PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

É normal sentir dor nos músculos depois de malhar, praticar esportes ou simplesmente fazer tarefas cotidianas. A falta de fluxo sanguíneo e a inflamação muscular são as causas desse problema. Se não quer que a dor atrapalhe suas atividades, siga as dicas abaixo para promover o fluxo sanguíneo e reduzir a inflamação. Além disso, vamos ensinar algumas medidas preventivas para impedir que a dor apareça para começo de conversa.

Método 1
Método 1 de 3:

Promovendo o fluxo sanguíneo

PDF download Baixe em PDF
  1. Se notou que está muito dolorido, é melhor descansar por um dia, sem praticar a atividade que causou a dor. Os músculos vão se recompor e restaurar os tecidos danificados durante os exercícios.
    • A dor abdominal depois de exercícios normalmente é temporária. Dê uma relaxada para o seu corpo se recuperar.
  2. Use uma compressa quente ou sente-se em uma sauna para relaxar os músculos doloridos, tomando cuidado para não se queimar, obviamente. Sempre leia as instruções do produto antes de usá-lo para evitar acidentes. O hot yoga também pode ser útil para isso.
    • Caso use uma sauna para aquecer os músculos, lembre-se de beber bastante água, pois o vapor acaba desidratando o corpo. Um organismo desidratado demora mais para se recuperar.
  3. Dependendo da gravidade da dor, os alongamentos podem ajudar a aliviar a compressão muscular. Foque nos músculos do tronco e, se sentir dor, pare e fale com um médico.
    • Deite-se de costas, com braços e pernas esticados. Alongue o corpo o máximo possível, até sentir bem os músculos sendo repuxados.
    • Incline-se para trás sobre uma cadeira, até sentir o alongamento. Tome cuidado apenas para não forçar demais o corpo.
  4. Essas aulas são bastante intensivas na parte de respiração e alongamento, promovendo o fluxo sanguíneo mesmo depois do fim dos exercícios. Informe o instrutor da sua situação para que ele foque em alongamentos no tronco.
    • Faça o alongamento do cão olhando para cima. Essa pose comum do yoga começa com você deitado de bruços. Coloque as mãos debaixo dos ombros e empurre o corpo para cima, sentindo o alongamento. Olhe para cima para reforçar o efeito. [1]
    • Faça a pose do gafanhoto. Essa postura também começa com a pessoa deitada de bruços. Coloque os braços ao lado do corpo e levante a cabeça e o tronco. Apoie o corpo inteiro na pélvis. [2]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Reduzindo o inchaço

PDF download Baixe em PDF
  1. Após o café da manhã, tome um comprimido de 200 mg de ibuprofeno ou paracetamol. Esses remédios vão aliviar a dor muscular através das propriedades anti-inflamatórias. Converse com um médico antes de tomar qualquer medicamento para evitar problemas causados por alergias. [3]
  2. Encha uma banheira com água quente e sais de epsom. Tome um banho de 30 minutos para eliminar as toxinas dos músculos e reduzir a inflamação; esfregue os músculos abdominais para promover o fluxo sanguíneo durante o banho. [4]
    • Não existem evidências comprovadas de que os sais eliminam toxinas, mas muitas pessoas alegam que essa técnica funciona para eliminar a dor.
    • Uma alternativa é passar os sais de epsom em um pano molhado e deixá-lo na parte do corpo dolorida por 15-20 minutos.
  3. As baixas temperaturas reduzem a inflamação quando utilizadas nas primeiras 72 horas da dor. Aplique em intervalos de dez minutos e não coloque o gelo nos músculos se planeja se movimentar logo em seguida: praticar exercícios com os músculos frios pode causar machucados.
    • Nunca aplique o gelo diretamente sobre a pele e nem por mais de 20 minutos de uma vez. [5]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Prevenindo a dor

PDF download Baixe em PDF
  1. Tome pelo menos duas garrafas de água antes de se exercitar. Depois das atividades físicas, tome 30 ml de água para cada quilo de peso corporal seu no decorrer do dia. Evite chás e cafés, pois essas bebidas podem causar desidratação.
  2. Antes de fazer qualquer exercício focado nos abdominais, não sente ou fique parado por muito tempo. Separe cinco minutos para deitar de costas e elevar as pernas, levando o fluxo sanguíneo para a parte superior do corpo, fortalecendo os músculos.
  3. As proteínas são muito importantes na recuperação muscular, portanto, consuma uma refeição rica em proteínas (cerca de 20 gramas) após os exercícios. Barrinhas e shakes são boas opções também.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 58 859 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade