Baixe em PDF Baixe em PDF

Qualquer pessoa pode acabar sendo “atacada” por percevejos. Ao contrário do que se pensa, até mesmo uma casa limpíssima pode sofrer com esses insetos, já que a infestação pode ser trazida por roupas, dentro de malas e bagagens, além de muitas outras superfícies. [1] A gravidade dos sintomas associados com as picadas de percevejos varia de acordo com cada indivíduo. Alguns nem percebem que foram picados, enquanto outros podem ser alérgicos, desenvolvendo vermelhidão, manchas e muita coceira. Antes de tentar utilizar qualquer tipo de remédio para tratar esse tipo de picada, verifique se foi realmente um percevejo o responsável pela lesão e encontre uma forma permanente de livrar-se da infestação.

Método 1
Método 1 de 2:

Identificando uma picada de percevejo

Baixe em PDF
  1. Geralmente, as picadas desse inseto lembram as de outras pragas – como os pernilongos –, se manifestando através de uma protuberância vermelha inchada ou uma bolha. É difícil diferenciar as picadas de percevejos das de outros insetos; até mesmo um clínico não conseguirá observar as distinções apenas olhando para elas. [2]
    • No entanto, as mordidas de percevejos têm um certo “padrão”. Apesar de algumas apresentarem apenas uma protuberância vermelha, a maioria possui outras saliências ao lado (de três a cinco) ou até um aglomerado de protuberâncias (a dermatose por percevejo). As picadas são feitas em forma de “zigue-zague” na maioria dos casos, mas também podem estar enfileiradas se o “ataque” acontecer de manhã.
    • Frequentemente, as picadas ocorrem em áreas expostas da pele, como no pescoço, rosto, pés e braços. Ao contrário das mordidas de pernilongos, as de percevejos raramente aparecem na parte de trás do joelho ou nas dobras da pele.
    • Dentro de uma ou duas semanas, as protuberâncias das picadas desaparecem, na maioria dos casos. No entanto, mesmo com a cura natural, é imprescindível exterminar a infestação de percevejos ou as picadas continuarão ocorrendo. Enquanto ainda houverem percevejos na roupa de cama, eles serão persistentes e vão tentar obter sangue humano.
  2. Verifique, por exemplo, se elas ocorrem após acordar (e não foram percebidas anteriormente). Isso pode ser um pouco complicado de se determinar, já que o tempo de reação de cada um pode variar bastante. Sintomas resultantes da picada se manifestam após períodos variados, desde algumas horas até mais de uma semana após o ataque.
    • As picadas de percevejo têm um período de incubação bastante longo. Os sinais mais visíveis (protuberância vermelha que coça) poderão surgir apenas 10 dias após a picada.
  3. Comece pelo quarto e pela cama onde dorme. Os percevejos gostam de ficar onde as pessoas passam muito tempo paradas, para poder obter o sangue humano quente. Isso pode ser facilmente determinado ao encontrar pontinhos vermelhos nos lençóis; eles aparecem devido à morte de um percevejo por esmagamento depois que ele se alimentou com o sangue da pessoa que ali dormia. [3]
    • Analise todo o colchão, incluindo o revestimento e a costura. Procure por percevejos que estão dormindo, carcaças, o exoesqueleto e as fezes dos insetos (manchas ou pontos pretos bem pequenos). Observe também se há algum indício dessas pragas no travesseiro, nas fronhas e nos lençóis.
    • É quase impossível detectar um percevejo a olho nu (assim como pegá-lo). Esses insetos são minúsculos, possuem corpos ovais e robustos de coloração marrom e sabem se esconder muito bem. No entanto, encontrar um percevejo é a única maneira de confirmar que foi ele que realmente picou a vítima. [4]
  4. Se quiser, marque uma consulta com um médico para que ele realize o diagnóstico correto, caso não encontre percevejos e não consiga identificar a “fonte” das picadas, alergias ou manchas. No entanto, é provável que o médico também não consiga realizar um diagnóstico preciso em relação ao tipo de picada, já que os sintomas são muito semelhantes às mordidas de outros insetos e também a transtornos dermatológicos. Ainda assim, para tranquilizar a pessoa, ir ao médico é a melhor opção, já que ele confirmará que os percevejos oferecem riscos mínimos à saúde humana.
    • O especialista poderá receitar uma pomada tópica contendo corticosteroides para aliviar a coceira e a inflamação. Tais pomadas são mais fortes dos que as de venda livre.
  5. Essa é a maneira mais fácil de confirmar que a picada foi de um percevejo. A equipe de dedetização procurará por infestações de pragas pela casa e confirmará se ela de fato existe.
    • O profissional saberá exatamente os melhores locais para encontrar as pragas, além de tratar a “raiz do problema”, evitando que você seja novamente picado.
    • Inseticidas (em spray ou névoa) geralmente não têm efeito contra uma infestação de percevejos. [5] Para garantir que tais pragas sejam erradicadas de casa, contrate os serviços de um dedetizador profissional.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Tratando as picadas de percevejos

Baixe em PDF
  1. Use uma barra de sabão e água suficiente para molhar a superfície das mãos e lavar o local. O sabão deve formar espuma nas mãos; esfregue-a sobre o local afetado e repita até que toda a área esteja coberta. Deixe-o sobre a picada e não enxágue , permitindo que a espuma do sabão repouse e seque sobre as lesões. A coceira deverá rapidamente melhorar. [6]
    • Lavar as picadas com água e sabão auxilia a reduzir a coceira e combate infecções de pele.
  2. Você pode experimentar alguns dos remédios a seguir para reduzir o prurido associado com as picadas, utilizando ingredientes que, em sua grande maioria, você já possui em casa. [7]
    • Faça uma pasta de bicarbonato de sódio e água. Lentamente, adicione um pouco de água ao bicarbonato de sódio até que uma pasta grossa seja formada. Aplique uma camada sobre as picadas e deixe-a repousar por uma hora ou mais antes de retirá-la com água quente.
    • Embeba uma bolinha de algodão em limonada, hamamélis ou a erva de São João, todos adstringentes naturais. Passe-a sobre a saliência para secá-la e controlar a coceira.
    • Aplique o gel de babosa (Aloe vera) sobre as picadas. Use gel de Aloe vera 100% puro, pois a planta contém propriedades antifúngicas e antibióticas, evitando que uma segunda infecção surja devido ao ato de coçar o local irritado.
  3. Cremes com 1% de hidrocortisona ou cortisona diminuem a coceira e a inflamação, podendo ser obtidos em qualquer farmácia ou drogaria. O médico indicará qual creme e marca ideais para a situação. [8]
    • Siga as instruções da bula para realizar a aplicação correta do creme. Muito provavelmente, ele será muito leve e não causará efeitos colaterais se administrado por um período de tempo pequeno, como durante uma semana.
    • Através de uma receita médica, é possível obter um creme corticosteroide mais forte.
  4. Quando aplicado às mordidas de percevejos, essa loção pode fornecer um pouco de alívio em relação à coceira, além secar a lesão e proteger a pele enquanto ela se recupera. [9] [10]
  5. Esses medicamentos, como a difenidramina (Benadryl), auxiliam no controle às reações alérgicas (inchaço e coceira) associadas às picadas. [11]
    • Siga as instruções da bula para administrar a dosagem correta.
    • Saiba que o remédio Benadryl pode causar sonolência. Evite consumi-lo caso precise dirigir.
    • Outra opção é experimentar um creme anti-histamínico de venda livre, que é aplicado de forma tópica ao local da picada.
  6. Se as picadas estiverem causando dores ou desconforto, consuma analgésicos orais de venda livre – ibuprofeno, naproxeno ou aspirina – para ajudar a reduzir o incômodo. Consulte um médico e pergunte sobre essas opções, além de esclarecer as dúvidas que surgirem sobre o uso e se tais remédios são mesmo adequados para a situação. [12]
    • O ibuprofeno (Advil) é um anti-inflamatório não esteroide (AINE) que funciona reduzindo os a quantidade de hormônios que causam inflamações e dores no corpo. Além disso, ele combate os hormônios que “ativam” a febre.
    • A aspirina (ácido acetilsalicílico) é um medicamento que funciona como analgésico, aliviando dores e inibindo os sinais de dor enviados pelo cérebro. Além disso, é um antipirético, ou seja, reduz a febre. No entanto, a aspirina não deve ser dada para crianças.
    • O paracetamol (Tylenol) é mais seguro para crianças e tem os mesmos efeitos que a aspirina. Não é um AINE, logo, não reduz inflamações.
  7. Vá a um profissional da saúde para que ele examine a picada se ela não for curada naturalmente (entre uma a duas semanas). Além disso, é prudente mostrar a lesão a um médico se o paciente observar qualquer um dos sintomas abaixo: [13]
    • Várias picadas.
    • Bolhas.
    • Sinais de infecção de pele (sensibilidade ou corrimento).
    • Reação alérgica na pele (vermelhidão, inchaço ou urticária).
    • As picadas de percevejos – como as de todos os insetos – podem infeccionar devido à coceira excessiva, já que existem muitas bactérias sob as unhas. Se isso ocorrer, as picadas ficarão muito vermelhas e inchadas, sensíveis e até apresentarão pus. Normalmente, não há febre, ao menos que a área afetada da pele seja muito extensa. Caso qualquer um desses sintomas surja, procure atenção médica, já que eles sinalizam uma infecção secundária. O médico prescreverá terapia antibiótica ou, se a infecção for leve, um antisséptico de venda livre. [14] [15] [16]
    • Ao sofrer com uma reação alérgica forte, a recomendação do médico poderá ser a administração de um anti-histamínico, corticosteroide ou epinefrina (adrenalina). [17] [18]
    Publicidade

Dicas

  • Note que o tratamento médico geralmente não é necessário para que as picadas de percevejos melhorem. [19] Partindo de uma perspectiva médica, o risco que os percevejos impõem aos humanos é pequeno, quase inexistente. Além disso, não há comprovações de tratamentos que podem diminuir o processo de recuperação do efeito da picada (de uma a duas semanas), já que nenhuma pesquisa mais aprofundada foi realizada sobre tal assunto.
  • Ao encontrar percevejos durante uma viagem, principalmente em um local de clima tropical, lave e limpe bem as roupas com água quente para evitar que os insetos sejam “transportados” para sua casa quando voltar.
Publicidade

Avisos

  • Se quiser, é possível tratar as picadas, mas elas geralmente desaparecem dentro de uma ou duas semanas. No entanto, é fundamental tratar a infestação ou a pessoa continuará sendo picada. [20]
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 189 995 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade