PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Sentir dor ao tossir, espirrar, respirar profundamente ou movimentar o tronco pode sinalizar que há alguma lesão nas costelas. Desde que não haja fratura, é possível tratar a dor por conta própria; no entanto, o cuidado médico é indispensável se a dor for muito intensa. O uso de gelo, analgésicos de venda livre, calor úmido e repouso o ajudarão a se sentir melhor durante a recuperação.

Método 1
Método 1 de 3:

Obtendo alívio imediato para o desconforto

PDF download Baixe em PDF
  1. O gelo nas costelas diminuirá a dor e o inchaço de forma que o tecido ferido se recuperará mais rapidamente; use apenas gelo nas primeiras 48 horas após a lesão, resistindo à vontade de aplicar também uma compressa quente. [1]
    • É possível usar um pacote de legumes congelados (como milho ou ervilhas) ou então usar uma sacola plástica fechada com cubos de gelo. Enrole a sacola com uma camiseta ou toalha e coloque sobre as costelas doloridas.
  2. Quando há incômodo ao respirar, o controle da dor já ajudará bastante a se sentir melhor; consuma um analgésico de venda livre como aspirina, naproxeno ou paracetamol seguindo as instruções da bula. O ideal é sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medicamento do tipo. [2] Não ingira ibuprofeno nas 48 horas após a lesão, já que ele poderá retardar a melhora. [3]
    • Pessoas com menos de 19 anos não devem consumir aspirina devido ao risco de desenvolver a Síndrome de Reye. [4]
    • Você pode continuar tomando os analgésicos durante a recuperação se as costelas continuarem doendo. Não se esqueça de seguir as instruções do médico ou da bula em relação à frequência de uso e dosagem.
  3. Faça compressas quentes e úmidas (como um pano molhado) e deixe na região que sofreu o trauma; outra opção é entrar em uma banheira com água quente. [5]
  4. Anteriormente, o tratamento mais indicado para uma pancada na região das costelas era o uso de uma bandagem de compressão para enfaixar a caixa torácica. No entanto, esse tratamento não é mais recomendado; ele pode atrapalhar a respiração e levar ao surgimento de complicações, como pneumonia, portanto, evite-o. [6]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Recuperando-se de lesões nas costelas

PDF download Baixe em PDF
  1. Esse não será o momento para fazer exercícios físicos, principalmente se houver dor ao respirar. Descansar é a opção mais indicada para promover a melhor recuperação possível; leia um livro, assista um filme e tenha calma enquanto ainda houver desconforto na região. [7]
    • Tire alguns dias de folga do trabalho, se possível, principalmente se ficar muito tempo em pé ou realizar trabalho manual.
    • Não empurre, puxe ou erga objetos pesados, evitando praticar esportes, exercícios ou qualquer outra atividade física no período de recuperação (ao menos que o médico realize outra recomendação).
  2. Muitas pessoas sentem dores ao respirar depois de um trauma na caixa torácica, mas é importante tentar fazê-lo normalmente e tossir quando necessário para evitar complicações, como infecções. [8] Se precisar tossir, segure um travesseiro contra as costelas para minimizar o movimento e o desconforto.
    • Respire fundo sempre que for possível. A cada cinco minutos, inspire com força, de forma prolongada, e libere o ar lentamente; se as costelas estiverem tão lesionadas ao ponto de impossibilitar isso, tente respirar fundo uma só vez a cada hora.
    • Experimente fazer exercícios de respiração. Ao sentir que consegue voltar a respirar de forma regular, puxe o ar lentamente por três segundos, segure-o pelo mesmo tempo, e expulse-o por três segundos. Repita a técnica alguns por alguns minutos, uma ou duas vezes por dia.
    • Não fume. Ao recuperar-se de uma lesão nas costelas, tudo que irrita os pulmões aumenta a chance de sofrer uma infecção; aproveite a oportunidade para não fumar mais .
  3. Deitar-se de lado ou com a barriga para cima (sem reclinar o corpo) pode aumentar as dores; nas primeiras noites, tente dormir reclinado isso para minimizar o desconforto. Além disso, você não se movimentará muito à noite, evitando que se vire e fique de barriga para baixo. [9]
    • Outra opção é deitar sobre o lado com as costelas lesionadas. Apesar de parecer contraintuitivo, a respiração será facilitada. [10]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Procurando tratamento médico

PDF download Baixe em PDF
  1. Isso pode indicar um problema mais grave do que uma simples pancada nas costelas; respiração curta repentina, dificuldade de respirar, dores no peito ou tosse com sangue são manifestações graves que devem ser analisadas imediatamente no hospital. Dirija-se ao mais próximo ou chame uma ambulância (192). [11]
    • Fique atento à condição chamada de Tórax Instável, que ocorre quando três ou mais costelas são fraturadas uma ao lado da outra, interferindo perigosamente na respiração. [12] Ao suspeitar de que mais de uma costela foi lesionada e não conseguir respirar fundo, procure ajuda médica.
  2. Caso haja alguma que esteja lesionada ou rachada, mas ainda na posição normal na caixa torácica, o problema não é tão grave; porém, nos casos de fratura, o perigo é maior devido ao desalojamento do local normal, aumentando o risco de perfurar o pulmão, vasos sanguíneos ou um outro órgão. Nessa situação, chame o SAMU ou vá ao hospital imediatamente, mesmo que apenas suspeite de que houve fratura, nunca tentando realizar o tratamento por conta própria. [13]
    • Passe cuidadosamente as mãos sobre a caixa torácica. Quando houver apenas uma pancada ou rachadura, o local dará a impressão de que está inchado, mas sem nenhuma protrusão ou entalhe. Se desconfiar que que uma costela quebrou, parta imediatamente para o pronto-socorro.
  3. Esse desconforto pode ser proveniente de diversos problemas, e alguns podem colocar a vida em risco. O diagnóstico preciso garantirá o tratamento correto para o transtorno, mediante exames como radiografia, tomografia, ressonância magnética ou cintilografia óssea se houver suspeita de fratura. [14] No entanto, pancadas ou lesões da cartilagem não serão detectadas nesses exames. Vá ao médico se: [15]
    • Você sentir dor cada vez maior no abdome ou ombros.
    • Houver surgimento de tosse ou febre.
    Publicidade

Dicas

  • Use os músculos abdominais o mínimo possível e durma de barriga para cima, reduzindo a pressão sobre os ombros e costelas.
  • Fique atento a complicações, como infecções na região do peito, durante a recuperação.
  • Tente manter uma postura normal. Procurar compensar as dores nas costelas pode acabar levando ao surgimento de desconforto nas costas.
  • Entre em uma banheira quente com sais medicinais, óleo de eucalipto ou uma combinação dos três.
  • Dentro de uma ou duas semanas após a lesão, retorne para uma consulta no médico.
Publicidade

Avisos

  • Em caso de dificuldade de respirar, sensação de pressão, dor no meio do peito ou que se espalha para o ombro ou braço, chame o SAMU (192), já que esses sintomas podem sinalizar um ataque cardíaco.
  • E0tse artigo não substitui consultas médicas.
  • Nunca tente tratar costelas quebradas por conta própria. Quando notar os sintomas da condição, vá ao hospital imediatamente.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 509 327 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade