Baixe em PDF
Baixe em PDF
Transportar um piano requer planejamento e esforço. Ele é muito pesado e seu acabamento é muito vulnerável a arranhões, cortes e entalhes. Mesmo um pequeno piano vertical pode pesar mais de 158kg, e os pianos de cauda podem facilmente pesar mais de 450kg. Além disso, pianos verticais mais velhos tendem a ser muito mais pesados, tornado-os difíceis de mover. Siga estes passos para mover qualquer piano de forma segura e eficiente.
Passos
-
Conheça o seu piano. O piano espineta é o menor tipo de piano comumente visto em casas. Fabricados a partir da década de 1930 até o final do século 20, o tamanho compacto do piano espineta se deve à uma engenharia muito inteligente dos mecanismos internos. Os pianos espineta não são muito compridos, chegando a cerca de 90 cm e costumam ter 1,47 m de comprimento – o mesmo que outros tipos de piano verticais.
- Apesar de seu tamanho relativamente pequeno, eles costumam pesar pelo menos 136 kg, tornando a tarefa de movê-los um esforço de equipe bem complicado.
-
Planeje a sua rota do início ao fim antes de começar a mover o piano e comunique-a a todos que estão ajudando você a se movê-lo.
- Usando uma fita métrica, verifique se a espineta vai caber através de cada porta ou abertura pela qual ela precisa passar.
- Se o piano estiver sendo retirado de casa por um caminhão de mudanças, abra o caminhão e deixe todas as rampas posicionadas antes de mover o piano. Além disso, mova o piano antes de qualquer outro móvel mais leve para que você o coloque no local.
- Por razões de segurança, recomenda-se que uma pessoa seja distribuída para cada 45kg do piano. Você pode ter mais pessoas ajudando do que o estritamente necessário; nesse caso, as pessoas extras podem ajudar de outras formas, como a abrindo portas e assumindo o controle caso alguém comece a ficar desgastado.
-
Prepare o piano. Tranque a tampa da espineta e do teclado (se houver). Enrole o piano em cobertores grossos ou mantas especiais e use fita adesiva para prender os cobertores ao redor do piano. Isso vai evitar deformação no acabamento e nos cantos.
-
Mova o piano. O peso (relativamente) baixo de um piano espineta torna fácil a sua mobilidade. Usando a ajuda que você julgar necessário, peça para cada pessoa levantar uma parte diferente do piano ao mesmo tempo. Certifique-se de que todos estejam levantando o piano por baixo. Em passos pequenos e calculados, mova o piano até seu destino.
- Nunca mova o piano mais do que alguns metros sem parar para se assegurar de que você está realmente segurando ele.
Publicidade
-
Saiba qual é o seu piano. Um dos tipos mais comuns de piano hoje é o vertical. Ambos normalmente têm cerca de 1,47 metros de comprimento, e apesar das diferenças, tanto o piano vertical e o quanto o de estúdio podem ser movidos usando basicamente o mesmo método.
- Os pianos "estúdio", menores que os verticais, pesam entre 180 e 270 quilos.
- Os monstruosos pianos verticais chegam a pesar 300 quilos ou mais, chegando até meia tonelada.
- O centro de gravidade de um piano de estúdio também é mais baixo em relação ao de um piano vertical grande, possuindo cerca de 1,2 metros de altura, em contraste com o piano vertical, de aproximadamente 1,5 metros.
-
Planeje a sua rota. Comece abrindo um caminho até o seu destino e meça todas as entradas para garantir que o piano se encaixe nelas.
- Se você estiver transportando o piano para um caminhão de mudanças, deixe a rampa no lugar antecipadamente.
- Procure conseguir uma pessoa para cada 45kg do piano.
- Certifique-se de que cada pessoa que estiver transportando o piano esteja usando luvas de couro ásperas e, se possível, cintos de levantamento de peso para ajudar a prevenir uma lesão nas costas.
-
Prepare o piano. Ao contrário de um piano espineta, esses modelos são muito mais pesados para serem transportados sem uma empilhadeira. Depois de ter trancado o piano e envolvido-o em cobertores e fita, mova a empilhadeira para uma das extremidades do piano e, com a ajuda de sua equipe, incline-o suavemente para a empilhadeira.
- Ponha o máximo de pessoas para apoiar o piano atrás da empilhadeira, apoiar o seu peso para mantê-lo em equilíbrio. Este é um ponto especialmente importante de lembrar com grandes pianos verticais, uma vez que eles tendem a ser bem pesados.
- Não deixe a gravidade fazer o trabalho para você; mova o piano suavemente usando mão de obra do início ao fim.
-
Mova o piano. Peça ao seu grupo para apoiá-lo de acordo com o centro de gravidade dele, e leve-o devagar usando a empilhadeira até o seu destino.
- Se o piano for comprido demais para passar pela porta na empilhadeira, ele terá que ser levantado lentamente. Quando ele finalmente passar pela porta, certifique-se de que ele esteja firme na empilhadeira antes de movê-lo.
- A maneira correta de levantar qualquer objeto é se agachar, manter as costas retas, e levantar as pernas. Certifique-se de todos aqueles que estão ajudando você a se mover sabem levantar um objeto desta forma.
- Se alguém perder o equilíbrio do piano, grite "pare!" e peça a todos para abaixarem o baixo. Faça os ajustes necessários na empilhadeira ou peça para a sua equipe se reorganizar e tente novamente.
Publicidade
-
Conheça o seu piano. Um piano de cauda é baixo e grave, o que melhora o seu som em relação à um piano vertical, mas também faz com que ele ocupe muito mais espaço. Por esta razão, pianos de cauda são raramente vistos em casas particulares.
- Os pianos de cauda, assim como os verticais, são divididos em pianos de cauda "pequenos", que pode pesar cerca de 220 kg, a pianos de cauda padrão e, finalmente, pianos de cauda de "concerto" que podem pesar até 590 kg e medir mais de 2,7 metros de diâmetro. No entanto, mover um piano de qualquer tamanho requer que os mesmos passos básicos.
-
Planeje a sua rota. Como sempre, abrir caminho e tomar a altura e largura do lugar são os primeiros passos para transportar um piano corretamente.
- Por causa do volume do piano de cauda, ele geralmente é movido pela parte de trás, então verifique que se as portas pelas quais você pretende passar o piano são altas o suficiente para que ele não só passe como possuam vários centímetros de sobra.
- Se o piano for muito grande para caber em de uma porta com vários centímetros de folga, será necessária ajuda profissional.
-
Prepare o piano. O piano de cauda é muito mais complicado de transportar do que um vertical A maneira mais segura de mover um piano de cauda (e a que os profissionais usam) é carregá-lo em uma placa de suporte de carga sobre rodas. Procure o máximo de pessoas possíveis para ajudá-lo e levante o canto do baixo do piano e desparafuse (ou remova) o pé dele. Abaixe o piano gentilmente e prenda a perna removida em cobertores. Então, com a ajuda das pessoas ao redor, ponha cobertores e fitas no resto do piano.
- Você pode tentar alugar uma placa de rolamento se não possuir uma.
- Certifique-se de que o topo do piano e a cobertura do teclado estejam travados.
-
Mova o piano. Levante cuidadosamente o piano da ponta para cima e, ao mesmo tempo, levante a ponta do teclado mais uniformemente possível. Uma vez que o piano esteja equilibrado sobre a placa de rolamento, ele pode ser movido empurrando a parte de trás enquanto se puxa a parte da frente. Ajudantes extras devem ficar em ambos os lados do piano para ajudar a mantê-lo na posição vertical, no caso de choques e oscilações.
- O objetivo é colocar o teclado do piano de cabeça para baixo na placa.
- Lembre-se de que o piano fica mais pesado na parte do baixo, o que significa que o centro de gravidade provavelmente está mais próximo de uma ponta que a outra.
Publicidade
-
Procure por ajuda profissional. A maneira mais segura de transportar um piano em escadas é a contratando profissionais de mudança. O grande tamanho de um piano, peso imenso e centro de gravidade indefinido faz movê-lo uma tarefa muito difícil para aqueles que não são especialistas.
-
Use qualquer equipamento que você puder usar. Visite uma loja de aluguel de equipamentos e fale com um funcionário experimente sobre o tamanho e o peso do seu piano para ajudar a decidir de que jeito será melhor para movê-lo.
- Uma empilhadeira específica para móveis ou pianos que tenha alças pode tornar o transporte muito mais fácil.
- Placas de rolamento específicas para pianos também são uma opção viável.
-
Saiba mais sobre a escada. Saiba todas as informações que puder sobre a idade, projeto e composição dela. Em alguns casos, a escada pode não ser capaz de suportar adequadamente um piano de 500 kg e quatro ou cinco profissionais de mudanças de uma só vez; nesse caso, a mudança deve ser interrompida imediatamente. É melhor saber de antemão os riscos do transporte, tanto às pessoas quanto ao lar.
-
Apoie a parte de baixo. Se, por qualquer razão, você decidir não buscar ajuda profissional para mover o seu piano em escadas, lembre-se que a ponta inferior do piano carrega ainda mais peso em uma escadaria do que em terreno plano.
- A maioria das pessoas que ajudam você mover o piano deve segurar 50% da parte inferior do piano em todos os momentos para ajudar a mantê-lo estável. No entanto, ninguém deve ficar diretamente atrás do piano, sem muito espaço para se afastar, já que um deslize de uma pessoa poderia significar um acidente fatal, em que a pessoa seria esmagada pelo peso do piano.
- Certifique-se que todos podem ir facilmente para um lado se perderem o controle do piano.
-
Mova-se lentamente. Fazer pausas regulares para reajustar e recuperar o fôlego é vital para mover o piano em escadas – mais do que em terreno plano. Planeje parar em cada novo passo, assente o piano cuidadosamente e verifique se você está segurando-o corretamente para seguir para a próxima etapa. Ao ser metódico do começo ao fim, você vai conseguir estabilidade ao pegar o piano e reduzir o risco de machucados.
-
Cuidado ao soltar o piano. A cada vez que você abaixá-lo, mesmo que ele esteja em uma empilhadeira ou placa de rolamento, é possível ele tenha que ser virado para passar por um canto. Algumas pessoas fortes e com bom senso de equilíbrio pode ajudar a curvá-lo. Basta ter certeza de que todos tem o espaço necessário e que os pés estejam firmes no chão.Publicidade
Dicas
- Sempre mova o piano na parte traseira, e não de lado.
- Enrole um piano em plástico se ele for movido para o lado de fora para evitar possíveis danos causados pela água da chuva.
- A comunicação é vital. Fale em voz alta, clara e frequentemente para transportar o piano com segurança.
- Se você estiver transportando o piano em um caminhão, certifique-se de prendê-lo de forma segura no veículo para evitar danos.
- Sempre use mais mão de obra do que você acha que vai precisar.
- Quem precisa descansar deve dizê-lo alguns segundos antes para que todos abaixem o piano ao mesmo tempo.
Publicidade
Avisos
- Ao contrário de pianos verticais, geralmente não é recomendado que os amadores tentem mover um piano de cauda de qualquer tamanho, pois transportá-lo requer uma mão muito firme e uma compreensão da inércia. Os pianos de cauda são particularmente propensos a serem danificados durante o transporte por causa do grande tamanho e das dimensões. Se precisar mover um piano de cauda sozinho, certifique-se de que as pessoas ao seu lado estejam razoavelmente em forma e bem descansadas antes da mudança.
- Como mencionado acima, mover um piano entre escadas também é um trabalho para os profissionais. Apenas realize o trabalho sozinho se você tem uma boa razão para não contratar ajuda externa.
- Não empurre um piano em torno de seus rodízios. Isso pode danificar o seu piano e quase certamente o piso.
- Nunca tentar pegar um piano caindo. Se o piano se desequilibrar e cair, saia do caminho. Você pode sofrer lesões graves ou até mesmo a morte se o piano cair em cima de você.
Publicidade
Materiais Necessários
- Fita métrica.
- Caminhão ou reboque.
- Cobertores grossos.
- Fita para embalar.
- Empilhadeira ou placa de rolamento.
- Luvas de borracha ásperas.
- Cintos de levantamento de peso.
- Rampa.
- Alças para a empilhadeira.
- Muita força física.
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 44 160 vezes.
Publicidade