

Avisos

  • Não tente usar tranças apertadas por muito tempo se o seu cabelo já estiver fragilizado, quebradiço ou danificado. As tranças, se deixadas por bastante tempo, podem danificar os fios e causar danos irreparáveis ao cabelo natural.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Xampu
  • Condicionador
  • Pente (de dentes finos ou médios)
  • Elásticos

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 46 306 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade