Baixe em PDF
Baixe em PDF
Se você está com uma infecção causada por fungos ou uma micose, como a “tinea corporis” ou a “tinea pedis”, não se preocupe. Mesmo que a aparência seja feia e você fique com coceira, a maioria das infecções fúngicas é simples de tratar. As duas formas mais comuns de tratamento são os cremes antifúngicos, que são aplicados diretamente na área infectada, e os medicamentos por via oral. Também é importante cuidar da higiene da sua pele durante o tratamento das infecções fúngicas. Depois de consultar um médico sobre a questão, você também pode optar por usar alguns remédios naturais para acelerar o processo.
Passos
-
Procure por áreas vermelhas, ressecadas e outros sintomas das infecções fúngicas. A maioria das infecções fúngicas tem sintomas que fazem a pele afetada descascar, ressecar ou ficar vermelha. Também é comum sentir coceira e o desconforto que ela causa. [1] X Fonte de pesquisa Algumas erupções cutâneas causadas por fungos, como infecções vaginais ou a candidíase, podem apresentar poucos sintomas ou até mesmo nenhum. Nesses casos, a coceira e o desconforto são os principais sintomas.
- Por exemplo, a micose no rosto ou no corpo tem a aparência de pequenos círculos na pele. Eles costumam ser vermelhos, ter inchaço, incrustações e elevações nas bordas. A micose nos pés, ou pé de atleta, se manifesta pela coceira, descamação e por um ressecamento branco que surge entre os dedos.
- Já a dermatofitose se manifesta por pontos vermelhos grandes na área genital e geralmente causa muita coceira.
-
Aplique um creme antifúngico que não precise de prescrição médica para tratar boa parte das infecções. Os tratamentos tópicos são uma das formas mais efetivas de tratar a maior parte das infecções fúngicas. Os cremes antifúngicos devem ser aplicados diretamente na pele afetada, geralmente duas ou três vezes por dia, surtindo efeito dentro de uma semana. Sempre leia as instruções na embalagem com atenção e aplique o creme tópico conforme o indicado. [2] X Fonte de pesquisa
- Vá até a farmácia mais próxima e compre um creme antifúngico que não precise de receita médica. As farmácias grandes terão até uma seção dedicada ao combate aos fungos.
- Alguns dos medicamentos antifúngicos mais comuns são: Lamisil (apenas para pessoas acima de 12 anos), Miconazol e Clotrimazol. O Tolnaftato e o Neosporin são boas escolhas para tratar infecções fúngicas em crianças. Use esses medicamentos conforme o indicado na embalagem ou segundo a recomendação médica.
- A maior parte dos cremes antifúngicos que não precisam de receita médica contém substâncias como o miconazol, clotrimazol e o econazol.
-
Vá ao médico se a infecção não melhorar depois do uso de um creme tópico. Boa parte das infecções de gravidade leve vai melhorar relativamente rápido com o uso de cremes antifúngicos. Se a infecção durar mais de três semanas ou começar a se expandir, marque uma consulta médica. Mostre a área infectada e diga a quanto tempo ela está assim e o que você está sentindo (dor, coceira e etc.). O médico vai receitar algo para tratar a infecção. [3] X Fonte de pesquisa
- Se a infecção for no couro cabeludo ou em alguma outra área difícil de alcançar, marque uma consulta também.
-
Faça um exame laboratorial nas células da pele infectada, se for necessário. Em alguns casos, pode ser difícil determinar se uma infecção foi ou não foi causada por fungos. Quando isso ocorre, o médico vai coletar uma amostra da pele afetada e enviar para um laboratório para análise. Por exemplo, o médico vai raspar um pouco da pele afetada no pé caso ele suspeite de pé-de-atleta. [4] X Fonte de pesquisa
- Se estiver com uma infecção vaginal, o médico tirará uma amostra da pele das paredes vaginais e do colo do útero.
-
Tome comprimidos antifúngicos para tratar infecções grandes ou acima do maxilar. Não seria nada prático aplicar um creme tópico nas costas inteiras ou nas duas pernas, por exemplo. Se a área infeccionada for grande, o melhor a se fazer é tomar comprimidos por via oral. Você também pode precisar de medicamentos orais para tratar infecções fúngicas no rosto ou no couro cabeludo. Leia a bula ou a receita médica com atenção e tome o remédio conforme o recomendado. [5] X Fonte de pesquisa
- Em muitos casos, o médico solicitará que você continue tomando os medicamentos por via oral por até 15 dias após o desaparecimento da infecção.
- Se você estiver com uma infecção vaginal, o médico pode prescrever pastilhas meláveis medicadas que devem ser inseridas na vagina para curar a infecção. [6] X Fonte Confiável National Health Service (UK) Ir à fonte
-
Converse com o médico sobre os efeitos colaterais dos medicamentos orais. Algumas pessoas têm efeitos colaterais ao tomar medicamentos antifúngicos orais. Na maioria dos casos, esses efeitos são suaves e se limitam a coisas como desconforto estomacal e irritações na pele. Pergunte ao médico como você pode evitar ou tratar esses efeitos colaterais. [7] X Fonte de pesquisa Por exemplo, ele pode recomendar Pepto-Bismol para melhorar o seu estômago ou uma medicação em creme para as irritações na pele.
- Se você sentir uma dor estomacal muito forte depois de tomar um medicamento antifúngico, vá ao pronto socorro.
-
Trate as infecções no couro cabeludo com um shampoo de sulfeto de selênio. Se você está com uma infecção fúngica no seu couro cabeludo, procure um shampoo com medicação que contenha sulfeto de selênio, como o Head & Shoulders. Siga as instruções na embalagem ou consulte um médico para que ele explique como você deve usar esses shampoos.
- Os shampoos de sulfeto de selênio são seguros para o uso em crianças. Se você acha que o seu filho está com uma infecção fúngica no couro cabeludo, leve-o ao pediatra para que ele possa dar um diagnóstico.
- Você também pode usar o shampoo de sulfeto de selênio para tratar infecções fúngicas em outras partes do corpo, como o pé de atleta. Aplique o shampoo na área afetada no banho e deixe agir por alguns minutos antes de enxaguar. Os sintomas devem sumir depois de um mês, mais ou menos.
- Se os sintomas piorarem ou não melhorarem depois de algumas semanas, passe em consulta médica novamente.
Publicidade
-
Seque bem a pele depois de tomar banho todos os dias. Se está com uma infecção fúngica (ou quer prevenir o aparecimento de uma), o melhor a se fazer é tomar banho uma vez por dia. Assim que sair do banho, seque bem a pele com uma toalha limpa e seca. É ainda mais importante secar por inteiro as áreas da pele que tendem a suar ou tenham dobras, como as axilas e a virilha. [8] X Fonte de pesquisa
- Os fungos amam peles úmidas. Se você não secar a pele direito antes de colocar a roupa, correrá o risco de contrair uma infecção.
- Mantenha os seus pés limpos e secos. Não compartilhe meias ou sapatos com outras pessoas.
-
Use tecidos soltos que atraiam a umidade para longe da pele. Camisetas grandes e soltas feitas de algodão ou linho são uma ótima escolha para quem está com uma infecção fúngica na pele. É importante deixar a pele afetada secar bem, e as roupas soltas facilitam esse processo. As peças mais soltas não criam atrito ou irritação na pele afetada, o que permite que ela melhore. [9] X Fonte de pesquisa
- Evite roupas justas ou feitas de qualquer tecido que não deixe a pele respirar. O couro é um ótimo exemplo de tecido que você deve evitar.
-
Troque os lençóis, toalhas e roupas semanalmente para matar os fungos que sobraram. Enquanto estiver fazendo o tratamento para a infecção fúngica, é importante manter os tecidos ao seu redor o mais limpos possível. Os fungos podem ficar em qualquer tecido que entre em contato frequente com o seu corpo. Ou seja, mesmo se a infecção melhorar, você pode contraí-la de novo se dormir em uma cama com lençóis sujos, por exemplo. [10] X Fonte de pesquisa
- Isso também é algo importante a se fazer para evitar que outras pessoas se infectem. Os fungos são passados relativamente rápido e você corre o risco de infectar seus amigos, colegas de quarto ou familiares que não mantém suas toalhas, lençóis e roupas limpos.
- Você também pode proteger os seus pés usando chinelos nos banheiros e chuveiros compartilhados, como nos vestiários de academias ou áreas próximas de piscinas.
Publicidade
-
Passe óleo de coco na área infeccionada duas vezes por dia. Entre os diversos benefícios que o óleo de coco tem, ele também contém ácidos graxos que matam algumas espécies de fungos. Coloque dois dedos dentro do pote de óleo de coco para cobri-los com uma camada fina. Passe os dedos na pele afetada por uma infecção fúngica até cobri-la bem. [11] X Fonte de pesquisa Faça isso duas vezes por dia para obter melhores resultados.
- Se estiver com uma infecção vaginal, mergulhe um absorvente interno no óleo de coco morno antes de utilizá-lo.
- As propriedades antifúngicas do óleo de coco foram provadas por meio de estudos científicos.
-
Coloque alho amassado debaixo das unhas para tratar infecções. É comum o aparecimento de fungos na pele abaixo das unhas das mãos e dos pés. Ajude a tratar as infecções nesses locais difíceis de alcançar pegando uma faca e usando a lateral dela para amassar um ou dois dentes de alho. Pressione o alho amassado nas unhas afetadas e deixe por 20 a 30 minutos antes de lavar as mãos ou os pés. [12] X Fonte de pesquisa
- Há estudos médicos que mostram que o alho contém propriedades antibióticas que ajudam a tratar infecções fúngicas.
-
Beba vinagre de maçã diluído para combater infecções fúngicas. O vinagre de maçã é cheio de substâncias antimicrobianas saudáveis que atacam os fungos e ajudam a melhorar as infecções. Misture o vinagre de maçã com água em uma proporção de um para um e beba, mais ou menos, uma xícara por dia. Isso ajuda a evitar que a infecção se espalhe e a melhorá-la rapidamente. [13] X Fonte de pesquisa
- O vinagre de maçã é cheio de nutrientes como fósforo, potássio e cálcio. Porém, as propriedades antifúngicas dele não tem embasamento científico.
- Você encontra vinagre de maçã em qualquer supermercado ou mercearia.
-
Consuma iogurtes naturais com culturas ativas no café da manhã. Os iogurtes que têm culturas ativas de bactérias contêm diversos probióticos que podem melhorar a saúde das bactérias presentes no trato digestivo que fazem bem para você. Quando a saúde do trato digestivo melhora, o corpo conseguirá combater melhor as infecções, incluindo as fúngicas. [14] X Fonte de pesquisa
- Você encontra iogurtes em supermercados e padarias. Leia o rótulo dele para ver se o produto contém lactobacilos vivos antes de comprar.
- Assim como o vinagre de maçã, as propriedades antifúngicas dos iogurtes não têm embasamento científico e se baseiam na melhoria geral que eles podem proporcionar ao trato digestivo.
Publicidade
Dicas
- Algumas das infecções causadas por fungos mais comuns são a micose, o pé de atleta, a dermatofitose, a candidíase e a tínea versicolor (pontos escurecidos na pele clara).
- As infecções fúngicas podem afetar tanto crianças como adultos de várias formas. Cada tipo de infecção difere no nível de desconforto causado. Algumas coçam muito e causam desconforto, já outras são bem difíceis de perceber.
- Se a região onde você mora é bem quente e os seus pés costumam ficar suados no fim do dia, troque de sapato a cada dois ou três dias. Usar o mesmo sapato por vários dias seguidos pode causar uma infecção fúngica.
Publicidade
Avisos
- As infecções fúngicas na pele têm sintomas muito parecidos com outras doenças cutâneas, como a dermatite seborreica, a psoríase, dermatite atópica, dermatite de contato ou até doença de Lyme. Se você está com sintomas de infecções fúngicas, é importante procurar um médico para obter um diagnóstico e fazer o tratamento adequado.
- Não espere que os remédios naturais substituam os tratamentos médicos. Mesmo que eles possam oferecer um suplemento para a medicina tradicional, nunca deixe de ir ao médico por conta disso.
- As infecções fúngicas que ocorrem abaixo das unhas das mãos ou dos pés são difíceis de tratar. Mesmo com medicação, elas podem levar até um ano para sarar.
Publicidade
Referências
- ↑ https://childrensnational.org/choose-childrens/conditions-and-treatments/skin-disorders/fungal-infections
- ↑ https://www.bupa.co.uk/health-information/healthy-skin/fungal-skin-infections
- ↑ https://www.bupa.co.uk/health-information/healthy-skin/fungal-skin-infections
- ↑ https://www.medicalnewstoday.com/articles/317970.php
- ↑ https://www.bupa.co.uk/health-information/healthy-skin/fungal-skin-infections
- ↑ https://www.nhs.uk/conditions/antifungal-medicines/
- ↑ https://www.bupa.com.au/health-and-wellness/health-information/az-health-information/fungal-skin-infections
- ↑ https://www.bupa.co.uk/health-information/healthy-skin/fungal-skin-infections
- ↑ https://www.bupa.co.uk/health-information/healthy-skin/fungal-skin-infections
- ↑ https://www.bupa.co.uk/health-information/healthy-skin/fungal-skin-infections
- ↑ https://www.health24.com/Medical/Skin/Fungal-skin/5-home-remedies-for-fungal-infections-20180322-2
- ↑ https://www.health24.com/Medical/Skin/Fungal-skin/5-home-remedies-for-fungal-infections-20180322-2
- ↑ https://www.health24.com/Medical/Skin/Fungal-skin/5-home-remedies-for-fungal-infections-20180322-2
- ↑ https://www.health24.com/Medical/Skin/Fungal-skin/5-home-remedies-for-fungal-infections-20180322-2
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 4 094 vezes.
Publicidade