Baixe em PDF Baixe em PDF

A assadura é uma irritação cutânea causada pelo atrito da pele com a sua própria pele ou com as roupas que você usa. Esse atrito é mais comum de ocorrer na parte interna das coxas, na virilha, nas axilas e nos mamilos, e é um problema bastante comum, portanto não há porque se preocupar. Na maioria dos casos, somente um pouco de hidratante e relaxamento já são o suficiente para resolver a sua situação; só não se esqueça de que a transpiração piora a assadura, por isso, talvez seja melhor fazer uma pausa nos treinos por enquanto. Aprenda aqui algumas maneiras fáceis de tratar as assaduras mais rapidamente, mas não hesite em procurar um médico se elas não estiverem melhorando com estes tratamentos caseiros.

Método 1
Método 1 de 4:

Lubrificando e hidratando a pele

Baixe em PDF
  1. A principal causa das assaduras é geralmente o atrito. Então, lubrifique a pele com um pouco de vaselina para evitar que duas partes do seu corpo fiquem se esfregando, ou que a sua pele crie atrito com a sua roupa. Além disso, a vaselina também ajuda na cicatrização da pele, pois ela protege os poros da irritação.
    • Se preferir, você também pode usar manteiga de karité ou óleo de coco, em vez de vaselina, mas é preciso repassá-los a cada duas horas. A vaselina costuma ser a melhor opção, pois tende a manter a pele lubrificada por mais tempo, retendo a umidade.
    • Apesar de não ser 100% natural, a vaselina não causará danos à sua pele, já que a grande maioria dos ingredientes presentes nela é proveniente de fontes naturais.
  2. Esfregue uma quantidade equivalente a uma moeda de 25 centavos de um creme orgânico com óxido de zinco diretamente na pele para protegê-la e ajudar a cicatrizá-la. Essa substância é altamente eficaz no tratamento de assaduras, mas não é o melhor lubrificante; o melhor é esperar para passar o óxido de zinco quando chegar em casa ou antes de dormir. [1]
    • O óxido de zinco é um dos ingredientes mais comumente usados no tratamento de dermatites, eczema e acne, dentre outras doenças de pele.
  3. Se a sua assadura começar a doer ou arder demais, esfregue uma quantidade do tamanho de uma ervilha de babosa diretamente na pele, fazendo movimentos suaves e circulares. O mentol presente na babosa aliviará a dor da pele sensibilizada ou machucada. [2]
    • Reaplique a babosa sempre que sentir a dor ou a ardência voltando. De modo geral, os efeitos dessa planta desaparecem depois de uma a duas horas.

    Dica: Algumas pessoas não gostam da sensação mentolada da babosa. Se essa planta não ajudar a aliviar a sua dor, volte a usar o óxido de zinco ou a vaselina.

    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Usando as roupas certas

Baixe em PDF
  1. Roupas apertadas podem assá-lo, pois a pele fica esfregando constantemente no tecido. Além disso, isso também faz com que você transpire, o que acaba piorando a assadura. Por isso, em vez de usar roupas muito justas, prefira aquelas mais folgadas para evitar atritos e dar tempo para a sua pele cicatrizar.
    • Evite usar cintos, roupas íntimas apertadas e roupas que o façam transpirar demais, pois tudo isso impede a respiração da pele e pode piorar a assadura.
    • No inverno, faça o oposto, pois as roupas mais folgadas podem prender o calor do corpo e fazer você suar mais.
  2. Camisas de poliéster e calças jeans podem até compor um visual bacana, mas prendem o calor no corpo, fazendo com que você sue, o que pode provocar assaduras. Vestidos, shorts e camisas de algodão, por outro lado, além de estilosos, ainda permitem que a pele respire e se recupere naturalmente.
    • De modo geral, o recomendado é sempre escolher materiais que tenham uma sensação boa ao toque. Por isso, roupas de lã e de couro, que são mais ásperas, não são recomendadas.

    Dica: Para se exercitar, algumas pessoas preferem roupas de materiais sintéticos, que absorvem a umidade, diminuem a transpiração e secam mais rapidamente do que os materiais naturais. No entanto, se não estiver se exercitando, você não precisa usar esse tipo de material.

  3. Muitas pessoas sofrem com esse problema, principalmente quando estão correndo ou se exercitando. Se esse for o seu caso, use uma bermuda térmica ou um short antiatrito, pois, como é difícil deixar essa área respirar, essa é provavelmente a melhor maneira de evitar assaduras nas coxas. [3]
  4. Os minerais e óleos da sua pele são transferidos para as suas roupas depois que você as veste. Assim, quando você as reutiliza, acaba expondo a sua pele assada a esses minerais e óleos, o que pode irritá-la ainda mais e aumentar o tempo de cicatrização da sua pele.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Evitando novas assaduras

Baixe em PDF
  1. Quanto mais água você beber, menos sal e minerais seu suor irá conter. Portanto, beba, pelo menos, quatro a cinco copos de água por dia para manter a sua pele com uma boa aparência e todo o seu corpo funcionando bem.
    • Se achar a água muito sem graça, faça uma água aromatizada adicionando uma fatia de limão a ela!
  2. Se possível, mantenha a temperatura da sua casa fria o suficiente para não transpirar e evite sair de casa se estiver muito quente lá fora. Quando suar, limpe a área do corpo delicadamente com uma toalha limpa e seca para evitar assaduras. [4]
    • Se a sua pele estiver ressecada demais, use um hidratante para adicionar um pouco de umidade saudável a ela.
    • O suor pode piorar a assadura, pois ele é relativamente rico em minerais que podem irritar ainda mais a pele. Por isso, depois de suar, tome um banho e coloque toda a roupa para lavar.
  3. Você tem uma chance maior de ficar com a pele irritada se estiver acima do peso, principalmente quando se trata de assaduras nas coxas. Portanto, faça exercícios regularmente e alimente-se bem comendo mais grãos, frutas, vegetais e proteínas magras, já que a melhor maneira de emagrecer é queimando mais calorias do que você está consumindo, limitando o tamanho das porções e movimentando-se o máximo possível. [5]
    • Procure comer refeições saudáveis e equilibradas e evitar fast foods e bebidas açucaradas.
    • Trocar o refrigerante e os isotônicos açucarados por água é uma ótima maneira de perder um pouco de peso sem fazer muito esforço.

    Dica: Procure um nutricionista para emagrecer de maneira saudável e de acordo com as suas necessidades. Além disso, encontre uma atividade física que você goste de praticar, como ciclismo ou qualquer outro esporte, para se manter motivado e feliz.

    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Procurando um médico

Baixe em PDF
  1. Na maioria das vezes, a assadura pode ser facilmente tratada em casa com remédios básicos e simples mudanças no estilo de vida. No entanto, se essa irritação não desaparecer mesmo após vários dias de tratamento caseiro, procure um dermatologista, pois é possível que você tenha desenvolvido alguma infecção no local, que precisará ser tratada com um medicamento mais específico, como com uma pomada antibacteriana ou antifúngica. [6]
    • Você também deve procurar um médico se a assadura estiver doendo ou coçando tanto a ponto de mantê-lo acordado durante a noite ou se você desenvolver outros sintomas, como febre, além de inchaço, vermelhidão, sangramento ou pus no local da assadura. [7]
  2. Algumas condições de saúde, como o diabetes, podem aumentar o risco de desenvolver infecções de pele se essa ficar irritada ou machucada. Nesses casos, se não tratadas adequadamente, essas infecções podem levar a complicações graves de saúde. [8]

    Procure um dermatologista se você estiver com assaduras, mas já tiver:

    Diabetes.

    Problemas de circulação.

    Qualquer condição que enfraqueça o seu sistema imunológico, como AIDS ou câncer. Você também corre maior risco de desenvolver alguma condição mais séria se estiver fazendo tratamento com imunossupressores, como esteroides ou quimioterápicos.

    Qualquer condição que o impeça de mudar de posição com frequência, como paralisia ou uma doença que exija repouso prolongado na cama.

    Desnutrição.

    Obesidade.

    Mais de 60 anos de idade.

  3. Alguns problemas de saúde, como a transpiração excessiva (ou hiperidrose), podem torná-lo mais propenso a desenvolver assaduras. Então, converse com o dermatologista sobre como você pode tratar essa causa subjacente, principalmente se ela costuma aparecer com frequência no seu dia a dia. [9]
    • Por exemplo, se você tiver hiperidrose, poderá se beneficiar de tratamentos como antitranspirantes prescritos ou medicamentos que bloqueiam os nervos associados à transpiração. [10]
    • Se você tiver muitas assaduras devido à obesidade, o médico poderá recomendar outros tratamentos eficazes para controlar o seu peso.
    Publicidade

Avisos

  • Apesar de algumas pessoas terem o costume de usar amido de milho para evitar assaduras, ele não é recomendado pois, de acordo com pesquisas, bactérias e fungos são atraídos pelo amido de milho, o que pode levar a infecções de pele. [11]
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 398 508 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade