Baixe em PDF Baixe em PDF

Número misto é aquele que contém tanto um número inteiro quanto uma fração própria (fração na qual o numerador é menor do que o denominador). Por exemplo, caso esteja fazendo um bolo e precise de 2 ½ xícaras de farinha, essa medida é um número misto. Esse tipo de número pode ser convertido em frações impróprias, ou seja, uma fração na qual o numerador é maior do que o denominador. Essa conversão pode ser feita usando uma fórmula básica. Em seguida, será mais fácil trabalhar com os números em uma equação, ou até mesmo compreender melhor o resultado obtido. [1]

Parte 1
Parte 1 de 2:

Convertendo um número misto em fração imprópria

Baixe em PDF
  1. Sé um número misto é igual a a b/c , então a equação usada para convertê-lo para fração imprópria é (ac+b)/c . [2] Nesta equação:
    • A é o número inteiro.
    • B é o numerador (a parte de cima da fração).
    • C é o denominador (a parte de baixo da fração).
  2. A sigla CEDMAS ou PEDMAS dita que primeiro você precisa tratar o número entre parênteses. Como a multiplicação e a divisão vêm primeiro, antes de tudo é preciso multiplicar ac . Em seguida, some b , visto que ele também está entre parênteses. Por fim, divida o resultado por c , ou use c como novo denominador.
    • P/CEDMAS significa parênteses/colchetes, exponentes, divida ou multiplique, e adicione ou subtraia.
  3. Pegue o número misto 1 ⅔ como exemplo: a = 1 , b = 2 e c = 3 . Multiplique ac , que neste exemplo será 3 x 1 = 3. [3]
  4. Agora, você sabe que o produto de ac = 3 , então é hora de somar b = 2 : 3 + 2 = 5. [4] Essa soma, 5, é o novo numerador da fração imprópria.
  5. Lembre-se que o denominador ( c = 3 ) permanece o mesmo da fração original, e o novo numerador é igual a 5. Portanto, a fração imprópria convertida do número misto original é 5/3 .
  6. Para ter certeza, confira o resultado fazendo as contas novamente ou usando uma calculadora online .
  7. A forma mais simples é a menor e mais fácil forma de representar uma fração. Para fazê-lo, determine se o numerador e o denominador possuem um fator comum. Se sim, selecione o maior fator comum e divida o numerador e denominador por ele. [5]
    • Por exemplo, na fração 9/42 , o maior fator comum é o 3.
    • Divida tanto o numerador quanto o denominador pelo maior fator comum para reduzir a fração para sua forma mais simples. 9 ÷ 3 / 42 ÷ 3 = 3/14 .
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Mudando uma fração imprópria para um número misto

Baixe em PDF
  1. Da mesma forma que você pode converter um número misto em fração imprópria, o inverso também é possível. Como antes, use a fórmula a b/c para o número misto. O denominador da fração imprópria será o mesmo denominador do número misto.
    • Por exemplo, ao converter a fração imprópria 7/5 em número misto, c = 5 .
  2. Faça uma divisão a mão ou um simples cálculo para determinar quantas vezes o denominador cabe "por inteiro" dentro do numerador (não se preocupe com os decimais). Esse número será o número inteiro do número misto (o valor a ).
    • Dividir 7/5 vai resultar em 1,4, onde a = 1 .
  3. O resto será o novo numerador. Ao dividir 7/5, o resultado é 1 com 2 de resto, onde b = 2 . Agora, você tem todos os componentes do número misto: a fração imprópria 7/5 equivale ao número misto 1 ⅖ . [6]
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 32 142 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade