PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

É perfeitamente normal que o gato coce o ouvido para aliviar um desconforto ou irritação; mas, quando em excesso, isso pode sinalizar a existência de um problema médico. Caso você perceba uma infecção ou trauma nos ouvidos, seja por doença ou pela própria coceira, leve o bichano ao veterinário. Este poderá examinar a saúde auditiva do animal, dar um diagnóstico e sugerir opções de tratamento. Com essa ajuda, o gatinho logo estará livre da irritação e do comichão.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Obtendo tratamento veterinário para a coceira no ouvido

PDF download Baixe em PDF
  1. Caso você note sinais de infecção, a coceira seja incessante ou tenha causado uma lesão, o animal precisará de cuidados veterinários; pode ir marcando a consulta. Discuta os sintomas com o profissional e permita que ele examine o bichano.
    • Após o exame, discuta o diagnóstico. As causas podem ser muitas, incluindo ácaros de ouvido , infecções, pólipo ou tumores. [1]
    • Em casos severos de doença, pode ser necessário sedar o gato para efetuar o exame. [2]
  2. . O veterinário pode sugerir uma limpeza no escritório ou em casa (feita por você). Na última hipótese, ele dará instruções claras sobre como efetuar o procedimento, além de providenciar um limpador auditivo (ou recomendar uma marca boa). [3]
    • Use um limpador específico para orelhas de gato e proceda com cuidado, pois forçar demais pode danificar o tímpano ou ouvido interno. Nunca coloque um cotonete ou qualquer outro item dentro do canal auditivo do bichano.
    • Não limpe as orelhas dele antes de levá-lo ao veterinário, pois este pode precisar de uma amostra da secreção para determinar a causa da coceira.
    • Em alguns casos, uma mera limpeza removerá a sujeira e resíduos que estão causando irritações, fazendo ele parar de se coçar.
  3. Caso o veterinário encontre pólipo ou algum outro tumor, a remoção será sugerida; a operação envolverá anestesia e você precisará cuidar bem do animal antes e depois da cirurgia. [4]
    • Alguns outros procedimentos que podem ser efetuados no escritório veterinário é a remoção de corpos estranhos e a aplicação de pontos para fechar feridas ou traumas.
  4. Pode ser pedido que você coloque soluções otológicas na região da coceira como parte do tratamento. Nesse caso, você precisará de cuidado durante a aplicação: coloque-o no seu colo e gentilmente dobre uma orelha para trás; com a outra mão, pingue o número de gotas prescrito dentro do ouvido; após esses passos, ajeite a orelha dele e segure-o. [5]
    • Após a aplicação da solução, você precisará ser rápido para reajustar a orelha e segurar o gato, pois ele vai sacudir muito a cabeça (tirando o remédio do canal auditivo) se escapar.
  5. Além das gotas, o veterinário pode prescrever outros remédios e sugestões de cuidado para após a cirurgia; siga-as para garantir uma melhora rápida.
    • Em muitos casos, você vai precisar colocar um colar elizabetano na cabeça do bichano para impedir que ele coce as orelhas e se machuque.
    • O veterinário pode prescrever antibióticos orais (além dos tópicos) se a infecção não estiver com cara boa ou se envolver outras partes do corpo, além dos ouvidos.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Identificando os sinais de uma doença no ouvido

PDF download Baixe em PDF
  1. Os felinos normalmente coçam os ouvidos em função de irritação ou desconforto; além disso, eles também podem lavá-las durante o banho (lambendo as patas e passando-as nas orelhas). No entanto, há uma diferença entre o normal e o excesso. Caso note que ele coça os ouvidos constantemente, examine as orelhas à procura de possíveis problemas. [6]
    • Um gato que se coça direto (a ponto de danificar a pele ao redor das orelhas) pode ter um problema que precisa de cuidados veterinários.
  2. Ao notar que o hábito está além do normal, faça uma inspeção da área: segure-o no seu colo ou se abaixe para se aproximar dele; faça um carinho no Mitcho-Mitcho para acalmá-lo, e observe atentamente a região ao redor das orelhas (por fora); depois, gentilmente dobre uma para trás e olhe lá dentro. [7]
    • Procure por vermelhidão, crostas ou pele escamosa, tanto dentro quanto fora do ouvido.
    • Normalmente, há mais pelos por fora do que por dentro da orelha; dentro dela, a pele saudável costuma ser rosada. [8]
  3. Enquanto inspeciona as orelhas do bichano, procure por sinais de que algo está errado. Além do comichão, os sintomas de uma infecção ou doença incluem: [9]
    • Secreção;
    • Sensitividade ao toque;
    • Fedor;
    • Chacoalhar constante da cabeça;
    • Esfregar de orelhas no chão ou em outras superfícies.
  4. Caso haja um pouco de sujeira ou cera acumulada dentro da orelha, mas esta pareça saudável, talvez uma limpeza dê conta do recado. Após isso, observe se a coceira continua. Se o bichano machucou-se com ela, ou haja evidência de alguma doença, ele deve ser examinado por um veterinário. [10]
    • Os gatos são bons em esconder desconforto e dor. Só porque ele não demonstra mudanças de comportamento ou sinais de infelicidade, não quer dizer que não precisa de um tratamento adequado.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 51 940 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade