Baixe em PDF Baixe em PDF

Leia este artigo para aprender como passar músicas para um pendrive. Esse método é útil para transferir arquivos de música de um computador a outro rapidamente, fazer backups das canções ou reproduzi-las em dispositivos que possuem entrada USB. É uma ótima opção para compartilhar músicas com amigos, tocá-las em aparelhos de som com portas USB ou apenas para ter uma cópia de segurança dos arquivos. Caso o drive USB não funcione da maneira correta, pode ser necessário reformatá-lo.

Método 1
Método 1 de 4:

Transferindo músicas no Windows 10 e 8

Baixe em PDF
  1. Recomenda-se evitar o uso de hubs USB, já que a velocidade de transferência será bem menor.
    • O Windows notificará que um drive USB foi inserido; uma janela de reprodução automática aparecerá. Por enquanto, feche-a.
    • Ao conectar um dispositivo USB pela primeira vez, o Windows poderá instalar drivers, um processo que não deverá durar mais do que alguns segundos.
    • O hub USB é um dispositivo que possibilita a conexão de vários dispositivos USB em uma única porta do tipo.
  2. Nessas versões do Windows, ele já deverá estar na barra de tarefas na parte inferior da tela.
    • Outra opção é clicar com o botão direito no ícone do Windows (canto esquerdo inferior da tela) e escolher “Explorador de Arquivos”, ou simplesmente usar o atalho Win + E .
  3. Todos os drives conectados ao computador serão exibidos.
    • Caso não encontre o pendrive, leia a seção “Solucionando Problemas”, mais ao fim deste artigo.
  4. Ao lado do dispositivo, o Windows atribuirá uma letra a ele, entre parênteses, como "(E:)" ou "(F:)”; saber qual é facilitará o envio dos arquivos a ele posteriormente.
  5. É ela que determinará a quantidade de música que poderá ser armazenada no pendrive. O espaço livre estará exibido embaixo do drive.
    • Os arquivos MP3 têm, em média de 3 a 5 MB ou 1 MB por minuto de áudio, mas o valor varia de acordo com a qualidade de cada arquivo. Consulte a tabela no fim do artigo para saber quantos arquivos você deverá conseguir colocar.
    • Para apagar tudo do dispositivo USB, basta clicar nele com o botão direito e escolher “Formatar”. Inicie o processo de formatação e tudo será removido.
  6. Eles podem estar em vários locais do computador:
    • Muitos programas vão armazená-las diretamente na pasta “Música”.
    • Caso tenha baixado uma canção de um site, é provável que esteja na pasta “Downloads”.
    • No Windows Media Player, clique com o botão direito em um arquivo de música, na biblioteca, e escolha “Abrir localização do arquivo” para que a pasta em que ela está armazenada seja exibida.
    • No iTunes, clique com o botão direito em uma faixa da biblioteca e escolha “Exibir no Explorador de Arquivos" para abrir a pasta com a música.
    • Você pode fazer uma pesquisa por “MP3” para encontrar todos os arquivos com tal extensão. Abra o menu “Iniciar” e digite “MP3” para iniciar a pesquisa.
  7. É possível enviar vários arquivos e pastas ao pendrive de uma só vez; clique e arraste o ponteiro para criar uma caixa de seleção, ou segure Ctrl e clique em cada item a ser selecionado. Por fim, use o atalho Ctrl + A para marcar todos os arquivos da pasta aberta.
    • Verifique o tamanho dos itens selecionados clicando com o botão direito sobre um dos itens e entrando em “Propriedades”. O tamanho da seleção precisa ser menor que a quantidade de espaço livre no pendrive.
    • Pode ser mais fácil mover todas as músicas para um só lugar do computador, organizando-o em pastas. Depois, basta copiar todos os arquivos e pastas de uma só vez.
  8. Um menu será exibido ao lado dos arquivos selecionados.
  9. Várias opções serão exibidas, entre elas, os dispositivos USB conectados ao computador.
    • Você também pode escolher “Copiar”, no menu que aparece ao clicar com o botão direito em um arquivo.
  10. Ele pode estar com o nome do fabricante, com o modelo do pendrive ou apenas “USB”. Uma maneira fácil de identificar o dispositivo certo é vendo a letra que o Windows atribuiu ao pendrive; se você a anotou anteriormente, você deverá encontrá-la aqui, na parte inferior da lista.
    • Também é possível arrastar e soltar os arquivos de música no pendrive através do Explorador de Arquivos. Outra opção é clicar com o botão direito e escolher “Colar” para transferir as músicas copiadas.
  11. O tempo necessário para que o processo termine depende muito da quantidade de músicas e da velocidade do dispositivo USB e do computador.
    • Os arquivos originais não serão removidos; apenas cópias serão feitas no pendrive.
    • Quando uma mensagem de que o USB está cheio aparecer, você escolheu uma quantidade de arquivos que ocupa mais espaço do que a capacidade dele. Escolha menos músicas para realizar a cópia.
  12. Procure pelo ícone de um pendrive; se não encontrar, expanda os ícones ocultos da bandeja do sistema (^) e clique nele. Após remover com segurança, uma lista dos dispositivos USB conectados aparecerá.
  13. Nesse momento, você já poderá retirá-lo do computador sem o risco de corromper os dados.
  14. As músicas estarão armazenadas em segurança no dispositivo.
    Publicidade


Método 2
Método 2 de 4:

Transferindo músicas no Mac

Baixe em PDF
  1. Não use hubs USB, já que a transferência dos arquivos será muito mais lenta. O dispositivo deverá aparecer na Área de Trabalho.
    • Caso nada surja, leia a seção “Solucionando Problemas”, mais abaixo.
    • Os hubs USB são dispositivos externos que permitem que você conecte vários dispositivos em uma única porta.
  2. A informação deverá estar disponível embaixo dele, na Área de Trabalho.
    • Os arquivos MP3 têm, em média de 3 a 5 MB ou 1 MB por minuto de áudio, mas o valor varia de acordo com a qualidade de cada arquivo. Consulte a tabela no fim do artigo para saber quantos arquivos você deverá conseguir colocar.
    • Você pode, também, clicar com o botão direito no dispositivo USB, embaixo de “Dispositivos”, no Finder, e escolher “Obter Informações” para ver quanto há de espaço livre nele.
  3. Quem usa o iTunes para ouvir música poderá copiar rapidamente as músicas a um dispositivo USB através desse programa.
    • Do contrário, abra a pasta em que guarda as músicas no Finder.
  4. É possível escolher músicas ou álbuns, mas não listas de reprodução; segure Command para selecionar vários itens ou Shift para escolher blocos de arquivos.
    • Ao usar o Finder, abra a pasta com a música que deseja transferir. Selecione os arquivos e pastas, que deverão estar na pasta “Música”, no Finder.
  5. Os arquivos começarão a ser transferidos ao dispositivos, sem apagar os originais. [1]
    • Ao mover arquivos do Finder, segure Option e arraste-os para o pendrive. Os originais permanecerão no computador e cópias serão criadas no USB; não é necessário fazer isso no iTunes.
    • Outra opção é encontrar o pendrive na seção “Dispositivos”, na barra lateral à esquerda do Finder. Você pode arrastar e soltar arquivos ali.
  6. O tempo para o término do processo depende de quantos arquivos estão sendo transferidos e também da velocidade do computador e dispositivo USB.
  7. Agora, você poderá remover o pendrive com segurança.
    • Outra opção é clicar no ícone “Ejetar”, ao lado do nome do pendrive, no Finder.
  8. Após arrastar o ícone para o Lixo, ele poderá ser removido com segurança, sem risco de corromper dados ou danificar o pendrive.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Solucionando problemas

Baixe em PDF
  1. Às vezes, uma porta USB pode estar defeituosa; se estiver com dificuldade em fazer com que o pendrive funcione no computador, tente conectá-lo em outra entrada USB. [2]
    • Não use hubs USB. Apesar de aumentarem as entradas USB do computador, eles podem não fornecer energia suficiente para o pendrive, fazendo com que ele não seja reconhecido.
  2. Caso ele funcione normalmente em outra máquina, há algo de errado com o seu PC ou Mac. Atualize ou reinstale os drivers USB; se nada der certo, a porta USB pode estar com defeito.
  3. Apesar de não ser comum com arquivos de áudio, arquivos com DRM são reconhecidos apenas por certos aparelhos e ao fazer login com contras específicas. Use os passos abaixo para verificar se um arquivo de música possui essa proteção: [3]
    • Clique com o botão direito em um MP3 ou arquivo de música.
    • Selecione “Propriedades”, no menu pop-up.
    • Clique na guia “Detalhes”, na parte superior da janela.
    • Veja se, ao lado de “Protegido”, está escrito “Sim”.
  4. Quando o USB não aparecer, ele ainda poderá ser reconhecido pelo sistema. Acesse o Gerenciamento de Disco, no Windows, ou o Utilitário de Discos, no Mac, para formatá-lo.
    • Windows: pressione Win + R e digite diskmgmt.msc . Procure pelo pendrive na lista de drives na parte superior da janela, ou nas unidades exibidas no fim dessa tela.
    • Mac: abra a pasta “Utilitários”, na pasta Aplicativos, e execute o Utilitário de Disco. Procure pelo dispositivo USB na lista à esquerda da janela.
  5. Às vezes, o pendrive pode não estar em um formato compatível com seu sistema operacional; ao formatá-lo em “exFAT”, ele funcionará tanto em PCs quanto em Macs. Lembre-se de que todos os dados presentes nele serão apagados.
    • Windows: no Gerenciamento de Disco, clique com o botão direito no drive e escolha “Formatar”. Selecione “exFAT”, em sistema de arquivo, para que ele seja compatível com a maioria dos computadores e dispositivos.
    • Mac: no Utilitário de Disco, clique no pendrive e depois na guia “Apagar”. Escolha “ExFAT”, no menu “Formato”, e clique em “Formatar”.
    • Caso seja necessário formatar o pendrive para um tipo mais antigo, como FAT32, use um aplicativo de terceiros para realizar o processo.
  6. Ao receber a notificação de que não há espaço suficiente disponível, provavelmente há muitas músicas selecionadas. Verifique a quantidade de espaço disponível no pendrive, retire algumas canções e tente copiar outra vez. Saiba que o espaço informado é, na verdade, muito maior do que o disponível; veja na tabela abaixo o número aproximado de músicas que poderá armazenar em pendrives de vários tamanhos.
    Publicidade
Formato e Qualidade  1 GB   2 GB   4 GB   8 GB   16 GB   32 GB 
Quantidade média de músicas
128 kbit/s MP3 de 3:30 minutos
319 639 1278 2556 5113 10226
 256 kbit/s MP3 de 3:30 minutos  
159 319 639 1278 2556 5113
320 kbit/s MP3 de 3:30 minutos
127 255 511 1022 2045 4090
WAV de 3:30 minutos
28 66 113 227 455 910
Método 4
Método 4 de 4:

Transferindo músicas no Windows 7 e versões anteriores

Baixe em PDF
  1. Hubs USB farão com que a velocidade de transferência seja bem menor e podem haver possíveis problemas de conexão.
    • Uma janela de reprodução automática abrirá (ao menos que tenha desabilitado-a anteriormente). Escolha “Abrir pasta para visualizar arquivos” ou continue lendo para abri-la sem usar essa janela.
    • Caso seja a primeira vez que conecta o dispositivo USB, o Windows deverá instalar alguns drivers.
    • Os hubs USB são dispositivos externos que permitem que você conecte vários dispositivos USB em uma só entrada.
  2. Todos os dispositivos conectados ao computador serão exibidos.
    • Você também vê-los através do atalho Win + E ou de um atalho em sua Área de Trabalho.
    • No Windows XP, esse menu tem o nome de “Meu Computador".
  3. Veja a seção “Dispositivos com Armazenamento Removível”; o pendrive deve estar localizado nela, com o nome do fabricante, do modelo, ou simplesmente como “Disco Removível”.
  4. Ao saber qual ela é, será mais fácil enviar arquivos ao USB no futuro. A letra é exibida em parênteses, após o nome do dispositivo, como "(E:)" ou "(F:)".
  5. A barra embaixo do nome do USB demonstrará a quantidade de espaço disponível; leve essa informação em conta para saber quantas músicas ainda poderão ser colocadas nele.
    • Consulte a tabela no fim do artigo para exemplos relacionados ao tamanho dos dispositivos USB e a quantidade de música que podem comportar.
  6. Dependendo das configurações do seu reprodutor de mídia, a pasta de armazenamento muda.
    • O Windows usa a pasta “Música” como padrão para diversos programas.
    • Músicas baixadas da internet podem ser colocadas na pasta “Downloads”.
    • No Windows Media Player, clique com o botão direito em um item da biblioteca e escolha “Abrir localização do arquivo”; a pasta em que ele está será exibida.
    • Usuários do iTunes podem clicar com o botão direito em um item da biblioteca e selecionar “Exibir no Windows Explorer."
  7. Basta selecionar os itens da janela; para isso, você pode usar uma caixa de seleção (clique e arraste o ponteiro sobre eles), pressionar Ctrl + A para marcar todo o conteúdo ou segurar Ctrl e clicar em cada um que deseja selecionar.
  8. Clique com o botão direito sobre um dos itens que você marcou e escolha “Propriedades”. O tamanho total será exibido em um novo menu; verifique se o pendrive vai comportá-lo.
    • Caso prefira, você pode clicar em “Copiar”, no menu.
  9. É possível identificar facilmente o pendrive através da letra que o Windows atribuiu a ele.
    • Outra opção é arrastar e soltar os arquivos de música ao pendrive através do Explorador do Windows, ou clicar com o botão direito e selecionar “Colar”, transferindo as músicas copiadas.
  10. O tempo para que a transferência acabe depende da quantidade de arquivos copiados, bem como a velocidade do dispositivo USB e do computador. Nunca retire o pendrive enquanto o processo estiver em andamento.
  11. Procure pelo ícone de um pendrive com um sinal de “visto” (✓) ao lado no canto direito inferior da Área de Trabalho, próximo ao relógio. Clique na seta para expandir os ícones se não encontrá-lo aqui.
  12. O pendrive já poderá ser retirado sem perigo de danificar os arquivos.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 287 306 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade